Transporte
Megaoperação da Polícia Civil cumpre 120 mandados contra criminosos que movimentaram R$ 60 milhões em furtos de módulos de caminhões

PJC
A Polícia Civil, por meio da Delegacia Especializada de Roubos e Furtos (Derf) de Cuiabá, cumpre, na manhã desta quinta-feira (26.3), 120 ordens judiciais no âmbito da Operação Safe Truck. A ação foi deflagrada com foco na desarticulação de um grupo criminoso envolvido em crimes de roubos, furtos e receptação de módulos e outras peças de veículos pesados, como carretas e caminhões.
As ordens judiciais foram expedidas pelo Núcleo de Inquéritos Policiais (Nipo) da Capital, sendo cumpridos 20 mandados de prisão preventiva, 46 de busca e apreensão, além de outras medidas cautelares como bloqueios de contas bancárias e sequestro de veículos.
O grupo criminoso, com mais de 30 membros identificados, teria movimentado mais de R$ 60 milhões com os crimes praticados.
Entre os alvos identificados nas investigações, estão empresas localizadas em Cuiabá, Várzea Grande, Rondonópolis e Sinop. O grupo criminoso também conta com ramificações nos Estados de Rondônia, Paraíba, Santa Catarina e São Paulo.
As ordens judiciais são cumpridas em Cuiabá, Várzea Grande, Sinop e Rondonópolis, além das cidades de João Pessoa (PB), Vilhena (RO), Araçatuba (SP) e Araranguá (SC).
A investigação integra o planejamento estratégico da Polícia Civil de Mato Grosso de enfrentamento às organizações criminosas, por meio da Operação Inter Partes, que integra o programa Tolerância Zero, do Governo do Estado.
Estrutura organizada
As investigações da Derf apontaram que o grupo criminoso possuía uma estrutura organizada. Cada integrante possui uma função bem definida, havendo o núcleo responsável pelos roubos e furtos das peças, e outro responsável pela venda dos produtos para empresas e oficinas de Mato Grosso e de outros Estados do País.
Segundo a investigação, os executores dos furtos viajam para outras regiões a fim de cometerem o crime. De lá mesmo, eles despacham as peças via transportadora, endereçada a um dos líderes.
As apurações apontam que se trata de uma atividade criminosa altamente rentável, conforme se depreende da vultosa movimentação dos membros do grupo. Por outro lado, as vítimas sofrem prejuízos e ficam impossibilitados de desenvolver a atividade profissional.
Lavagem de dinheiro
Em análise dos dados financeiros dos investigados, foi constatado grande movimentação de valores considerados atípicos, incompatíveis com os rendimentos dos alvos, assim como diversos elementos de materialidade do crime de lavagem de capitais, praticados pelos integrantes da organização criminosa.
A cooperação entre diferentes unidades da Polícia Civil e o compartilhamento de informações com outras forças policiais foram cruciais para o avanço das investigações. A análise cruzada de dados bancários, registros telefônicos e informações colhidas em campo permitiu a construção de um panorama detalhado da atuação da organização criminosa.
Com o avanço das investigações, ficou evidente a necessidade de medidas mais abrangentes para desarticular o grupo criminoso, sendo representado pelas prisões preventivas, buscas, apreensões e bloqueio de ativos junto à Justiça. As medidas têm como objetivo não apenas a responsabilização dos envolvidos, mas também a interrupção das atividades criminosas e a recuperação dos ativos obtidos ilegalmente.
Apoio operacional
A operação contou com a participação de 162 policiais do Estado de Mato Grosso, lotados na Diretoria Metropolitana, na Regional de Rondonópolis e Sinop, subordinadas a Diretoria do Interior, e na Diretoria de Atividades Especiais com o apoio de equipes das Polícias Civis de Araçatuba (SP), Vilhena (RO), Araranguá (SC) e Delegacia de Repressão ao Crime Organizado de João Pessoa (PB), que disponibilizaram 20 policiais para o cumprimento das ordens judiciais em seus respectivos Estados.
