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Mato Grosso

Governo de MT premia escolas com melhores índices de alfabetização e incentiva melhoria na educação

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Na oportunidade, secretário Alan Porto disse que fica honrado em poder realizar o evento – Foto por: Giovani Ojeda/Seduc-MT

 

O Governo de Mato Grosso premiou as 100 escolas das redes públicas de educação com os melhores índices de alfabetização do Estado com o Prêmio Alfabetiza MT. A solenidade reuniu mais de 500 profissionais da educação na tarde desta terça-feira (02.07), no Ginásio Aecim Tocantins, em Cuiabá.

O prêmio é uma das ações do Programa Alfabetiza MT, da Secretaria de Estado de Educação (Seduc-MT), que busca incentivar a melhoria da qualidade da alfabetização das crianças até o 2° ano do Ensino Fundamental e garantir que mais estudantes tenham acesso a uma educação de qualidade, por meio do regime de colaboração entre o Estado e os municípios.

Essas 100 escolas foram as mais bem avaliadas no Índice de Desempenho Educacional do Estado de Mato Grosso na Alfabetização (IDEMT-Alfa) e no Sistema de Avaliação Educação do Estado de Mato Grosso – Avalia MT, realizados durante o ano letivo de 2023.

Juntas, as unidades vão dividir a premiação de R$ 5,5 milhões como forma de reconhecimento pelo excelente desempenho no ensino e na aprendizagem. De acordo com a Seduc, o critério para a divisão será conforme o desenvolvimento e a pontuação de cada escola. O dinheiro deverá ser investido em projetos realizados pelas próprias escolas.

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Outras 100 escolas que tiveram resultados inferiores também foram beneficiadas com um apoio financeiro total de R$ 2,7 milhões, como forma de incentivá-las a melhorarem seus resultados no ano de 2024. Cada uma das 100 escolas melhores avaliadas irá apadrinhar uma unidade escolar do segundo grupo para a implantação de boas práticas educacionais.

O repasse do valor total de R$ 8,2 milhões será realizado em duas parcelas, sendo a primeira correspondente a 60% do valor total devido à escola. A segunda parcela, equivalente ao restante do valor, será paga mediante a melhoria ou manutenção dos resultados na edição posterior da Avaliação Somativa e da comprovação da realização da cooperação técnico-pedagógica entre as escolas premiadas e apoiadas.

Além das escolas, o Prêmio Alfabetiza MT também reconhece os profissionais que contribuem para a melhoria dos índices educacionais. A professora Adriana Vilhalba, da Escola Municipal Leôncio Pinheiro da Silva, em Sorriso, faz parte do grupo de 14 alfabetizadores que foram reconhecidos com medalhas e viagens para a cidade litorânea de Sobral, no Ceará. Segundo a educadora, estar entre os melhores a deixou emocionada.

“É um sentimento de muito orgulho. Nos esforçamos muito para chegarmos a este resultado positivo. Quero destacar o trabalho lindo que está sendo realizado na minha escola e também a Seduc, o governo do Estado e tantas outras pessoas que fazem com a nossa educação esteja entre as melhores do País. É a primeira vez que isso acontece em Mato Grosso”, completou.

O prêmio Alfabetiza MT também reconheceu os resultados apresentados por 14 estudantes do 2º ano do ensino fundamental, que receberam medalhas e um videogame. A iniciativa visa valorizar o trabalho dos profissionais da educação e estimular os estudantes a se dedicarem aos estudos.

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Hiago Davi, de 8 anos, faz o 2° ano do ensino fundamental na Escola municipal Vitor Quintiliano, em Comodoro, e disse estar muito feliz por ser escolhido pela sua escola por obter as melhores notas nas avaliações. “Fiquei muito feliz, mas para eu conseguir ganhar hoje precisei me dedicar, estudar bastante e tirar notas boas”, contou, emocionado e cortejado pelas professoras e familiares.

O presidente do Conselho Estadual de Educação, Gelson Menegatti, ressaltou que as ações e os resultados obtidos pela Seduc na rede estadual de ensino têm deixado o Conselho muito satisfeito. “Parabéns à Seduc por um programa tão eficiente e necessário com o Alfabetiza MT e o consequente prêmio. Mato Grosso deve continuar investindo cada vez mais. A educação pública precisa e esse país precisa de uma educação melhor”, afirmou.

