Conecte-se Conosco

segurança

Polícia Civil prende casal em flagrante por roubo em Várzea Grande

Publicado

em

PJC

Uma investigação realizada pela Polícia Civil culminou na prisão de um casal suspeito de roubo a uma farmácia localizada no centro de Várzea Grande. O crime aconteceu por volta das 20h30 desta quinta-feira (1.5).

Policiais da Delegacia de Roubos e Furtos de Várzea Grande (Derf-VG), tão logo tomaram conhecimento do fato, iniciaram as diligências investigativas com o intuito de localizar e prender os envolvidos.

A informação era de que um homem anunciou o assalto e subtraiu todo o valor do caixa, utilizando um simulacro de arma de fogo. Após o roubo, o assaltante teria fugido em um veículo Fiat Uno, de cor prata. Após a ação policial, o veículo foi identificado e o casal, preso em flagrante.

O homem, de 27 anos, confessou ser o autor do roubo. A mulher, de 35 anos, proprietária do veículo utilizado na fuga e namorada do suspeito confessou ter emprestado o carro, mas negou participação no crime.

Publicidade

Os dois foram encaminhados à Gerência de Custódia e Escolta Metropolitana, onde ficam à disposição da Justiça.

O delegado responsável pelo caso, Márcio Portela, representou pela conversão da prisão em flagrante em prisão preventiva do casal, tendo em vista a gravidade dos fatos, bem como o fato de o suspeito já possuir antecedentes criminais por crime da mesma natureza, além de usar tornozeleira eletrônica, razão pela qual já responde por outro fato criminoso.

Assessoria | Polícia Civil-MT

Colaborou: Astrogildo Nunes – [email protected]

Publicidade

Mídia Rural, sua fonte confiável de informações sobre agricultura, pecuária e vida no campo. Aqui, você encontrará notícias, dicas e inovações para otimizar sua produção e preservar o meio ambiente. Conecte-se com o mundo rural e fortaleça sua

Continue Lendo
Publicidade
Clique Para Comentar

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

segurança

Condenado a 34 anos de prisão tem prisão cumprida pela Polícia Civil em Rondonópolis

Publicado

em

PJC

Um homem condenado pelos crimes de tráfico de drogas, roubo qualificado e porte ilegal de arma de fogo teve o mandado de prisão cumprido pela Polícia Civil, na tarde de segunda-feira (8.12), em Rondonópolis.

O homicida de 43 anos estava com mandado de prisão decretada pela Justiça em razão de condenação a 34 anos e seis meses de reclusão em regime fechado, decretado pela Quarta Vara Criminal de Rondonópolis.

O procurado foi localizado e teve a ordem judicial cumprida em ação realizada pelos policiais da Delegacia Especializada de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) do município.

A prisão ocorreu após a equipe policial receber informações de que um foragido da Justiça poderia ser encontrado, no bairro Dona Neuma, em Rondonópolis. Ao chegar ao local, os policiais realizaram varredura perimetral e identificaram o homem no interior da residência.

Publicidade

O procurado foi detido e conduzido à unidade policial, sendo apresentado à autoridade policial para a adoção dos devidos procedimentos, incluindo registro da ocorrência e formalização do cumprimento do mandado de prisão, sendo posteriormente colocado à disposição da Justiça.

Assessoria | Polícia Civil-MT

Colaborou: Astrogildo Nunes – [email protected]

Continue Lendo

segurança

Vigiagro apreende 240 caranguejos em bagagem internacional

Publicado

em

Divulgação

A Vigilância Agropecuária Internacional (Vigiagro), do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), apreendeu 240 caranguejos que estavam na bagagem de uma passageira vinda da China. A interceptação ocorreu no Aeroporto Internacional de Guarulhos.

Os animais não tinham autorização para entrar no país e estavam distribuídos em 12 caixas, cada uma com 4,6 quilos e contendo 20 unidades. Uma avaliação inicial indica que a espécie pode ser o caranguejo-de-mitene (Eriocheir sinensis), conhecido como hairy crab ou caranguejo-peludo, considerado uma iguaria na China e bastante apreciado em países como Singapura e Hong Kong.

A fiscalização de cargas clandestinas é um dos pilares do Vigiagro, responsável por prevenir riscos sanitários no trânsito internacional e proteger a agropecuária brasileira. A entrada irregular de organismos aquáticos pode introduzir enfermidades graves, afetar ecossistemas locais, comprometer cadeias produtivas e gerar prejuízos econômicos significativos.

O coordenador-geral do Vigiagro, Cleverson Freitas, destaca que o trabalho das equipes é estratégico para impedir o ingresso de produtos e organismos sem autorização, garantindo a sanidade agropecuária, a saúde animal e a segurança dos consumidores.

