Mato Grosso
Inscrições para o Casamento Abençoado em Cuiabá são prorrogadas até 14 de novembro

Os casais interessados em oficializar a união devem procurar o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) – Foto por: Josi Dias
As inscrições para o Casamento Abençoado 2025 em Cuiabá foram prorrogadas até o dia 14 de novembro. A cerimônia coletiva, idealizada pela primeira-dama de Mato Grosso, Virginia Mendes, e executada pela Secretaria de Estado de Assistência Social e Cidadania (Setasc), será realizada no dia 7 de dezembro, no Ginásio Aecim Tocantins, e reunirá casais da capital e de municípios da Baixada Cuiabana.
Os casais interessados em oficializar a união devem procurar o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) da cidade onde residem para efetuar a inscrição. O projeto tem como foco promover a regularização civil matrimonial gratuita, permitindo que famílias em situação de vulnerabilidade possam realizar o sonho do casamento.
Durante a inscrição, é necessário apresentar certidão de nascimento original e atualizada (emitida há no máximo 90 dias), documento oficial com foto (RG, CNH ou passaporte) e comprovante de endereço. O casal também precisa comparecer acompanhado de duas testemunhas maiores de 18 anos, portando RG, CPF e comprovante de endereço – exceto pai e mãe.
A ação é destinada a casais de todas as religiões, pessoas com deficiência e famílias com renda total de até três salários mínimos, devidamente inscritas no Cadastro Único (CadÚnico).
“O Casamento Abençoado é um dos projetos mais simbólicos que realizamos, pois representa mais do que a formalização de um vínculo: é a garantia de um direito e o fortalecimento dos laços familiares. É muito gratificante ver o empenho das equipes e parceiros que tornam esse sonho possível para tantos casais”, afirmou o secretário de Estado de Assistência Social e Cidadania, Klebson Gomes.
O Casamento Abençoado é realizado em parceria com a Associação dos Notários e Registradores de Mato Grosso (Anoreg-MT), a Associação de Registradores de Pessoas Naturais de Mato Grosso (Arpen-MT), o Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT), por meio da Corregedoria de Justiça e da Justiça Comunitária, o Ministério Público do Estado (MPMT), além dos Tabelionatos Civis Municipais e das Secretarias Municipais de Assistência Social.
Layse Ávila | Setasc-MT
Colaborou: Astrogildo Nunes – [email protected]
Mato Grosso
7ª Expedição Araguaia-Xingu inicia hoje a segunda etapa em Confresa e São Félix do Araguaia

Imagem Ilustrativa
Começa hoje (03 de novembro) a segunda etapa da 7ª Expedição Araguaia/Xingu! A caravana segue até o dia 14 de novembro levando justiça, cidadania, solidariedade, educação, saúde, ciência, cultura, esporte, sustentabilidade e diversos outros serviços aos moradores da Agrovila Jacaré Valente e do Distrito Veranópolis, em Confresa (1.100 km a noroeste de Cuiabá), e do Distrito Espigão do Leste, em São Félix do Araguaia (1.061 km a noroeste da capital).
Promovida pelo Poder Judiciário de Mato Grosso, por meio da Justiça Comunitária, a ação conta com o apoio de dezenas de parceiros das esferas municipal, estadual e federal, além da iniciativa privada. Ao longo das seis edições anteriores, a Expedição já realizou mais de 210 mil atendimentos, impactando positivamente a vida de milhares de pessoas.
A primeira etapa desta 7ª edição ocorreu de 3 a 10 de outubro, passando pelo distrito de São José do Couto, em Campinápolis (a cerca de 500 km de Cuiabá), e pelo município de Bom Jesus do Araguaia (a aproximadamente 800 km da capital).
Programação da segunda etapa da Expedição Araguaia/Xingu:
03/11 – Partida de Cuiabá
05 e 06/11 – Agrovila Jacaré Valente (Confresa) – Escola Municipal Jacaré Valente
08 e 09/11 – Distrito Espigão do Leste (São Félix do Araguaia) – Escola Municipal Alberto Nunes da Silveira
11 e 12/11 – Distrito Veranópolis (Confresa) – Escola Municipal Vereador Valdemiro Nunes de Araújo
13/11 – Retorno para Cuiabá
Fonte: Coordenadoria de Comunicação do TJMT
Redação AguaBoaNews
Colaborou: Astrogildo Nunes – [email protected]
Mato Grosso
11ª Feira da Agricultura Familiar movimenta a Praça Alencastro nesta segunda

