Pecuária
Estância Bela Vista fará parte da gira técnica do Mundial Braford

Foto: Bezier Filmes/Divulgação
Importantes criatórios gaúchos farão parte da gira técnica que antecede o 9º Congresso Mundial Braford, que acontecerá de 28 de abril a 4 de maio, no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio (RS). Serão quatro dias com palestras, exposição de animais e momentos de confraternização. A Estância Bela Vista, tradicional criatório das raças Hereford e Braford, localizada em Sant’Ana do Livramento (RS), vai ser um dos destinos.
Conforme a proprietária, Celina Maciel, o objetivo nesse Dia de Campo será mostrar a realidade da Estância que está radicada em uma região de campo de basalto, de campos rasos. “Vamos apresentar a adaptação, a rusticidade do Braford em cima dessas condições naturais de campo nativo. A nossa propriedade, há mais de 40 anos, cria Braford, e há mais de 100 anos, Hereford”, destaca, colocando que faz parte da terceira geração à frente da fazenda. “Temos uma longa trajetória e também um longo caminho de história dentro da raça Braford”, salienta.
A Bela Vista tem a satisfação, pontua Celina, de ao longo de todos esses anos ter tido já 50 touros de seu afixo contratados por centrais de inseminação que difundem “a nossa genética no Brasil todo”. “Nesse Dia de Campo, mostraremos várias categorias de animais onde teremos a oportunidade de debater e de apresentar o nosso trabalho. Tenho certeza que será um dia muito produtivo e muito feliz para todos nós”, afirma.
Celina enfatiza que a realização do Congresso Mundial da raça Braford no Brasil é de suma importância, já que tem crescido muito nos últimos anos e se alastrado por todo o país, sendo utilizada nas regiões Centro e Norte em cruzamentos industriais, mostrando todo o seu potencial de rusticidade, adaptação e precocidade. “Há um avanço genético muito grande no Brasil e isso se deve a uma seleção rigorosa em cima da raça com a utilização de vários programas que fazem uma avaliação genética. Assim como as técnicas de transferência de embriões que proporcionam uma multiplicação de animais superiores”, observa.
Durante o dia na Bela Vista, também ocorrerá uma palestra da presidente da Mesa Brasileira de Pecuária Sustentável, Ana Doralina Alves Menezes, que falará sobre “Carne bovina brasileira, qualidade, sustentabilidade, desafios e oportunidades do mercado”. A gira técnica e o Congresso são organizados pela Associação Brasileira de Hereford e Braford (ABHB). Em paralelo ao evento em Esteio também será realizada a 18ª Exposição Nacional da raça Hereford.
Texto: Rejane Costa/AgroEffective
Colaborou: Astrogildo Nunes – astrogildonunes56@gmail.com
Pecuária
Tratamento Vip: Conheça vacas que não ficam no pasto e tomam banho todos os dias

Foto: Gustavo Meca
Lugar das vacas não é no pasto. Elas tem casa, comida, cama fofa, banheiro limpo, banho diariamente e ventilador para amenizar o calor.
A equipe do Portal Sou Agro fez uma viagem imersiva participando do Road Show São Paulo, a convite da Agência Texto Comunicação, experiente no Agronegócio.
Durante uma semana percorremos o interior no Estado, e nessas andanças em busca do conhecimento chegamos à Fazenda Bela Vista, em Tapiratiba (SP), na divisa com Guaxupé (MG). Fundada na década de 1960, pelo pecuarista Olavo Barbosa, a estrutura impressiona pela longevidade do negócio e pela inovação no manejo com destaque para o bem estar animal.
Incrível! A fazenda tem 2.600 animais em lactação, produz 90 mil litros de leite por dia, e surpreendentemente não encontramos nenhuma vaca no pasto. Os mais de 60 anos de trajetória resultam em experiências que permitiram entender que o confinamento era o caminho.
Fomos recebidos por Sérgio Ferraz Ribeiro Filho, neto do fundador e diretor de operações, que explicou o resultado da experiência. O gado holandês é sensível, o que contribuiu para que a decisão ousada fosse tomada. “As vacas holandesas tem muito mais problemas com temperatura, com chuva, com barro e com carrapato. Então, quanto mais a gente conseguir tirar esses problemas do animal, mais saúde ele vai terá, vai se desenvolver bem e ser muito mais produtivo. Hoje 100% do gado é confinado”.
