Conecte-se Conosco

Transporte

Mato Grosso registra menor número de focos de calor desde 1998, segundo Inpe

Publicado

em

CBMMT

 

Mato Grosso encerrou o mês de setembro com o menor número de focos de calor já registrado desde o início da série histórica do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe/BD Queimadas), iniciada em 1998. Foram contabilizados 2.294 focos no período, superando o recorde anterior de 3.692 ocorrências registrado em 2009, valor que também corresponde à média histórica para o mês. Veja os registros de 1998 a 2025 ao final da matéria.

Apesar da redução, o Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso (CBMMT) segue em estado de alerta para o risco de incêndios florestais e reforça a importância da conscientização da população, especialmente diante da previsão de chuvas abaixo da média para o mês de outubro.

Para o comandante-geral do CBMMT, coronel BM Flávio Glêdson Vieira Bezerra, os números confirmam a tendência de redução observada, resultado direto do reforço nas ações de prevenção, fiscalização e resposta rápida aos incêndios florestais, aliada a condições climáticas mais favoráveis, com chuvas recentes.

Publicidade

No mês de setembro de 2025, além de registrar o menor número de focos de calor da série histórica do Inpe, Mato Grosso apresentou uma redução de 88% em comparação com o mesmo mês de 2024, quando foram registrados 19.964 focos. No acumulado do ano, entre janeiro e setembro deste ano, o Estado contabilizou 9.171 focos de calor enquanto no mesmo período do ano anterior, foram registradas 45.326 ocorrências, o que representa uma redução de 80%. Ou seja, quase cinco vezes menos focos.

“O mês de setembro é tradicionalmente marcado por estiagem intensa, que aumenta o risco de incêndios florestais. Mesmo assim, os dados indicam redução nos focos de calor. Reflexo do compromisso contínuo do Estado com a preservação ambiental e o enfrentamento aos incêndios florestais. Essa redução histórica nos focos de calor é um sinal claro de que estamos no caminho certo”, afirmou o coronel Glêdson.

Investimentos estratégicos

Para o combate aos incêndios florestais neste ano, o Governo do Estado está realizando investimentos robustos, destinando R$ 78 milhões diretamente às ações do Corpo de Bombeiros Militar, com foco no fortalecimento da estrutura, da logística e da capacidade operacional, conforme destaca o coronel BM Heitor Fernandes da Luz, Diretor Operacional do CBMMT.

Entre as ações implementadas, destacam-se as operações Infravermelho e Abafa Amazônia, de combate ao uso irregular do fogo, que vêm permitindo a identificação e responsabilização de infratores, além da redução dos danos ambientais. Além disso, o CBMMT conta atualmente com 1.420 bombeiros militares, além de brigadistas estaduais e municipais, viaturas especializadas e uma frota aérea com até oito aeronaves disponíveis para ações de combate em todo o território mato-grossense.

Publicidade

A resposta operacional é reforçada ainda pelo Sistema Integrado de Cadastro de Recursos para Apoio aos Incêndios Florestais (SICRAIF), que permite a mobilização rápida de mais de oito mil recursos cadastrados, incluindo pessoas, equipamentos e propriedades de apoio logístico.

“A missão ainda não terminou. Seguimos em período crítico e é fundamental que cada militar permaneça imbuído do mesmo compromisso e determinação, para que possamos encerrar esta temporada com resultados vitoriosos e ainda mais expressivos”, reforçou o coronel  Heitor.

Ele destacou ainda a necessidade de que a população colabore, denunciando práticas irregulares e respeitando as restrições impostas durante o período proibitivo. Em caso de qualquer indício de incêndio florestal, a orientação é que a denúncia seja feita imediatamente pelos números 193 (Corpo de Bombeiros) ou 190 (Polícia Militar).

Em Mato Grosso, desde o 1º de junho até 31 de dezembro está proibido o uso do fogo no Pantanal. Nas regiões da Amazônia e do Cerrado, o período proibitivo teve início em 1º de julho e vai até 30 de novembro. Já nas áreas urbanas, o uso do fogo é proibido durante todo o ano.

Confira a tabela:

Publicidade

SD Karine Miranda | CBMMT

Colaborou: Astrogildo Nunes – [email protected]

Mídia Rural, sua fonte confiável de informações sobre agricultura, pecuária e vida no campo. Aqui, você encontrará notícias, dicas e inovações para otimizar sua produção e preservar o meio ambiente. Conecte-se com o mundo rural e fortaleça sua

Continue Lendo
Publicidade
Clique Para Comentar

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Transporte

Motorista é preso suspeito de desviar carga de soja

Publicado

em

Foto: PMPR

 

Um homem de 38 anos foi preso pela Polícia Militar na noite desta quarta-feira (17), em Cascavel, suspeito de envolvimento no desvio de uma carga de soja que deveria ser transportada até o Porto de Paranaguá.

