Mato Grosso
Mato Grosso participa do Meeting Brasil 2024 com foco na prospecção de turistas latinos
O Governo de Mato Grosso participa do Meeting Brasil 2024, evento estratégico que conecta destinos e empresas de turismo do Brasil com agentes de viagens e operadores da América Latina. A iniciativa é realizada em quatro etapas, que são sediadas em cidades-chave diferentes da América do Sul: Buenos Aires, Argentina (30 de julho), Santiago, Chile (1º de agosto), Santa Cruz de La Sierra, Bolívia (05 de agosto) e Lima, Peru (07 de agosto).
A participação de Mato Grosso no Meeting Brasil visa promover as belezas naturais e atrativos turísticos do Estado para um público internacional, buscando aumentar a chegada de turistas latinos. Os servidores da Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Mato Grosso (Sedec), da Secretaria Adjunta de Turismo, realizam rodadas de negócios e capacitações sobre o Estado, destacando suas principais atrações, como o Pantanal, Chapada dos Guimarães e a Amazônia mato-grossense.
O secretário de Desenvolvimento Econômico, César Miranda, o Meeting Brasil é uma oportunidade de apresentarmos Mato Grosso para os Opvizinhos da América do Sul, enaltecendo as potencialidades turísticas e econômicas do Estado.
“Para a Sedec, participar do Meeting é mais uma oportunidade de mostrar ao mundo as potencialidades turísticas, de negócios e de investimento em Mato Grosso e atrair os nossos vizinhos da América do Sul. Participaremos com rodas de negócios nos quatro países, e ainda, 400 pessoas serão capacitadas, pelos nossos servidores, em Santa Cruz e Lima, sobre o turismo do nosso Estado. Acabamos de ter a conclusão da obra de internacionalização do aeroporto de Cuiabá, em breve, teremos voos internacionais com a liberação do espaço, o que tornará ainda mais fácil visitar Mato Grosso”, conta o secretário de Desenvolvimento Econômico, César Miranda.
Jair Pasquini, diretor da Expan+® e organizador do Meeting Brasil, comenta: “A presença de Mato Grosso no Meeting Brasil 2024 é uma excelente oportunidade para mostrar as riquezas naturais e culturais do Estado. Com suas paisagens únicas e biodiversidade impressionante, Mato Grosso tem muito a oferecer aos turistas internacionais. A participação no evento permitirá que o Estado se conecte diretamente com operadores e agentes de viagens, fortalecendo sua posição no mercado latino-americano.”
Os agentes de viagem e mayoristas latinos interessados em participar do evento devem se inscrever gratuitamente no site oficial www.meetingbrasil.com.br, onde também estarão disponíveis a programação do evento e maiores detalhes.
Meeting Brasil
O Meeting Brasil é um evento que tem como objetivo realizar a promoção e venda de hotéis, receptivos, destinos e atrativos turísticos brasileiros para a América Latina. Ao longo de quase 30 anos de atuação, já foram realizados mais de 60 eventos presenciais em 6 países da América do Sul e 2 edições online, atingindo uma audiência de mais de 25 mil participantes de 17 países.
Expan+® – Inteligência em Turismo
O Meeting Brasil é realizado pela Expan+® – Inteligência em Turismo, uma empresa que promove produtos brasileiros para o mundo de forma estratégica, gerando negócios e reconhecimento ao atuar como a ponte entre operadores e agentes de turismo no exterior, especialmente na América Latina. A empresa é liderada por Jair Pasquini, criador do Meeting Brasil e da MissãoMB.
*Com informações Meeting Brasil
Colaborou: Astrogildo Nunes – [email protected]
Mato Grosso
Carrefour pede desculpas, mas episódio está longe de ser encerrado
Alexandre Bompard
O pedido de desculpas do CEO global do Carrefour, Alexandre Bompard, enviado ao ministro da Agricultura, Carlos Fávaro, nesta terça-feira (26.11), não foi suficiente para conter a indignação do setor agropecuário brasileiro.
A crise foi deflagrada após Bompard afirmar, no dia 20.11, que a carne do Mercosul não seria mais comercializada nas lojas francesas da rede, alegando que o produto não atendia aos padrões de qualidade exigidos pelo mercado europeu.
A declaração gerou reações imediatas no Brasil, com frigoríficos suspendendo o fornecimento de carne ao Carrefour no país e organizações do agronegócio se mobilizando contra o que classificaram como um ataque à reputação da pecuária brasileira. O impacto foi sentido rapidamente nas operações do Carrefour no Brasil, que representam 23% da receita global do grupo, cerca de R$ 116 bilhões anuais.
