Conecte-se Conosco

Mato Grosso

Casa de Apoio do Governo do Tocantins realiza mais de 9 mil atendimentos no primeiro semestre de 2025

Publicado

em

Paciente Maria Aidê Alves Carvalho, de Redenção/PA, faz tratamento oncológico em Palmas e está hospedada na Casa de Apoio – Foto: Carlessandro Souza/Governo do Tocantins

 

 

O Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado do Trabalho e Desenvolvimento Social (Setas), administra a Casa de Apoio Vera Lúcia Pagani, que fica localizada em Palmas. A instituição atende pessoas vindas de diversos municípios tocantinenses e de outros estados, que estão em tratamento de saúde nos hospitais públicos estaduais da capital. No primeiro semestre de 2025, foram realizados 9.090 atendimentos aos usuários.

A Casa de Apoio foi inaugurada em abril de 2006 e, desde a sua implantação, já são mais de 370 mil atendimentos prestados. A ação integra um conjunto de políticas sociais fortalecidas pelo governador Wanderlei Barbosa e pela primeira-dama Karynne Sotero, que têm trabalhado para ampliar a rede de apoio às pessoas em situação de vulnerabilidade em todo o Tocantins.

Publicidade

Os hóspedes são encaminhados pelas assistentes sociais dos hospitais de Palmas. Geovane da Silva Miranda, por exemplo, é do município de Maracanã/PA e está hospedado na Casa de Apoio para acompanhar a recuperação do irmão Renan Augusto da Silva Miranda, que foi uma das vítimas do acidente com estudantes da Universidade Federal do Pará (UFPA) que partiram de Belém/PA para participar de um congresso em Goiânia/GO. O paciente foi socorrido no Hospital Geral de Palmas (HGP).

“Estou na Casa de Apoio há 14 dias e é gigante a importância desse lugar. Não conheço, no país, nenhuma instituição mantida pelo poder público com a qualidade que oferece a Casa de Apoio do Governo do Tocantins. Aqui, eu me senti em um ambiente familiar, todos são tratados igualmente.  Na Casa, senti a solidariedade que todos expressam com a dor que o outro está passando, aqui temos informações e apoio dos funcionários e hóspedes o tempo todo”, destaca Geovane da Silva Miranda.

A paciente Maria Aidê Alves Carvalho, de Redenção/PA, faz tratamento oncológico há mais de sete anos. Nesta semana, está em Palmas para dar continuidade às sessões de radioterapia. “A Casa de Apoio é de extrema importância para nós. Os funcionários sempre nos recebem muito bem e estou feliz por poder ficar aqui”, ressalta.

Josias da Conceição mora em Pedro Afonso, município a cerca de 180 km de Palmas, e está hospedado na Casa de Apoio para acompanhar a sua esposa Luzirene Rodrigues da Costa, que também realiza tratamento oncológico. “Desde o início de janeiro, meu tempo tem sido todo para cuidar dela, pois está em tratamento oncológico em Palmas e ficamos hospedados na Casa de Apoio do Governo do Tocantins. É de grande importância para nós, se não fosse esse apoio não sei como estaria o tratamento”, enfatiza Josias da Conceição.

A titular da Setas, Cleizenir Divina, reforça a importância do trabalho realizado na instituição. “A Casa de Apoio é de grande importância por ir além de ofertar hospedagem, mas principalmente por cuidar das pessoas acolhendo-as quando mais precisam. O trabalho da equipe é realizado com muita dedicação, passando segurança e tranquilidade aos hóspedes e resultando no apoio de parceiros e voluntários para a instituição”, salienta.

Publicidade

A responsável pela Casa de Apoio, Joaquina Sousa Carneiro, enfatiza a relevância do apoio voluntário da sociedade civil para a Casa. “Além do custeio contínuo do Governo do Tocantins, que oferece gratuitamente as principais refeições e atendimento humanizado, a instituição também é fortalecida com doações de parceiros e voluntários que contribuem com itens de limpeza e material de higiene pessoal, como escova, creme dental, sabonete, absorvente, papel higiênico, entre outros. Outra forma de contribuição dos voluntários é com prestação de serviço, fisioterapia, palestras, atividades de entretenimento, cursos de artesanato, apoio religioso e espiritual, entre outros”, pontua.

