Conecte-se Conosco

Mato Grosso

Sejus e parceiros já qualificaram 1.622 reeducandos de MT em cursos profissionalizantes em 2025

Publicado

em

Sejus-MT

 

A qualificação profissional de pessoas privadas de liberdade é fundamental no processo de ressocialização promovido pelo Sistema Penitenciário de Mato Grosso. Entre janeiro e setembro deste ano, 1.622 homens e mulheres passaram por cursos de qualificação nas unidades prisionais do Estado.

Os cursos foram ministrados por parceiros, como o Senai, o Senac-MT e o Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT), e contaram com o incentivo do programa SER Família Capacita, por meio da Secretaria de Estado de Assistência Social e Cidadania (Setasc), reforçando a articulação entre o governo e instituições de ensino profissionalizante para dar oportunidades de reinserção social também às pessoas privadas de liberdade.

Essa iniciativa, direcionada aos reeducandos do regime fechado, tem foco em fornecer habilidades para a reinserção produtiva na sociedade, oferecendo novas perspectivas de vida e reduzindo a reincidência criminal. A qualificação profissional, ao promover o trabalho digno e a formação, é considerada uma peça-chave para a transformação social dos indivíduos custodiados.

Publicidade

“Os dados demonstram o compromisso do Estado em ofertar oportunidades para que homens e mulheres que hoje estão cumprindo suas penas possam desenvolver novas habilidades e buscar uma oportunidade quando saírem da prisão. E isso só foi possível graças à parceria robusta com instituições de excelência e ao incentivo de programas como o SER Família Capacita”, pontuou o secretário de Justiça, Vitor Hugo Bruzulato.

Um dos exemplos da qualificação profissional empregada em atividades laborais dentro do Sistema Prisional está na padaria-escola da Penitenciária Major Eldo de Sá Corrêa, onde o grupo de presos que trabalha no local participa, continuamente, de cursos profissionalizantes, desde a produção de pães de diversos tipos até a confecção de bolos e doces e técnicas de confeitaria. Promovidos pelo Senac-MT, os cursos ensinam a produção e também noções de empreendedorismo.

A pedagoga da penitenciária, Creuza Rosa Ribeiro, explica que a padaria é um espaço não apenas de produção de alimentos, mas de conhecimento que é multiplicado entre os reeducandos. “Todos os trabalhadores já passaram por diversos cursos de qualificação, como panificação, confeitaria, produção de panetones, doces e, o mais recente, foi de bolos e tortas gourmet. É um espaço onde a mágica acontece, e o nosso pão de cada dia é a obra principal desse grupo”, ressalta a professora.

Na padaria-escola, são produzidos também os lanches para os reeducandos que estudam na unidade e do projeto Agente Mirim, além de atender à demanda dos parceiros da unidade prisional.

Entre o número geral de reeducandos que passaram por qualificações neste ano, 534 são mulheres. Os cursos profissionalizantes vão de assistente administrativo, assistente de recursos humanos, eletricista, construção de alvenaria, pintura predial, assentador de cerâmica, avicultura de corte, instalação de ar-condicionado, corte e costura a qualificações na área de alimentação, como panificação, confeitaria, hamburgueria artesanal, hidroponia, olericultura e beneficiamento de pescado.

Publicidade

Na unidade feminina de Nortelândia, os cursos de artesanato, pintura em tela, confeitaria e cozinha industrial transformaram a realidade de um grupo de reeducandas. Hoje, as técnicas estão mais aprimoradas, e a direção da unidade prisional investe em qualificação e, com o auxílio de parceiros, adquire materiais para que as mulheres possam, cada vez mais, investir na confecção de telas e objetos decorativos e também na produção de bolos e doces que chamam a atenção de quem conhece o trabalho primoroso.

“Ao qualificar as pessoas privadas de liberdade, estamos devolvendo a chance de adquirir uma nova profissão e a oportunidade real de romper com o ciclo da criminalidade. A qualificação transforma o tempo de pena em tempo de aprendizado, garantindo que elas saiam da unidade prisional não apenas com a liberdade, mas com uma ferramenta de trabalho para construir um futuro honesto”, afirmou a secretária-adjunta de Administração Penitenciária, Hermínia Brito.

