Mato Grosso
Centro Estadual de Cidadania realiza mais de 13 mil atendimentos em outubro

Centro Estadual de Cidadania, reúne diversos serviços públicos em um só espaço físico, no Várzea Grande Shopping – Foto por: Layse Ávila
Gerenciado pela Secretaria de Estado de Assistência Social e Cidadania (Setasc), o Centro Estadual de Cidadania (CEC) realizou 13.557 atendimentos durante o mês de outubro. A unidade, localizada no Várzea Grande Shopping, reúne diversos serviços públicos em um só espaço físico, facilitando o acesso da população várzea-grandense e de toda a Região Metropolitana.
O Sistema Nacional de Emprego (Sine-MT), o Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso (Detran-MT), o Procon Estadual, o Corpo de Bombeiros Militar, a Perícia Oficial e Identificação Técnica (Politec-MT) e a própria Setasc são os órgãos que prestam atendimento no local, garantindo praticidade e agilidade para quem busca resolver demandas do dia a dia.

Legenda – Centro Estadual de Cidadania, reúne diversos serviços públicos em um só espaço físico, no Várzea Grande Shopping – Foto: Layse Ávila | Setasc-MT
Os serviços do Detran-MT foram os mais procurados no mês, totalizando 7.190 atendimentos, como abertura de processo e protocolo de entrega da Carteira Nacional de Habilitação (CNH), captura de imagem, exames teóricos e outros serviços relacionados à habilitação e veículos.
O morador de Várzea Grande, Gilson Marcos, procurou a unidade para renovar a CNH e elogiou o serviço prestado.
“O atendimento foi excelente, nota dez. Agradeço a atenção, a presteza e a forma como fui atendido. Estou muito satisfeito e agradeço o serviço. Foi muito rápido. Achei que fosse demorar, mas foi bem ágil”, afirmou.
O secretário da Setasc, Klebson Gomes, destacou o papel fundamental do Centro Estadual de Cidadania em aproximar os serviços públicos da população.
“Nosso objetivo é oferecer um atendimento humanizado e ágil, reunindo diversos órgãos em um mesmo local, para que o cidadão resolva suas demandas com conforto e eficiência. O número expressivo de atendimentos mostra que estamos no caminho certo, aproximando ainda mais os serviços públicos das pessoas”, afirmou o secretário.
Em seguida, a Politec contabilizou 1.621 atendimentos, com foco na emissão e entrega da Carteira de Identidade Nacional (CIN), além de atualizações cadastrais e outros serviços de identificação.
O Sine-MT registrou 1.010 atendimentos, com destaque para os serviços de intermediação de mão de obra, captação de vagas de emprego, emissão da carteira de trabalho digital e habilitação de seguro-desemprego, contribuindo diretamente para a inserção dos cidadãos no mercado de trabalho.
Já a moradora do bairro Jardim Primavera, Maria Cecília de Moraes, foi ao Centro Estadual de Cidadania retirar a identidade do filho e também avaliou positivamente a experiência.

Legenda – Centro Estadual de Cidadania, reúne diversos serviços públicos em um só espaço físico, no Várzea Grande Shopping – Foto: Layse Ávila | Setasc-MT
“Acabei de chegar e fui bem atendida, nota dez para eles. Não demorei nada. O espaço está ótimo, não está amontoado e foi tudo resolvido rapidamente. Recomendo o CEC para todo mundo. É um lugar que realmente facilita a vida da gente”, contou.
O Procon Estadual realizou 304 atendimentos, entre orientações ao consumidor e abertura de processos de reclamação, reforçando a importância da defesa dos direitos do consumidor. Já o Corpo de Bombeiros Militar contabilizou 154 atendimentos, que incluem liberação de alvarás, regularização contra incêndio e pânico e análise de projetos diversos.
A Setasc, por meio dos Serviços de Cidadania e informações gerais, realizou 3.278 atendimentos, com ações voltadas à orientação social, encaminhamentos e informações sobre programas estaduais de assistência.
O atendimento ao público no Centro Estadual de Cidadania ocorre de segunda a sexta-feira, das 10h às 17h30, no Várzea Grande Shopping. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone (65) 3694-0503.
Layse Ávila | Setasc-MT
Colaborou: Astrogildo Nunes – [email protected]
Mato Grosso
Mato Grosso confirma três casos de intoxicação por metanol

