Mato Grosso
Com incentivo do Governo de MT, o produtor de Aripuanã colhe primeira safra de café

Produtor Maurílio em sua propriedade, sítio Paraíso – Aripuanã – Foto por: Assessoria Seaf
Os investimentos realizados pelo Governo de Mato Grosso estão criando novas oportunidades na agricultura familiar. A história do produtor, Maurílio Márcio Lima, de Aripuanã, é um exemplo disso. Aos 60 anos, ao lado da esposa, ele trocou a criação de gado pelo cultivo do café e já colhe os primeiros resultados. Com incentivo da Secretaria de Estado de Agricultura Familiar (Seaf) e assistência técnica da Empresa de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Empaer), o casal cuida sozinho de 4.600 pés de café em 1,5 hectare. A experiência, que começou com incentivo público, já virou paixão e alternativa de renda para a família.
“A gente mexia com o gado, aí resolvemos mexer com o café. Vamos tentar plantar mais um pouco, porque estou achando muito boa essa produção. Esse é o primeiro ano da colheita, e é só eu e minha esposa que cuidamos”, contou seo Maurílio.
Habituado à lida no campo, ele destaca que a transição para a cultura do café não foi difícil, especialmente com o apoio técnico constante. “A gente já é acostumado a lidar aqui no sítio, então não temos muita dificuldade. Em cada passo temos o apoio da Seaf, do técnico da Empaer e da Secretaria de Agricultura. Eles olham, fazem análise da terra, é um apoio muito bom”, afirmou.
A conexão com a cultura do café veio justamente por meio da Seaf em parceria com o município. Para Maurílio, cultivar a terra é mais do que um trabalho, é uma forma de vida.
“Se eu tivesse condições de plantar mais café, eu plantaria. Na minha rotina, o que mais gosto de fazer é lidar com o café. Hoje, com esse Governo, está bem melhor. Temos mais força e incentivo para trabalhar. A gente tem o apoio da prefeitura também. Agora estou até animado a iniciar a produção de mel, com apoio da Seaf e assistência da Empaer vamos ter condições de aprender também a produzir mel”, compartilhou.
O Dia Internacional do Café é lembrado no dia 1º de outubro por 75 países membros da Organização Internacional do Café (OIC), e o principal produtor mundial é o Brasil. No ranking nacional Mato Grosso ocupa a nona posição, e a maior parte da produção está na agricultura de pequena escala.
Impacto direto das políticas públicas
A prefeita de Aripuanã, Seluir Peixer, ressalta a importância do investimento que vem sendo entregue aos pequenos produtores e o impacto disso no município. “Aqui na propriedade do seo Maurílio a gente vê a importância de quando há incentivo, de quando tem o olhar do Governo para o produtor iniciar uma produção e para ele querer ficar em sua terra e ter como sobreviver dela. A gente vê o pedacinho de terra do seo Maurílio, quase 5 mil mudas de café e agora, em pouco tempo, ele vai colher sua primeira safra”, destacou.
Segundo ela, o investimento em infraestrutura e equipamentos vem mudando a realidade no campo. “Nos últimos anos, o nosso Governo tem investido muito em infraestrutura para o produtor de pequena escala. O município recebeu patrulha mecanizada, irrigação; e isso está fazendo a diferença para eles quererem ficar na terra, mas ficarem felizes, produzindo e colhendo com qualidade”, reforçou
A prefeita também destacou a parceria com os órgãos estaduais: “A gente é grato ao nosso Governo, juntamente com a Seaf e a Empaer com assistência técnica. Às vezes o produtor está ali preocupado em plantar e fazer o essencial que é a água para molhar, mas existe todo o conhecimento técnico, o tempo certo de clima, e aí entra o governo. A agricultura de pequena escala é a nossa força, o nosso orgulho”, destacou a prefeita.
Tecnologia e conhecimento transformando realidades
Walison Mendonça de Souza, técnico agropecuário da Empaer, é o responsável pelo acompanhamento da propriedade de seo Maurílio e explica os benefícios da escolha pela cultura do café clonal, que tem alta produtividade e exige menos mão de obra.
“A receptividade do produtor para atuar com a cultura do café aqui em Aripuanã é muito boa, porque ela ocupa pouco espaço e tem alta rentabilidade. Um exemplo: na propriedade do seo Maurílio temos 1,5 hectare do lado da casa dele. Ele está o tempo todo presente e consegue acompanhar tudo. Ele e a esposa, mesmo com idade mais avançada, mantêm uma roça muito bem cuidada”, explicou.
O técnico agropecuário ainda esclareceu que o uso de tecnologias simples está ao alcance do produtor e facilita o manejo. “A irrigação é automatizada, basta abrir o registro e monitorar. Quando surge alguma dúvida ou necessidade, eles nos procuram e damos o suporte. Isso torna o processo produtivo mais leve e eficiente”, completou.
Expansão regional da cultura do café