Raquel Teixeira | Sejus-MT

Colaborou: Astrogildo Nunes – [email protected]

Continue Lendo
Publicidade
Clique Para Comentar

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mato Grosso

“A gente esperava há anos e agora está em nossas mãos”, destaca produtor do Assentamento Pai Herói em Tabaporã

Publicado

em

Crédito – Antônio Pinheiro/Secom-MT

 

O produtor rural de Tabaporã, Sérgio Aparecido dos Santos, foi um dos primeiros beneficiados pelo lançamento dos sistemas Simcar Assentamento e Simcar Compensação. Ele destacou que o momento era aguardado há anos pelos pequenos produtores do Assentamento Pai Herói, projeto-piloto do Governo de Mato Grosso no novo sistema.

“Para mim, representa a realização de um sonho. É algo que a gente esperava há anos e nunca conseguia. Hoje, graças a Deus, está em nossas mãos. Receber o CAR ajuda muito o pequeno produtor e eu sou um deles. Agradeço ao governador Mauro Mendes e ao vice-governador Otaviano Pivetta, que têm lutado muito por nós. Estão fazendo um bom trabalho em Mato Grosso”, afirmou Sérgio.

Outro beneficiado, Denicio Cavalari da Silva, reforçou a importância do documento. “É uma honra muito grande receber este CAR. Todo produtor sonha com ele, porque traz diversos benefícios, entre eles permitir o acesso a programas do governo. Só conseguimos com o apoio do Estado e porque nossa área está legalizada. Espero que outros assentamentos também consigam”, completou.

Publicidade

O vice-governador Otaviano Pivetta também comentou o impacto dos novos sistemas. “Com o Simcar Assentamento e o Simcar Compensação, damos um passo importante para que os produtores rurais regularizem suas áreas e acessem os benefícios que merecem. Este projeto é resultado da parceria com municípios e a Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema), garantindo segurança jurídica e oportunidades para todos”, disse o vice-governador.

Sobre os novos sistemas
O Simcar Assentamento acelera a regularização ambiental de assentamentos rurais, destravando processos e garantindo segurança jurídica aos produtores. Já o Simcar Compensação atende imóveis com déficit de reserva legal anterior a 2008, permitindo regularizar áreas por meio de duas alternativas: aquisição de área em unidades de conservação pendentes de regularização fundiária e doação ao Estado; ou aquisição de área de terceiros para servidão ambiental.

Amanda Monteiro | Vice-governadoria

Colaborou: Astrogildo Nunes – [email protected]

Publicidade
Continue Lendo

Mato Grosso

Seaf dá continuidade à entrega dos cartões do Fundaaf Inclusão Rural para municípios do interior nesta terça-feira (18)

Publicado

em

Imagem da entrega oficial na sexta-feira (14.11), na Arena Pantanal – Foto por: Mayke Toscano

 

O Governo de Mato Grosso dará continuidade à entrega de 3.589 cartões do Fundo de Apoio à Agricultura Familiar (Fundaaf) – Inclusão Rural, política pública implantada e coordenada pela Secretaria de Estado de Agricultura Familiar (Seaf), responsável pelo fomento, gestão e repasse financeiro às famílias beneficiárias.

A entrega começou na sexta-feira (14.11), em Cuiabá. A partir desta terça-feira (18.11), a ação segue nos demais municípios, garantindo que o benefício chegue de forma organizada e segura às comunidades rurais.

Com R$ 21,4 milhões em investimentos, o programa tem como objetivo promover a inclusão produtiva e o desenvolvimento sustentável de agricultores em situação de vulnerabilidade social, fortalecendo a agricultura familiar e ampliando oportunidades de renda no campo.

Publicidade

Ao todo, 5.545 projetos foram analisados, contemplando pessoas cadastradas no CadÚnico Rural, com renda per capita de até meio salário mínimo. A iniciativa prioriza comunidades tradicionais, mulheres, jovens e idosos, reafirmando o compromisso do Estado com equidade e valorização da diversidade no meio rural.

