Conecte-se Conosco

Transporte

Corpo de Bombeiros combate 26 incêndios florestais em Mato Grosso nesta segunda-feira (26)

Publicado

em

Michel Alvim – Secom-MT

 

O Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso combate 26 incêndios florestais no Estado nesta segunda-feira (26.08). Atuam 151 homens em campo, que contam com apoio de quatro aviões, um helicóptero, 54 viaturas, entre caminhões-pipa e caminhonetes, 11 máquinas e quatro barcos.

Na capital mato-grossense, Cuiabá, 16 bombeiros combatem incêndios na região do Distrito da Guia, MT-010 e MT-251. Outros 16 combatem incêndios no Barranco Alto, em Santo Antônio do Leverger; na Fazenda Nova Esperança e Morro da Gamela, em Chapada dos Guimarães; na Comunidade Santana, em Nossa Senhora do Livramento; e na região da Cerquinha, em Nobres.

No Pantanal, 59 bombeiros estão distribuídos na Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN) Sesc Pantanal, em Barão de Melgaço; na Fazenda Cambarazinho e Porto do Triunfo, em Poconé; e na divisa com a Bolívia e em Porto Conceição, em Cáceres. Nesses locais, os militares contam com dois aviões, 16 viaturas, 11 máquinas, quatro barcos e um caminhão-pipa.

Auxiliam nas ações oito funcionários da Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística (Sinfra), três membros da Defesa Civil do Estado, um integrante do Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciosp), brigadistas do ICMBio e Ibama, militares do Exército Brasileiro, Força Aérea Brasileira e Marinha do Brasil.

Publicidade

Dentro do Parque Nacional do Pantanal Mato-grossense (Parna Pantanal), brigadistas do ICMBio e do Ibama combatem um incêndio próximo à divisa da Reserva Particular do Patrimônio Natural Estância Dorochê.

No Parque Estadual Serra Ricardo Franco, em Vila Bela da Santíssima Trindade, são 13 bombeiros em campo, com apoio de um avião. Já em Santo Antônio do Leverger, oito bombeiros combatem um incêndio na Fazenda Cambará.

Quarenta e sete combatem incêndios florestais na Apa Nascente do Rio Paraguai, em Diamantino; no Sítio Salvador, em Aripuanã; na Fazenda Luz do Luar, em Juína; na Fazenda Renascer, em Alto Paraguai; na Fazenda Carajás, em Paranatinga; na zona rural do distrito de Ouro Branco do Sul, em Itiquira; na região de Ponte Alta, em Campo Verde; na Fazenda Voltinha, em Alto Taquari; entre Reserva do Cabaçal e Tangará da Serra; e na Fazenda São Paulo/El Dourado, entre Alto Garças e Vila Branca.

Monitoramento de incêndios

O Batalhão de Emergências Ambientais (BEA) monitora com satélites incêndios no Parque Estadual Cristalino II, em Novo Mundo; Reserva Extrativista Guariba-Roosevelt, entre Colniza e Aripuanã; na Fazenda Bauru, em Colniza; na Fazenda São Paulo do Arino, em Diamantino; na região da BR-163/364, em Nossa Senhora do Livramento; na MT-100, na Fazenda Araguaia, na Fazenda Araguainha, Fazenda Agropasa e na Fazenda H e M em São Félix do Araguaia; na Fazenda Sol Poente, em Barra do Garças; na Fazenda Capão do Mato Grosso, Fazenda Rincão Vermelho, Fazenda Luciara e Fazenda Tapirapé, em Luciara; na Fazenda Beira Rio, em Nova Maringá; na Fazenda São Cristóvão, em Nova Xavantina; na Fazenda Itaúba, em Canabrava do Norte; na Estância Carolina, em Vila Rica; na Fazenda Macaúba do Xingu, em São José do Xingu; na Fazenda Lago Verde e Fazenda Santa Clara, em Cocalinho; no Sítio União e Granja Coqueiros, em Confresa; na Fazenda Retiro do Varjão, Fazenda Primavera do Araguaia e Fazenda do Corso, em Santa Terezinha; em Querência e Serra Nova Dourada.

