Transporte
Polícia Civil indicia 19 pessoas em esquema de lavagem de dinheiro do tráfico liderado por criminoso de dentro da cadeia

Polícia Civil-MT
A Delegacia Especializada de Roubos e Furtos de Primavera do Leste concluiu o inquérito da Operação La Catedral e indiciou 19 pessoas envolvidas em um esquema, liderado por um preso que estava na cadeia pública do município, que incluiu lavagem de dinheiro obtido com o tráfico de drogas, e ainda associação criminosa, corrupção passiva e ativa, tráfico e associação para o tráfico. O inquérito foi encaminhado nesta semana ao Poder Judiciário e Ministério Público Estadual.
Diante dos indícios reunidos na investigação e nos materiais apreendidos na Operação La Catedral, deflagrada em maio deste ano, a Derf de Primavera do Leste dividiu o inquérito em duas partes, uma apurou os crimes de lavagem de dinheiro, tráfico e associação para o tráfico, com quatro indiciados.
O outro grupo teve 15 indiciados e foi investigado por corrupção ativa e passiva, associação criminosa e lavagem de dinheiro, entre eles o diretor da cadeia pública de Primavera do Leste.
Esquema de dentro da cadeia
Jandeson dos Santos Lopes, líder do esquema criminoso, foi indiciado junto com a esposa por lavagem de capitais, tráfico e associação para o tráfico de drogas. Outros dois investigados, que atuavam como sócios da empresa de transportes da qual Janderson tinha procuração, foram indiciados pelos mesmos crimes.
Quando estava na cadeia de Primavera do Leste, cumprindo pena de 39 anos de reclusão por tráfico e lavagem de capitais, Janderson agia com liberdade para continuar as atividades criminosas, inclusive, saía da unidade conduzindo seu próprio veículo para administrar o patrimônio adquirido ilicitamente, como uma transportadora, loja de materiais de construções e propriedade rural e construções imobiliárias. Ele passava o dia fora da cadeia e retornava apenas no período noturno.
A Operação La Catedral cumpriu 132 ordens de prisões preventivas, buscas, sequestro e bloqueio de bens e afastamento de função pública. A Polícia Civil apurou a existência de uma associação criminosa formada para comprar facilidades e movimentar dinheiro obtido ilegalmente, lavagem de capitais e oferta de vantagens ilícitas a servidores públicos.
Janderson foi alvo de duas operações anteriores da Polícia Civil – Três Estados e Red Money – que investigaram os crimes de tráfico de drogas e lavagem de dinheiro. Ele e a esposa tiveram os bens confiscados nas operações e foram condenados.
Porém, após pouco mais de um ano de sua transferência para a cadeia de Primavera do Leste, Janderson adquiriu um considerável patrimônio, incluindo empresas e a compra de uma frota de caminhões com reboques e semirreboques para formar a Transportadora Lopes; imóveis em Cuiabá, Primavera do Leste e Poxoréu; gado e veículos de luxo para ele e a esposa.
O período investigado pela Polícia Civil, conforme dados analisados do relatório de inteligência do Conselho de Controle de Atividades Financeiras (COAF), comprovou transações realizadas entre os investigados, corroborando, assim, os vínculos típicos de associação criminosa. Entre fevereiro de 2022 e novembro do ano passado foram feitas movimentações bancárias em valores que vão de R$ 485 mil a 24 milhões de reais. Além das transações entre si, os investigados também receberam créditos e efetuaram depósitos em contas bancárias de presos ou familiares de presos.
O esquema liderado por Janderson Lopes contou com a participação do diretor da cadeia pública, que foi afastado do cargo por decisão da justiça e alvo de busca e apreensão e bloqueio de valores e sequestro de bens. As atividades ilícitas incluíam a venda de benefícios dentro da unidade prisional e, principalmente, a autorização de trabalho externo e alojamento privilegiado na cadeia. Janderson tinha autorização judicial para trabalhar externamente e frequentar a faculdade em Primavera do Leste. No entanto, foi constatado que ele não compareceu ao trabalho e nem às aulas do curso.
Colaborou: Astrogildo Nunes – [email protected]
Transporte
Homem é encontrado morto e com sinais de esgorjamento em Guarantã