Para a secretária de Agricultura Familiar, Andreia Fujioka, o Fundaaf – Inclusão Rural representa um marco no fortalecimento da produção familiar.

“Este programa nasceu dentro da Seaf, foi estruturado pela nossa equipe e implantado com muito cuidado para chegar a quem realmente precisa. A Secretaria coordena o fomento, os investimentos e o repasse que transforma a vida das famílias. Hoje celebramos oportunidades reais de desenvolvimento no campo.”

O programa também conta com o olhar sensível da primeira-dama de Mato Grosso, Virginia Mendes, escolhida pela Seaf como madrinha do programa.

“Esse projeto conversa profundamente com tudo o que defendemos no SER Família. Ser carinhosamente convidada para ser madrinha dessa iniciativa é uma honra que recebo com muita gratidão. É emocionante ver mulheres, jovens, indígenas, quilombolas e tantas outras famílias tendo a oportunidade de prosperar. O Fundaaf vai muito além de um apoio financeiro, ele simboliza esperança, dignidade e novas oportunidades. Agradeço de coração pela homenagem e reafirmo meu compromisso com todos que mais precisam.”, afirmou Virginia Mendes.

Publicidade

O governador Mauro Mendes destacou o impacto estrutural que o programa representa para o Estado.

“Esse Governo tem feito o maior investimento da história na agricultura familiar, porque sabemos que esse setor sustenta milhares de famílias e movimenta a economia local. O Fundaaf leva dignidade, autonomia e oportunidade, garantindo que cada beneficiário possa produzir mais e viver melhor. Esse é o papel de um governo que trabalha para todos.”

Já o vice-governador Otaviano Pivetta ressaltou o alinhamento entre inclusão produtiva e desenvolvimento econômico.

“Quando investimos na agricultura familiar, investimos no presente e no futuro do estado. O Fundaaf fortalece quem está na base da produção e ajuda os municípios a crescerem com mais equilíbrio, autonomia e sustentabilidade. É uma política pública necessária, responsável e transformadora.

Vânia Neves | Seaf/Empaer

Publicidade

Colaborou: Astrogildo Nunes – [email protected]

Continue Lendo

Mato Grosso

Cuiabá amanhece sob alerta de tempestades e risco de granizo

Publicado

em

Inmet

 

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu, nesta segunda-feira (17), alerta laranja para tempestades em Cuiabá e demais cidades localizadas na Baixada Cuiabana e em outras regiões do estado.

De acordo com o Inmet, a Capital poderá receber nas próximas horas chuvas de 60 a 100 milímetros, com queda de granizo e ventos intensos de até 100 km/h.

O resto da semana em Cuiabá será de temperaturas estáveis com máxima de 34°C e mínimas variando entre 21°C e 23°C. Apenas na terça-feira (18), de acordo com o Inmet, a temperatura poderá cair e apresentar máxima de 31°C e 21°C.

Publicidade

No município de Rondonópolis, também sob alerta laranja do Inmet, a temperatura pode chegar à casa dos 37 °C ainda no fim desta manhã. À tarde, o tempo fecha e pode haver pancadas de chuva intensa.

Tangará da Serra também está no radar das mudanças drásticas de temperatura, provocadas pelo alerta laranja. Até o fim da manhã, a cidade pode registrar 35 °C. Já no meio da tarde, o céu fica nublado, com sinais de chuva intensa e probabilidade de chuva forte, raios e ventos fortes.

CUIDADOS

Para evitar tragédias, o Inmet recomenda que os cidadãos permaneçam em casa durante o pico da chuva; não atravesse áreas alagadas; desligue aparelhos eletrônicos da tomada para evitar queima por descargas elétricas e fique longe de janelas e portas metálicas.

Se estiver na rua, a orientação é evitar árvores, postes e placas; não parar o carro embaixo de árvores. Se dirigir, reduza a velocidade e mantenha distância dos outros veículos. O Inmet também recomenda atenção especial para encostas, córregos e margens de rios (risco de deslizamento e enxurrada).

Publicidade

HNT

Colaborou: Astrogildo Nunes – [email protected]

Continue Lendo

Tendência