Doações

A Casa de Apoio recebe doações e ações voluntárias de amparo emocional e espiritual para seus hóspedes. Algumas das necessidades constantes dos usuários são roupas, calçados fechados (exigência dos hospitais) e itens de higiene pessoal. Os interessados em conhecer a instituição e se tornarem parceiros podem entrar em contato pelo telefone (63) 3218-2465.

Casa de Apoio

O objetivo é oferecer conforto e condições dignas a pacientes que moram no interior e realizam tratamento de saúde em Palmas. A Casa tem capacidade de atender, diariamente, mais de 120 pessoas. A instituição está localizada a apenas 200 metros do Hospital Geral de Palmas, o que facilita o acesso dos pacientes aos tratamentos.

Publicidade

Estrutura física

A estrutura física da Casa é composta por mais de 120 leitos equipados com beliches e ar-condicionado, cozinha, brinquedoteca, sala interdisciplinar, parquinho, área de convivência social e capela.

Casa de Apoio do Governo do Tocantins está localizada a apenas 200 metros do Hospital Geral de Palmas, o que facilita o acesso dos pacientes aos tratamentos – Carlessandro Souza/Governo do Tocantins
Josias da Conceição de Pedro Afonso acompanha a esposa Luzirene Rodrigues da Costa, que está em tratamento oncológico na capital – Carlessandro Souza/Governo do Tocantins
Geovane da Silva Miranda mora no Pará e está hospedado na Casa de Apoio, acompanhando o irmão que foi vítima de um acidente de trânsito – Carlessandro Souza/Governo do Tocantins
Equipe responsável pela Casa de Apoio, administrada pelo Governo do Tocantins – Carlessandro Souza/Governo do Tocantins

por Eliane Tenório/Governo do Tocantins

Colaborou: Astrogildo Nunes – [email protected]

Publicidade
Continue Lendo
Publicidade
Clique Para Comentar

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mato Grosso

Caminhão de lagartas – Projeto percorrerá mais de 50 cidades com eventos centrados no controle de lagartas na agricultura

Publicado

em

Divulgação

 

Campinas (SP) – Principal empresa do mercado de bioinseticidas para controle de lagartas, a AgBiTech deu a partida no programa AgBiTech Experience. Trata-se de uma iniciativa ancorada em um caminhão adaptado para funcionar como laboratório e levar treinamentos a propriedades de grãos, com objetivo de difundir a relevância do manejo de lepidópteros. Segundo a companhia, até o mês de dezembro seu ‘caminhão de lagartas’ percorrerá mais de 20 mil quilômetros, por 50 cidades.

Conforme o gerente de portfólio e novos negócios da AgBiTech, Victor Hugo Costa, o programa AgBiTech Experience resulta da vocação da empresa na área de pesquisa & desenvolvimento. “O laboratório móvel conecta o produtor à essência da companhia, uma especialista em lagartas que busca através da pesquisa e da inovação prover o melhor manejo dessas pragas”, ele resume.

O caminhão-laboratório da AgBiTech chega às propriedades agrícolas dotado de recursos que abrangem desde lupas até equipamentos mais sofisticados, além de apresentações audiovisuais. “Permite mostrar a produtores, na prática, sobre a ação dos baculovírus nas lagartas de alta complexidade como a Spodoptera frugiperda”, acrescenta Costa.

Publicidade

Conforme o executivo, além da equipe especialista da companhia, eventos do programa AgBiTech Experience contam com envolvimento de consultores independentes, especialistas em manejo de lagartas. “Eles orientam produtores e profissionais para dominar a identificação de espécies de lagartas encontradas no Brasil, bem como controlá-las, estrategicamente, por meio da integração dos baculovírus aos sistemas de manejo.”

