Transporte
Polícia Civil cumpre 291 mandados de prisão no primeiro semestre; aumento é de 37%

PJC
A Gerência Estadual de Polinter e Capturas da Polícia Civil de Mato Grosso cumpriu no primeiro semestre deste ano 291 mandados de prisões de foragidos da justiça e também daqueles criminosos que estavam prestes a deixar o Sistema Penitenciário, mas ainda tinham pendências judiciais. O aumento é de 37% em comparação com o mesmo período do ano passado, quando 213 mandados foram efetivados.
A Polinter é a unidade da Polícia Civil responsável pelo cumprimento de mandados de foragidos e também de cartas precatórias do estado e de outras unidades da federação. Foram cumpridas 2.087 cartas precatórias, com oitivas.
As prisões efetuadas correspondem ainda a mandados de prisões de criminosos que estavam detidos por outros delitos e prestes a ganhar a liberdade condicional, mas ainda tinham pendências com a justiça. Em decorrências de inquéritos instaurados pela Polícia Civil, esses criminosos tiveram prisões decretadas por variados crimes, como roubo qualificado, tráfico de drogas, associação para o tráfico, associação criminosa, latrocínio, homicídios tentados e consumados, crimes sexuais, entre outros.
Em casos mais complexos, a Polinter realiza o trabalho de investigação dos paradeiros em parceria com as Diretorias de Inteligência, Metropolitana e do Interior, além de contar com a colaboração da população para denúncias, que podem ser feitas pelo número 197.
O diretor de Atividades Especiais, delegado Vitor Hugo Bruzulato, explica que os mandados de prisões expedidos pelo Poder Judiciário entram em um banco nacional, disponível a todas as forças de segurança e quem têm a obrigação legal de cumprir as prisões.
“No caso da Gerência de Polinter, como ela tem atribuição estadual, a unidade faz o intercâmbio com outras delegacias de Mato Grosso e também dos estados para o cumprimento de mandados de foragidos. A Polinter tem uma atribuição complementar e inclusiva no cumprimento de mandados, que também devem ser cumpridos por qualquer outra força policial presente no estado, destacou o diretor, acrescentando que o trabalho da Polinter inclui ações na região metropolitana e também no interior’,
Operação Smash
Nos meses de março e abril, a Polinter realizou duas fases da Operação Smash (do inglês esmagar), para cumprir prisões de pessoas condenadas judicialmente, mas prestes a ganhar a liberdade condicional, contudo, ainda têm pendências processuais por outros crimes. Os mandados foram executados em unidades prisionais nas cidades de Várzea Grande, Cuiabá, Paranatinga, Comodoro.
Em janeiro, outra fase da operação cumpriu mandados nas unidades prisionais de Cáceres e de Pontes e Lacerda.
A operação tem como foco principal aqueles criminosos sentenciados pela justiça e que estão com prisões decretadas por delitos como homicídio, roubo, associação criminosa, estupro de vulnerável, ameaça, tráfico de drogas e violência doméstica.
“As equipes fazem os levantamentos com o intuito de identificar e localizar o paradeiro de foragidos da Justiça, que praticaram os mais variados crimes. Esses criminosos são alvos da Gepol, que trabalha incansavelmente para cumprimento da missão”, pontuou a delegada titular da Polinter, Sílvia Pauluzi de Siqueira.
Safe City
A quinta fase da operação, realizada no mês de maio, cumpriu 85 mandados de prisão, a maioria deles no interior do estado.
Três equipes de policiais civis trabalharam no cumprimento das prisões em diferentes regiões do estado contra foragidos que respondem a processos por crimes como estupro de vulnerável, homicídio, latrocínio, roubo, furto, tráfico de drogas, lesão corporal e organização criminosa.
Apenas em Rondonópolis, foram cumpridos 26 mandados contra reeducandos da Penitenciária Major Eldo de Sá Corrêa (Mata Grande), que já estavam presos por outros crimes. Outros 18 foragidos foram detidos em bairros da cidade.
Violência doméstica
No mês de março, durante a Operação Nacional Átria, os esforços da Polinter se concentraram no cumprimento de mandados de crimes relacionados à violência doméstica, com 34 prisões.
Colaborou: Astrogildo Nunes – [email protected]
Transporte
Polícia Civil apreende grande quantidade de ecstasy e cocaína em Vila Rica

A Polícia Civil, por meio da Delegacia de Vila Rica (1.125 km de Cuiabá), apreendeu, nesse domingo (20.4), grande quantidade de droga, entre cocaína, ecstasy e crack, prontas para serem vendidas, durante o cumprimento de um mandado de busca e apreensão no Bairro Bela Vista, em Vila Rica.
A equipe da Delegacia de Vila Rica foi à casa para cumprir um mandado de busca e apreensão domiciliar e de acesso e extração dos dados de aparelhos celulares eventualmente apreendidos em razão de investigações relacionadas ao crime de receptação.
Quando já estavam no local, após informarem sobre a ordem judicial, os policiais ouviram som de correria e de aparelhos celulares sendo danificados. Diante da suspeita de destruição de provas, eles arrombaram a porta e entraram na casa, onde encontraram o suspeito de 22 anos e a adolescente de 17, sua companheira.
Foram localizados e apreendidos cinco aparelhos celulares, sendo que três deles tinham sinais de tentativas de destruição. Também foi localizada grande quantidade de ecstasy, sete pacotes cheios, já embalados para comercialização, totalizando 476,6 gramas, 45 papelotes de cocaína, prontos para venda, duas porções de crack e duas cartas manuscritas com menção a uma facção criminosa.
Além disso, foram apreendidos ainda uma máquina de cartão, duas garrafas de whisky e pacotes de papelotes para embalar drogas.
O casal foi encaminhado para a delegacia, onde o caso foi registrado como tráfico ilícito de drogas, promover ou constituir organização criminosa, corromper ou facilitar a corrupção de menores, associação para tráfico ilícito de drogas e fraude processual.
Karina Cabral | Polícia Civil – MT
Colaborou: Astrogildo Nunes – [email protected]
Transporte
Polícia Militar prende homem em flagrante por tentativa de feminicídio em Nova Mutum