Ana Elisa Barreto, médica veterinária confirma as vantagens. “Estão todos estão confinados, desde de bezerrinha até o animal em lactação. Antes tínhamos uma fase do gado que ficava confinado, que era do nascimento até em torno de seis meses, e quando elas iam para o pasto a gente percebia uma queda de desempenho muito grande. Os animais adoeciam mais, tinha uma mortalidade maior, queda de ganho de peso, e hoje isso sumiu. Há dois anos e meio estamos com o rebanho todo fechado e resolveu o nosso problema”.
Além do confinamento, na Fazenda Bela Vista, atenção é redobrada também para garantir o conforto térmico. Sim, as vacas tomam banho todo santo dia. “Acompanhamos durante os anos, e percebemos o tanto que os animais sofrem no verão. Sempre tivemos ferramentas para tentar minimizar esse estresse térmico, mas elas estavam ficando ineficientes, e insuficientes”.
E foi assim que a Fazenda Bela Vista decidiu instar as chamadas Sala de Banho. “Fizemos algumas experiências, a princípio construímos duas, e notamos nesses animais uma diferença muito grande. Atestamos, por meio de avaliação de termômetro, que a temperatura não sobe, ou melhor, não passa do ideal”.
Os banhos são dados no pós-ordenha e entre uma ordenha e outra. São três por dia. O protocolo é levantar o animal, levar para o banho e ainda colocar no vento. Vários ventiladores fazem parte da estrutura em nome do conforto das “mimosas”.
Depois disso, 90% dos animais deitam, e o restante vai comer, comprovando o bem-estar. O resultado vem na produtividade. A ideia é minimizar esse estresse para reduzir a perda.
Cama de Qualidade
A cama também é digna de sono tranquilo e confortável. O manejo da cama de areia, é rigoroso, com reposição semanal, bem como aplicação de cal para desinfecção. No compost, é feita a movimentação da cama duas vezes por dia, sendo que na última entram em cena os tratores para a aeração.
Cerca de 52 toneladas de dejetos são recolhidos todos os dias. O esterco é levado para uma área de compostagem e depois volta como adubação organo-mineral para todas as áreas de milho da fazenda.
Leite Fresco
E assim que o complexo de confinamento se consolidou com a produção de leite A, o passo seguinte foi dado. O objetivo era levar o leite mais fresco possível da fazenda à mesa do consumidor, lembrando e valorizando o início da história.
Tudo começou com a entrega de porta em porta. “Nos primeiros anos, no início da história, tínhamos o delivery em São Paulo e Ribeirão Preto. Seguimos com um propósito semelhante. O leite que está sendo ordenhado hoje, começa a ser envasado de manhã e já entra nas carretas seguindo para a distribuição.Então, em menos de 24 horas, está na mesa do consumidor”, observa Sérgio.
Fernanda Toigo
Colaborou: Astrogildo Nunes – astrogildonunes56@gmail.com
Pecuária
Fazenda Santa Tereza recebe última etapa da Gira Técnica do Mundial Braford

Foto: Fazenda Santa Tereza/Divulgação
A última etapa da Gira Técnica do Mundial Braford será realizada na Fazenda Santa Tereza, em Arambaré (RS), trazendo um panorama detalhado sobre a genética e os sistemas produtivos adotados pelo criatório. A propriedade, que atua há quase um século na integração entre pecuária e agricultura, será palco de uma apresentação técnica sobre a seleção de reprodutores Braford e os desafios da produção em terras baixas.
O titular da Fazenda Santa Tereza, Paulo Azambuja, destaca que a propriedade tem sua base produtiva na complementaridade entre a pecuária e as lavouras de arroz, soja e milho. “Nosso rebanho é composto 100% por animais Braford, com cerca de 500 matrizes em produção. O foco é a criação de touros rústicos adaptados às condições do campo, garantindo eficiência produtiva e reprodutiva dentro do modelo de integração lavoura-pecuária”, explica.
Na Gira Técnica, os participantes terão a oportunidade de acompanhar de perto as diferentes categorias do plantel da Santa Tereza. “Vamos apresentar todo o ciclo produtivo, começando pelos terneiros e terneiras da geração 2024, passando pelos animais de 2023, novilhas prenhas e os touros que serão comercializados neste ano. Além disso, destacaremos os lotes de vacas que compõem o rebanho, evidenciando as características produtivas essenciais para eficiência e adequação às demandas do mercado”, ressalta Azambuja.
