Conecte-se Conosco

Agricultura

Frio em metade do país, chuva e calor em outra parte; confira a previsão

Publicado

em

frio-em-metade-do-pais,-chuva-e-calor-em-outra-parte;-confira-a-previsao
Foto: Pixabay

A terça-feira inicia com tempo frio no Sul e em parte do Sudeste, além de pancadas de chuva isoladas, mas fortes, em parte do país. Confira e comece o dia bem preparado:

Sul

Predomínio de sol e sem chuva em todo o Rio Grande do Sul, grande parte de Santa Catarina e do Paraná. No litoral catarinense e paranaense a infiltração marítima favorece condições para chuva moderada; não se descarta algumas pancadas mais isoladas por áreas do norte do Paraná. A massa de ar frio de origem polar começa a perder força, mas o dia ainda amanhece com temperaturas baixas, especialmente na campanha gaúcha e na serra do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina, mas sem chance para geada.

Sudeste

O transporte de umidade do oceano em direção ao continente favorece para chuva na faixa litorânea de São Paulo, do Rio de Janeiro e Espírito Santo. Entre o norte paulista e o Triângulo mineiro podem ocorrer algumas pancadas de chuva isoladas, mas moderadas, devido à circulação de ventos em médios e altos níveis da atmosfera. A massa de ar frio ainda influencia parte da Região Sudeste, e o amanhecer deve contar com temperaturas mais baixas na faixa leste de São Paulo, no Rio de Janeiro e sul de Minas Gerais.

Centro-Oeste

Pancadas de chuva isoladas no período da tarde estão previstas para o norte e nordeste do Mato Grosso do Sul, sul de Goiás, além de leste, centro e noroeste de Mato Grosso. Nas demais regiões o sol vai predominar no decorrer do dia. O calor vai seguir prevalecendo na Região, especialmente em território mato-grossense.

Nordeste

A circulação de ventos do oceano em direção ao continente vai favorecer a chuva no leste do Nordeste, especialmente no leste da Bahia, de Sergipe, Alagoas e litoral de Pernambuco. Na costa norte, pancadas com trovoadas no Ceará, extremo norte do Piauí e centro-norte do Maranhão, cenário influenciado pela Zona de Congergência Intertropical (ZCIT). O interior da Região terá um dia de sol e calor.

Norte

A ZCIT aumenta a condição de chuva forte e temporais pelo Amapá, norte do Pará, Amazonas e, principalmente, por Roraima, onde os volumes previstos são mais expressivos. Por outro lado, no Tocantins o sol aparece entre poucas nuvens, enquanto no Acre e em Rondônia o dia será mais nublado e sem chuva.

Publicidade

O post Frio em metade do país, chuva e calor em outra parte; confira a previsão apareceu primeiro em Canal Rural.

Agricultura

AgriZone define o apoio do agro na luta contra as mudanças climáticas, diz ex ministro

Publicado

em

agrizone-define-o-apoio-do-agro-na-luta-contra-as-mudancas-climaticas,-diz-ex-ministro
Foto: Embrapa Amazônia Oriental

O ex-ministro da Agricultura Roberto Rodrigues definiu a Agrizone, espaço temático coordenado pela Embrapa na COP30, como a iniciativa do evento que melhor define a contribuição do agro no enfrentamento das mudanças climáticas.

Entre os destaques do local estão as vitrines demonstrativas a campo em que os visitantes podem conhecer, de perto, sobre intensificação sustentável e diversificação de sistemas produtivos, além de entender as iniciativas da Embrapa para desenvolvimento dos protocolos de agropecuária de baixo carbono e ainda as vitrines tecnológicas para agricultura familiar.

A AgriZone fica localizada na Embrapa Amazônia Oriental, na Travessa Dr. Enéas Pinheiro, no bairro Marco, em Belém, a aproximadamente 1,8 km da Blue Zone. O espaço estará aberto ao público de 10 a 21 de novembro, das 10h às 18h. A entrada é gratuita, com inscrição prévia ou realizada no local.

Com uma programação dinâmica, composta por exposições imersivas, painéis interativos, pavilhões com vitrines vivas, cinco auditórios para 400 atividades (palestras, workshops e painéis), espaços para alimentação, apresentações culturais, experiências gastronômicas, lançamentos de tecnologias e publicações, a AgriZone convida o público da COP30 a conhecer de perto as soluções desenvolvidas pela Embrapa em parceria com governos, empresas e produtores.

A programação foi montada a partir de uma chamada pública feita pela Embrapa em que organizações relacionadas, direta ou indiretamente, à agricultura, à segurança alimentar e à mudança do clima, submeteram propostas para a organização de eventos e iniciativas dentro da AgriZone.

As 450 propostas recebidas passaram por análise de grupo de trabalho específico composto por pesquisadores e técnicos de diferentes áreas, resultando em uma programação plural e inclusiva, abrigando diversos setores, desde organizações não governamentais e entidades da agricultura familiar até instituições financeiras, ministérios, representações do agronegócio e organismos internacionais.