Até esta quinta-feira (13.11), foram notificados dez casos suspeitos em Mato Grosso, sendo quatro deles confirmados laboratorialmente – Crédito – Politec
A Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT) confirmou mais três casos de intoxicação por metanol em Mato Grosso, um em Várzea Grande e dois em Itanhangá. Com as novas confirmações, o Estado soma quatro casos registrados de intoxicação pela substância.
Os pacientes de Itanhangá são um rapaz de 26 anos e sua sogra, de 42 anos, que consumiram whisky. Ele teve sintomas como vômito, náuseas, dor torácica, tontura e dificuldade para respirar, mas já recebeu alta. Já a outra paciente apresentou vômito, náuseas, fadiga, perda progressiva da visão e dificuldade de caminhar; ela continua internada em estado grave. O caso registrado em Várzea Grande evoluiu para óbito.
“A primeira morte por intoxicação por metanol em Mato Grosso é muito triste. A população deve ficar alerta para a procedência de bebidas alcóolicas antes do consumo. É importante que as orientações da SES sejam seguidas para prevenirmos novos casos”, destacou o secretário de Estado de Saúde, Gilberto Figueiredo.
A primeira confirmação de Mato Grosso foi feita no dia 22 de outubro, envolvendo um paciente de 24 anos, do sexo masculino, morador de Várzea Grande, que apresentou lesão ocular irreversível, uma das complicações mais graves decorrentes da exposição.
Até esta quinta-feira (13.11), foram notificados dez casos suspeitos em Mato Grosso, sendo quatro deles confirmados laboratorialmente. Mais dois casos estão em investigação, em Água Boa (1) e Várzea Grande (1), e outros quatro já foram descartados.
Segundo a superintendente de Vigilância em Saúde da SES, Alessandra Moraes, a Secretaria recomenda que as pessoas não consumam bebidas alcoólicas dos lotes listados em comunicação de risco ou de procedência duvidosa; verifiquem rótulo, lote e data de fabricação; e denunciem locais que comercializem produtos suspeito pelos canais oficiais, como o Fale Cidadão – Ouvidoria do Estado de Mato Grosso.
“Em caso de sintomas como visão borrada, dor de cabeça intensa, náuseas, vômitos, dor abdominal ou tontura, o cidadão deve procurar imediatamente uma unidade de urgência [UPA ou pronto-socorro], pois o atendimento rápido pode ser determinante para evitar complicações graves”, informou a superintendente.
A SES disponibilizou um painel com a atualização dos casos confirmados e suspeitos de intoxicação por metanol em Mato Grosso, que é atualizado diariamente de segunda a sexta-feira.
O metanol é utilizado na indústria como solvente, combustível ou componente de produtos de limpeza. Mesmo em pequenas quantidades, sua ingestão pode causar danos neurológicos, hepáticos e visuais severos, podendo evoluir para cegueira permanente ou óbito.
Luiza Goulart | SES-MT
Colaborou: Astrogildo Nunes – [email protected]
Mato Grosso
Governo de Mato Grosso prorroga prazo do Refis Extraordinário III até dezembro de 2025

Tonico Pinheiro/Secom-MT
O Governo de Mato Grosso prorrogou o prazo de adesão ao Programa Extraordinário de Recuperação de Créditos Tributários (Refis Extraordinário III), oferecendo aos contribuintes uma nova oportunidade para quitar débitos com o Estado em condições facilitadas. A medida foi publicada nesta quarta-feira (12.11), por meio do Decreto nº 1.739, que altera os prazos e percentuais de desconto.
Com a prorrogação, o prazo para adesão ao programa vai até 29 de dezembro de 2025. Podem aderir contribuintes com dívidas relacionadas ao Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS), Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) e Imposto sobre Transmissão Causa Mortis e Doação (ITCD), inscritas ou não em dívida ativa, relativas a fatos geradores ocorridos até 30 de junho de 2024.
Além do prazo, o decreto também estabelece a exclusão de devedores contumazes e casos de fraude da possibilidade de adesão ao programa.
Os débitos podem ser quitados à vista ou parcelados, com reduções nas multas e jur
os, conforme o tipo e origem da dívida. No pagamento integral, os descontos vão de 20% a 80% sobre juros, multas e penalidades. Já para quem optar pelo parcelamento, as reduções são progressivas e variam de 5% a 30%, com possibilidade de dividir o valor entre duas e até 60 parcelas.
No caso de infrações por descumprimento de obrigação acessória, por exemplo, a redução será de 40% para pagamento à vista, de 30% para parcelamento em até quatro vezes, de 20% entre cinco e oito parcelas e 10% para quem optar entre nove e 12 parcelas.
Para débitos anteriores a 31 de dezembro de 2018, originados não recolhimento do tributo (obrigação principal), o benefício pelo Refis III é ainda maior: 80% de desconto nas penalidades e mora, e 20% sobre os juros, desde que o pagamento seja feito integralmente à vista.
Como aderir ao Refis Extraordinário III?
Para os que já estão inscritos na dívida ativa, os contribuintes devem buscar uma unidade de atendimento da Procuradoria Geral do Estado (PGE), apresentar documento pessoal e do estabelecimento, solicitar a simulação de parcelamento pelo Refis, efetuar o pagamento da primeira parcela e assinar o Termo de Confissão de Dívida.
Os contribuintes podem buscar o atendimento na sede da PGE localizada na Av. República do Líbano, nº 2258 , bairro Despraiado, em Cuiabá.
Já para os débitos que ainda não estão em inscritos em dívida ativa, o contribuinte deve procurar os sistemas da Sefaz por meio do Portal de Atendimento ao Contribuinte ou do sistema E-Process – clique aqui e conheça o passo a passo de como aderir ao Refis pela Sefaz.
Lorrana Carvalho | Sefaz-MT
Colaborou: Astrogildo Nunes – [email protected]
Mato Grosso
Uboi, da JBS, ultrapassa 5 milhões de cabeças de gado transportadas no Brasil

