Conecte-se Conosco

Mato Grosso

MT Hemocentro divulga calendário de ações de coleta de sangue para mês de abril

Publicado

em

O MT Hemocentro realizará coleta de sangue no dia 19.4, um sábado, para aqueles que não podem realizar doações nos dias úteis – Crédito – Michel Alvim | Secom-MT

O MT Hemocentro, único banco de sangue público de Mato Grosso, divulga o calendário de ações para o mês de abril. Serão realizadas coletas internas e externas, para atender doadores que não podem comparecer à sede da unidade. Para aqueles que não podem realizar doações nos dias úteis, a unidade realizará uma coleta no terceiro sábado do mês (19.4).

As bolsas de sangue dos tipos sanguíneos O- estão em estado de atenção, devido à alta nos casos de arboviroses (dengue, zika, chikungunya e Covid-19), que impedem os doadores de realizar as doações no período de 60 dias.

Além das coletas itinerantes, o MT Hemocentro realiza coleta de sangue regular de segunda a sexta-feira das 7h30 às 18h, na sede da unidade, localizada na rua 13 de junho, em Cuiabá, para manter os estoques abastecidos.

A diretora do MT Hemocentro, Gian Carla Zanela, convida todos a comparecer na sede da unidade e também nas coletas itinerantes. “Doações de todos os tipos sanguíneos são essenciais para mantermos o estoque estável, mas atualmente estamos precisando de doações do tipo O-. Se você apresentou sintomas de arboviroses e já tem mais 60 dias desde os primeiros sintomas, já está apto para a doação”, destacou.

Publicidade

Para ser doador de sangue, é necessário ter entre 16 e 69 anos e 11 meses, pesar mais de 50 quilos, estar em bom estado de saúde e ter uma alimentação saudável. Quem quiser doar sangue deve comparecer à unidade portando um documento oficial com foto. Para menores de 18 anos, é obrigatório apresentar um documento assinado pelo pai, mãe ou responsável legal.

De acordo com o Ministério da Saúde, homens podem fazer até quatro doações por ano, com intervalo de dois meses entre cada uma. Já as mulheres podem doar sangue três vezes ao ano, com intervalo de três meses entre cada doação. As doações são seguras e levam cerca de 60 minutos para serem realizadas. Não é recomendado doar sangue em jejum, realize alimentação leve e equilibrada antes de doar.

Confira as datas e os locais de coleta no mês de abril:

Coletas em Cuiabá

• 44º Batalhão: 01/04 a 03/04 – coleta itinerante

Publicidade

• Hospital São Benedito: 03/04 e 04/04 – coleta externa

• Família Borralho: 09/04 e 10/04 – coleta interna

• Bom Futuro: 09/04, 10/04 e 14/04– coleta itinerante

• Igreja Adventista do bairro Araés – Projeto Vidas por Vidas: 12/04 – coleta externa

• UFMT – Instituto de Saúde Coletiva: 15/04 a 17/04 – coleta externa

Publicidade

• Coleta na sede do MT Hemocentro: 19/04 (sábado), das 7h30 às 12h

• Assembleia Legislativa: 22/04 a 25/04 – coleta itinerante

Coleta em Chapada dos Guimarães

• Chapada dos Guimarães: 23/04 a 25/04 – coleta itinerante

Serviço:

Publicidade

A sede do MT Hemocentro está localizada na rua 13 de Junho, 1.055, em Cuiabá. Para realizar o agendamento da doação de sangue, basta acessar este link. O voluntário também pode agendar a doação pelo telefone (65) 98433-0624 (WhatsApp, somente mensagem) ou pelo número (65) 3623-0044, ramais 2024, 2025 e 2026.

O banco de sangue funciona regularmente de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 18h, e fornece o atestado de doação. Para quem compareceu e, por algum motivo, não pode doar, a unidade fornece comprovante de comparecimento para justificar a falta no trabalho.

*Sob a supervisão de Ana Lazarini

Maria Eduarda Belchior* | SES-MT

Colaborou: Astrogildo Nunes – [email protected]

Publicidade
Continue Lendo
Publicidade
Clique Para Comentar

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mato Grosso

Projeto viabilizado pela Secel oferta oficinas para pessoas em vulnerabilidade social

Publicado

em

Divulgação

Estão abertas as inscrições para o projeto Oficinas de Artesanato, que oferecerá cursos em diversas modalidades para mulheres, jovens e idosos em situação de vulnerabilidade social no município de Campo Verde (a 131 Km de Cuiabá). A iniciativa é viabilizada com recursos da Lei Paulo Gustavo, por meio do Edital Viver Cultura – Expressões artísticas, da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel).

