Mato Grosso
Governo do Tocantins fortalece a cultura e o turismo sustentável com visita de embaixadores suíços ao Jalapão

Durante a programação, os diplomatas visitaram a comunidade quilombola Mumbuca, considerada o primeiro povoado da região – Foto: Lúcia Moraes/Governo do Tocantins
Representantes da Embaixada da Suíça no Brasil participaram, nos dias 27 e 28, domingo e segunda-feira, de visita institucional ao Jalapão, conduzida pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh). A agenda promoveu experiências com comunidades tradicionais e reforçou a importância do turismo sustentável no território.
A comitiva foi composta pelo embaixador Pietro Lazzeri, pela embaixatriz Enrica Battistutta e pelo conselheiro Brendan Mackinnon Lacasa. Eles foram acompanhados pelo secretário de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Marcello Lelis, em um roteiro com foco na valorização ambiental, cultural e humana do Jalapão.
Durante a programação, os diplomatas visitaram a comunidade quilombola Mumbuca, considerada o primeiro povoado da região. Atualmente, Mumbuca é nacionalmente reconhecida por ser berço do artesanato em capim-dourado.
O embaixador Pietro Lazzeri aproveitou o encontro para entregar presentes às crianças da comunidade, reforçando a importância do olhar voltado para o futuro. “Falamos do futuro, e o futuro são as crianças. Trouxemos materiais que falam do nosso país, para que eles continuem a escrever a história.”
O secretário Marcello Lelis ressaltou a força do capim-dourado na identidade tocantinense. “Não é o capim-dourado pelo capim-dourado. Ele é lindo, mas quando você soma tudo isso que vocês construíram aqui, ele fica infinitamente mais bonito.”
Na ocasião, a jovem quilombola Taiane destacou a importância da preservação da história local. “Muitas das vezes, quando a gente tem esse momento de contar história, as pessoas ficam surpresas. A gente tem esse zelo de manter a nossa história viva”, afirmou.
Além da comunidade Mumbuca, o grupo conheceu a comunidade do Prata, onde almoçou no restaurante de Seu Manoel e Dona Rosirene, abastecido por uma horta orgânica cultivada no próprio quintal. Em seguida, foram recepcionados por Seu Salomão e Dona Maria, com quem compartilharam o tradicional café com rapadura preparado de forma artesanal.
A programação incluiu visita aos fervedouros da região, nascentes de água límpida e borbulhante que são símbolo do Jalapão. O secretário do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Marcello Lelis, dialogou com os representantes diplomáticos sobre a necessidade de infraestrutura adequada para promover o turismo de forma sustentável, com respeito às comunidades e à conservação ambiental. “Receber representantes internacionais em um território como o Jalapão é uma oportunidade de mostrar ao mundo que aqui existe um exemplo de convivência entre natureza, cultura e desenvolvimento. Essa troca de experiências fortalece o nosso compromisso com um turismo sustentável e com a valorização dos povos tradicionais”, enfatizou.
Diálogo institucional Tocantins-Suíça
A visita do embaixador Pietro Lazzeri ao Jalapão integrou uma programação mais ampla de três dias no Tocantins. Na terça-feira, 29, o embaixador foi recebido no Palácio Araguaia Governador José Wilson Siqueira Campos, em Palmas, pelo secretário-chefe da Casa Civil, Deocleciano Gomes, que representou o governador Wanderlei Barbosa.
Durante a conversa com o embaixador, o secretário Marcello Lelis, propôs um diálogo mais efetivo para a construção de uma parceria internacional. Defendeu a importância de um plano para o Novo Jalapão, com foco prioritário na vertente turística, mas também ligado à preservação ambiental. “Um diálogo mais concreto, efetivo sobre uma parceria onde vocês poderiam nos auxiliar na construção desse plano para o Novo Jalapão, considerando a vertente turística. Por isso é o comandante dessa agenda, mas é também uma agenda muito ambiental. Nós estamos falando da preservação dos atrativos dessa região tão importante para o estado. Então é muito Naturatins, é muito Secretaria do Meio Ambiente e é principalmente turismo”, afirmou.