“Os encontros possibilitam a troca de experiências e conhecimentos com diversos agricultores e consultores do Brasil, e visa o compartilhamento das melhores práticas de controle de lagartas, pragas que cada vez mais preocupam no campo”, continua Victor Costa.

Ainda de acordo com o gerente da AgBiTech, também mestre em produção vegetal e doutor em biotecnologia, o investimento no laboratório móvel abre caminho com vistas a uma experiência favorável de clientes em relação a insumos de matriz biológica. Para Costa, os eventos impulsionam ainda a reputação de credibilidade do portfólio da AgBiTech, composto por baculovírus líderes de mercado, como o de marca Cartugen MAX® e por outras ferramentas que avançam safra após safra, entre estas o atrativo alimentar Chamariz®.

O roteiro do programa AgBiTech Experience começou pela cidade goiana de Rio Verde. Nas próximas semanas, estão na agenda da iniciativa itinerante os municípios mato-grossenses de Campo Novo dos Parecis, Campo Verde, Campos de Júlio, Itiquira, Primavera do Leste, Rondonópolis e Sapezal.

A expectativa da companhia é a de realizar em torno de 70 eventos para cerca de 2 mil pessoas até o final deste ano, nos estados da Bahia, de Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Minas Gerais, Pará e Tocantins.

Publicidade

Desde 2002, a AgBiTech fornece produtos consistentes, de alta tecnologia, que ajudam a tornar a agricultura mais rentável e sustentável. A empresa combina experiência a campo com inovação científica. Trabalha com agricultores, consultores e pesquisadores e desenvolve soluções altamente eficazes para manejo de pragas agrícolas. Controlada pelo fundo de Private Equity Paine Schwartz Partners (PSP), a AgBiTech fabrica toda a sua linha de produtos na mais moderna unidade produtora de baculovírus do mundo, em Dallas (Texas, EUA). www.agbitech.com.br

Fernanda Campos

Colaborou: Astrogildo Nunes – [email protected]

 

Publicidade
Continue Lendo

Mato Grosso

Mutirão de cirurgias eletivas em Monte Negro vai atender 170 pacientes com apoio de emenda do deputado Thiago Flores

Publicado

em

Assessoria

O deputado federal Thiago Flores (Republicanos-RO) esteve, hoje (30), no Hospital Municipal Irmã Dulce, em Monte Negro, acompanhando o mutirão de cirurgias eletivas que está sendo realizado graças a uma emenda parlamentar de R$ 800 mil destinada pelo seu mandato.

A ação beneficiará não apenas os moradores de Monte Negro, mas toda a população do Vale do Jamari. No total, estão previstas 170 cirurgias eletivas, e a lista de espera já conta com 50 pacientes cadastrados.

Somente em setembro, nos primeiros quatro dias de atendimento (27 a 30/09), mais de 30 procedimentos foram realizados com sucesso, devolvendo saúde e qualidade de vida aos pacientes.

As cirurgias contemplam procedimentos como colecistectomia, correção de hérnias (inguinal, umbilical, epigástrica), hemorroidas, laqueadura e vasectomia. Os atendimentos seguem mensalmente, com cerca de 30 cirurgias por mês.

Publicidade

De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, os interessados devem procurar o Setor de Regulação da Secretaria Municipal de Saúde, no Centro de Especialidades – R. Justino Luís Ronconi, nº 2337, ou obter informações pelo telefone (69) 9927-9593.

“Esse mutirão é uma resposta concreta à população que aguardava há muito tempo por esses procedimentos. Nosso compromisso é trabalhar para garantir saúde de qualidade e dignidade para cada rondoniense”, destacou o deputado Thiago Flores.