Serão ofertados doze cursos durante o mês de abril, como artes em cimento, crochê, artes com a palha de milho, biscuit, reciclagem e artes com fibra de bananeira.

A escolha de focar em mulheres e jovens em situação de vulnerabilidade partiu das próprias proponentes, que enxergam suas histórias refletidas na arte do artesanato. Maria Neide, atual coordenadora da Casa do Artesão de Campo Verde, relembra sua própria trajetória, que começou aos oito anos, trabalhando como colhedora de algodão. Hoje, aos 68 anos, ela expressa sua história de vida por meio do artesanato.

“Eu gosto de criar. Fiz uma peça representando um colhedor de algodão, mostrando como a colheita era feita, como o algodão era enfardado e transportado. Hoje, conto minha história através da arte”, compartilha Neide.

As oficinas também vão ensinar técnicas de produção artesanal utilizando materiais reaproveitados, como palha de milho e restos de algodão, doados por produtores locais. Essa abordagem busca promover a sustentabilidade ao transformar produtos que seriam descartados em peças artísticas de valor comercial.

Publicidade

“O milho que usamos vem de doações das fazendas. As meninas vão até lá, colhem e fazem a coleta das palhas e do cabelo do milho para a confecção das peças. Com o algodão, o processo é semelhante”, explica Neide.

As oficinas são gratuitas e as inscrições devem ser feitas aqui

Confira as oficinas:

Bailarina na Palha do Milho – Data: 21 de abril – Horário: 13h – Local: Assentamento 28 de outubro – 10 vagas – Público livre

Reciclagem – Data: 22 a 24 de abril – Horário: 13h – Local: Celeiro das Artes – 10 vagas – Público livre

Publicidade

Artes em Cimento – Data: 22 a 25 de abril – Horário: 13h – Local: CAPS – 6 vagas – Para mulheres a partir de 18 anos

Fibra de Bananeira – Data: 26 de abril – Horário: 8h – Local: Assentamento Santo Antônio da Fartura – 6 vagas – Para mulheres a partir de 18 anos

Artes na Palha do Milho – Data: 26 de abril- Horário: 8h – Local: Assentamento Santo Antônio da Fartura – 10 vagas – Publico livre

Crochê – Data: 28 a 30 de abril – Horário: 13h – Local: CRAS Santa Rosa – Não há mais vagas

DATA SUSPENSA – Artes na Palha do Milho e Biscuit

Publicidade
Tuani Nunes | Secel-MT

Colaborou:  Astrogildo Nunes – [email protected]

Continue Lendo

Mato Grosso

Obras do Complexo Leblon vão desafogar o trânsito no entorno da Trincheira Jurumirim

Publicado

em

Sinfra-MT

 

O Governo de Mato Grosso está executando as obras do Complexo Viário do Jardim Leblon, que envolvem uma série de intervenções no entorno da Trincheira Jurumirim, na Avenida Miguel Sutil. O objetivo é resolver os gargalos registrados nas duas extremidades da trincheira e melhorar o fluxo na região. O valor investido na obra é de R$ 78,1 milhões.

Confira as principais intervenções:

1) Duplicação da Rua Boa Vista

Publicidade

A Rua Boa Vista, que liga o bairro Jardim Leblon à Avenida Archimedes Pereira Lima (Estrada do Moinho), será duplicada. Com isso, motoristas que desejam acessar a Avenida Miguel Sutil a partir da Archimedes Pereira Lima deverão utilizar esse novo caminho, inclusive com possibilidade de entrada direta na Trincheira Jurumirim.

A duplicação deve aliviar o trânsito dentro do Jardim Leblon, especialmente na rua 8 de Janeiro e na Avenida dos Trabalhadores.

2) Nova trincheira na rotatória da Rua Boa Vista

Será construída uma nova trincheira na altura da Rua Boa Vista, no ponto onde hoje há uma rotatória. A trincheira será implantada apenas no sentido Coxipó – Rodoviária da Avenida Miguel Sutil.

Com isso, quem seguir pela Miguel Sutil poderá passar por baixo, sem necessidade de parar no semáforo. A pista superior será utilizada apenas por quem deseja acessar a Rua Boa Vista.

Publicidade

No sentido contrário (Rodoviária – Coxipó), não haverá alteração, mas quem quiser acessar a Archimedes Pereira Lima, a partir da Rua Boa Vista, utilizará o retorno na parte superior, eliminando o cruzamento que hoje causa congestionamentos.

3) Pequeno elevado no fim da Trincheira Jurumirim

Será construído um pequeno elevado próximo ao fim da Trincheira Jurumirim, no sentido Coxipó – Rodoviária. A estrutura permitirá que motoristas que vêm de dentro da trincheira acessem diretamente a Avenida do CPA.