Em resposta, o embaixador Pietro Lazzeri sinalizou positivamente à proposta, destacando a expertise suíça nesse tipo de iniciativa. “A Suíça tem grande experiência em manejo de ecossistema frágil com grande impacto turístico. Eu sei que a gente teve esse tipo de cooperação no Peru, na Colômbia, na Ásia. No Brasil ainda não temos. Já discutimos talvez alguns bons e alguns menos bons exemplos que existem. Então é uma cooperação 2.0. O que eu posso fazer é também falar com o diretor do escritório do Turismo da Suíça, que está em São Paulo. Ele tem uma grande experiência com turismo sustentável. A nossa cooperação não tem muita burocracia, então tem que ser ágil”, completou.
por Lúcia Moraes/Governo do Tocantins
Colaborou: Astrogildo Nunes – [email protected]
Mato Grosso
Produtores de soja em Goiás destacam necessidade de mais energia para nova fronteira agrícola

Assessoria
Com expectativa de safra recorde, produtores goianos defendem investimentos em infraestrutura elétrica e logística para ampliar a produção no Vale do Araguaia. O tema foi central na Abertura do Plantio de Soja Goiana, realizada em 27 de setembro pela Aprosoja-GO na Fazenda Tamburi, em Nova Crixás, e reuniu mais de 1 mil participantes entre produtores, autoridades e lideranças políticas.
Vale do Araguaia como nova fronteira agrícola
O Vale do Araguaia, composto por 11 municípios, já responde por 10% da safra de soja e 15% do milho em Goiás. A região tem potencial para expandir em 50% a área agricultável, convertendo mais de 2 milhões de hectares de pastagens degradadas em terras produtivas. Desde 2019, a produção local cresce sete vezes mais que a média estadual.
Segundo Aldo Rebelo, ex-deputado federal e ex-ministro da Defesa, a região representa uma transformação econômica significativa. “Com essa nova fronteira, Goiás consolida-se como uma das maiores bacias de grãos do Brasil, mostrando o impacto do espírito empreendedor dos produtores rurais”, destacou.
Energia elétrica é principal desafio
Durante o evento, produtores apontaram que o déficit energético limita o desenvolvimento da região. Clodoaldo Calegari, presidente da Aprosoja-GO, afirmou que a entidade continuará pressionando por soluções. “Transformar potencial em potência não é fácil, mas queremos fazer isso. Se cada um se dedicar um pouco, vamos chegar lá”, disse.
O vice-governador Daniel Vilela reforçou que o governo estadual, junto a produtores e lideranças locais, negocia com o Ministério de Minas e Energia e com a concessionária para direcionar investimentos na rede elétrica, incluindo o novo linhão que será leiloado em outubro.
José Mário Schreiner, presidente da Faeg, também destacou a importância da energia para ampliar áreas irrigadas e impulsionar o desenvolvimento da região, ressaltando que a infraestrutura viária já concluída é um exemplo do progresso em curso.
Sustentabilidade e logística como fatores estratégicos
O evento também enfatizou práticas sustentáveis e melhorias logísticas. Erik Figueiredo, presidente do IMB, afirmou que a produção no Vale respeita o Código Florestal e contribui para a recuperação de terras degradadas. Cerca de 259 mil hectares de áreas degradadas poderiam ser recuperadas em cinco anos, com investimento estimado em R$ 3 bilhões.
A expansão da malha logística, como a possível implantação do Terminal Logístico de Grãos da Ferrovia de Integração Centro-Oeste, deve gerar crescimento de 9,6% no PIB agropecuário regional (equivalente a R$ 132,6 milhões) e quase 10,8 mil empregos formais nos próximos anos.