Publicidade

O post AgriZone define o apoio do agro na luta contra as mudanças climáticas, diz ex ministro apareceu primeiro em Canal Rural.

Continue Lendo

Agricultura

Governo anuncia publicação de 10 portarias de demarcação indígena

Publicado

em

governo-anuncia-publicacao-de-10-portarias-de-demarcacao-indigena
Foto: Bruno Peres/ Agência Brasil

A ministra dos Povos Indígenas Sônia Guajajara, anunciou nesta segunda-feira (17) a assinatura de dez novas portarias declaratórias de demarcação de terras indígenas pelo Ministério da Justiça nos próximos dias.

Os documentos envolvem os seguintes territórios:

  1. TI Vista Alegre (AM – Mura)
  2. TI Tupinambá de Olivença (BA – Tupinambá)
  3. TI Comexatibá (BA – Pataxó)
  4. TI Ypoí Triunfo (MS – Guarani)
  5. TI Sawré Ba’pim (PA – Munduruku)
  6. TI Pankará da Serra do Arapuá (PE – Pankara)
  7. TI Sambaqui (PR – Guarani)
  8. TI Ka’aguy Hovy (SP – Guarani)
  9. TI Pakurity (SP – Guarani)
  10. TI Ka’aguy Mirim (SP – Guarani)

“Como parte do nosso compromisso, o Brasil anuncia a regularização e proteção de 63 milhões de hectares de terras indígenas e quilombolas até 2030”, declarou a ministra durante anúncio de iniciativa global dedicada a garantir os direitos territoriais de povos indígenas, afrodescendentes e comunidades tradicionais, com a meta coletiva de proteger 160 milhões de hectares. Ao todo, 15 países apoiaram a iniciativa.

Segundo a ministra, desse total, 4 milhões de hectares são em territórios quilombolas e os outros 59 milhões são territórios distribuídos em dez territórios indígenas com processos na câmaras de destinação de áreas pública que serão incorporados pelo Plano Integrado de Implementação da Política Nacional de Gestão Territorial e Ambiental de Terras Indígenas (PNGATI).

O post Governo anuncia publicação de 10 portarias de demarcação indígena apareceu primeiro em Canal Rural.

Publicidade
Continue Lendo

Agricultura

Brasil conquista 50 medalhas em concurso mundial de queijos

Publicado

em

brasil-conquista-50-medalhas-em-concurso-mundial-de-queijos
Foto: divulgação/biopark

O Brasil voltou a se destacar no World Cheese Awards 2025 (WCA), realizado na Suíça, trazendo para casa 50 medalhas em meio a mais de 5 mil queijos inscritos de mais de 50 países. Entre os premiados, três produtos desenvolvidos em Toledo, no Oeste do Paraná.

O World Cheese Awards é reconhecido como a maior competição dedicada exclusivamente aos queijos, reunindo desde grandes indústrias até pequenos produtores artesanais.

Nesta edição, 265 especialistas compuseram o júri, as avaliações foram realizadas às cegas, considerando critérios como sabor, aparência, aroma, corpo e textura. O evento reúne queijeiros, varejistas, compradores e alimentos de diversos países para julgar mais de 5 mil queijos provenientes de mais de 40 nações.

Medalhas brasileiras

O Brasil marcou presença entre os premiados do World Cheese Awards, com cinco queijos classificados como ouro, 19 como prata e 26 como bronze. As distinções contemplam produtores de diferentes regiões, incluindo São Paulo, Santa Catarina, Paraná, Minas Gerais, Goiás, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul.

Paraná

Entre os queijos do Paraná, os destaques foram Abaporu, Saint Marcellin e Garoa Tropical. O Abaporu, de massa mole e casca lavada, recebeu medalha de prata ao impressionar os jurados com notas de baunilha, amêndoas e especiarias como canela e cravo. O queijo já havia conquistado ouro no Mondial du Fromage, na França.

O Saint Marcellin, também prata, é um produto comercial da queijaria Flor da Terra e já acumula diversos reconhecimentos, entre eles, estar entre os dez melhores queijos do Brasil em 2023 e garantir prata no Mondial du Fromage 2025.

Publicidade

Fechando a lista, o Garoa Tropical recebeu bronze. Inspirado nas antigas técnicas que utilizavam frutas cítricas para coagulação do leite, o queijo se destaca pelo sabor diferenciado e pela textura singular resultante de enzimas naturais dessas frutas.

Vencedor

O grande vencedor do World Cheese Awards 2025 foi o Gruyère AOP Vorderfultigen Spezial, produzido pela queijaria suíça Bergkäserei Vorderfultigen. Reconhecido pelo equilíbrio entre textura, maturação e um sabor marcante típico dos queijos alpinos, o rótulo superou mais de 5 mil concorrentes de mais de 40 países.

O post Brasil conquista 50 medalhas em concurso mundial de queijos apareceu primeiro em Canal Rural.

Continue Lendo

Tendência