Crédito: Francinei Marans
Prefeitura de Cuiabá realiza nesta segunda-feira (03), a partir das 8h, a 11ª edição da Feira da Agricultura Familiar, na Praça Alencastro, no centro da Capital. O evento é promovido por meio da Secretaria Adjunta de Agricultura, vinculada à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo, e reúne produtores rurais da agricultura familiar de diversas regiões de Cuiabá e municípios vizinhos, como Santo Antônio do Leverger. A programação está prevista para permanecer até às 18h.
A feira visa valorizar o pequeno produtor, incentivar o consumo de alimentos locais e aproximar o campo da cidade, oferecendo ao público produtos frescos e de qualidade, diretamente das propriedades rurais.
Entre os itens disponíveis estão frutas, verduras, legumes, mel, queijos, pães, bolos, biscoitos, pratos da culinária regional, variedade de artesanato em crochê, pintura, madeira, entre outros, e vasos de flores.
Lembrando que as feiras da Agricultura Familiar, Produtiva e Solidária estão tendo uma rotatividade, sendo realizadas nas Praças Alencastro, da República e a Ipiranga, sempre às segundas-feiras dos meses.
Serviço:
Data: Hoje (03)
Horário: das 8h às 18h
Eliana Bess
Colaborou: Astrogildo Nunes – [email protected]
Mato Grosso
Primeira-dama de MT e Setasc entregam novas casas do SER Família Habitação em Novo São Joaquim

O SER Família Habitação – Faixa Zero tem como objetivo fomentar a construção de moradias de interesse social – Foto por: João Reis
O Governo de Mato Grosso realiza, nesta terça-feira (4.11), a entrega adicional de nove novas unidades habitacionais do Programa SER Família Habitação – Faixa Zero em Novo São Joaquim. Nesta modalidade não há custos para os beneficiários.
A cerimônia será às 15h e contará com a presença da primeira-dama do Estado, Virginia Mendes, idealizadora do programa, e do secretário de Estado de Assistência Social e Cidadania, Klebson Gomes.
O SER Família Habitação – Faixa Zero tem como objetivo fomentar a construção de moradias de interesse social, garantindo qualidade de vida e dignidade à população dos municípios mato-grossenses. O programa é destinado a famílias com renda per capita de até R$ 218,00, e nesta vertente os beneficiários são selecionados pelos próprios municípios.
Entre os critérios para participar, é necessário residir no município há pelo menos cinco anos, ter mais de 18 anos e não ter sido contemplado em outro programa habitacional de interesse social.
Até o momento, 79 municípios já aderiram ao SER Família Habitação, fortalecendo o compromisso do Governo do Estado em reduzir o déficit habitacional e ampliar o acesso à moradia digna para as famílias mais vulneráveis de Mato Grosso.
Serviço | Entrega de casas do Ser Família Habitação – Faixa Zero
Data: Terça-feira, 04 de novembro
Horário: 15h
Local: Novo São Joaquim
Layse Ávila | Setasc-MT
Colaborou: Astrogildo Nunes – [email protected]
-

Transporte7 dias atrásJovem morre atingido por tora de madeira em propriedade rural de Colniza
-

Mato Grosso5 dias atrásCitricultura no México – Congresso Internacional de Cítricos terá duas apresentações do pesquisador científico brasileiro Hamilton Ramos
-

Agronegócio3 dias atrásChina retoma compras de soja dos EUA e reduz pressão sobre demanda pelo grão brasileiro
-

Transporte6 dias atrásHomem é preso e adolescente apreendido pela PM após roubo à residência em Alta Floresta
-

Mato Grosso6 dias atrásPivetta rebate críticas internacionais e reafirma produção sustentável de Mato Grosso
-

Transporte6 dias atrásForça Tática da PM e PRF apreendem 19 tabletes de pasta base de cocaína em Várzea Grande
-

Mato Grosso5 dias atrásMais retorno por hectare: tecnologia brasileira Arbolina aumenta a produtividade ao sinalizar processos fisiológicos das plantas
-

Transporte4 dias atrásGateiro é preso em flagrante por furto de energia em Várzea Grande






