Publicidade

São monitorados também incêndios florestais na Terra Indígena Capoto Jarinã, em Peixoto de Azevedo, na Terra Indígena Sangradouro/Volta Grande, na região de Poxoréu, General Carneiro e Novo São Joaquim, na Terra Indígena Perigara, em Barão de Melgaço, e na Terra Indígena Kapot/Jarina, em são José do Xingu. O Corpo de Bombeiros só não entrou nos locais porque é necessária autorização da Funai.

Todos os incêndios combatidos pelos militares também são monitorados pelo BEA para orientar as equipes em campo.

A estiagem severa e a baixa umidade do ar têm contribuído para a propagação das chamas, e o Corpo de Bombeiros pede que a população colabore e respeite o período proibitivo. A qualquer indício de incêndio, os bombeiros orientam que a denúncia seja feita pelos números 193 ou 190.

Incêndios extintos

Desde o início do período proibitivo de uso do fogo, o Corpo de Bombeiros extinguiu 70 incêndios florestais no Estado, em Campo Novo do Parecis em Cuiabá, Pontes e Lacerda, Chapada dos Guimarães, Sorriso, Vila Rica, Porto Alegre do Norte, Poconé, Vila Bela da Santíssima Trindade, Nova Lacerda, Barão de Melgaço, Planalto da Serra, Nova Brasilândia, Rosário Oeste, Canarana, Peixoto de Azevedo, Marcelândia, Canabrava do Norte, Itanhangá, Primavera do Leste, Paranaíta, Nova Mutum, Sinop, São José do Rio Claro, Alto Araguaia, Alto Paraguai, Novo Santo Antônio, Poxoréu, Cláudia, Jaciara, Confresa, Tesouro, Lucas do Rio Verde, União do Sul, Novo Santo Antônio, Rondonópolis e Barra do Garças.

Publicidade

Focos de calor

Em Mato Grosso, foram registrados 1.469 focos de calor nas últimas 24 horas, conforme última checagem às 18h, no Programa BDQueimadas do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). Desses, 839 se concentram na Amazônia, 570 no Cerrado e 60 no Pantanal. Os dados são do Satélite de Referência (Aqua Tarde).

Importante ressaltar que o foco de calor isolado não representa um incêndio florestal. Entretanto, um incêndio florestal conta com o acúmulo de focos de calor.

Secom-MT
Colaborou:  Astrogildo Nunes – [email protected]
Continue Lendo
Publicidade
Clique Para Comentar

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Transporte

Força Tática impede faccionados de torturarem 14 pessoas e prende 3 membros em Poxoréu

Publicado

em

PMMT

 

Policiais militares da Força Tática do 11º Comando Regional resgataram 14 pessoas que seriam submetidas a sequestro e tortura por membros de uma facção criminosa, na noite desta segunda-feira (24.11), em Poxoréu. Na ação, três pessoas que executariam o crime foram presas. Um quarto suspeito morreu ao confrontar a PM.

Conforme o boletim de ocorrência, a equipe da Força Tática recebeu informações, via setor de inteligência, de que membros de uma facção criminosa haviam sequestrado e iriam praticar tortura, prática conhecida como “salve”, contra um grupo de pessoas, em uma casa localizada em uma área isolada da cidade.

As informações levantadas pelo setor de inteligência também apontavam que as vítimas do “salve” estariam envolvidas em uma briga ocorrida em uma tabacaria, no município de Primavera do Leste.

Publicidade

As equipes policiais iniciaram monitoramento e identificaram o endereço no qual as vítimas estariam em cárcere privado. Diante da situação, os militares da Força Tática se deslocaram ao endereço e, ao chegarem, flagraram dois suspeitos tentando fugir.

