Mato Grosso
‘Gigante da carne’ fecha acordo de R$ 5 milhões por falhas em saúde e segurança do trabalho

Reprodução
Um acordo de R$ 5 milhões destinado ao município de Alta Floresta encerrou um processo que tramitava desde 2019 e marca um dos principais resultados da Justiça do Trabalho de Mato Grosso na Semana Nacional da Conciliação.
A negociação entre a JBS e o Ministério Público do Trabalho (MPT) foi homologada na sexta-feira (19) pela Vara do Trabalho de Alta Floresta. A conciliação, mediada pela juíza Janice Mesquita e pela servidora Suzana Zeczkoski, encerra uma execução de Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) ajuizada pelo MPT.
As negociações duraram cerca de dois meses e incluíram reuniões conjuntas e unilaterais, com o uso de recursos tecnológicos e técnicas de ODR (Online Dispute Resolution), que empregam ferramentas virtuais para facilitar o diálogo. O processo de mediação foi marcado pelo uso intensivo de ferramentas digitais.
Conforme a servidora Suzana Zeczkoski, muitas tratativas ocorreram pelo WhatsApp. “o advogado apresentava uma proposta ou alguma questão, então repassávamos à procuradora do Trabalho, que fazia a contraproposta. Fizemos também três reuniões separadas com as partes e depois audiências e reuniões em conjunto pelo Zoom, porque o advogado era de Brasília e a procuradora estava em Sinop”, explicou.
Somente na Semana Nacional de Conciliação duas audiências foram realizadas e, na sexta-feira, após 3 horas de intensas conversas e ponderações, as partes chegaram a bom termo, afirmou a magistrada. Para a magistrada e a conciliadora, o resultado representa um marco no uso dos métodos de resolução de conflitos na Justiça do Trabalho.
“Esse acordo mostra que a conciliação pode transformar um litígio em oportunidade de desenvolvimento social, trazendo benefícios diretos para a comunidade”, destacaram.
Segundo a magistrada, a destinação dos recursos será de acordo com a Resolução Administrativa nº 774/2024 do Tribunal Regional do Trabalho de Mato Grosso (TRT/MT) e com a Resolução Conjunta 10/2024, do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), que regulamentam a aplicação de recursos de ações coletivas em benefício da sociedade.
ODOC
Colaborou: Astrogildo Nunes – [email protected]
Mato Grosso
Boletim de balneabilidade da Sema traz opções seguras para quem quer se refrescar neste fim de semana

Crédito – Christiano Santoro
Para driblar o clima quente e ainda se divertir, o banho de rio no fim de semana é uma boa pedida. Mas antes de fazer a programação, que tal dar uma olhada no boletim da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema-MT) divulgada esta semana sobre a qualidade da água em 41 pontos de Mato Grosso?
A boa notícia é que em alguns locais considerados impróprios na análise realizada no ano passado conseguiram reverter o cenário. No município de Diamantino, por exemplo, os moradores já podem frequentar as praias Ribeirão Vermelho, Frei Manoel e Areial. Em Nova Marilândia, a Praia dos Cachorros também saiu da classificação de imprópria para própria.
A estudante de cinema, Lívia Fiuza, disse que sempre que pode vai a Chapada dos Guimarães para se refrescar nas cachoeiras localizadas no parque. Ela destacou a importância do trabalho realizado pela Sema e disse se sentir mais segura em acessar os locais que passaram pela análise.
“A divulgação do boletim de balneabilidade é uma prestação de serviço de saúde pública à população. Eu me sinto muito mais segura em frequentar os locais que estão próprios para banhos. Chapada dos Guimarães tem muitos atrativos que precisam cada vez mais ser cuidados e conservados”, afirmou a estudante.
O coordenador de Monitoramento da Água e do Ar da Sema, Sérgio Figueiredo, explica que a coleta da balneabilidade consiste na realização de amostras, durante 5 semanas consecutivas, em locais utilizados por banhistas para recreação de contato primário (balneabilidade), no trecho onde é possível atingir a isóbata de 1 metro.
São coletadas amostras para análise microbiológica e medido o pH. As amostras são acondicionadas em caixas térmicas e enviadas para análise no Laboratório da Sema, em Cuiabá, onde são processadas. Esse processo vai se repetir uma vez por semana, durante 5 semanas.