Em sua postagem nas redes sociais, o parlamentar destacou o bom atendimento que vem sendo prestado a população pelos profissionais da saúde. Segundo Thiago, quando ele chegou no hospital encontrou com pacientes que relataram o apoio, acolhimento e cuidado que estão recebendo pela equipe. “Ver a esperança e a saúde das pessoas reestabelecida é um combustível para continuarmos o nosso trabalho sabendo que estamos no caminho certo”, finalizou o deputado federal Thiago Flores.

Ao todo já foram destinados mais de R$ 3,5 milhões para o município de Monte Negro sendo R$ 1,7 milhão para a saúde, R$ 650 mil para infraestrutura com aquisição de tubos de aço corrugado, R$ 100 mil para cursos de capacitação dos servidores, R$ 700 mil para aquisição de equipamentos e duas caminhonetes para as Unidades Básicas de Saúde (UBS) Vila Massangana, Linha C-35 e Santa Lucia e R$ 200 mil para aquisição de equipamentos para o Hospital Municipal.

da Assessoria

Publicidade

Colaborou: Astrogildo Nunes – [email protected]

Continue Lendo

Mato Grosso

Deputado Luís do Hospital acompanha projetos inéditos da Fiocruz para RO

Publicado

em

Assessoria

O deputado estadual Dr. Luís do Hospital, presidente da Comissão de Saúde, Previdência e Assistência Social da Assembleia Legislativa, esteve em Brasília na última semana e participou de uma reunião a convite do presidente da Fiocruz, Mario Moreira. O encontro apresentou projetos estratégicos da instituição para Rondônia, entre eles a instalação do Centro de Clima e Saúde em Rondônia (CCSRO) e a consolidação da nova sede da Fiocruz em Porto Velho.

Como parte desse movimento de expansão, em dezembro de 2024 a Fiocruz adquiriu o campus da extinta Faculdade de Rondônia (FARO), que passará a abrigar a nova estrutura da instituição no estado. A mudança representa um marco estratégico: enquanto a atual sede, localizada na Rua da Beira, bairro Lagoa, dispõe de 1.382,57 m² de área construída, o novo prédio tem 12.065,24 m², possibilitando a ampliação das atividades de pesquisa, ensino, serviços e gestão, além de abrir espaço para novas frentes de atuação em saúde pública.

O Centro de Clima e Saúde será uma iniciativa inédita na Amazônia, voltada a enfrentar os desafios ambientais e seus impactos diretos na saúde da população. Rondônia foi escolhida por ser um estado marcado por fenômenos extremos recentes, como a cheia histórica do Rio Madeira em 2014, a seca e crise hídrica de 2024, as queimadas que devastaram 1,4 milhão de hectares no mesmo ano e a enchente de 2025, quando o rio atingiu 16,67 metros. Situações que geraram graves consequências para a agricultura, pecuária e saúde pública.

Segundo Dr. Luís do Hospital, a iniciativa fortalece não apenas a ciência, mas também a saúde pública no estado. “Estamos diante de uma oportunidade única de transformar nosso estado em referência no enfrentamento dos efeitos das mudanças climáticas sobre a saúde. É ciência e política caminhando juntas para melhorar a vida das pessoas”, ressaltou.

Publicidade

A implantação do CCSRO e a nova sede da Fiocruz em Porto Velho devem gerar avanços científicos, fortalecer o SUS, apoiar o setor produtivo, monitorar desastres naturais e zoonoses, além de qualificar pesquisadores. O projeto também amplia a presença internacional de Rondônia na agenda de clima e saúde, consolidando o estado como polo de referência na Amazônia.

Para o parlamentar, os impactos vão muito além da esfera acadêmica. “Além do avanço científico, a Fiocruz vai contribuir para melhorar a vida do povo rondoniense com soluções práticas. Do monitoramento das cheias à prevenção de doenças, esse centro vai dialogar diretamente com as nossas realidades e trazer respostas efetivas para problemas que afetam o dia a dia das famílias”, destacou Dr. Luís do Hospital.

da Assessoria

Colaborou: Astrogildo Nunes – [email protected]

Publicidade
Continue Lendo

Tendência