De acordo com as informações apuradas, o motorista era responsável pelo transporte da mercadoria e teria vendido a carga no município de Santa Lúcia antes de concluir a viagem. Após a negociação, ele seguia com o caminhão bitrem para devolvê-lo à empresa transportadora.

Ao perceber o desvio de rota, a empresa acionou as forças de segurança. O suspeito foi localizado e abordado por policiais militares em um posto de combustíveis às margens da BR-277, em Cascavel.

Publicidade

O homem recebeu voz de prisão e foi encaminhado à 10ª Central Regional de Flagrantes, onde permanece à disposição da Justiça.

O caminhão bitrem utilizado no transporte foi apreendido e encaminhado ao pátio da 15ª Subdivisão Policial (SDP). O valor da carga desviada e os detalhes da suposta negociação não foram divulgados.

O caso segue sendo investigado para esclarecer todas as circunstâncias da ocorrência e identificar possíveis envolvidos no esquema.

Com PMPR

Fernanda Toigo

Colaborou: Astrogildo Nunes – [email protected]

Publicidade
Continue Lendo

Transporte

Corpo de Bombeiros socorre quatro vítimas de capotamento em Primavera do Leste

Publicado

em

CB Atílio/ CBMMT

O Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso (CBMMT) socorreu, na noite de quarta-feira (17.6), quatro vítimas de um capotamento registrado na Avenida São Paulo, no Distrito Industrial de Primavera do Leste (a 235 km de Cuiabá).

As equipes da 6ª Companhia Independente Bombeiro Militar (6ª CIBM) e do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foram acionadas por volta das 18h50 para atender à ocorrência.

Ao chegarem ao local, os socorristas encontraram um veículo capotado no meio da avenida. As quatro vítimas, sendo uma criança de 8 anos, uma adolescente de 11, uma mulher de 31 anos e um homem de 29 anos, já estavam fora do automóvel.

A criança, do sexo feminino, apresentava fratura em um dos braços, corte em uma das pernas e hematomas na face. As outras três vítimas apresentavam somente escoriações pelo corpo.

Publicidade

As equipes realizaram os procedimentos de atendimento pré-hospitalar, com estabilização, imobilização e medicação das vítimas. Após os atendimentos, todos foram encaminhados à Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do município para avaliação médica adequada. Não há informações sobre as circunstâncias do acidente.

SD Karine Miranda | CBMMT

Colaborou: Astrogildo Nunes – [email protected]

Continue Lendo

Transporte

Capotamento de veículo que transportava prefeito de Campo Verde termina sem feridos

Publicado

em

Capotamento de veículo que transportava prefeito de Campo Verde termina sem feridos. Foto: divulgação/internet

Um acidente envolvendo o veículo que transportava o prefeito de Campo Verde, Alexandre Lopes de Oliveira, mobilizou atenção na tarde de quarta-feira (17), após o automóvel capotar em uma estrada de terra na zona rural do município.

De acordo com informações divulgadas em nota oficial, o prefeito seguia para uma vistoria técnica em uma área onde será executada uma obra, acompanhado pelo secretário de Planejamento, Clodoaldo Alves de Lima, pelo secretário de Obras, Viação e Serviços Públicos, Rubens Anunciação Júnior, além do servidor da Assessoria de Comunicação, Álvaro Walker.

O veículo era conduzido pelo motorista Clayton de Paula. Durante o trajeto, ao passar por uma curva acentuada da estrada, o automóvel perdeu aderência devido ao cascalho solto sobre a pista, saiu da via e capotou, parando com as quatro rodas para cima.

Apesar da gravidade da ocorrência e dos danos causados pelo capotamento, nenhum dos ocupantes ficou ferido. Segundo a nota, todos faziam uso do cinto de segurança no momento do acidente, fator que foi determinante para evitar lesões.

Publicidade

Na manhã desta quinta-feira (18), o prefeito, secretários e demais servidores envolvidos já haviam retomado suas atividades normalmente, cumprindo a agenda oficial sem intercorrências.

Fonte: CenárioMT

Colaborou: Astrogildo Nunes – [email protected]

Continue Lendo

Tendência