Transporte
Polícia Militar prende suspeito de matar cachorros com pedradas e facadas

PMMT
Policiais militares da 3ª Companhia Independente prenderam, neste sábado (22.3), um homem, de 56 anos, suspeito de executar dois cachorros com pedradas e facadas, na zona rural de São José dos Quatro Marcos (a 305 km de Cuiabá).
De acordo com o boletim de ocorrência, a vítima relatou que viu o seu vizinho pegando os seus animais de estimação com ajuda de um comparsa e ouviu ele dizer que iria matá-los. O dono não os impediu com medo que estivessem armados.
Após a denúncia, os policiais militares se deslocaram até a casa do suspeito acompanhados da vítima. Questionado sobre o crime, o homem relatou que executou os animais, após os cachorros invadirem e matarem cerca de 95 galinhas da sua propriedade.
À PM, o homem confessou que utilizou um pedaço de madeira e uma faca para sacrificar os animais. Ele ainda ressaltou que jogou os corpos dos animais no mato, longe da sua propriedade, e que cometeu as ações sozinho.
Devido o local ser de difícil acesso, não foi possível localizar os corpos dos animais. O suspeito foi encaminhado à delegacia para registro do boletim de ocorrência.
Disque-denúncia
A sociedade pode contribuir com as ações da Polícia Militar de qualquer cidade do Estado, sem precisar se identificar, por meio do 190 ou 0800.065.3939.
Wellyngton Souza | PMMT
Colaborou: Astrogildo Nunes – [email protected]
Transporte
Corpo de Bombeiros orienta sobre como agir em caso de acidentes graves de trânsito

Como socorrer a vítima – Foto por: Sd Bm Gregório
Saber como agir em emergências pode salvar vidas, especialmente quando se tratar de acidentes de trânsito com vítimas presas ou locais de difícil acesso, que exigem cautela e consciência nas ações do socorro. Por isso, o Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso (CBMMT) orienta como agir e o que evitar até a chegada do socorro especializado.
A tenente-coronel BM Marielle Paula Voltarelli Rodrigues, diretora adjunta de Saúde do CBMMT, explica que os primeiros socorros são ações imediatas feitas no local do acidente antes da chegada de atendimento profissional.
Segundo ela, cada situação tem suas particularidades e tentar ajudar as vítimas sem preparo técnico adequado pode colocar ainda mais vidas em risco. “Acidentes com veículos em chamas, em curvas perigosas ou com exposição a substâncias tóxicas exigem avaliação cuidadosa”, explica.
Mesmo assim, há condutas mínimas que qualquer pessoa pode seguir para auxiliar as vítimas:
• Mantenha a calma e evite agir por impulso;
• Sinalize o local com o triângulo do carro, sempre a uma distância segura;
• Ligue imediatamente para o 193, informando o número de vítimas e seu estado.
Mais importante ainda é saber o que não fazer:
• Não abandone a vítima;
• Não omita socorro, mesmo que não tenha presenciado o acidente;
• Não tente retirar a vítima das ferragens;
• Não tumultue o local;
• Não recuse colaborar com as autoridades.
A diretora de saúde reforça ainda que quem não for profissional de saúde ou não tiver conhecimento mínimo necessário deve evitar o contato com a vítima. A melhor ajuda, neste caso, é acionar o resgate do Corpo de Bombeiros Militar, via 193, ou do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), via 192, e esperar com segurança.
“A conscientização sobre os limites da ação leiga é essencial. Agir de forma errada pode piorar o quadro da vítima, mesmo com boas intenções”, concluiu a tenente-coronel Marielle.
Emanuelly Sguario | CBMMT
Colaborou: Astrogildo Nunes – [email protected]
Transporte
Polícia Penal promove revista e limpeza em penitenciária de Mato Grosso; 20 celulares apreendidos

