Conecte-se Conosco

Transporte

Polícia Civil mira facção criminosa envolvida com tráfico de drogas em Várzea Grande

Publicado

em

PJC

 

A Polícia Civil de Mato Grosso, por meio da Delegacia Especializada de Repressão a Narcóticos (Denarc), deflagrou nesta quinta-feira (16.10) a Operação Opaco, para cumprimento de ordens judiciais com foco na desarticulação núcleos operacionais de uma facção criminosa na cidade de Várzea Grande.

Na operação, são cumpridas cinco ordens judiciais, sendo um mandado de prisão preventiva e quatro mandados de busca e apreensão domiciliar, expedidos pelo Juizo 4.0 de Garantias da Capital, após manifestação do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco), baseadas nas investigações da Polícia Civil.

A operação decorre do aprofundamento de uma prisão realizada pela Denarc, no ano de 2022 durante  cumprimento de mandado de busca e apreensão no qual foram localizados entorpecentes (maconha e cocaína), cadernos com anotações do tráfico, balança de precisão e expressiva quantidade de cestas básicas, distribuídas a familiares de faccionados presos.

Publicidade

O criminoso preso na ocasião foi condenado por tráfico de drogas pela  3ª Vara Criminal de Várzea Grande, e, com o avanço das investigações, foram levantadas evidências de que a sua atuação ia além do tráfico isolado, descortinando um grupo criminoso estruturado, com divisão de funções e atuação voltada à prática reiterada de crimes.

As investigações revelaram que o investigado ocupava posição de liderança dentro da facção criminosa, exercendo atividades como cobranças de dívidas com ameaças, mediação de conflitos internos, aplicação de sanções a outros membros, e coordenação da logística de distribuição de benefícios.

Mesmo condenado por tráfico de drogas, o investigado foi colocado em liberdade condicional e buscava manter-se em evidência na estrutura criminosa.

O delegado titular da Denarc, Wilson Cibulskis Júnior, reforça que denúncias anônimas são fundamentais para a continuidade do trabalho de combate ao tráfico de drogas e ao crime organizado no Estado.

“Informações podem ser passadas anonimamente por meio dos disque-denúncias da Polícia Civil, nos números 197 e 181, auxiliando o trabalho da Polícia no combate à criminalidade na região metropolitana e no interior do estado.

Operação Opaco

O nome da operação faz alusão direta a um dos principais alvos da investigação, cujo prenome remete simbolicamente à ideia de brilho e destaque. A denominação da operação reflete o objetivo policial de ofuscar sua influência, interrompendo sua atuação ilícita e devolvendo opacidade à figura que atuava nas sombras do crime organizado.

Publicidade

A operação integra os trabalhos da Operação Inter Partes, que faz parte do planejamento estratégico da Polícia Civil de Mato Grosso para o enfrentamento ao crime organizado, dentro do Programa Tolerância Zero do Governo do Estado. A iniciativa reforça o compromisso com a segurança pública, o enfrentamento às facções criminosas e a valorização da confiança da população na atuação policial.

Assessoria | Polícia Civil-MT

Colaborou: Astrogildo Nunes – [email protected]

Continue Lendo
Publicidade
Clique Para Comentar

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Transporte

PM prende suspeito de esfaquear namorada com facão em Peixoto de Azevedo

Publicado

em

PMMT

Policiais militares do 22º Batalhão prenderam em flagrante, na madrugada desta quinta, um homem, 36 anos, suspeito de esfaquear a namorada, 35 anos, utilizando um facão, em Peixoto do Azevedo (673 km de Cuiabá). Uma equipe médica foi acionada para socorrer a vítima.

Segundo o boletim de ocorrência, os militares receberam informações, por volta das 4 horas da manhã, de que uma equipe médica foi acionada para socorrer uma mulher que teria sido esfaqueada por um homem, no bairro Mãe de Deus.

No local, os socorristas encontraram a vítima com um corte profundo na mão esquerda. Assim que os policiais militares chegaram, a mulher relatou que houve um desentendimento com o suspeito, e que na ocasião, ele pegou um facão e desferiu contra a namorada, que tentou se defender da agressão.