REAÇÕES – Apesar do ministro Carlos Fávaro ter considerado suficiente o pedido de desculpas e dado o caso por encerrado, a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) anunciou que adotará medidas jurídicas na União Europeia contra o Carrefour e outras empresas francesas.
Segundo o presidente da CNA, João Martins, as acusações são infundadas. “Fomos surpreendidos pela atitude do Carrefour e outras empresas, que procuraram mostrar uma imagem de que a carne que estamos colocando na Europa não é de qualidade e não atende os padrões europeus. Isso não condiz com a verdade, tanto que o Brasil é o maior exportador de carne do mundo, atendendo mercados exigentes como Estados Unidos, Europa, Oriente Médio e Ásia”, declarou Martins em nota.
A entidade já acionou escritórios em Bruxelas para formalizar uma queixa junto às autoridades da União Europeia, alegando que as declarações podem configurar uma violação das regras de concorrência do bloco. Para Martins, a postura das empresas francesas é alinhada ao governo da França, evidenciada em recentes declarações da ministra da Agricultura daquele país.
Isan Rezende, presidente do Instituto do Agronegócio (IA), também criticou o pedido de desculpas do Carrefour, publicando em seu Instagram: “Depois de 5 dias… Após afirmar que a carne do Mercosul invade o mercado francês com produtos de baixa qualidade e que não atendem aos padrões do mercado francês. Após denegrir a imagem e reputação da pecuária brasileira. Após não ter mais fornecimento de carne nos supermercados do Carrefour e Atacadão no Brasil. Após sentir o prejuízo com o boicote do consumidor brasileiro. Após analisar o risco no mercado brasileiro, o maior mercado fora da França, com receitas de R$ 116 bilhões/ano, equivalente a 23% das vendas globais do grupo… Desculpa!?”
A senadora Tereza Cristina, ex-ministra da Agricultura, foi incisiva ao afirmar que o pedido de desculpas de Bompard não compensa os danos à imagem da carne brasileira. Em publicação na rede social X, ela declarou: “O pedido de desculpas não alivia em nada os prejuízos causados à imagem da carne brasileira e também não significa mudança do ponto de vista comercial”.
A Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA) também reagiu, com um convite ao embaixador da França no Brasil, Emmanuel Lenain, para prestar esclarecimentos no Senado sobre o boicote francês e as barreiras ao acordo comercial Mercosul-União Europeia.
Embora o pedido de desculpas tenha sido recebido de forma positiva pela Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), que considerou a retratação compatível com o perfil da maior varejista atuante no Brasil, o setor agropecuário segue dividido. “Em contraposição ao equívoco de sua primeira manifestação, a nova carta de Bompard faz jus à maior organização varejista atuante no Brasil”, afirmou a ABPA em nota.
A crise expõe tensões comerciais entre o Mercosul e a União Europeia, em um momento em que a ratificação do acordo de livre comércio entre os blocos já enfrenta dificuldades. Para o agronegócio brasileiro, a defesa da imagem da carne nacional vai além do episódio com o Carrefour, representando uma luta por mercados estratégicos e pela valorização do produto nacional no cenário internacional.
Fonte: Pensar Agro
Colaborou: Astrogildo Nunes – [email protected]
Mato Grosso
Câmara aprovou o marco regulatório para a produção e o uso de bioinsumos
Mato Grosso
Governo de MT paga salário dos servidores estaduais nesta sexta-feira (29)
Flávio Costa/Assessoria SEFAZ-MT
O Governo do Estado de Mato Grosso, por meio da Secretaria de Estado de Fazenda (Sefaz), efetuará, nesta sexta-feira (29.11), o pagamento dos salários referentes ao mês de novembro para os servidores públicos estaduais. A folha de pagamento líquida soma R$ 717.663.525 milhões e abrange os servidores da administração direta e indireta do Poder Executivo.
Conforme informações da Secretaria Adjunta do Tesouro Estadual, deste montante, R$ 497.801.915 milhões serão destinados ao pagamento dos servidores ativos, enquanto R$ 219.861.610 contemplarão os servidores inativos e pensionistas.
As ordens de pagamento já foram enviadas ao Banco do Brasil, e os valores estarão disponíveis para os servidores ao longo do dia 29 de novembro, conforme o calendário oficial estabelecido no início do ano.
O pagamento será liberado a todos os servidores, inclusive àqueles que optaram pela portabilidade para outros bancos.
Assessoria | Sefaz-MT
Colaborou: Astrogildo Nunes – [email protected]
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