Perspectiva de safra recorde
Na última safra, Goiás colheu 20,75 milhões de toneladas de soja, sendo 10% provenientes do Vale do Araguaia. Com a ampliação da infraestrutura energética e logística, os produtores esperam consolidar a região como uma nova fronteira agrícola de alta produtividade no estado.
Fonte: Portal do Agronegócio
Colaborou: Astrogildo Nunes – [email protected]
Mato Grosso
Caminhão de lagartas – Projeto percorrerá mais de 50 cidades com eventos centrados no controle de lagartas na agricultura

Divulgação
Campinas (SP) – Principal empresa do mercado de bioinseticidas para controle de lagartas, a AgBiTech deu a partida no programa AgBiTech Experience. Trata-se de uma iniciativa ancorada em um caminhão adaptado para funcionar como laboratório e levar treinamentos a propriedades de grãos, com objetivo de difundir a relevância do manejo de lepidópteros. Segundo a companhia, até o mês de dezembro seu ‘caminhão de lagartas’ percorrerá mais de 20 mil quilômetros, por 50 cidades.
Conforme o gerente de portfólio e novos negócios da AgBiTech, Victor Hugo Costa, o programa AgBiTech Experience resulta da vocação da empresa na área de pesquisa & desenvolvimento. “O laboratório móvel conecta o produtor à essência da companhia, uma especialista em lagartas que busca através da pesquisa e da inovação prover o melhor manejo dessas pragas”, ele resume.
O caminhão-laboratório da AgBiTech chega às propriedades agrícolas dotado de recursos que abrangem desde lupas até equipamentos mais sofisticados, além de apresentações audiovisuais. “Permite mostrar a produtores, na prática, sobre a ação dos baculovírus nas lagartas de alta complexidade como a Spodoptera frugiperda”, acrescenta Costa.
Conforme o executivo, além da equipe especialista da companhia, eventos do programa AgBiTech Experience contam com envolvimento de consultores independentes, especialistas em manejo de lagartas. “Eles orientam produtores e profissionais para dominar a identificação de espécies de lagartas encontradas no Brasil, bem como controlá-las, estrategicamente, por meio da integração dos baculovírus aos sistemas de manejo.”
“Os encontros possibilitam a troca de experiências e conhecimentos com diversos agricultores e consultores do Brasil, e visa o compartilhamento das melhores práticas de controle de lagartas, pragas que cada vez mais preocupam no campo”, continua Victor Costa.
Ainda de acordo com o gerente da AgBiTech, também mestre em produção vegetal e doutor em biotecnologia, o investimento no laboratório móvel abre caminho com vistas a uma experiência favorável de clientes em relação a insumos de matriz biológica. Para Costa, os eventos impulsionam ainda a reputação de credibilidade do portfólio da AgBiTech, composto por baculovírus líderes de mercado, como o de marca Cartugen MAX® e por outras ferramentas que avançam safra após safra, entre estas o atrativo alimentar Chamariz®.
O roteiro do programa AgBiTech Experience começou pela cidade goiana de Rio Verde. Nas próximas semanas, estão na agenda da iniciativa itinerante os municípios mato-grossenses de Campo Novo dos Parecis, Campo Verde, Campos de Júlio, Itiquira, Primavera do Leste, Rondonópolis e Sapezal.
A expectativa da companhia é a de realizar em torno de 70 eventos para cerca de 2 mil pessoas até o final deste ano, nos estados da Bahia, de Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Minas Gerais, Pará e Tocantins.
