Conecte-se Conosco

Destaque

Falcão-peregrino percorre 7.300 quilômetros e é resgatado em Nova Santa Rosa

Publicado

em

Foto: Reprodução

 

Na última terça-feira, o engenheiro agrônomo Marcelo Leonhardt encontrou um falcão-peregrino com uma asa quebrada em seu sítio, localizado na Sanga Xerê, Nova Santa Rosa, Paraná. A ave, que chamava atenção por portar uma anilha na pata, foi rapidamente resgatada por Marcelo e encaminhada a cuidados veterinários após uma série de ligações.

Marcelo conseguiu o apoio do veterinário Anderson Ademar Wallow e do técnico agrícola Kléber Adriano Ribeiro, servidores da Prefeitura de Nova Santa Rosa e membros de um grupo do WhatsApp do Instituto Água e Terra (IAT). O animal foi levado à Universidade Federal do Paraná (UFPR) em Palotina, onde recebeu atendimento médico especializado.

Homem é pego desmatando 38 hectares de mata nativa no Paraná

Publicidade

A identificação da anilha revelou uma jornada impressionante: o falcão havia sido marcado ainda filhote em Maryland, nos Estados Unidos, e percorreu cerca de 7.300 quilômetros até sua captura no Brasil. A espécie, conhecida por ser a ave mais rápida do mundo, pode atingir velocidades de até 320 km/h em mergulho.

De acordo com o professor Anderson Luiz de Carvalho, do curso de Medicina Veterinária da UFPR, o falcão passou por cirurgia e está em recuperação. Há esperanças de que ele possa retornar aos Estados Unidos no próximo período migratório ou no ano seguinte, caso sua recuperação demore mais.

O falcão-peregrino é uma espécie amplamente distribuída, encontrada em todos os continentes, exceto na Antártida. Este caso, além de destacar a impressionante capacidade migratória da ave, reforça a importância da colaboração entre comunidade, especialistas e instituições para a preservação da vida silvestre.

(Com Portal Palotina)

Fernanda Toigo

Publicidade

Colaborou: Astrogildo Nunes – [email protected]

Continue Lendo
Publicidade
Clique Para Comentar

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Destaque

Anunciados vencedores do Concurso de Carcaças Carne Hereford Edição Mundial Braford

Publicado

em

Foto: Divulgação

A Associação Brasileira de Hereford e Braford (ABHB), por meio do Programa Carne Hereford, realizou no dia 28 de março o Concurso de Carcaça – Edição Especial Mundial Braford RAM IESA na unidade industrial do Frigorífico Silva, em Santa Maria (RS). O evento contou com a participação de mais de 300 animais e definiu as carcaças que serão servidas durante o Mundial.

O prêmio de Melhor Carcaça Hereford foi conquistado pelo produtor Marco Silva de Marco, de Santa Vitória do Palmar (RS), com uma pontuação de 125. Seu animal apresentou peso de 311 quilos de carcaça, com acabamento de gordura 4, idade de 2 dentes. Na categoria Melhor Carcaça Braford, a vencedora foi a produtora Márcia Mascarenhas Linhares, de Quaraí (RS), com 135 pontos, seu animal apresentou peso de 273 quilos de carcaça com acabamento de gordura 4 e zero dentes. Já a Melhor Carcaça Cruza ficou com Luciano Augusto Sperotto Terra, também de Santa Vitória do Palmar (RS), que obteve 135 pontos, seu animal apresentou 262,2 quilos de carcaça, acabamento de gordura 4 e zero dentes.

Além das premiações individuais, a competição também reconheceu os melhores lotes. Marco Silva de Marco garantiu o primeiro lugar na categoria Melhor Lote da raça Hereford, somando 2.415 pontos, com peso médio de carcaça de 293,41 quilos e 2 dentes. O segundo lugar ficou com Marilda de Marco Flório, de Chuí (RS), que obteve 2.390 pontos, peso médio de carcaça de 285,25 quilos e 2/4 dentes. O terceiro colocado foi Romulo Fernandes Flório, também de Chuí (RS), com 2.375 pontos, peso médio de carcaça de 290,30 quilos e 2/4 dentes.

No Melhor Lote da raça Braford, a vencedora foi Márcia Mascarenhas Linhares, com 2.350 pontos, peso médio de carcaça de 243,68 quilos e zero dente. O segundo colocado foi Carlos Edmundo Cirne Lima, de Alegrete (RS), que obteve 2.270 pontos, peso médio de carcaça de 253,18 quilos e 2 dentes. Já o terceiro lugar ficou com Fernando Fabrin Alvarez, de Itaqui (RS), com 2.035 pontos, peso médio de carcaça de 251,10 quilos e 2/4 dentes. Nos lotes Cruza HB, Luciano Sperotto Terra foi o campeão com 2.405 pontos, peso médio de carcaça de 266,22 quilos e 0/2 dentes, seguido por Ricardo Sperotto Terra, que obteve 2.400 pontos, peso médio de carcaça de 283,21 quilos e 2 dentes.

Publicidade

O gerente executivo da Carne Hereford, Felipe Azambuja, destacou a importância do evento para o setor. “Foi um dia de trabalho excelente. O concurso, como sempre, promoveu uma competição saudável entre os produtores e nos permitiu conhecer lotes espetaculares. Sem dúvida, nosso grande evento será marcado por carne de alta qualidade. Além disso, o workshop foi uma oportunidade valiosa para apresentarmos o programa, alinharmos ideias e unirmos forças com a indústria, impulsionando ainda mais a carne certificada Hereford”, destaca.