Na ponta a direita, o gestor regional da Empaer, José Aparecido
O gestor territorial da Empaer no Vale do Arinos e Juruena, José Aparecido dos Santos, explica que o cultivo de café tem se expandido em diversos municípios da região, graças ao apoio do Estado.
“A cultura do café é nova em Aripuanã, mas vem se desenvolvendo, especialmente no distrito de Conselvan. Isso é reflexo direto do apoio do Governo, que distribui mudas, calcário, kits de irrigação e oferece assistência técnica constante. Sempre que o produtor entra em contato, tentamos atender o mais rápido possível. A comunicação digital também tem ajudado muito nesse processo”, afirmou.
José Aparecido cita o avanço em outras cidades da região: “Já temos ações em Brasnorte, Juara, Juína, que hoje é a segunda maior produtora de café do estado, além de Castanheira, Juruena e Cotriguaçu. Mas o destaque vai para Colniza, nosso polo, com mais de 5 mil produtores familiares e mais de 11 mil hectares de café plantado”.
A comercialização também já está no radar da equipe técnica. “Nosso foco agora é garantir que esses produtores tenham não só produtividade, mas também qualidade. Estamos incentivando o beneficiamento do café para que agreguem valor ao produto. Juína, por exemplo, já foi contemplada com uma recolhedora de café, que reduz o custo com mão de obra. O Estado, por meio da Seaf, está trabalhando para viabilizar novas máquinas para outras regiões. Estamos muito animados com o futuro da cafeicultura familiar no estado”, salientou.
Vânia Neves | Seaf/Empaer
Colaborou: Astrogildo Nunes – [email protected]
Mato Grosso
“A gente esperava há anos e agora está em nossas mãos”, destaca produtor do Assentamento Pai Herói em Tabaporã

Crédito – Antônio Pinheiro/Secom-MT
O produtor rural de Tabaporã, Sérgio Aparecido dos Santos, foi um dos primeiros beneficiados pelo lançamento dos sistemas Simcar Assentamento e Simcar Compensação. Ele destacou que o momento era aguardado há anos pelos pequenos produtores do Assentamento Pai Herói, projeto-piloto do Governo de Mato Grosso no novo sistema.
“Para mim, representa a realização de um sonho. É algo que a gente esperava há anos e nunca conseguia. Hoje, graças a Deus, está em nossas mãos. Receber o CAR ajuda muito o pequeno produtor e eu sou um deles. Agradeço ao governador Mauro Mendes e ao vice-governador Otaviano Pivetta, que têm lutado muito por nós. Estão fazendo um bom trabalho em Mato Grosso”, afirmou Sérgio.
Outro beneficiado, Denicio Cavalari da Silva, reforçou a importância do documento. “É uma honra muito grande receber este CAR. Todo produtor sonha com ele, porque traz diversos benefícios, entre eles permitir o acesso a programas do governo. Só conseguimos com o apoio do Estado e porque nossa área está legalizada. Espero que outros assentamentos também consigam”, completou.
O vice-governador Otaviano Pivetta também comentou o impacto dos novos sistemas. “Com o Simcar Assentamento e o Simcar Compensação, damos um passo importante para que os produtores rurais regularizem suas áreas e acessem os benefícios que merecem. Este projeto é resultado da parceria com municípios e a Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema), garantindo segurança jurídica e oportunidades para todos”, disse o vice-governador.
Sobre os novos sistemas
O Simcar Assentamento acelera a regularização ambiental de assentamentos rurais, destravando processos e garantindo segurança jurídica aos produtores. Já o Simcar Compensação atende imóveis com déficit de reserva legal anterior a 2008, permitindo regularizar áreas por meio de duas alternativas: aquisição de área em unidades de conservação pendentes de regularização fundiária e doação ao Estado; ou aquisição de área de terceiros para servidão ambiental.
Amanda Monteiro | Vice-governadoria
Colaborou: Astrogildo Nunes – [email protected]
Mato Grosso
Seaf dá continuidade à entrega dos cartões do Fundaaf Inclusão Rural para municípios do interior nesta terça-feira (18)