O secretário de Estado de Educação, Alan Porto, lembrou que a Política de Alfabetização inclui, além do Prêmio Alfabetiza MT, o Circuito de Gestão por Metas e maior participação no ICMS aos municípios que atingirem as metas de alfabetização.

“Tanto a Seduc quanto as Diretorias Regionais de Educação têm dado todo o suporte para os prefeitos, secretários municipais de educação e gestores escolares para que o Regime de Colaboração se fortifique cada vez mais”, afirmou, ressaltando que a Lei do ICMS incrementa 10% aos 25% constitucionais referentes aos repasses aos municípios, totalizando 35%.

Ao agradecer pela presença da primeira-dama de Mato Grosso, Virginia Mendes, e ao apoio que ela tem dado à educação especial, Alan reforçou que na gestão do governador Mauro Mendes a Seduc já assinou mais de 450 convênios com os municípios, representando um investimento de mais de R$ 650 milhões. “Foram recursos para construir ou reformar escolas e quadras poliesportivas”, explicou.
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O secretário falou, ainda, sobre os programas educacionais e as tecnologias que a Seduc implantou na rede estadual e também nas redes municipais em razão do Regime de Colaboração. “Falo de conectividade, Chromebooks para estudantes, notebooks para professores, Smart TVs, mais de 650 ônibus escolares, além de investimentos no pedagógico e treinamento de professores”.

“Primeira-dama Virginia Mendes, a Educação agradece pelo empenho e dedicação da senhora com as nossas crianças e jovens. Agradeço também ao Grupo GEMTE, AMM e Undime pelo apoio e parceria. Parabéns aos premiados, aos nossos servidores da Educação e, principalmente, aos nossos estudantes das escolas pública de todo Mato Grosso por compartilharem conosco esse novo momento tão marcante em nossas vidas e na história do estado”, concluiu Alan Porto.

Além da primeira-dama de Mato Grosso Virginia Mendes e de Gelson Menegatti (CEE), também participaram da solenidade mais de 50 prefeitos e seus secretários municipais de educação, entre outras autoridades e convidados.

Alfabetiza MT

Estruturado em 8 componentes e 26 macros ações, o Alfabetiza MT faz parte da Política Educacional de Alfabetização da Seduc, uma das 30 políticas que formam o Plano EducAção 10 Anos, que objetiva colocar a rede pública de educação de Mato Grosso entre as cinco redes mais bem, avaliadas no país até o ano de 2032.

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Tem por objetivo a transformação do contexto da educação pública, sobretudo, na fase da alfabetização, fortalecendo a gestão escolar, capacitando os docentes, avaliando o desempenho dos estudantes e gerando incentivos às escolas.

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Mato Grosso

Dois empreendimentos de MT conquistam vaga em seleção nacional de 101 experiência turísticas

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Mato Grosso tem 50,11% das 1.808 espécies de aves catalogadas no Brasil e que constam no ebird – Foto por: Divulgação/Jardim da Amazônia

Dois empreendimentos de Mato Grosso foram selecionados no projeto Feel Brasil da Embratur e Sebrae, que elaborou uma lista de 101 experiências turísticas em 61 municípios dos 26 estados e do Distrito Federal, para serem promovidas internacionalmente em um portfólio de destinos turísticos.

O lançamento foi realizado na WTM Latin America, entre 14 e 16 de abril, em São Paulo. As duas experiências de Mato Grosso são de birdwatching – avistamento de aves -, área em que o estado se destaca como um dos principais destinos para os amantes desse nicho turístico. No eBird, banco de dados global sobre aves, estão catalogadas 1.808 espécies no Brasil, sendo que 50,11% delas podem ser encontradas em Mato Grosso.

Dentre os empreendimentos selecionados de Mato Grosso está o Jardim da Amazônia Lodge, de propriedade de Raquel Zanchet. Ele é um dos principais pontos de avistamento de aves no Estado. O empreendimento está localizado em São José do Rio Claro, porta de entrada da Amazônia mato-grossense. Além disso, ela oferece a Rota dos Primatas, experiência turística que permite observar tanto aves quanto macacos.

No Pantanal, Giuliano Bernardon é o representante no projeto. Proprietário do Aymara Lodge e diretor da Birding Pantanal, ele acredita que a iniciativa trará mais turistas estrangeiros para a região.