Foto divulgação JBS
A plataforma digital Uboi, desenvolvida pela TRS, transportadora da JBS, uma das maiores empresas de alimentos do mundo, foi expandida para atender pecuaristas em todo o território nacional. Em cinco anos, já movimentou mais de 5 milhões de cabeças de gado entre fazendas em cerca de 94 mil viagens, conectando pecuaristas de todos os perfis – de confinadores a produtores de ciclo completo. O serviço também realiza o transporte de gado de corte até os frigoríficos.
Lançado com o objetivo de revolucionar o transporte de bovinos no Brasil, com investimento inicial de R$ 1 milhão, o serviço é uma resposta à demanda do campo por maior segurança, previsibilidade e eficiência logística, mantendo foco absoluto no bem-estar animal e sustentabilidade na cadeia. Com frota própria de mais de 800 caminhões e 30 filiais estratégicas, o Uboi planeja rotas regionais e de longa distância, incluindo trajetos de até 4.500 km, como do Acre à Bahia, equivalente à distância entre São Paulo e Bogotá.
A logística inteligente da plataforma aproveita o deslocamento dos veículos, direcionando o transporte mais próximo para atender demandas locais ou inter-regionais com agilidade e redução de deslocamentos ociosos, aumentando a eficiência operacional.
“O Uboi vai além de um serviço; é uma solução da TRS que profissionaliza o transporte bovino, reduzindo ineficiências, custos logísticos e garantindo bem-estar animal. Desenvolvido para atender necessidades reais dos pecuaristas, a plataforma multicanal traz simplicidade, confiabilidade e praticidade. Atendemos a demanda de pecuaristas de todos os perfis: pequeno, médio e grande porte, independentemente do volume de rebanho”, afirma Márcio Salaber, diretor da TRS, transportadora da divisão de Novos Negócios da JBS.
A frota utiliza diversos tipos de carretas, inclusive com dois andares, desenvolvidas pela JBS, que aumentam a capacidade de transporte de 18 para até 54 animais por veículo, sempre priorizando o bem-estar dos animais com sistemas de elevação que eliminam escadas, reduzindo estresse e possíveis contusões. A telemetria e a inteligência artificial embarcadas monitoram o comportamento do motorista e garantem rastreabilidade completa do rebanho, prevenindo movimentos bruscos que possam prejudicar os bovinos.
A frota utiliza diversos tipos de carretas, inclusive com dois andares, desenvolvidas pela JBS, que aumentam a capacidade de transporte de 18 para até 54 animais por veículo, sempre priorizando o bem-estar dos animais com sistemas de elevação que eliminam escadas, reduzindo estresse e possíveis contusões. A telemetria e a inteligência artificial embarcadas monitoram o comportamento do motorista e garantem rastreabilidade completa do rebanho, prevenindo movimentos bruscos que possam prejudicar os bovinos.
A plataforma oferece contratação multicanal: via aplicativo, WhatsApp, telefone e site, desenhada para ser uma ferramenta fácil, rápida e ágil que facilita o acesso mesmo a produtores com baixa familiaridade tecnológica. Essa estratégia é confirmada por uma pesquisa da Associação Brasileira de Marketing Rural e Agronegócio (ABMRA) sobre os Hábitos do Produtor Rural, divulgada em setembro de 2025, que revelou que 98% dos proprietários rurais têm acesso facilitado a smartphones e utilizam o aplicativo WhatsApp. Além disso, o sistema traz transparência ao processo, permitindo que os usuários avaliem os motoristas, o que promove a melhoria contínua no atendimento.
O sucesso alcançado pelo Uboi abre a possibilidade de expansão do serviço. O diretor da TRS sinaliza que, futuramente, o transporte poderá ser ampliado para contemplar suínos, aves e outros segmentos. Hoje, o modelo se consolida como referência na profissionalização do transporte agropecuário. Atualmente, o segmento de transporte de bovinos da TRS representa aproximadamente 40% de todo o negócio de bovinos da transportadora TRS, consolidando o Uboi como uma das principais soluções logísticas.
Assessoria
Colaborou: Astrogildo Nunes – [email protected]
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