Imagem da entrega oficial na sexta-feira (14.11), na Arena Pantanal – Foto por: Mayke Toscano
O Governo de Mato Grosso dará continuidade à entrega de 3.589 cartões do Fundo de Apoio à Agricultura Familiar (Fundaaf) – Inclusão Rural, política pública implantada e coordenada pela Secretaria de Estado de Agricultura Familiar (Seaf), responsável pelo fomento, gestão e repasse financeiro às famílias beneficiárias.
A entrega começou na sexta-feira (14.11), em Cuiabá. A partir desta terça-feira (18.11), a ação segue nos demais municípios, garantindo que o benefício chegue de forma organizada e segura às comunidades rurais.
Com R$ 21,4 milhões em investimentos, o programa tem como objetivo promover a inclusão produtiva e o desenvolvimento sustentável de agricultores em situação de vulnerabilidade social, fortalecendo a agricultura familiar e ampliando oportunidades de renda no campo.
Ao todo, 5.545 projetos foram analisados, contemplando pessoas cadastradas no CadÚnico Rural, com renda per capita de até meio salário mínimo. A iniciativa prioriza comunidades tradicionais, mulheres, jovens e idosos, reafirmando o compromisso do Estado com equidade e valorização da diversidade no meio rural.
Para a secretária de Agricultura Familiar, Andreia Fujioka, o Fundaaf – Inclusão Rural representa um marco no fortalecimento da produção familiar.
“Este programa nasceu dentro da Seaf, foi estruturado pela nossa equipe e implantado com muito cuidado para chegar a quem realmente precisa. A Secretaria coordena o fomento, os investimentos e o repasse que transforma a vida das famílias. Hoje celebramos oportunidades reais de desenvolvimento no campo.”
O programa também conta com o olhar sensível da primeira-dama de Mato Grosso, Virginia Mendes, escolhida pela Seaf como madrinha do programa.
“Esse projeto conversa profundamente com tudo o que defendemos no SER Família. Ser carinhosamente convidada para ser madrinha dessa iniciativa é uma honra que recebo com muita gratidão. É emocionante ver mulheres, jovens, indígenas, quilombolas e tantas outras famílias tendo a oportunidade de prosperar. O Fundaaf vai muito além de um apoio financeiro, ele simboliza esperança, dignidade e novas oportunidades. Agradeço de coração pela homenagem e reafirmo meu compromisso com todos que mais precisam.”, afirmou Virginia Mendes.
O governador Mauro Mendes destacou o impacto estrutural que o programa representa para o Estado.
“Esse Governo tem feito o maior investimento da história na agricultura familiar, porque sabemos que esse setor sustenta milhares de famílias e movimenta a economia local. O Fundaaf leva dignidade, autonomia e oportunidade, garantindo que cada beneficiário possa produzir mais e viver melhor. Esse é o papel de um governo que trabalha para todos.”
Já o vice-governador Otaviano Pivetta ressaltou o alinhamento entre inclusão produtiva e desenvolvimento econômico.
“Quando investimos na agricultura familiar, investimos no presente e no futuro do estado. O Fundaaf fortalece quem está na base da produção e ajuda os municípios a crescerem com mais equilíbrio, autonomia e sustentabilidade. É uma política pública necessária, responsável e transformadora.
Vânia Neves | Seaf/Empaer
Colaborou: Astrogildo Nunes – [email protected]
Mato Grosso
Cuiabá amanhece sob alerta de tempestades e risco de granizo

Inmet
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu, nesta segunda-feira (17), alerta laranja para tempestades em Cuiabá e demais cidades localizadas na Baixada Cuiabana e em outras regiões do estado.
De acordo com o Inmet, a Capital poderá receber nas próximas horas chuvas de 60 a 100 milímetros, com queda de granizo e ventos intensos de até 100 km/h.
O resto da semana em Cuiabá será de temperaturas estáveis com máxima de 34°C e mínimas variando entre 21°C e 23°C. Apenas na terça-feira (18), de acordo com o Inmet, a temperatura poderá cair e apresentar máxima de 31°C e 21°C.
No município de Rondonópolis, também sob alerta laranja do Inmet, a temperatura pode chegar à casa dos 37 °C ainda no fim desta manhã. À tarde, o tempo fecha e pode haver pancadas de chuva intensa.
Tangará da Serra também está no radar das mudanças drásticas de temperatura, provocadas pelo alerta laranja. Até o fim da manhã, a cidade pode registrar 35 °C. Já no meio da tarde, o céu fica nublado, com sinais de chuva intensa e probabilidade de chuva forte, raios e ventos fortes.
CUIDADOS
Para evitar tragédias, o Inmet recomenda que os cidadãos permaneçam em casa durante o pico da chuva; não atravesse áreas alagadas; desligue aparelhos eletrônicos da tomada para evitar queima por descargas elétricas e fique longe de janelas e portas metálicas.
Se estiver na rua, a orientação é evitar árvores, postes e placas; não parar o carro embaixo de árvores. Se dirigir, reduza a velocidade e mantenha distância dos outros veículos. O Inmet também recomenda atenção especial para encostas, córregos e margens de rios (risco de deslizamento e enxurrada).
HNT
Colaborou: Astrogildo Nunes – [email protected]
-

Agronegócio6 dias atrásBrasil pode ampliar participação no mercado global de produtos sustentáveis da Amazônia, diz ApexBrasil
-

Mato Grosso6 dias atrásAdvogado e consultor Eduardo Mello lança atuação estratégica para reestruturação empresarial extrajudicial
-

Mato Grosso5 dias atrásJBS transforma resíduos de couro em fertilizantes na Itália e reforça economia circular
-

Transporte5 dias atrásPolícia Civil cumpre buscas contra grupo envolvido em distribuição de drogas e armas em Várzea Grande
-

Transporte6 dias atrásPolícia Civil prende homem por ameaçar e agredir companheira grávida com o objetivo de provocar aborto
-

Mato Grosso5 dias atrásMato Grosso confirma três casos de intoxicação por metanol
-

Mato Grosso5 dias atrásUboi, da JBS, ultrapassa 5 milhões de cabeças de gado transportadas no Brasil
-

Agronegócio5 dias atrásExportações brasileiras de algodão devem bater recorde em 2025, aponta Cepea







