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A secretária adjunta de Turismo da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Maria Letícia Costa, explica que a estratégia de levar esses empresários para feiras internacionais foi fundamental para aumentar sua visibilidade junto à Embratur.

“Raquel é um exemplo claro. Quando começou com a observação de aves no Jardim da Amazônia, sempre participou conosco das feiras especializadas. Isso deu visibilidade à sua iniciativa perante a Embratur e o Sebrae. Ela evoluiu da observação de aves para a Rota dos Primatas, uma experiência única no Brasil. No ano passado, foi convidada para apresentar seu caso de sucesso na WTM em Londres”, disse Simone, destacando o papel do governo em promover essas novas experiências turísticas.

Giuliano Bernardon comenta que é importante esse investimento federal a esses nichos de mercado não tão conhecidos, como observação de aves, observação de vida silvestre e apostar nisso no mercado internacional. Ele reconhece que a participação do Governo do Estado em feiras de turismo, é um grande aliado para fomentar negócios e trazer mais visibilidade.

“O apoio do governo, seja em nível federal, estadual ou municipal, é essencial. Essas feiras e rodadas de negócios são fundamentais, principalmente para o mercado internacional. O turismo funciona melhor quando há parceria entre o setor público e privado. Sem o apoio governamental, fica muito mais difícil crescer”, afirmou.

Nos últimos três anos, Raquel Zanchet tem participado regularmente de feiras de turismo e destaca a importância do apoio do Governo de Mato Grosso.

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“Além do trabalho da Secretaria, as ações do Sebrae em Mato Grosso têm sido fundamentais. É essa combinação de esforços que nos trouxe até aqui. Precisamos do trabalho conjunto do Sebrae, da Sedec, do Governo e do trade turístico para levar a imagem de Mato Grosso para o mundo”, concluiu.

Débora Siqueira | Assessoria/Sedec

Colaborou: Astrogildo Nunes – [email protected]

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Mato Grosso

“Foi muito mais do que a gente esperava”, diz participante sobre Auto da Paixão de Cristo promovido pelo Governo de MT

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Juliara ficou encantanda ao assistir pela primeira vez o espetáculo do Auto da Paixão de Cristo – Foto por: Junior Silgueiro

“Foi muito mais do que a gente esperava”, assim definiu Juliara Marcia da Silva, membro do Fórum Pop Rua, ao descrever a emoção vivida na noite deste sábado (19.4), durante o Auto da Paixão de Cristo, realizado na Arena Pantanal, em Cuiabá. O evento integra o Programa SER Família Fé e Vida, idealizado pela primeira-dama Virginia Mendes. Gerido pela Secretaria de Estado de Assistência Social e Cidadania (Setasc), tem proporcionado momentos de fé, cultura e inclusão para centenas de famílias mato-grossenses.

Juliara contou que foi a primeira vez que ela participou de um evento desta magnitude e significado.

“Nunca tinha visto uma celebração desta grandeza. Durante muito tempo estive na rua e nunca tive condição financeira para passear. Agora, foi a minha primeira vez nesse evento. A entrada gratuita nos deu acesso, e o espetáculo realmente é um espetáculo mesmo. Fiquei impactada com a apresentação. Foi uma entrega muito bonita e emocionante”, destacou.

Com voz embargada, Juliara compartilhou sua trajetória de superação, visto que foi moradora de rua por mais de 20 anos, em Cuiabá.

“Eu represento a população em situação de rua e hoje, estou liberta há mais de sete anos. Tenho minha casa, meu trabalho, autonomia e já sou reinserida na família. Venho fazendo essa superação de vida através da educação e dos direitos. E presenciar esta peça, renova a minha fé e esperança de dias melhores”, afirmou.

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Foto: Junior Silgueiro | Setasc-MT

A emoção também tomou conta de Eliane Regina Andrade, moradora do bairro Real Parque. Ao lado do marido Alex Melo e das filhas Aurora (8), Penélope (6) e Cecília (6), ela se encantou com a encenação.

“Achei bastante emocionante, lindo. Uma história que a gente pode vivenciá-la todos os dias e que Deus se compadeça e nos proporcione dias melhores. Foi extremamente significativo, emocionante e muito lindo”, contou.

Eliane aproveitou a oportunidade para agradecer à primeira-dama Virginia Mendes e ao governador Mauro Mendes, pelo evento que traz a renovação da fé e reflexão aos mato-grossenses.