Ao final, técnicos da Sema emitem um boletim informando se a praia está própria (excelente, muito boa ou satisfatória) ou imprópria para banho.
Conforme o boletim, também estão próprias para banho as seguintes praias:
Várzea Grande: Passagem da Conceição
Cuiabá: Comunidade Aguaçú, Ponte de Ferro da Guia, Ponte de Ferro no Rio Coxipó, Mutuca, Rio Claro, Balneário Soberbo (Coxipó Açú), Coxipó do Ouro e , Salgadeira.
Chapada dos Guimarães: Cachoeira dos Namorados e Lago de Manso (marinas).
Barra do Garças: Praia da Primavera/Rio Araguaia – do Pontal do Araguaia, Bosque Rio Garças e a Cachoeira Pé da Serra.
Nobres: Rio Estivado (Bom Jardim) e Aquário Encantado
Jaciara: Cachoeira da Mulata e Rio Tenente Amaral (Água Jaciara).
Nortelândia: Rota do Sol
Colíder: Balneário Rancho Baixadão, Cachoeira Mercúrio e Cachoeira da Família;
Guarantã do Norte: Balneário Cachoeirinha, Balneário do Cláudio e Balneário Stregue;
Matupá: Cachoeirinha E-60, Ponte Peixotinho, Captação Rio Peixoto de Azevedo e Lago 1;
Peixoto de Azevedo: Cachoeira da Onze;
Clênia Goreth | Sema – MT
Colaborou: Astrogildo Nunes – [email protected]
Mato Grosso
Diplomacia da Inovação – Programas do CEA-IAC estão na pauta de missão diplomática à Índia, com foco em ambientes de inovação na agricultura

Assessoria
Jundiaí (SP) – Diretor do Centro de Engenharia e Automação (CEA), do Instituto Agronômico (IAC), o pesquisador Hamilton Ramos faz parte da comitiva do Programa Diplomacia da Inovação. A iniciativa, da Embaixada do Brasil na capital indiana Nova Delhi, e dos Ministérios da Agricultura e das Relações Exteriores, tem por objetivo levar à Índia profissionais e pesquisadores do Brasil dedicados a ambientes de inovação, para intercâmbio sobre tecnologias e conhecimento na área agrícola. A viagem ocorre no período de 29 deste mês até 2 de outubro.
Conforme Ramos, a agenda do evento prevê visitas técnicas a institutos de pesquisas e a propriedades rurais da Índia, por exemplo. A programação, ele acrescenta, prevê ainda encontros para troca de informações envolvendo especialistas nas áreas de inteligência artificial e dados, agricultura de precisão, ferramentas de administração de cultivos e outras. Na missão, o pesquisador será o representante oficial do IAC – Instituto Agronômico, órgão da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de SP.
CEA-IAC: referência global em defensivos agrícolas
Segundo o pesquisador, sua participação do programa Diplomacia e Inovação visa a divulgar e buscar parceiros para o conhecido, e reconhecido, trabalho do IAC na área de melhoramento genético vegetal. Ele também apresentará outros cinco projetos de ponta abrigados na sede do CEA-IAC na paulista Jundiaí, nas áreas de tecnologia de aplicação e segurança no uso de defensivos agrícolas. São eles: “Drones SP”, “Adjuvantes da Pulverização”, “Aplique Bem”, “IAC-Quepia” e “Unidade de Referência em Produtos Químicos e Biológicos”, com alcance regional, nacional e internacional.
Financiadas com recursos privados, essas iniciativas cobrem todo o espectro de operações envolvendo o manejo tecnológico e seguro de defensivos agrícolas. “Drones SP” leva até a pequenas, médias e grandes propriedades a tecnologia de aplicação de defensivos agrícolas por meio de drones.
O programa “IAC-Quepia” tem por objetivo a melhora progressiva da qualidade de vestimentas protetivas agrícolas, ou EPI agrícolas. A iniciativa reduziu no Brasil, em dez anos, de 80% para menos de 20%, o índice de reprovação de qualidade desses equipamentos, utilizados para proteger o trabalhador rural nas aplicações de defensivos agrícolas.
