Transporte
Polícia Civil prende integrante de facção criminosa envolvido em tentativa de latrocínio contra idoso em Várzea Grande

PJC
Um integrante de facção criminosa considerado de alta periculosidade e envolvido na tentativa de latrocínio contra um idoso ocorrido na Comunidade Vila Sadia III, em Várzea Grande, foi preso em flagrante pela Polícia Civil, nesta terça-feira (7.10), durante investigações realizadas pelos policiais da Delegacia Especializada de Roubos e Furtos do município (Derf-VG).
O suspeito, de 41 anos, natural do estado de Rondônia, seria o responsável pela parte logística da ação criminosa, viabilizando e financiando a execução do crime. Uma mulher, responsável pela condução do veículo utilizado no crime, já havia sido presa horas antes em ação da Polícia Militar.
A tentativa de latrocínio ocorreu na noite de segunda-feira (6), quando pelo menos quatro homens e uma mulher, munidos de arma de fogo, invadiram a chácara do idoso, de 64 anos, o renderam e anunciaram o roubo. Desesperado, o idoso tentou correr para dentro da casa, quando os criminosos efetuaram disparos de arma de fogo contra a vítima, que foi alvejada na região da perna.
O filho da vítima conseguiu acionar a Polícia Militar. Os criminosos empreenderam fuga para a região de mata. Durante a ação, os policiais militares conseguiram visualizar o veículo Toyota Etios, conduzido pela suspeita, que acabou capotando durante a fuga. No interior do veículo, foram encontrados um carregador de pistola calibre 380 e abraçadeiras para amarrar as vítimas.
A suspeita foi conduzida para a Central de Flagrantes de Várzea Grande onde confirmou a participação na ação criminosa revelando o envolvimento de outros três comparsas que estavam no veículo.
Com base em informações passadas pela suspeita e com avanço das investigações, os policiais civis da Derf-VG descobriram que o veículo utilizado no crime havia sido locado, por um suspeito de integrar facção criminosa e que possivelmente estava envolvido no crime.
Diante dos fatos, os policiais iniciaram as buscas para localização do suspeito, que ficou hospedado em um hotel nas proximidades da rodoviária de Cuiabá, de onde já havia fugido e chegou a contratar um taxista para levá-lo até a cidade de Vilhena (RO), demonstrando que possuía grande soma em dinheiro em razão dos crimes praticados em Mato Grosso.
Após diversas diligências, os investigadores da Derf-VG conseguiram localizar o homem escondido no morro do bairro Jardim União, com apoio da facção criminosa. Ao perceber a presença da equipe no local, o faccionado tentou empreender fuga, porém acabou detido.
Segundo a delegada titular da Derf-VG, Elaine Fernandes, responsável pelas investigações, o grupo criminoso constituído por integrantes de uma facção criminosa está aterrorizando a zona rural de Várzea Grande e municípios circunvizinhos, podendo estar envolvido em outros crimes na região, como um roubo, ocorrido no dia 5 de outubro, em Nossa Senhora do Livramento, em que foram subtraídos aparelhos celulares, um veículo e valores em dinheiro.
“O integrante do grupo preso não possui paradeiro fixo em Mato Grosso e não atuava na linha de frente, mas sim, financiava a parte logística para as ações criminosas. As investigações apontam que as lideranças da facção convocam integrantes de várias cidades para perpetrar os roubos, como uma estratégia para dificultar a ação policial, relacionada à vinculação do crime com a facção criminosa”, explicou a delegada.
Assessoria | Polícia Civil-MT
Colaborou: Astrogildo Nunes – [email protected]
Transporte
Operação Lei Seca para motocicletas termina com cinco prisões e 26 veículos removidos em Várzea Grande
GGI-SESP
Uma operação da Lei Seca voltada exclusivamente para motocicletas, realizada na noite desta quarta-feira (28.1), em Várzea Grande, terminou com cinco prisões. Do total, uma foi por embriaguez ao volante, três por adulteração de veículo e uma por guarda ou transporte de droga para consumo pessoal. As abordagens ocorreram na Rua Iara, no bairro Jardim Glória.
De acordo com o relatório do Gabinete de Gestão Integrada (GGI), da Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp-MT), 62 veículos foram fiscalizados durante a ação. Além das prisões, 30 multas foram aplicadas e 26 motocicletas removidas ao pátio.
Ao todo, a operação expediu 54 Autos de Infração de Trânsito (AIT). Desses, 19 foram por falta de licenciamento ou registro do veículo e 13 por ausência da Carteira Nacional de Habilitação (CNH). As demais infrações se referem a irregularidades diversas previstas no Código de Trânsito Brasileiro (CTB).
A Operação Lei Seca é realizada pela Secretaria de Estado de Segurança Pública, sob coordenação do Gabinete de Gestão Integrada (GGI), e contou com a participação de equipes do Batalhão de Trânsito da Polícia Militar (BPMTran), Polícia Militar, Delegacia Especializada de Delitos de Trânsito (Deletran), Departamento Estadual de Trânsito (Detran-MT), Corpo de Bombeiros Militar (CBM-MT), Polícia Penal, Sistema Socioeducativo, Perícia Oficial e Identificação Técnica (Politec) e Guarda Municipal de Várzea Grande.
*Sob Supervisão de Alecy Alves
Maria Klara Duque* | Sesp-MT
Colaborou: Astrogildo Nunes – [email protected]
Transporte
Professor de escola cívico-militar é demitido após puxar orelha de aluna em MT

