Transporte
DHL inaugura Centro de Distribuição em Minas Gerais com foco em e-commerce

De olho no aumento da demanda do digital, a DHL inaugurou um novo Centro de Distribuição (CD) em Extrema (MG), o primeiro próprio na região com foco no mercado de e-commerce. A infraestrutura faz parte do programa de expansão do DHL Fulfillment Network (DFN), solução compartilhada de armazenagem, distribuição e logística reversa para e-commerce, que já dispõe de um fulfillment dedicado na Grande São Paulo. Nos próximos meses, a operadora estuda novas expansões do DFN para pontos estratégicos do Norte e Nordeste.
“O DFN permite que empresas de diferentes perfis terceirizem suas operações logísticas na área de e-commerce, ganhando agilidade, solidez e escala. Com o CD de Extrema, temos mais um ponto estratégico para consolidação de carga e distribuição, além de facilitar o acesso aos incentivos locais, sem que o cliente tenha que investir em uma estrutura própria”, revela Solon Barrios, VP de Retail & E-commerce da DHL Supply Chain.
O DFN dá acesso a infraestrutura de e-commerce da DHL Supply Chain no Brasil hoje formada dois fulfillment centers, colaboradores dedicados, hubs de transporte e veículos diários, proporcionando entregas rápidas em nível nacional, além de agilidade de implantação e flexibilidade operacional com pagamento sob demanda e visibilidade de ponta a ponta.
A solução contempla atividades como o transporte na primeira milha, transferências, manuseio interno de produtos, etiquetagem com personalização e triagem com operações próprias e integração com os principais softwares de gestão do mercado.
“Proporcionamos ganhos importantes de escala e conexão com nossa malha de distribuição nacional, o que dá sustentação ao crescimento das vendas para e-commerce. É importante ressaltar que, além de entregas B2C, temos experiência em abastecer os armazéns dos principais marketplaces no país, fortalecendo ainda mais as operações logísticas”, afirma Solon Barrios.
O novo CD está localizado no campus logístico da DHL Supply Chain em Extrema, consolidando ainda mais a presença da companhia na região. A estrutura começou a operar com três clientes, das áreas de moda, tecnologia e games. O CD tem capacidade de realizar até 350 mil entregas B2C ou B2B por mês para todo o Brasil e com visibilidade em tempo real.
Imagem: Shutterstock
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Transporte
Corpo de Bombeiros de MT resgata mais de 1,9 mil animais silvestres em 2025

Sucuri de cinco metros resgatada pelo CBMMT em empresa de produção de algodão. – Foto por: CBM-MT
O Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso (CBMMT) efetuou o resgate de 1.943 animais silvestres entre janeiro e outubro de 2025. O número já ultrapassou o total de ocorrências registradas em todo o ano de 2024, que somou 1.929 atendimentos no Estado.
Entre os municípios com maior número de ocorrências, Sorriso se mantém em primeiro lugar com 226 registros, seguido por Rondonópolis (182), Cuiabá (175), Barra do Garças (142), Sinop (110) e Tangará da Serra (107). Em 2024, Sorriso também liderou o ranking, com 239 casos.
Nos dez primeiros meses de 2025, janeiro foi o mês com mais ocorrências, somando 249 resgates; seguido de março, com 231; e outubro, com 219. No mesmo período de 2024, o maior número foi registrado em outubro, com 177 casos; seguido de janeiro, com 170; e março, com 147. Julho manteve-se como o mês de menor movimento nos dois anos analisados, com 145 e 99 registros em 2025 e 2024, respectivamente.
O diretor operacional adjunto do CBMMT, major BM Felipe Mançano Saboia, explica que, geralmente, as solicitações de resgate envolvem animais encontrados em residências, áreas públicas e no perímetro urbano.
O Corpo de Bombeiros reforça que, em casos envolvendo animais silvestres, a população deve acionar o 193 e evitar qualquer tentativa de captura por conta própria.
Tentar capturar ou remover um animal sem o apoio de profissionais capacitados pode resultar em ferimentos, tanto para o animal quanto para a pessoa envolvida. Essa orientação é importante quando se trata de animais silvestres, que podem reagir de maneira imprevisível ao se sentirem ameaçados. Nessas situações, o risco de acidentes ou ataques é significativamente maior, especialmente em situações de estresse.
Hannah Marques | CBM-MT
Colaborou: Astrogildo Nunes – [email protected]
Transporte
Latam Cargo avança no e-commerce com novo sistema que processa 72 mil encomendas por dia