Desde 2002, a AgBiTech fornece produtos consistentes, de alta tecnologia, que ajudam a tornar a agricultura mais rentável e sustentável. A empresa combina experiência a campo com inovação científica. Trabalha com agricultores, consultores e pesquisadores e desenvolve soluções altamente eficazes para manejo de pragas agrícolas. Controlada pelo fundo de Private Equity Paine Schwartz Partners (PSP), a AgBiTech fabrica toda a sua linha de produtos na mais moderna unidade produtora de baculovírus do mundo, em Dallas (Texas, EUA). www.agbitech.com.br
Fernanda Campos
Colaborou: Astrogildo Nunes – [email protected]
Mato Grosso
Mutirão de cirurgias eletivas em Monte Negro vai atender 170 pacientes com apoio de emenda do deputado Thiago Flores

Assessoria
O deputado federal Thiago Flores (Republicanos-RO) esteve, hoje (30), no Hospital Municipal Irmã Dulce, em Monte Negro, acompanhando o mutirão de cirurgias eletivas que está sendo realizado graças a uma emenda parlamentar de R$ 800 mil destinada pelo seu mandato.
A ação beneficiará não apenas os moradores de Monte Negro, mas toda a população do Vale do Jamari. No total, estão previstas 170 cirurgias eletivas, e a lista de espera já conta com 50 pacientes cadastrados.
Somente em setembro, nos primeiros quatro dias de atendimento (27 a 30/09), mais de 30 procedimentos foram realizados com sucesso, devolvendo saúde e qualidade de vida aos pacientes.
As cirurgias contemplam procedimentos como colecistectomia, correção de hérnias (inguinal, umbilical, epigástrica), hemorroidas, laqueadura e vasectomia. Os atendimentos seguem mensalmente, com cerca de 30 cirurgias por mês.
De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, os interessados devem procurar o Setor de Regulação da Secretaria Municipal de Saúde, no Centro de Especialidades – R. Justino Luís Ronconi, nº 2337, ou obter informações pelo telefone (69) 9927-9593.
“Esse mutirão é uma resposta concreta à população que aguardava há muito tempo por esses procedimentos. Nosso compromisso é trabalhar para garantir saúde de qualidade e dignidade para cada rondoniense”, destacou o deputado Thiago Flores.
Em sua postagem nas redes sociais, o parlamentar destacou o bom atendimento que vem sendo prestado a população pelos profissionais da saúde. Segundo Thiago, quando ele chegou no hospital encontrou com pacientes que relataram o apoio, acolhimento e cuidado que estão recebendo pela equipe. “Ver a esperança e a saúde das pessoas reestabelecida é um combustível para continuarmos o nosso trabalho sabendo que estamos no caminho certo”, finalizou o deputado federal Thiago Flores.
Ao todo já foram destinados mais de R$ 3,5 milhões para o município de Monte Negro sendo R$ 1,7 milhão para a saúde, R$ 650 mil para infraestrutura com aquisição de tubos de aço corrugado, R$ 100 mil para cursos de capacitação dos servidores, R$ 700 mil para aquisição de equipamentos e duas caminhonetes para as Unidades Básicas de Saúde (UBS) Vila Massangana, Linha C-35 e Santa Lucia e R$ 200 mil para aquisição de equipamentos para o Hospital Municipal.
da Assessoria
Colaborou: Astrogildo Nunes – [email protected]
-
Mato Grosso7 dias atrás
Diplomacia da Inovação – Programas do CEA-IAC estão na pauta de missão diplomática à Índia, com foco em ambientes de inovação na agricultura
-
Agronegócio7 dias atrás
Preços do Frango Sinalizam Recuperação em Setembro Após Queda de Quatro Meses
-
Mato Grosso7 dias atrás
Teste do novo sistema de alerta da Defesa Civil de Mato Grosso será neste sábado (27)
-
Transporte7 dias atrás
Polícia Penal intercepta mais um drone com celulares que sobrevoava penitenciária de Rondonópolis
-
Transporte7 dias atrás
Corpo de Bombeiros combate oito incêndios florestais nesta sexta-feira (26)
-
Mato Grosso7 dias atrás
Boletim de balneabilidade da Sema traz opções seguras para quem quer se refrescar neste fim de semana
-
Agronegócio7 dias atrás
Mercado de algodão segue moderado no Brasil, enquanto custos e exportações preocupam produtores
-
Transporte7 dias atrás
Polícia Civil prende mãe e filha flagradas vendendo drogas em Primavera do Leste