PMMT
Uma aluna da Escola Cívico-Militar 13 de Maio, em Porto Alegre do Norte (1.139 km de Cuiabá), denunciou ter sido agredida com um puxão de orelha por um professor. O caso ocorreu no fim do ano passado, mas só veio à tona agora.
Após tomar conhecimento dos fatos, a Secretaria de Estado de Educação (Seduc-MT) demitiu o profissional. A pasta informou, por meio de nota, ter adotado “imediatamente as providências cabíveis”.
A estudante foi acolhida pelo professor mediador da unidade com apoio da equipe psicossocial da Diretoria Regional de Educação (DRE), que segue acompanhando a rotina na unidade de ensino.
Ao mesmo tempo, estão sendo realizadas ações de conscientização junto à comunidade escolar “com foco na promoção do respeito, da convivência saudável e do bem-estar no ambiente educacional”.
APARECIDO CARMO/Da Redação/HNT
Colaborou: Astrogildo Nunes – [email protected]
Transporte
Polícia Civil prende jovem por difundir ideologias neonazistas e racistas nas redes sociais

PJC
A Polícia Civil de Mato Grosso deflagrou nesta quinta-feira (29.1) a operação Enigma, para o cumprimento de três mandados judiciais no interior do estado, tendo como alvo um jovem investigado por utilizar redes sociais para difundir ideologias neonazistas, incitar atentados violentos contra escolas e planejar atentados contra populações vulneráveis.
As ordens judiciais, de prisão preventiva, busca e apreensão domiciliar e afastamento de sigilo telemático, foram expedidas pela Justiça com base em investigações realizadas pela Delegacia Especializada de Repressão a Crimes Informáticos (DRCI), que identificaram o suspeito de 20 anos, morador do município de Gaúcha do Norte.
O cumprimento das ordens judiciais contou com o apoio da Delegacia de Polícia de Paranatinga.
Com o avanço dos trabalhos, foi apontado que o investigado utilizava redes sociais para difundir ideologias neonazistas, incitar atentados violentos contra escolas e planejar atentados contra populações vulneráveis. Em suas publicações, o suspeito incitava e manifestava vontade de praticar atos de extrema violência em locais públicos, visando especificamente judeus e a população negra.
A equipe de investigação da DRCI conseguiu superar as camadas de anonimização utilizadas pelo suspeito, estabelecendo o nexo causal entre as ameaças e obtendo a sua identidade civil. Além da incitação a massacres escolares, a investigação revelou que ele utilizava o ambiente digital para a prática de racismo.
O delegado responsável pelas investigações, Guilherme da Rocha, destaca que a intervenção estatal imediata foi indispensável para evitar a concretização de atos violentos.
“O investigado demonstrava estar em estágio avançado de radicalização, com intenções de vandalizar mesquitas e praticar atos de violência contra a população negra”, disse o delegado.
“A atuação da DRCI não apenas retira de circulação um indivíduo de altíssima periculosidade social, mas assegura a paz social, a incolumidade pública e a dignidade da população mato-grossense”, ressalta o titular.
Enigma
O nome da operação foi dado em alusão à quebra da criptografia da máquina nazista Enigma pelas forças aliadas. Da mesma forma, a DRCI superou as tentativas de anonimização do investigado, com clara motivação neonazista, obtendo êxito em identificá-lo e dar cumprimento aos mandados judiciais em seu desfavor.
-

Mato Grosso5 dias atrásApós caso positivo, Indea Mato Grosso abate 339 aves e conclui ações de combate ao foco de gripe aviária
-

Agronegócio5 dias atrásSoja disponível em Mato Grosso tem leve alta; colheita avança
-

Agronegócio5 dias atrásMato Grosso amplia abate de bovinos em 43% desde 2006
-

Agronegócio5 dias atrásPlantio de algodão em Mato Grosso está adiantado
-

Mato Grosso4 dias atrásSine Municipal tem 16 vagas para pessoas com deficiência (PCD) sem experiência
-

Agronegócio4 dias atrásMato Grosso lucra com venda de pênis bovino para Ásia
-

Transporte3 dias atrásPolícia Civil deflagra operação para apurar homicídios em Comodoro
-
Mato Grosso3 dias atrás
BFB Foods leva lançamentos à Gulfood 2026 e reforça presença no mercado asiático


