fotos: assessoria
A secretaria estadual de Justiça realizou, ontem, a Operação Argos no Centro de Ressocialização Industrial Ahmenon Lemos Dantas, em Várzea Grande, que resultou na localização sete porções de entorpecentes, 20 celulares, 13 fontes de carregador, 15 cabos USB e 14 fones de ouvido.. O objetivo da incursão foi realizar as revistas, remover materiais em excesso, fazer a movimentação dos presos dos seis raios da unidade prisional e uma faxina geral em todas as celas.
A operação iniciou às 5h30 com equipes da Polícia Penal e apoio da Polícia Militar, por meio da Rotam e Força Tática de Várzea Grande, e do Centro Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer).
O secretário de Justiça, Vitor Hugo Bruzulato Teixeira, explicou que a exemplo de operação semelhante realizada na maior unidade prisional do Estado, a Penitenciária Central do Estado, o objetivo da operação Argos é melhorar a organização e fortalecer o controle de segurança na unidade de Várzea Grande.
“Cada celular que removemos com essa operação é uma vida nas ruas que está sendo preservada. E com a união e empenho de nossos policiais penais tivemos uma operação dentro do que foi planejado, sem intercorrências e realizando a limpeza geral e organização, o que se reflete na segurança e melhor controle de segurança da unidade prisional”, destacou.
O gestor destacou ainda que a operação integra o planejamento do Estado com foco no enfrentamento às facções criminosas e na reestruturação da política penitenciária em Mato Grosso. “O planejamento operacional da secretaria está fechando o cerco para essas ações criminosas. Temos policiais penais bastante preparados para atuar nessa segurança, contribuindo diretamente para a redução da criminalidade e proteção da sociedade mato-grossense”, acrescentou o secretário.
As equipes da Polícia Penal da unidade de Várzea Grande e da PCE, além dos grupos especializados SOE, GIR e Gerência de Operações com Cães, iniciaram a retirada dos reeducandos nas primeiras horas da manhã, que foram orientados a sair das celas com os objetos de uso pessoal e roupas.
A secretária adjunta de Administração Penitenciária, Hermínia Dantas de Brito, explicou que um dos objetivos da operação foi também remover o excesso de materiais que os presos acabam acumulando nas celas. “Foi uma atividade que durou o dia inteiro, com a as equipes orientando e movimentando os presos de um raio para outro, fazendo a revista cela por cela, explicando o que era para ser levado e o que deveria ser descartado”, pontuou a adjunta.
Todos os pertences pessoais dos reeducandos, como colchões e ventiladores, foram marcados com os nomes de cada um para fazer as trocas entre os raios. Após as revistas nas celas para buscas por materiais ilícitos, um grupo de presos que trabalha internamente da unidade ficou responsável pela limpeza de todas as celas, com lavagem e higienização dos espaços e retiradas dos materiais em excesso.
Transporte
Homem é preso em Nova Mutum após agredir mulher com socos e mordê-la no braço

fotos: Só Notícias/arquivo
Uma mulher de 54 anos foi vítima de violência doméstica, hoje de madrugada, na rua das Verbênias, no bairro Jardim Ágata. Segundo o boletim de ocorrência, ambos estavam na residência de um amigo quando o marido permaneceu próximo de outra mulher. Revoltada, a vítima decidiu deixar o local.
Pouco tempo depois, o suspeito chegou bastante alterado em casa, danificando a porta do quarto e acusando a esposa de ter quebrado o vidro traseiro de seu veículo. A mulher negou a acusação, mas o homem, não satisfeito, passou a agredi-la com socos, pontapés e chegou a mordê-la nos braços, causando lesões corporais.
Diante da situação, o suspeito foi detido pelos policiais, que precisaram usar algemas para detê-lo. A vítima foi orientada a comparecer à delegacia para solicitar medidas protetivas e realizar exame de corpo de delito.
Só Notícias/Kelvin Ramirez
Colaborou: Astrogildo Nunes – [email protected]
-
Pecuária6 dias atrás
Jumbo de CV é o mais novo touro da marca contratado por central
-
Transporte7 dias atrás
Polícia Civil deflagra operação contra acusados de comandar o tráfico de drogas em Ponte Branca
-
Notícias6 dias atrás
Qualidade genética da raça Holandesa será exibida em julgamento na Fenasul Expoleite
-
Meio Ambiente7 dias atrás
Onde vai ter mais chuva esta semana?
-
Pecuária6 dias atrás
Atualização de rebanhos: Prazo começa em 1º de maio
-
Meio Ambiente6 dias atrás
Chuvas regulares favorecem milho segunda safra em Mato Grosso e Centro-Oeste, aponta boletim agrícola
-
Pecuária5 dias atrás
Estância do Sossego apresenta sua genética no segundo dia da Gira do Mundial Braford
-
Pecuária5 dias atrás
Três parasitas que causam prejuízos bilionários à pecuária brasileira