Paralelamente ao concurso, foi realizado o Workshop Carne Hereford, que promoveu palestras sobre a cadeia produtiva da carne e aproximou os produtores da ABHB e da indústria. O diretor Comercial do Frigorífico Silva, Gabriel Moraes, apresentou a palestra “Carne Hereford e Frigorífico Silva: Situação Atual e Futuro”, discutindo o mercado e os desafios do setor. O professor e pesquisador Leonir Pascoal, da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), abordou o tema “Perspectiva do Mercado da Carne”, trazendo informações sobre tendências e oportunidades.

Texto: Lauren Brasil/ABHB

Colaborou: Astrogildo Nunes – [email protected]

Publicidade
Continue Lendo

Destaque

Égua bragada de criatório catarinense é escolhida Melhor Exemplar da Raça no Mancha Crioula 2025

Publicado

em

Foto: Nestor Tipa Júnior/AgroEffective

Com uma manada expressiva de bragados, tobianos e oveiros, o Mancha Crioula 2025 encerrou a avaliação morfológica de machos e fêmeas com a certeza de que o futuro próximo é muito promissor em termos de selo racial. E ao final da tarde do sábado, 29 de março, sagrou-se Melhor Exemplar da Raça, a égua Marconi Tatuagem. O evento foi realizado na Arena do Cavalo Crioulo no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio (RS) e organizado pela Trajano Silva Remates.

Gateada Bragada Salgo Direito, a égua foi Grande Campeã em sua categoria. Criada por Alexandre Espíndola Araújo e exposta por Marcelo Zermiani, Marconi Tatuagem leva para a Cabanha Zermiani/TRV, de Itajaí (SC), o título máximo do Mancha Crioula. Ela superou o Grande Campeão dos machos, Iguaçu del Tierba. Criado por Carlos Ricardo Szczerbowiski e exposto por Rosinei Áustria e Bruno Knopf Khun, Iguaçu ostentou sua pelagem Colorada Bragada Salina na categoria Potranco Maior, que o levou a conquistar o Grande Campeonato que levou para a Cabanha Volvo, de Bento Gonçalves (RS).

O leiloeiro e diretor de Relações com o Mercado da Trajano Silva, Décio Lemos, enalteceu a participação de criadores e expositores do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná nesta edição do Mancha Crioula. “Essa exposição, esta festa é feita com a colaboração deles. Quem trouxe animais, quem escreveu animais, quem aqui está presente”, destacou.

O jurado da exposição, Mauro Ferreira, salientou que nas categorias incentivo, na delegação de machos, todos eram bem apresentados, consistentes e com uma cabeceira de potrilhos muito bonitas. “A delegação de incentivo das fêmeas era um pouco mais heterogênea, mas igualmente tinha algumas potrancas de exceção, que certamente vão figurar nas principais exposições da raça, tão logo recebam a marca”, enalteceu. Ferreira destacou, também, o pioneirismo do Mancha Crioula em valorizar e incentivar bragados, tobianos e oveiros, que, segundo ele, seu pai chamava de “pelos alegres”.

Publicidade

Texto: Ieda Risco/AgroEffective

Colaborou: Astrogildo Nunes – [email protected]

Continue Lendo

Destaque

Tecpar promove evento para empresas que buscam certificação em biodiversidade

Publicado

em

Assessoria

Empresas que buscam a certificação de biodiversidade para demonstrar a sustentabilidade ambiental de seus negócios têm a oportunidade de saber mais sobre o assunto no evento “Certificação Life – Negócios e Biodiversidade”, que será realizado pelo Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar) e o Instituto Life, no dia 24 de abril. A palestra é gratuita e está com inscrições abertas.

No Brasil, o Tecpar, por meio do Tecpar Certificação, foi a primeira organização credenciada para oferecer a Certificação Life, reconhecimento desenvolvido pelo Instituto Life a empresas comprometidas com a biodiversidade. Essa certificação reconhece organizações que promovem ações voluntárias e efetivas de conservação da biodiversidade, contribuindo para a manutenção de áreas naturais, processos ecológicos e a perenidade de serviços ecossistêmicos.

A proposta, conforme explica o gerente do Centro de Certificação do Tecpar, Fabio Corrales, é avaliar os impactos à biodiversidade por parte da organização. Após a avaliação segue a mitigação ou compensação destes impactos, por meio de uma série de ações concretas para a conservação da biodiversidade.

“O evento busca apresentar e divulgar como funciona o protocolo e as perspectivas de futuro sobre créditos de biodiversidade. O público é toda e qualquer empresa que queira apresentar ou tomar ações, sejam aquelas para o seu cliente perceber que a empresa busca a sustentabilidade ambiental, como também para a sua cadeia de fornecedores”, destaca Corrales.

Publicidade

PROGRAMAÇÃO – Entre os temas abordados no evento estão o impacto de ações sustentáveis nos negócios, as métricas da certificação Life e a apresentação de cases de empresas que foram certificadas com critérios de sustentabilidade. Entre os palestrantes, representantes do Tecpar, do Instituto Life, de órgãos vinculados ao Governo do Paraná e de empresas privadas que têm ações voltadas à sustentabilidade.

A programação completa do evento está disponível neste link, onde é possível realizar a inscrição.

Serviço:

Evento “Certificação Life – Negócios e Biodiversidade”

Data: 24 de abril, quinta-feira

Publicidade

Horário: 8h30 às 17h

Endereço: Sede do Instituto de Tecnologia do Paraná (Rua Algacyr Munhoz Mader, 3775 – Cidade Industrial de Curitiba)

Tecpar Assessoria de Comunicação

Colaborou: Astrogildo Nunes – [email protected]

Publicidade
Continue Lendo

Tendência