Hoje, esse acesso exige passar pela parte superior e atravessar duas rotatórias. Com o novo elevado, os veículos seguirão por baixo da pista, evitando conflitos com o tráfego da superfície.

4) Alargamento do viaduto sobre a Avenida do CPA

Publicidade

O viaduto da Avenida Miguel Sutil sobre a Avenida do CPA está sendo alargado dos dois lados, com a implantação de uma terceira faixa. A ampliação permitirá a integração das duas pistas da trincheira com a do novo elevado, sem causar estrangulamentos no tráfego.

5) Túnel na Rua Desembargador Trigo Loureiro

Atualmente, motoristas que seguem pela Avenida do CPA, no sentido Bairro–Centro, precisam usar um retorno em frente ao Hotel Taiamã para acessar a Avenida Miguel Sutil no sentido Coxipó – ponto de frequente congestionamento.

Esse retorno será desativado. O acesso à Miguel Sutil passará a ser feito exclusivamente pela via ao lado da Academia Smart Fit, que levará ao novo túnel construído na altura da Rua Desembargador Trigo Loureiro.

Além disso, um pequeno elevado será implantado nesse ponto para separar os fluxos de veículos que saem do túnel e os que desejam acessar a Avenida do CPA, próximo à sede da Polícia Federal.

Publicidade
Guilherme Blatt | Sinfra-MT

Colaborou:  Astrogildo Nunes – [email protected]

Continue Lendo

Mato Grosso

Confeiteira de Várzea Grande impulsiona produção de ovos de Páscoa com crédito da Desenvolve MT

Publicado

em

Desenvolve MT impulsiona empreendedoras em temporada de alta no comércio -Crédito – Gabrielle Grandi – Desenvolve MT

 

A confeiteira artesanal Alexia Silva, proprietária da Totus Tuus, em Várzea Grande, contou com o apoio da Desenvolve MT para impulsionar a produção de ovos de páscoa e melhorar a estrutura do negócio. A empresária conseguiu aprovação do crédito da linha Mulher Empreendedora, em janeiro deste ano, após ser indicada por uma amiga.

“Adquiri uma mesa maior, pois antes não tinha espaço para produzir as encomendas. Outro avanço foi a aquisição de um notebook, facilitando o atendimento aos clientes. Além da compra de um freezer e um expositor, consegui dar uma pequena reforma na casa para melhorar o ambiente de trabalho e atender melhor os clientes”, relatou.

Segundo pesquisa da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Mato Grosso (Fecomércio-MT), os consumidores do Estado devem gastar mais com chocolates neste ano, com uma estimativa média de R$ 281 por pessoa, impulsionando principalmente os pequenos empreendedores e negócios locais.

Publicidade

Mãe de dois filhos, Alexia começou seu negócio em 2020, durante a pandemia, com a venda de geladinhos. Com o tempo, ela expandiu seu cardápio para incluir brownies, bolos e, claro, ovos de Páscoa, que hoje são os protagonistas do seu faturamento no primeiro semestre deste ano.

Com formação em administração, a empresária usa seus conhecimentos para gerir o negócio com estratégia e paixão. Para ela, os sabores que mais conquistam os clientes nesta época são os clássicos, como o de chocolate com recheio ao leite e ninho com creme de avelã. “Faço questão de usar bons chocolates, com todo o processo de temperagem. É mais trabalhoso, mas o resultado é incrível”, afirma.

Este ano, mesmo com o aumento no preço do chocolate, ela não desanimou. Otimizou o cardápio, padronizou os tamanhos e reforçou a produção com ajuda de uma colaboradora. “Já estou com cerca de 40% da agenda preenchida. A última semana vai ser aquela correria”, brinca. Além das encomendas, Alexia também participa de feiras, onde o contato direto com os clientes ajuda a fortalecer sua marca.

Conheça a linha Mulher Empreendedora

A linha Mulher Empreendedora da Desenvolve MT é pensada para mulheres que querem tirar a ideia do papel e fazer o seu negócio crescer. Com crédito de até R$ 15 mil, a linha oferece condições acessíveis, juros de 0,37% ao mês, com até 42 meses para pagar e carência de até seis meses para começar a quitar. O recurso pode ser usado 30% para capital de giro, e 70% para investimentos, como compra de equipamentos, insumos, móveis e até pequenas reformas do empreendimento.

Publicidade

Para acessar o crédito, basta entrar no site da Desenvolve MT, desenvolve.mt.gov.br, encontrar a linha de crédito e fazer uma simulação. O processo é digital e a equipe da Desenvolve MT irá acompanhar o processo do início ao fim.

*Com supervisão de Livia Rabani

Josemar Santos | Desenvolve MT

Colaborou:  Astrogildo Nunes – [email protected]

Publicidade
Continue Lendo

Tendência