Nome da operação
Safe truck faz referência ao objetivo da operação que é proporcionar segurança pública aos profissionais que trabalham com carretas e caminhões no Estado de Mato Grosso.
Colaborou: Astrogildo Nunes – astrogildonunes56@gmail.com
Transporte
Frete alto dificulta o varejo e 30% dos lojistas têm dificuldade para absorver avanço

Tudo que vemos à nossa volta passou, invariavelmente, por uma estrada ou rodovia. Dos grãos aos eletrônicos, se você pode ter algum item perto de você, significa que ele tem rodagem. Atualmente, segundo a Associação Brasileira dos Operadores Logísticos (Abol), no ano passado, 18,4% do PIB brasileiro foi destinado a todo o processo logístico (transporte, armazenagem e serviços administrativos), e as empresas de transportes faturaram, em 2024, o equivalente a 1,8% do PIB, ou cerca de R$ 196,2 bilhões. Toda essa pujança, no entanto, vem carregada de pressões inflacionárias, o que tem aumentado a pressão nas empresas, em especial no varejo, que depende majoritariamente do modal rodoviário para sobreviver. No ano passado, o preço médio do frete por quilômetro rodado subiu 7%, de R$ 6,36 para R$ 6,81, segundo o Índice de Frete Edenred Repom (IFR). No e-commerce, 30% dos lojistas virtuais da Nuvemshop reportaram problemas para absorver o incremento no custo do transporte.
Segundo Alejandro Vázquez, fundador e presidente da Nuvemshop, plataforma de tecnologia com 150 mil lojas virtuais por toda a América Latina, as dimensões continentais do Brasil exigem um nível de complexidade grande em todo o processo logístico, e isso tem se aprofundado com as mudanças de comportamento do cliente online. “Hoje em dia, o consumidor espera entregas mais rápidas e assertivas, e isso também contribui para esse incremento [no valor do frete].”
Na conta dos transportadores, em 2024, o preço do diesel, principal combustível do fretamento rodoviário, passou de R$ 5,96 para R$ 6,15, segundo o Índice de Preços Edenred Ticket Log (IPTL). No recorte inflacionário, segundo o Índice de Preços ao Consumidor (IPCA), no acumulado de 2024, o diesel acumulou alta de 0,97%, o que colocaria o preço médio em R$ 6,07, um pouco abaixo do registrado pelo IPTL. A diferença, então, veio de uma decisão tomada pelo Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz), que, em outubro do ano passado, elevou o ICMS em R$ 0,06 por litro do combustível. O incremento passou a valer em janeiro deste ano.
Em janeiro, inclusive, mais uma pressão. A Petrobras anunciou o aumento do preço do diesel nas distribuidoras no dia 31. O reajuste foi de 6,29%, acrescentando R$ 0,22 por litro. Atualmente, o diesel custa, em média, R$ 6,40 no Brasil. De acordo com a NTC&Logística, o diesel representa cerca de 35% dos custos do transporte rodoviário de cargas. A associação estima que o aumento no preço do combustível já tenha impactado o valor do frete em aproximadamente 2,2%.
Outra pedra no caminho das empresas de transporte, segundo a NTC&Logística, são os custos trabalhistas. Este ano entrou em vigor a norma de reoneração gradativa da folha de pagamento, anunciada pelo governo federal em setembro de 2024. Segundo a associação do setor de transporte de carga, essa mudança aumentou em aproximadamente 1,5% os custos trabalhistas das empresas. Segundo Nelson Beltrame, especialista em logística e professor da FIA Business School (Fundação Instituto de Administração), vários itens do agrupamento de transportes sofreram incrementos. “Todos esses itens que fazem parte da estrutura de custo do frete contribuíram para essa variação de preço”, afirmou.
Para Beltrame, toda a cadeia, de alguma maneira, vai pagar essa conta, mas quem mais absorve esses custos são as transportadoras, que devem repassar isso no seu preço final. “Os varejistas também devem repassar isso no custo final do frete dos produtos.” No fim das contas, o consumidor deve ver um aumento, ou no preço dos produtos, ou no valor nominal do frete.