A Santa Tereza é reconhecida pelos avanços em seleção genética, com conquistas expressivas em programas de avaliação. “Ao longo dos anos, fomos premiados em testes da Embrapa, tanto na Prova de Avaliação a Campo (PAC) quanto na Prova de Eficiência Alimentar (PEA), sendo uma das propriedades mais premiadas nesses critérios. No ano passado, vencemos a PEA na raça Braford, consolidando nosso compromisso com a produtividade e a eficiência dos animais”, detalha o criador.
Além da avaliação fenotípica e produtiva, a fazenda adota tecnologias de ultrassonografia de carcaça para reprodutores e matrizes, buscando correlacionar características genéticas com qualidade de carne. “Nosso objetivo é produzir animais que reúnam eficiência a campo e rendimento frigorífico superior. Trabalhamos há mais de cinco anos com análise de ultrassonografia para garantir um melhor acabamento de carcaça, rendimento e qualidade da carne”, complementa Azambuja.
Outro diferencial da Santa Tereza é sua participação em programas de melhoramento genético. “Somos participantes do Promebo desde os anos 1980 e do PampaPlus desde sua criação. Os dados desses programas, aliados à nossa avaliação fenotípica, nos permitem selecionar os melhores indivíduos para reprodução. Temos conquistado consecutivamente posições de destaque com nossos machos e fêmeas ranqueados, refletindo a consistência do nosso trabalho”, afirma o pecuarista.
A etapa final da Gira Técnica reforça o compromisso do Mundial Braford com a disseminação de conhecimento e a troca de experiências entre criadores. “Queremos mostrar a realidade da pecuária dentro do nosso sistema produtivo, que enfrenta desafios como a proximidade da Lagoa dos Patos e a necessidade de sucessão de pastagens cultivadas após as lavouras de arroz. Nosso trabalho é garantir que a genética Braford continue sendo uma ferramenta eficiente e rentável para a produção pecuária em diferentes cenários”, conclui Azambuja.
A gira técnica do 9º Congresso Mundial Braford, que será realizado de 28 de abril a 4 de maio, abre as atividades programadas para criadores da raça. Serão quatro dias de visitas a importantes criatórios gaúchos com palestras, exposição de animais e momentos de confraternização. A gira antecede a programação que tem continuidade no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio (RS), bem como a 18ª Exposição Nacional da Raça Hereford. A Associação Brasileira de Hereford e Braford (ABHB) é a responsável pela organização dos dois eventos.
Texto: Nestor Tipa Júnior/AgroEffective
Colaborou: Astrogildo Nunes – astrogildonunes56@gmail.com
Pecuária
Cotação do boi gordo e vaca em Mato Grosso sobe 1,7%

Foto: assessoria/arquivo
O boi gordo à prazo em Mato Grosso ficou cotado em média a R$ 304,56/@, com incremento de 1,70%, nos negócios na semana passada, em relação a anterior, ganhando R$ 5,10/@ ao longo da semana.
O IMEA informou também, ontem à tarde, no boletim semanal, o boi magro de 12@ acompanhou o movimento de alta do boi gordo no Estado e ficou cotado em média a R$ 325,75/@, alta de 2,53%.
O preço da vaca gorda à prazo subiu 1,75% nos negócios na semana passada e fechou cotada a R$ 281,33/@
O bezerro de 7@ em Mato Grosso teve ajuste semanal de 0,18% e ficou cotado em média a R$ 12,40/kg.
Só Notícias
Colaborou: Astrogildo Nunes – astrogildonunes56@gmail.com
-
Mato Grosso4 dias atrás
Estado proíbe uso do fogo para manejo de áreas rurais
-
Transporte4 dias atrás
Polícia Civil cumpre prisões preventivas contra faccionados envolvidos em homicídio de vítima encontrada no Rio Juruena
-
Agronegócio3 dias atrás
Vilões da inflação estão longe do campo
-
Mato Grosso4 dias atrás
Governo licita obras para asfaltar mais 97 km de rodovias em Mato Grosso
-
Pecuária7 dias atrás
50 touros Nelore CFM reservados para leilão na Expogrande
-
Pecuária7 dias atrás
Festival na Serra Catarinense terá assado de carcaça inteira de búfalo como atração
-
Mato Grosso3 dias atrás
Força feminina acelera poder de mobilização do Sistema FAEP
-
Meio Ambiente3 dias atrás
Ambulatório Trans da SES atende 137 pacientes em cerca de seis meses