Publicidade

Fonte: Assessoria

Colaborou: Astrogildo Nunes – [email protected]

Continue Lendo

segurança

Pesquisador desenvolve dispositivo que detecta incêndios em secadores de grãos

Publicado

em

Foto: Divulgação Unioeste

 

Garantindo a segurança de pessoas e maquinários agrícolas, o agora Doutor pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), Luís Eduardo Zarpellon, desenvolveu um dispositivo de detecção de incêndios em secadores de grãos com uso de técnicas de Redes Neurais Artificiais (Inteligência Artificial) em sua pesquisa de doutorado no Programa de Pós-Graduação em Engenharia Química (PPGEQ), campus Toledo.

pesquisador secadores
Foto: Divulgação Unioeste

Zarpellon é Bombeiro Militar e percebeu um alto índice de incêndios em secadores de grãos na região, devido ao número de ocorrências atendidas pelo Corpo de Bombeiros. Sendo assim, buscou entender os motivos de tantos incêndios nestes equipamentos. “O trabalho preventivo é necessário para não haver incêndios, mesmo assim durante o processo de secagem existe uma probabilidade muito grande destes incidentes ocorrerem. A maioria dos secadores trabalha com transferência direta de calor das fornalhas até a coluna de secagem de grãos, então a possibilidade de incêndios é muito alta. Daí surgiu a necessidade de pesquisar e criar um novo dispositivo que detecte incêndios ainda em fase incipiente”, explica o pesquisador.

Os incêndios em secadores de grãos podem fazer com que tanto o equipamento quanto os insumos sejam perdidos. Segundo Zarpellon, até o momento que o operador perceba o incêndio, este já pode estar em uma fase avançada, sendo muito difícil de apagar. Com isso, verificou-se a necessidade de um dispositivo que detecte os incêndios logo no início.

Para iniciar a pesquisa foram realizados ensaios em protótipo. Foi construído um secador em escala reduzida e um sistema inovador de Rede Neural Artificial. “Foi desenvolvido primeiro no protótipo. Foram instalados uma série de sensores de temperatura e umidade de grãos, de secagem e de condições atmosféricas, sensor de concentração de gases, nível de grãos e velocidade de descarga, interligados através de uma Rede Neural. A inteligência processa todos esses dados, e dizem se os padrões de secagem estão dentro da normalidade ou se há alguma variação para indicar um princípio de incêndio”, comenta Zarpellon.

Publicidade
secadores
Foto: Divulgação Unioeste

Ainda no protótipo, o dispositivo se mostrou eficaz. A Rede Neural, programada através de um algoritmo em linguagem Phyton, já começou a apontar a detecção precoce de incêndios induzidos. Em um segundo momento, Zarpellon conta que em 2023, já em escala industrial, o dispositivo foi instalado em um secador real para fazer o monitoramento por alguns meses. “Tivemos a oportunidade de ter dois incêndios reais durante a fase de testes, e o equipamento respondeu satisfatoriamente nessas condições. Houve, portanto, a validação do dispositivo, comprovando que ele realmente funciona”.

Quem orientou Zarpellon na pesquisa, foi o professor Camilo Freddy Mendoza Morejon, docente do PPGEQ. Segundo ele a inovação consiste em uma combinação de dispositivos eletrônicos, sensores inteligentes e algoritmos de Inteligência Artificial que são capazes de monitorar em tempo real as diversas condições dos elementos que compõem os sistemas de secagem de grãos (fornalhas, dutos e leitos de secagem), visando identificar distorções operacionais que remetam a riscos de incêndio/explosões. “Na prática, o sistema detecta variações atípicas das variáveis de temperatura, umidade e até mesmo a presença de gases, sinais que podem indicar o início de uma combustão espontânea. Quando o sistema identifica as distorções operacionais indicadores aciona automaticamente um sinal para ajustar as variáveis operacionais, evitando com isso o começo dos incêndios e explosões nos sistemas de beneficiamento e armazenamento de grãos”.

A expectativa é de que, com o tempo e por meio da parceria Universidade-Empresa (nos moldes da Lei de Inovação do Brasil), a tecnologia seja aprimorada e se torne acessível a um número ainda maior de agroindústrias, potencializando a segurança em todo o processo de armazenamento de grãos e garantindo uma maior confiança na produção agrícola nacional.

Assim se demonstra o grande potencial das universidades para o desenvolvimento de tecnologias inovadoras para os diversos desafios dos sistemas produtivos.

Ensino e Pesquisa

Segundo Luís Eduardo Zarpellon, a Unioeste cumpriu seu papel em garantir o ensino e a pesquisa durante a pesquisa de doutorado. Ele afirma que recebeu todo o embasamento teórico necessário para alcançar os resultados esperados na parte prática. “A Universidade, por meio de laboratórios e dos professores do Programa de Pós-graduação em Engenharia Química, ofereceu a possibilidade de assimilação de conceitos teóricos, além da orientação e direcionamento para os estudos de campo. A Unioeste forneceu o suporte necessário para encontrar e desenvolver um método inovador na concepção do dispositivo de detecção de incêndios em secadores de grãos. As Redes Neurais Artificiais, além de serem um tema contemporâneo, possuem um vasto campo de aplicação na segurança contra incêndios”.

(Da Assessoria Unioeste)

Publicidade

Fernanda Toigo

Colaborou: Astrogildo Nunes – [email protected]

Continue Lendo

Tendência