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Amazon amplia soluções de entrega no Brasil com “Pontos de Retirada Amazon”

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A Amazon acaba de lançar uma nova opção de entrega para os consumidores brasileiros do e-commerce: os Pontos de Retirada Amazon. A modalidade, já adotada em outros países, permite que os clientes retirem pedidos em pontos estratégicos em uma variedade de cidades. Os pontos ficam em lojas, mercados e drogarias, entre outros estabelecimentos.

Inicialmente, 532 pontos localizados em todos Estados do Brasil, incluindo capitais, estão em operação. A expectativa é que esse número passe de 3 mil até o fim do ano. Os pontos elegíveis passam por treinamentos feitos pela própria Amazon.

“Com o lançamento dos Pontos de Retirada Amazon, reforçamos nosso compromisso com a inclusão digital, expandindo as opções de entrega e oferecendo ainda mais praticidade aos consumidores que já compram na Amazon e a consumidores que poderão experimentar os nossos serviços pela primeira vez”, afirma Mariana Grottera, diretora de Experiência do Cliente da Amazon Brasil. “Em 2025, continuaremos reforçando nosso compromisso em ampliar ainda mais a seleção de produtos e a conveniência aos nossos clientes em todo o Brasil a partir de novas tecnologias e com a expansão de nossa infraestrutura logística. Os Pontos de Retirada Amazon fazem parte deste investimento.”

Como vão funcionar os Pontos de Retirada Amazon?

Os Pontos de Retirada Amazon foram pensados para atender à parcela da população brasileira que vive em áreas isoladas e consumidores que não estão em casa durante o horário comercial ou não dispõem de uma recepção para receber suas encomendas.

Para utilizar a opção de retirada, os clientes devem selecionar um produto elegível para essa modalidade, prosseguir para a “Página do Produto” ou o “Carrinho” e, em seguida, escolher “Retirada” como método de entrega.

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O mapa exibido permitirá a seleção dos Pontos de Retirada Amazon mais próximos à localização ou preferência do cliente.

A modalidade é implementada em parceria com a empresa de transporte Jadlog, que já opera o produto pickup no Brasil, solução originária do Grupo Geopost, com estrutura capilarizada por todo País.

A Amazon está presente o Brasil desde 2011, quando vendia apenas livros. Desde 2019, lançou operações de varejo, e hoje oferece uma seleção de mais de 150 milhões de produtos em mais de 50 categorias, realizando entregas em 100% dos municípios. Existem mais de 160 polos logísticos operando com tecnologia Amazon espalhados por regiões estratégicas de Norte ao Sul do País.

Os membros Amazon Prime contam com frete grátis e rápido para todo o Brasil, sem valor mínimo de compras para milhões de itens elegíveis, sendo que mais de 1.300 cidades contam com entregas em até dois dias e em um dia para mais de 200 cidades. Os demais clientes podem experimentar frete grátis em compras acima de R$ 79, considerando produtos enviados pela Amazon.

Imagem: Shutterstock

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Corpo de Bombeiros de MT resgata mais de 1,9 mil animais silvestres em 2025

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Sucuri de cinco metros resgatada pelo CBMMT em empresa de produção de algodão. – Foto por: CBM-MT

 

O Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso (CBMMT) efetuou o resgate de 1.943 animais silvestres entre janeiro e outubro de 2025. O número já ultrapassou o total de ocorrências registradas em todo o ano de 2024, que somou 1.929 atendimentos no Estado.

Entre os municípios com maior número de ocorrências, Sorriso se mantém em primeiro lugar com 226 registros, seguido por Rondonópolis (182), Cuiabá (175), Barra do Garças (142), Sinop (110) e Tangará da Serra (107). Em 2024, Sorriso também liderou o ranking, com 239 casos.

Nos dez primeiros meses de 2025, janeiro foi o mês com mais ocorrências, somando 249 resgates; seguido de março, com 231; e outubro, com 219. No mesmo período de 2024, o maior número foi registrado em outubro, com 177 casos; seguido de janeiro, com 170; e março, com 147. Julho manteve-se como o mês de menor movimento nos dois anos analisados, com 145 e 99 registros em 2025 e 2024, respectivamente.

O diretor operacional adjunto do CBMMT, major BM Felipe Mançano Saboia, explica que, geralmente, as solicitações de resgate envolvem animais encontrados em residências, áreas públicas e no perímetro urbano.

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“A corporação recebe diariamente chamadas para resgate e captura de animais silvestres. Na maioria dos casos, são répteis e aves. Esses registros tendem a aumentar em períodos de estiagem e transição climática, quando as espécies costumam se deslocar em busca de abrigo e alimento”, destacou o major.  Orientação

O Corpo de Bombeiros reforça que, em casos envolvendo animais silvestres, a população deve acionar o 193 e evitar qualquer tentativa de captura por conta própria.