Para este ano, a tendência é que o custo do frete siga em alta. Não apenas pela continuidade da pressão inflacionária e alta da Selic, mas pela perspectiva de aumento da demanda trazida pelo agronegócio. Com o atraso de colheitas da safra 2024/2025, a Confederação Nacional do Agronegócio (CNA) estima uma concentração de escoamento de grãos no primeiro semestre, o que pode encarecer o custo logístico de toda a cadeia.
Frete é desafio
Se a questão logística é um desafio no Brasil, e o transporte via rodovias tem encarecido sistematicamente, encontrar soluções para cruzar o País se torna urgente. Todos os governos deste século criaram sua própria solução. Entre 2003 e 2016, nas gestões de Lula e Dilma, a aposta era no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) e no Programa de Investimento em Logística (PIL). Os dois prometeram expansão massiva para modais menos utilizados, como cabotagem e hidrovias. Pouco avançamos. Entre 2016 e 2018, Michel Temer lançou o Ponte para o Futuro, que previa concessões de rios. Nada saiu do papel. Jair Bolsonaro, entusiasta das Parcerias Público-Privadas (PPP), também fez seu programa, igualmente sem sucesso.
No ano passado, o governo Lula também fez sua nova investida. Em dezembro, foi dado o pontapé inicial para o que eles tratam como a solução para o preço do frete. A Agência Gov divulgou o início do processo de consulta pública do projeto de concessão da Hidrovia do Rio Paraguai. Consiste em um trecho entre Corumbá (MS) e a foz do Rio Apa, localizada no município de Porto Murtinho (MS), e o leito do Canal do Tamengo, no trecho compreendido no município de Corumbá. A extensão total do projeto é de 600 km. O investimento direto estimado nesses primeiros anos é de R$ 63,8 milhões. O prazo contratual da concessão é de 15 anos, com possibilidade de prorrogação por igual período.
Após a concessão, o transporte de cargas está estimado entre 25 e 30 milhões de toneladas a partir de 2030. Isso significa um aumento significativo de movimentação em relação ao praticado atualmente. No ano passado, a hidrovia transportou 7,95 milhões de toneladas de cargas, um aumento de 72,57% em relação a 2022. A previsão de tarifa pré-leilão é de até R$ 1,27 por tonelada de cargas. O critério de licitação pode ser a menor tarifa, por isso, esse valor ainda poderá ser reduzido.
Em todas hidrovias disponíveis para navegação de carga no Brasil, segundo a Agência Nacional dos Transportes Aquáviários (Antaq) foram movimentadas 126,5 milhões de toneladas. O resultado é 2,33% inferior ao visto em 2023 e, segundo a agência, a razão para a baixa foi a redução no nivel de água em alguns rios, que impossibilitaram, por alguns meses, o transporte. “O frete fluvial tem uma capacidade de carga muito maior, por isso, pode baratear o transporte de diversos itens”, afirmou o professor Beltrame, da FIA. Apesar disso, segundo ele, isso não deve afetar o preço final para o consumidor. “Os varejistas devem aproveitar isso como margem.” Excelente na teoria, ainda distante da prática.
Com informações de Agência DCNews
Imagem: Shutterstock
O post Frete alto dificulta o varejo e 30% dos lojistas têm dificuldade para absorver avanço apareceu primeiro em Mercado&Consumo.
Transporte
Polícia Militar prende faccionados em flagrante por execução de rival em Cáceres

PMMT
Policiais militares do 6º Batalhão apreenderam um adolescente, de 16 anos, e outros dois jovens, de 18 e 25, suspeitos pelo homicídio de Líbero Oliveira da Silva, de 28 anos, na madrugada desta quinta-feira (1.5), em Cáceres. A vítima foi executada com disparos de arma de fogo na região do pescoço e na cabeça, em sua residência, no bairro Cavalhada II.