foto: Só Notícias/arquivo
O homicídio foi registrado ontem de madrugada, na rua Salvador, no bairro Jardim Vitória, em Guarantã do Norte (233 km de Sinop). A vítima foi identificada como Marlon da Silva Oliveira, de 25 anos.
Só Notícias apurou com uma fonte que o corpo foi localizado em meio à rua. Foram encontrados pedaços de madeira com marcas de sangue, os quais apresentavam compatibilidade com as lesões na cabeça da vítima.
Também foi constatado um corte profundo na região frontal do pescoço da vítima, caracterizando esgorjamento, segundo os investigadores. Também havia sinais de perfuração na região do tórax.
Os policiais informaram ainda que não havia testemunha no momento da chegada da equipe. Foi verificado ainda que duas residências próximas possuem câmeras de monitoramento que podem ter registrado a ação criminosa.
A funerária Pax Memorial informou ao Só Notícias que o velório ocorreu na capela mortuária de Novo Mundo e o sepultamento ocorreu na manhã desta segunda-feira no município.
Só Notícias/Kelvin Ramirez
Colaborou: Astrogildo Nunes – [email protected]
Transporte
PRF apreende mais de 200 kg de drogas e prende dois homens na BR-070, em Poxoréu

Foto: Assessoria PRF
Com base no indicativo técnico, a equipe realizou a abordagem do conjunto veicular, composto por caminhão-trator e dois semirreboques e de um automóvel que circulava à frente, caracterizando veículo de apoio. Após procedimentos de verificação e fundamentação para busca veicular, conforme previsto no Código de Processo Penal, os policiais localizaram um compartimento oculto no caminhão, onde estavam 245 tabletes de entorpecentes, totalizando aproximadamente 209 kg, entre maconha e skunk.
No automóvel, foram encontrados aparelhos telefônicos com registros que indicam comunicação operacional entre os ocupantes dos dois veículos, bem como anfetaminas utilizadas como estimulantes em viagens de longa distância.
Ao todo, foram apreendidos:
- 150,4 kg de maconha;
- 58,85 kg de skunk;
- comprimidos de anfetamina;
- cinco aparelhos celulares.
A PRF reforça seu compromisso permanente com o enfrentamento ao crime organizado, a segurança viária e a proteção da sociedade nas rodovias federais brasileiras.
Assessoria PRF/AguaBoaNews
Colaborou: Astrogildo Nunes – [email protected]
Transporte
Tratorista morre ao cair em fossa durante trabalho em fazenda

Imagem: TNOnline
Um tratorista de 24 anos morreu após cair em uma fossa enquanto trabalhava na Fazenda Rincão, em Carambeí, nos Campos Gerais do Paraná, na manhã de sexta-feira (21).
De acordo com testemunhas que falaram com a polícia, o trabalhador, identificado como Matheus Felipe Cenovicz, operava um trator e fazia a raspagem de esterco quando perdeu o controle e caiu acidentalmente na fossa, que tem aproximadamente quatro metros de profundidade.
Onça-parda é resgatada após invadir quintal de residência
Equipes da Defesa Civil de Carambeí acionaram a Polícia Militar. O local foi isolado para o esvaziamento da fossa e remoção do trator. Após o trabalho das equipes, o corpo do jovem foi encontrado já sem vida.
A Polícia Civil e a Polícia Científica estiveram na fazenda para realizar a perícia. O corpo foi encaminhado para os procedimentos legais. As causas do acidente ainda serão investigadas.
Com TNOnline
Fernanda Toigo
Colaborou: Astrogildo Nunes – [email protected]
-

Mato Grosso5 dias atrásSedec e Sema reforçam protagonismo de Mato Grosso no mercado de madeira sustentável
-

Mato Grosso5 dias atrásCaixa Econômica deixa de receber tributos estaduais a partir desta quinta-feira (20)
-

Transporte5 dias atrásPolícia Militar apreende 31 tabletes de pasta base de cocaína em Várzea Grande
-

Mato Grosso5 dias atrásJustiça analisa em ação popular legalidade do contrato emergencial da coleta de lixo
-

Mato Grosso4 dias atrásPrograma Eloos Citros reforça eficácia de inseticidas contra ‘greening’ e pragas em pomares de citros
-

Agronegócio4 dias atrásBem-estar animal avança na suinocultura, mas uso de antibióticos ainda preocupa especialistas
-

Transporte5 dias atrásHomem é preso em distribuidora usada como fachada para venda de drogas na zona Leste
-

Mato Grosso5 dias atrásVereadora Ellis Regina fala do endividamento dos servidores e pede suspensão do cartão corporativo






