Tentar capturar ou remover um animal sem o apoio de profissionais capacitados pode resultar em ferimentos, tanto para o animal quanto para a pessoa envolvida. Essa orientação é importante quando se trata de animais silvestres, que podem reagir de maneira imprevisível ao se sentirem ameaçados. Nessas situações, o risco de acidentes ou ataques é significativamente maior, especialmente em situações de estresse.

Hannah Marques | CBM-MT

Colaborou: Astrogildo Nunes – [email protected]

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Latam Cargo avança no e-commerce com novo sistema que processa 72 mil encomendas por dia

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A Latam Cargo Brasil, unidade de cargas da Latam Airlines, acaba de instalar um sistema de sorterização automática no Aeroporto Internacional de Guarulhos, em São Paulo. A tecnologia amplia a capacidade de processamento diário para até 72 mil pacotes por dia.

O sistema é o primeiro equipamento desse tipo em toda a holding Latam e aumenta a velocidade, a precisão e a rastreabilidade no fluxo de encomendas, com dados de peso e cubagem em tempo real e classificação automatizada por destino.

O investimento integra um plano de R$ 10 milhões aplicados nos últimos três anos para ampliar e modernizar as operações de carga doméstica da companhia em Guarulhos, o principal hub logístico da Latam no Brasil.

“Os investimentos realizados refletem a nossa evolução em inovação e automação, oferecendo soluções logísticas cada vez mais ágeis, precisas e confiáveis aos nossos clientes. A chegada do novo sorter é mais um marco nessa jornada, trazendo eficiência e inteligência para a operação e consolidando a Latam Cargo como parceira logística do e-commerce no Brasil”, afirma Otávio Meneguette, diretor da Latam Cargo Brasil

Como funciona o novo sistema?

O novo sorter da Latam Cargo em Guarulhos é capaz de classificar e roteirizar até 3 mil pacotes por hora. O sistema conta com:

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  • Leitura automatizada de códigos de barras e QR Codes;
  • Dimensionamento a laser e balança integrada para cálculo de peso e cubagem;
  • Até 24 saídas automáticas;
  • Integração completa aos sistemas operacionais da Latam Cargo, garantindo rastreabilidade e precificação precisa em tempo real.

Nos últimos três anos, a Latam Cargo aumentou em 50% a capacidade do hub de Guarulhos, que agora conta com mais de 2,9 mil m² dedicados ao e-commerce. A empresa conta com um novo portfólio doméstico, incluindo o serviço éFácil, voltado a entregas rápidas de pequenos pacotes em milhares de cidades.

Além disso, tem uma parceria com a Amazon, atendendo 19 Estados das regiões Norte, Nordeste, Sul, Centro-Oeste e o Distrito Federal. A empresa também promoveu a expansão da malha e a integração entre aviões cargueiros e de passageiros.

Como resultado, 70% das encomendas originadas nos aeroportos de Congonhas e Guarulhos chegaram aos clientes finais em até 48 horas no primeiro semestre de 2025 — mais que o dobro do desempenho de 2024.

Segundo dados da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) de setembro de 2025, a Latam Cargo responde por 39% de participação de mercado. A malha logística da empresa cobre 51 bases operacionais, incluindo rotas com aeronaves cargueiras como Guarulhos–Manaus e Viracopos–Manaus.

Imagem: Divulgação

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Polícia Civil prende homem investigado por matar concunhado após discussão em Matupá

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PJC

A Polícia Civil prendeu nesta quinta-feira (13.11), um homem, de 31 anos anos, suspeito de matar o concunhado, Luan Romário da Silva, de 30 anos, a facadas, após uma discussão, em Matupá.

O crime ocorreu no dia 18 de outubro deste ano, no bairro União, por volta das 22h45. A vítima e o suspeito eram casados com duas irmãs.

Após uma discussão, ambos saíram em veículos, ocorrendo uma perseguição na cidade e, em meio a isso, chegou a ocorrer uma colisão. Em um momento, o suspeito e vítima desceram dos veículos e entraram em luta corporal.

A esposa do suspeito, cunhada da vítima, tentou intervir e acabou atingida por um golpe de arma branca no braço. Em seguida, o suspeito deu diversos golpes de faca em várias regiões do corpo de Luan, que morreu no local.

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Assim que acionada, a equipe da Delegacia de Matupá deu início às investigações do caso e o delegado Emerson Marques Lima representou pela prisão temporária do suspeito, que foi deferida pela Justiça.

Desde o crime, o Núcleo de Homicídios da Delegacia de Matupá vinha realizando buscas pelo suspeito. Na manhã desta quinta-feira (13), após contato do advogado constituído, o investigado se apresentou na delegacia, onde recebeu voz de prisão e, após ser interrogado, foi levado à Cadeia Pública de Peixoto de Azevedo, onde aguardará a conclusão do inquérito e posterior julgamento.

Karina Cabral | Polícia Civil – MT

Colaborou: Astrogildo Nunes – [email protected]

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