“’IAC-Quepia’ consolidou o CEA-IAC no cenário internacional. O centro de pesquisas figura hoje no Comitê Global da ISO e também no Consórcio Internacional de Equipamentos de Proteção Individual na Agricultura, formado por países como Alemanha, EUA e França”, ressalta Hamilton Ramos.
Outros dois programas atrelados aos defensivos agrícolas ganharam, igualmente, dimensão global: o “Adjuvantes da Pulverização” e o “Aplique Bem”. O primeiro trata de certificações de funcionalidade para adjuvantes agrícolas. Mais de 100 empresas de dentro e fora do país aderiram à iniciativa. O “Aplique Bem” faz treinamentos em pequenas, médias e grandes propriedades, com vistas a promover o uso correto e seguro dos defensivos.
Os números registrados até hoje pelo “Aplique Bem” impressionam. Em 18 anos de existência, são mais de 75 mil agricultores beneficiados no Brasil, acima de 1 000 municípios cobertos e de 1 milhão de quilômetros percorridos nas estradas do país. Financiado pela companhia UPL, o programa também foi exportado para oito países: África do Sul, Burkina Faso, Colômbia, Costa do Marfim, Mali, México e Vietnã, além da própria Índia.
Fernanda Campos
Colaborou: Astrogildo Nunes – [email protected]
Mato Grosso
Teste do novo sistema de alerta da Defesa Civil de Mato Grosso será neste sábado (27)

Christiano Antonucci – Secom – MT
A Defesa Civil de Mato Grosso vai realizar um teste de demonstração do sistema “Defesa Civil Alerta” neste sábado (27.9), a partir das 14h. A ferramenta está em fase de implementação no Estado e busca aprimorar a comunicação com a população em situações de risco e emergência.
A mensagem enviada será: “Defesa Civil DEMONSTRAÇÃO do novo sistema de alerta de emergência de Mato Grosso. Mais informações, consulte o site Defesa Civil Alerta”.
Vai receber o alerta a população que estiver nos municípios de Cuiabá, Rondonópolis, Tangará da Serra e Rio Branco. Todos os aparelhos com conexão 4G ou 5G e com sistema operacional Android superior à versão 11 e iOS 17, dentro da área do município, receberão o aviso.
A mensagem irá aparecer na tela do celular sobreposta aos demais aplicativos que possam estar em uso e será acompanhada de um alerta sonoro, do tipo sirene, que irá tocar mesmo se o celular estiver no modo silencioso. Para receber o alerta não há necessidade de cadastro prévio.
A Defesa Civil reforça que a mensagem é apenas um teste da nova ferramenta e não há motivo para pânico.
Outros canais de comunicação
O novo sistema, Defesa Civil Alerta, complementa outros canais já existentes para comunicação de situações de emergência, como envio de SMS e mensagens no Whatsapp, além das orientações e alertas pelas redes sociais.
Para se cadastrar para receber os alertas via SMS, basta enviar o CEP de interesse para o número 40199. Já para receber alertas pelo Whatsapp, o CEP deve ser enviado para o número (61) 2034-4611. A população também pode se informar pelo Instagram da Defesa Civil Estadual: @defesacivilmt.
Camilla Zeni | Secom-MT
Colaborou: Astrogildo Nunes – [email protected]
-
Meio Ambiente6 dias atrás
Produtores reforçam compromisso com a logística reversa e a sustentabilidade em Mato Grosso
-
Pecuária6 dias atrás
MT promove carne bovina em feiras internacionais na Bolívia e no Peru
-
Pecuária6 dias atrás
Arroba do boi gordo em Mato Grosso tem queda de 1,3%
-
Pecuária6 dias atrás
Município de Mato Grosso é o quarto com maior rebanho bovino do país
-
Notícias6 dias atrás
Detran leva palestra sobre segurança no trânsito a estudantes de Cuiabá
-
Agronegócio4 dias atrás
Peixes: Exportações crescem 49% e tarifaço ameaça
-
Agronegócio4 dias atrás
Taxa de 50% dos EUA sobre tilápia brasileira ameaça setor e penaliza pequenos produtores
-
Agricultura5 dias atrás
Tecnologia agrícola – Programa ‘Eloos Herbi’ faz prévia de lançamento de mistura exclusiva para invasoras de difícil controle do milho