“Um beijo enorme para nossa primeira-dama e um abraço apertado e bastante fraternal para o nosso querido governador. Que nos próximos anos, tenhamos um evento como este”, disse.

Ela também deixou um convite para quem ainda não viu o espetáculo. “Venham, não percam essa oportunidade de poder olhar e ver de perto como foi e como será todos os nossos dias em Cristo”, concluiu.

Foto: Junior Silgueiro | Setasc-MT

A secretária de Estado de Assistência Social e Cidadania, Cel. PM Grasi Paes, destacou a importância da ação para o fortalecimento da fé e da cidadania.

“É emocionante ver como o Auto da Paixão de Cristo tem tocado tantas vidas, especialmente das pessoas que enfrentaram situações de vulnerabilidade. Essa é a missão do Programa SER Família Fé e Vida: resgatar dignidade, fortalecer vínculos e proporcionar momentos de transformação por meio da espiritualidade e da cultura”, finalizou.

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Com entrada gratuita e estrutura montada para receber toda a população com segurança e acolhimento, o evento segue até este domingo (20), na Arena Pantanal, e promete mais uma noite de fé, arte e reencontros com a esperança.

Layse Ávila | Setasc-MT

Colaborou:  Astrogildo Nunes – [email protected]

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Mato Grosso

Seduc entrega às escolas indígenas livros para alfabetização em língua materna

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Coleção Aprender a Ler e composta por 19 livros em língua materna – Foto por: Assessoria

A Secretaria de Estado de Educação (Seduc) dá mais um passo na promoção da educação escolar indígena com a distribuição, a partir do dia 14 de abril, da Coleção Aprender a Ler, composta por 19 títulos elaborados especialmente para a alfabetização em língua materna.

Esta iniciativa beneficia 4.080 alunos de diversos povos indígenas, incluindo Bororo, Chiquitano, Ikpeng, Juruna, Kalapalo, Kamayura, Kawaiwete, Kisedje, Matipu, Mehinaku, Kuikuro, Xavante, Wuajá, Guató e Enawenê-Nawê. No total, a educação escolar indígena atende atualmente 10.566 alunos de 47 povos originários em 70 escolas do ensino fundamental e do ensino médio.

O secretário de Educação, Alan Porto, destaca que a criação da coleção é um resultado direto do trabalho colaborativo de professores indígenas, que participaram ativamente de projetos da Seduc voltados à alfabetização em língua materna, tanto na rede estadual quanto na municipal.

“Essa ação, que contou com a participação direta de 160 participantes de 35 povos, não apenas valoriza as línguas e culturas dos povos originários, mas também promove um ensino mais inclusivo e eficaz”, avalia o secretário.

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Além da Coleção Aprender a Ler, ele destaca o Projeto Ação Saberes Indígenas na Escola, que visa aprofundar os saberes e fazeres milenares das comunidades indígenas.

Para ele, o projeto parte do princípio de que a educação deve respeitar e integrar as tradições culturais, proporcionando um ambiente de aprendizado que valorize a identidade dos alunos.

“Com essas iniciativas, a Seduc reafirma seu compromisso em promover uma educação de qualidade que respeita e celebra a diversidade cultural dos povos indígenas, contribuindo para a consolidação de um sistema educacional mais justo e inclusivo”, completa Alan.

Em outra frente, as Diretorias Regionais e Metropolitana de Educação forneceram assessoramentos contínuos junto as escolas estaduais indígenas, tais como o acompanhamento pedagógico, formação continuada, gestão e monitoramento escolar feito em consonância entre a Superintendência de Equidade e Inclusão, a Coordenadoria de Educação Indígena e o Conselho Estadual de Educação Indígena.

De acordo com a Seduc, como uma das ações desse assessoramento também foi desenvolvida a Cartilha do Coordenador Pedagógico indígena, que buscou estruturar as ações de Gestão da Aprendizagem.

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Além disso, desde 2023 acontece anualmente o Seminário de Línguas Maternas Indígenas. Para a secretaria, os seminários representam um avanço significativo na valorização das línguas maternas indígenas de Mato Grosso, uma vez que está alinhado com a Década Internacional das Línguas Indígenas (2022-2032) da Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (Unesco).

Rui Matos | Seduc

Colaborou: Astrogildo Nunes – [email protected]

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