A Latam Cargo Brasil, unidade de cargas da Latam Airlines, acaba de instalar um sistema de sorterização automática no Aeroporto Internacional de Guarulhos, em São Paulo. A tecnologia amplia a capacidade de processamento diário para até 72 mil pacotes por dia.
O sistema é o primeiro equipamento desse tipo em toda a holding Latam e aumenta a velocidade, a precisão e a rastreabilidade no fluxo de encomendas, com dados de peso e cubagem em tempo real e classificação automatizada por destino.
O investimento integra um plano de R$ 10 milhões aplicados nos últimos três anos para ampliar e modernizar as operações de carga doméstica da companhia em Guarulhos, o principal hub logístico da Latam no Brasil.
“Os investimentos realizados refletem a nossa evolução em inovação e automação, oferecendo soluções logísticas cada vez mais ágeis, precisas e confiáveis aos nossos clientes. A chegada do novo sorter é mais um marco nessa jornada, trazendo eficiência e inteligência para a operação e consolidando a Latam Cargo como parceira logística do e-commerce no Brasil”, afirma Otávio Meneguette, diretor da Latam Cargo Brasil
Como funciona o novo sistema?
O novo sorter da Latam Cargo em Guarulhos é capaz de classificar e roteirizar até 3 mil pacotes por hora. O sistema conta com:
- Leitura automatizada de códigos de barras e QR Codes;
- Dimensionamento a laser e balança integrada para cálculo de peso e cubagem;
- Até 24 saídas automáticas;
- Integração completa aos sistemas operacionais da Latam Cargo, garantindo rastreabilidade e precificação precisa em tempo real.
Nos últimos três anos, a Latam Cargo aumentou em 50% a capacidade do hub de Guarulhos, que agora conta com mais de 2,9 mil m² dedicados ao e-commerce. A empresa conta com um novo portfólio doméstico, incluindo o serviço éFácil, voltado a entregas rápidas de pequenos pacotes em milhares de cidades.
Além disso, tem uma parceria com a Amazon, atendendo 19 Estados das regiões Norte, Nordeste, Sul, Centro-Oeste e o Distrito Federal. A empresa também promoveu a expansão da malha e a integração entre aviões cargueiros e de passageiros.
Como resultado, 70% das encomendas originadas nos aeroportos de Congonhas e Guarulhos chegaram aos clientes finais em até 48 horas no primeiro semestre de 2025 — mais que o dobro do desempenho de 2024.
Segundo dados da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) de setembro de 2025, a Latam Cargo responde por 39% de participação de mercado. A malha logística da empresa cobre 51 bases operacionais, incluindo rotas com aeronaves cargueiras como Guarulhos–Manaus e Viracopos–Manaus.
Imagem: Divulgação
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Transporte
Polícia Civil prende homem investigado por matar concunhado após discussão em Matupá

PJC
A Polícia Civil prendeu nesta quinta-feira (13.11), um homem, de 31 anos anos, suspeito de matar o concunhado, Luan Romário da Silva, de 30 anos, a facadas, após uma discussão, em Matupá.
O crime ocorreu no dia 18 de outubro deste ano, no bairro União, por volta das 22h45. A vítima e o suspeito eram casados com duas irmãs.
Após uma discussão, ambos saíram em veículos, ocorrendo uma perseguição na cidade e, em meio a isso, chegou a ocorrer uma colisão. Em um momento, o suspeito e vítima desceram dos veículos e entraram em luta corporal.
A esposa do suspeito, cunhada da vítima, tentou intervir e acabou atingida por um golpe de arma branca no braço. Em seguida, o suspeito deu diversos golpes de faca em várias regiões do corpo de Luan, que morreu no local.
Assim que acionada, a equipe da Delegacia de Matupá deu início às investigações do caso e o delegado Emerson Marques Lima representou pela prisão temporária do suspeito, que foi deferida pela Justiça.
Desde o crime, o Núcleo de Homicídios da Delegacia de Matupá vinha realizando buscas pelo suspeito. Na manhã desta quinta-feira (13), após contato do advogado constituído, o investigado se apresentou na delegacia, onde recebeu voz de prisão e, após ser interrogado, foi levado à Cadeia Pública de Peixoto de Azevedo, onde aguardará a conclusão do inquérito e posterior julgamento.
Karina Cabral | Polícia Civil – MT
Colaborou: Astrogildo Nunes – [email protected]
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