Conecte-se Conosco

Transporte

Batalhão Ambiental registra aumento de 134% em apreensões de máquinas em ações de combate a invasões de terras

Publicado

em

PMMT

 

O Batalhão de Polícia Militar de Proteção Ambiental (BPMPA) apreendeu, no primeiro semestre deste ano, 54 máquinas durante ações de enfrentamento e combate às invasões de terras em Mato Grosso. No mesmo período do ano passado, a unidade especializada retirou de circulação 23 maquinários, o que representa um aumento de 134% de efetividade no combate aos crimes ambientais.

Somente neste ano, o BPMPA aplicou mais de R$ 61,4 milhões em multas e 162 pessoas foram presas em flagrante. As equipes apreenderam mais de 2.401 m³ de madeira extraídas de maneira irregular de áreas rurais em todo Estado.

O comandante-geral da Polícia Militar, coronel Alexandre Corrêa Mendes, destacou o trabalho dos policiais militares que atuam diretamente na zona rural de diversos municípios do Estado, muitas vezes de difícil acesso, na prevenção e combate aos crimes ambientais.

Publicidade

“Essas ações de enfrentamento seguem a uma importante determinação do Governo do Estado que decretou tolerância zero aos crimes de invasão de terras em Mato Grosso. Recebemos diversos investimentos como viaturas, armamentos e equipamentos de proteção de segurança que garantem um melhor empenho dos policiais militares durante o patrulhamento tático e ostensivo, nos 142 municípios do estado”, afirmou coronel Mendes.

O comandante do Batalhão Ambiental da PM, tenente coronel Fagner Augusto do Nascimento, destacou como bastante produtivas as ações de enfrentamento, combate e preservação ambiental no estado, neste primeiro semestre.

“Esses são dados bastante significativos registrados pelos nossos policiais militares durante intenso trabalho de patrulhamento ostensivo e tático em preservação da fauna e a flora no estado. Temos, ainda, diversas ações de apoio junto da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Sema) e Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama)”, destacou.

Já no patrulhamento fluvial, as equipes do Batalhão Ambiental percorrem frequentemente os rios da bacia do Paraguai para fiscalizações de rotina, priorizando o trabalho preventivo e apreensões de materiais ilícitos, principalmente decorrentes da pesca predatória, em época de defeso da Piracema.

Neste primeiro semestre, os policiais militares retiraram de circulação 455 apetrechos para pesca, entre varas, redes, tarrafas, espinhéis, anzóis de galho e outros. Os militares ainda contabilizaram mais de 300 quilos de pescado apreendido, sendo parte que puderam ser aproveitados foram doados às instituições carentes.

Publicidade

“Também atuamos constantemente em defesa da fauna, contra o tráfico de animais silvestres e pesca predatória. Por meio do patrulhamento fluvial, retiramos equipamentos e apetrechos proibidos, fazemos bloqueios policiais em zonas de acesso a esses pontos pesqueiros, inibindo esse transporte ilegal de pescado”, ressaltou o comandante da unidade.

Wellyngton Souza | PMMT

Colaborou:  Astrogildo Nunes – [email protected]

Continue Lendo
Publicidade
Clique Para Comentar

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Transporte

Sete são presos durante operação contra caça ilegal em Mato Grosso

Publicado

em

PMMT

 

A Polícia Civil de Ribeirão Cascalheira (780 km de Cuiabá) deflagrou, ontem, a Operação Primorosa, para inibir a caça ilegal noturna na cidade. A ação resultou na prisão de sete pessoas por crimes de trânsito e porte ilegal de arma de fogo.

A operação ocorreu durante o fim de semana de lua cheia, período em que, segundo o delegado Diogo Jobane, a prática ilegal da caça noturna costuma se intensificar em áreas rurais da região. Foram montadas barreiras na Curva da Macaca, ponto que dá acesso ao Assentamento Primoroso, à comunidade Piabanha e ao rio das Mortes, áreas frequentemente usadas como rotas clandestinas por caçadores e infratores ambientais.

Durante a fiscalização, quatro motoristas foram flagrados dirigindo sob efeito de álcool, um deles com índice de 1.2 miligramas por litro no etilômetro, quase quatro vezes acima do permitido por lei.

Publicidade

Também foram presos três homens por porte ilegal de arma de fogo. Dois dos detidos, um de Querência e outro de Ribeirão Cascalheira, estavam com armas, mesmo tendo apenas o registro de posse, o que não autoriza o transporte fora do ambiente residencial.

Um terceiro suspeito, que possuía porte legal, estava com um revólver calibre .357 em desacordo com as regras previstas: a arma estava carregada, com munições no mesmo compartimento e fora do horário e trajeto autorizados pela guia de tráfego.

A Polícia Civil informou que continua monitorando a região.

Só Notícias

Colaborou: Astrogildo Nunes – [email protected]

Publicidade
Continue Lendo

Transporte

Carga de madeireira irregular carregada em Sinop é apreendida pela PRF

Publicado

em

foto: assessoria

A equipe da Polícia Rodoviária Federal apreendeu 51 m³ de madeira serrada transportada ilegalmente hoje de madrugada, no km 211 da BR-364, em Rondonópolis (218 km de Cuiabá).

A abordagem ocorreu por volta da uma hora, quando os policiais rodoviários federais verificaram que o veículo transportava um volume de madeira acima do permitido pela Guia Florestal.

A carga foi carregada em Sinop com destino a São José do Rio Preto (SP), segundo informou a assessoria da PF.

Redação Só Notícias

Publicidade

Colaborou: Astrogildo Nunes – [email protected]

Continue Lendo

Notícias

Motociclista morre em acidente em avenida de Sinop; 3ª vítima em 3 dias

Publicado

em

fotos: Só Notícias/Fabiano Marques

 

O jovem identificado como Hayran Fellipe Campos Severo da Silva, de 18 anos, faleceu, há pouco, em acidente no cruzamento da avenida das Figueiras com a rua Roma, próximo ao bairro Jardim Itália 3. O Corpo de Bombeiros esteve no local, constatou o óbito do jovem e prestou atendimento médico ao garupa da motocicleta, de 19 anos, que sofreu ferimentos na perna.

O sargento Mauro, da Polícia Militar, relatou que a vítima conduzia uma Honda Twister 250 quando houve a colisão com o caminhão betoneira. “A moto seguia pela avenida das Figueiras. Na rua Roma, um caminhão que carregava o concreto fazia o contorno. Segundo uma das vítimas que sobreviveu, falou que ele (Hayran) seguia pela Figueiras e, quando visualizou o caminhão, reduziu a velocidade, mas mesmo assim sem tempo hábil para evitar o choque”, explicou.

Uma câmera de segurança registrou a batida seguida de atropelamento da vítima. Terceiros ainda tentaram acenar para o condutor do caminhão, que não parou no local.

Publicidade

A Politec foi acionada para perícia e apontará a causa e dinâmica do acidente, enquanto a Polícia Civil investigará as responsabilidades do acidente.

Ele é a terceira vítima fatal em acidentes de trânsito nos últimos 3 dias. Conforme Só Notícias já informou, Alexandre Meyer faleceu logo após o acidente envolvendo duas motos, ontem à noite, na avenida São Francisco. Na sexta, uma jovem foi atropelada por carreta perto do quartel dos bombeiros.

Só Notícias/Wellinton Cunha

Colaborou: Astrogildo Nunes – [email protected]

Publicidade
Continue Lendo

Tendência