PMMT
Policiais militares da Cavalaria prenderam um homem, de 49 anos, suspeito por tentativa de feminicídio e lesão corporal, na noite deste domingo (20.4), em Nova Mutum. O suspeito foi preso em flagrante, no local do crime, após denúncia da vítima, de 40 anos.
Durante patrulhamento pela cidade, por volta de 18h15, a equipe da Cavalaria recebeu informações via rádio sobre uma possível ocorrência de feminicídio, em uma residência do bairro Bela Vista.
Os militares foram ao endereço informado e encontraram um homem, que apresentava muito nervosismo. Ele foi abordado e revistado, e nada de ilícito foi encontrado.
Neste momento, uma mulher deixou o interior da casa chorando em desespero. Em depoimento aos policiais, a vítima afirmou que foi agredida com socos e chutes e que o suspeito também tentou lhe enforcar. A mulher relatou temer pela sua vida, pois não era a primeira vez em que havia sido vítima de agressões e ameaçada de morte.
Diante da situação, o suspeito foi detido e conduzido para a delegacia de Nova Mutum para registro da ocorrência e encaminhado para a Polícia Judiciária Civil para as demais providências que o caso requer.
Disque-denúncia
A sociedade pode contribuir com as ações da Polícia Militar de qualquer cidade do Estado, sem precisar se identificar, por meio do 190 ou 0800.065.3939.
Hallef Oliveira | PMMT
Colaborou: Astrogildo Nunes – [email protected]
Transporte
Polícia Civil em Tangará da Serra alcança quase 100% de resolutividade nas investigações de roubo

PJC
De janeiro até a primeira quinzena deste mês, a Polícia Civil em Tangará da Serra, por meio da Delegacia Especializada de Roubos e Furtos (Derf), atingiu praticamente o índice de 100% de resolutividade dos casos de roubos registrados na cidade nesse período.
Dessas ocorrências registradas, resultaram em 17 procedimentos instaurados em que foram possíveis identificar e prender os suspeitos envolvidos, por meio de dez inquéritos policiais (IP), cinco atos infracionais (AI), dois autos de infração preliminar (AIP), apenas um IP ainda não foi concluso.
Para a delegada regional de Tangará da Serra, Alessadrah Marquez Alecrim, esse índice demonstra o comprometimento da equipe em bem servir à sociedade. “Esse resultado é graças ao excelente trabalho da equipe da Derf Tangará, que não mediu esforços para elucidar os roubos, prestando, como sempre, um trabalho de excelência”, disse.
A delegada salienta ainda que tais elucidações desses crimes foi possível por meio de grandes operações realizadas pela Regional, dentre elas: Operação Guardião, em que foi preso o suspeito de assalto a um idoso em menos de 24 horas. Operação Protetor, em que foi possível solucionar um caso chocante de violência contra um idoso no bairro Jardim Tangará II, em Tangará da Serra. Essa ação foi conduzida pela Derf Tagará da Serra, com apoio da Delegacia Especializada de Adolescentes (DEA) de Cáceres, pois a ação teria sido praticada por dois menores, que chegaram a manter a vítima em cárcere privado, com o braços e pernas amarrados dentro de um quarto, no interior da residência alvo da ação. Na ocasião, foram levados diversos pertences, dentre eles bolsas, celulares, além de conseguirem efetivar uma transação bancária no valor de quase R$ 50 mil.
Também houve a Operação Gold Strike, em que a Derf agiu rapidamente, identificando os envolvidos no roubo ocorrido na madrugada do dia 31 de março, no bairro Jardim Monte Líbano. Durante a operação, que ocorreu no mesmo dia, três adolescentes foram apreendidos por participação no crime, objetos recuperados e drogas apreendidas.
A delegada reforça que os trabalhos investigativos seguem o compromisso da Polícia Civil no combate à criminalidade, com o propósito de bem servir à sociedade.
Dana Campos | Polícia Civil-MT
Colaborou: Astrogildo Nunes – [email protected]
-
Meio Ambiente6 dias atrás
Cinco cidades ultrapassam a média de chuva de abril em menos de 15 dias
-
Agronegócio6 dias atrás
Casal troca cidade pelo campo e encontra oportunidade nos queijos
-
Agronegócio5 dias atrás
Ritmo de queda de preços do arroz desacelera
-
Meio Ambiente5 dias atrás
O Clima para a segunda metade de abril
-
Pecuária4 dias atrás
Búfalos afogam carrapatos e dispensam controle químico de pragas nos rebanhos
-
Agronegócio5 dias atrás
Volume das exportações de ovos aos EUA dobra a cada ano
-
Transporte6 dias atrás
Policiais civis agem rápido e salvam criança que engasgou em delegacia
-
Agronegócio6 dias atrás
Estado terá safra de arroz com produtividade recorde