A morte foi confirmada por uma equipe do Corpo de Bombeiros. Após o crime, os suspeitos fugiram em uma motocicleta, sentido Avenida Getúlio Vargas. Diante da situação, os policiais militares intensificaram o policiamento na região e receberam informações de que os autores do crime são integrantes de uma facção criminosa que estariam no município com objetivo de executar faccionados rivais.
Conforme a denúncia, o trio estaria escondido em uma casa localizada no bairro São José. Os militares se deslocaram para o endereço informado e flagraram um dos suspeitos tentando fugir pelos fundos da residência. O homem correu para dentro do imóvel e tentou impedir a entrada dos policiais posicionando um fogão e um botijão de gás contra a porta.
Em seguida, os militares conseguiram abordar e identificar os suspeitos. Dois deles confessaram que são dos municípios de Tangará da Serra e Chapada dos Guimarães, respectivamente. No local, os policiais encontraram uma pistola, dois carregadores e 34 munições, além de um revólver com seis munições que estava escondido em um colchão.
O trio e o material apreendido foram levados à delegacia para registro do boletim de ocorrência para demais providências cabíveis.
Wellyngton Souza | PMMT
Colaborou: Astrogildo Nunes – astrogildonunes56@gmail.com
Transporte
PM aprende armas e adolescentes envolvidos com facção em Sorriso

PMMT
Policiais militares da Força Tática do 3º Comando Regional e do 12º Batalhão apreenderam, nesta quarta-feira (30.4), dois adolescentes, de 15 e 17 anos, por porte ilegal de arma de fogo, em Sorriso.
Um terceiro integrante da quadrilha, identificado como Gabriel Henrique Ferraz, de 18 anos, morreu em confronto com as equipes.
Conforme o boletim de ocorrência, os policiais militares receberam informações de disparos de arma de fogo efetuados na região do Poção. As equipes intensificaram o policiamento com apoio do Raio e se deslocaram ao local informado.
Já nas proximidades, os policiais flagraram os três suspeitos, que correram para uma região de mata. Durante a fuga, as equipes conseguiram abordar os dois adolescentes. Já Gabriel, o terceiro suspeito, disparou contra os policiais, que revidaram a injusta agressão.
O suspeito foi socorrido pelas equipes até o Hospital Regional de Sorriso, mas ele não resistiu e morreu na unidade de saúde. A morte foi constatada por uma equipe médica. Com ele, as equipes apreenderam um revólver e munições.
Um dos suspeitos detidos revelou que os três fazem parte de uma facção criminosa e que Gabriel era o principal suspeito pela tentativa de homicídio ocorrido na última terça-feira (29.4), na Praça da Integração, no município de Sorriso.
Os menores e a arma foram levados à delegacia para registro do boletim de ocorrência e demais providências cabíveis.
Disque-denúncia
A sociedade pode contribuir com as ações da Polícia Militar de qualquer cidade do Estado, sem precisar se identificar, por meio do 190 ou 0800.065.3939.
Wellyngton Souza | PMMT
Colaborou: Astrogildo Nunes – astrogildonunes56@gmail.com
-
Transporte6 dias atrás
Polícia Civil deflagra operação contra acusados de comandar o tráfico de drogas em Ponte Branca
-
Pecuária5 dias atrás
Jumbo de CV é o mais novo touro da marca contratado por central
-
Notícias5 dias atrás
Qualidade genética da raça Holandesa será exibida em julgamento na Fenasul Expoleite
-
Meio Ambiente6 dias atrás
Onde vai ter mais chuva esta semana?
-
Pecuária5 dias atrás
Atualização de rebanhos: Prazo começa em 1º de maio
-
Meio Ambiente5 dias atrás
Chuvas regulares favorecem milho segunda safra em Mato Grosso e Centro-Oeste, aponta boletim agrícola
-
Pecuária4 dias atrás
Estância do Sossego apresenta sua genética no segundo dia da Gira do Mundial Braford
-
Mato Grosso4 dias atrás
Operação Cidade Limpa beneficia moradores do Bairro Cohab