A mulher relatou que o suspeito ainda estava dentro da residência. A vítima foi encaminhada para uma unidade de saúde. O homem foi abordado em um dos cômodos do imóvel. Ele tentou resistir a prisão, mas foi conduzido à delegacia para demais providências cabíveis.

Publicidade

Disque-denúncia

A sociedade pode contribuir com as ações da Polícia Militar de qualquer cidade do Estado, sem precisar se identificar, por meio do 190 ou 0800.065.3939.

Wellyngton Souza | PMMT

Colaborou: Astrogildo Nunes – [email protected]

Publicidade
Continue Lendo

Transporte

Força Tática prende suspeito por roubos e apreende arma de fogo e munições

Publicado

em

PMMT

Equipes da Força Tática do 7º Comando Regional prenderam um homem faccionado, de 23 anos, e uma mulher, de 23 anos, por tráfico de drogas e porte ilegal de arma, na tarde desta quinta-feira (16.10), em Tangará da Serra. O suspeito era procurado por diversos roubos na cidade. Com a dupla, foram apreendidas uma arma de fogo e um simulacro e porções de drogas.

Conforme o boletim de ocorrência, a equipe da Força Tática para verificar a situação onde um homem estava armado e ameaçando vizinhos de um condomínio de quitinetes. Os policiais foram ao local e flagraram o suspeito fugindo em direção a uma das casas.

Os militares fizeram acompanhamento ao homem e entraram em uma das quitinetes, onde também estava a suspeita. Questionados pela PM, a dupla afirmou que residiam naquele local.

Em verificação pela casa, os policiais localizaram um revólver de calibre .38 com cinco munições e um simulacro de arma de fogo. Também foram encontrados R$ 500,00 em dinheiro, cinco celulares, luvas e máscara balaclava.

Publicidade

Em checagem ao suspeito homem, foi identificado que ele pertencia a uma facção criminosa e que teria envolvimento em diversos crimes de roubos ocorridos na cidade.

Os dois suspeitos receberam voz de prisão e foram conduzidos para a delegacia da cidade para registro da ocorrência e demais providências.

Disque-denúncia

A sociedade pode contribuir com as ações da Polícia Militar de qualquer cidade do Estado, sem precisar se identificar, por meio do 190 ou 0800.065.3939.

Hallef Oliveira | PMMT

Publicidade

Colaborou: Astrogildo Nunes – [email protected]

Continue Lendo

Transporte

Morador de Nova Mutum morre em grave acidente na BR-163 entre Eldorado e Itaquiraí, no Mato Grosso do Sul

Publicado

em

Foto: reprodução

Um grave acidente registrado por volta das 19h de ontem, quarta-feira (15), na BR-163, entre os municípios de Eldorado e Itaquiraí, no Mato Grosso do Sul, tirou a vida de Tiago Ricardo Machado dos Santos, de 30 anos, morador de Nova Mutum (MT).

Natural de São Leopoldo (RS), Tiago morava em Nova Mutum (MT), onde trabalhava em uma empresa de mudanças. Conforme as primeiras informações, uma carreta que seguia no sentido Sul da rodovia se deparou com um ciclista à margem da pista. Ao tentar desviar, o motorista da carreta perdeu o controle e a última composição do veículo se desprendeu.

A estrutura desengatada invadiu a faixa contrária, no sentido Norte, justamente no momento em que Tiago passava com seu caminhão baú. Sem tempo para reagir ou desviar, ele acabou colidindo de forma violenta contra a carreta desprendida e morreu ainda no local.

A pista ficou totalmente interditada nos dois sentidos em razão da posição dos veículos após a colisão.

Publicidade

Equipes da Polícia Rodoviária Federal (PRF), da concessionária Motiva Pantanal, da Polícia Civil e da Perícia Técnica atenderam à ocorrência e realizaram os levantamentos iniciais.

Tiago era solteiro, deixa um filho pequeno e fazia parte de uma família mutuense com sete irmãos. O corpo está em processo de liberação para ser trasladado a Nova Mutum, onde serão realizados o velório e o sepultamento.

Fonte: CenarioMT

Colaborou: Astrogildo Nunes – [email protected]

Publicidade
Continue Lendo

Tendência