Imediatamente, a equipe iniciou acompanhamento à dupla, momento em que um dos homens sacou uma arma de fogo e apontou a arma na direção dos policiais, que reagiram à ação e efetuaram disparos contra os criminosos.

Os homens foram atingidos e, com eles, a PM apreendeu um revólver calibre .38 e um simulacro de arma de fogo. A dupla foi socorrida e encaminhada até uma unidade de saúde. Um dos homens, identificado como Antonio Tharles Silva Mendes, de 21 anos, não resistiu aos ferimentos e morreu. O segundo suspeito ficou internado sob custódia policial.

Já dentro da casa, os militares localizaram e libertaram todas as vítimas que estavam sendo mantidas em cárcere privado. No local, duas mulheres, identificadas como suspeitas e que estariam aguardando ordens para iniciar as torturas, foram detidas.

Os suspeitos presos e as vítimas foram encaminhados à delegacia do município para registro da ocorrência e demais providências. O caso segue sob investigação da Polícia Judiciária Civil.

Publicidade

Disque-denúncia

A sociedade pode contribuir com as ações da Polícia Militar de qualquer cidade do Estado, sem precisar se identificar, por meio do 190 ou 0800.065.3939.

Hallef Oliveira | PMMT

Colaborou: Astrogildo Nunes – [email protected]

Publicidade
Continue Lendo

Transporte

PM prende dois homens por tráfico de drogas e apreende porções de entorpecentes

Publicado

em

PMMT

 

A equipe de militares do 14º Batalhão prendeu dois homens, de 18 e 26 anos, por tráfico ilícito de drogas, na madrugada desta terça-feira (25.11), em Primavera do Leste. Com os suspeitos, foram apreendidas uma porção de cocaína e 27 porções de maconha, além de uma quantia de R$100 em dinheiro.

Durante patrulhamento no bairro Centro, a equipe policial avistou um homem em atitude suspeita em uma motocicleta. Ao perceber a presença da viatura, ele tentou fugir em alta velocidade, iniciando uma perseguição. Em seguida, os policiais conseguiram realizar a abordagem do suspeito com sucesso.

Durante a abordagem, foi encontrado com ele uma porção de cocaína e nove porções de maconha. Questionado sobre os entorpecentes, o suspeito confirmou a comercialização e que possuía mais quantidades em sua residência.

Publicidade

A equipe se deslocou até o endereço e, durante buscas, foram localizadas mais 12 porções de maconha em um dos cômodos. O homem recebeu voz de prisão e foi encaminhado para a delegacia, com o material apreendido.

Ainda no mesmo bairro, a equipe do Grupo de Apoio (Gap) flagrou outro homem em atitude suspeita em uma região conhecida pela comercialização de drogas. Ao ser abordado, foram encontradas seis porções de maconha e uma quantia de R$100 em dinheiro. O suspeito tentou resistir à prisão e relatou que é membro de uma facção criminosa na cidade. Diante do flagrante, foi conduzido para a delegacia, para as providências que o caso requer. Disque-denúncia 

A sociedade pode contribuir com as ações da Polícia Militar de qualquer cidade do Estado, sem precisar se identificar, por meio do 190, ou disque-denúncia 0800.065.3939

*Sob supervisão Wellyngton Souza

Leandro Assis* | PMMT

Publicidade

Colaborou: Astrogildo Nunes – [email protected]

Continue Lendo

Transporte

Polícia Militar prende em Ribeirão Cascalheira suspeito por homicídio em Água Boa

Publicado

em

PMMT

Policiais militares do 1º Pelotão de Ribeirão Cascalheira prenderam em flagrante, nesta segunda-feira (24.11), um homem suspeito pelo homicídio de Magno Gomes da Silva, de 36 anos. As equipes apreenderam uma arma de fogo e seis munições deflagradas, em uma caminhonete modelo Chevrolet S10. O crime ocorreu em Água Boa (635 km de Cuiabá).

Os policiais militares receberam informações sobre uma tentativa de homicídio, em uma residência, no bairro Guarujá. Uma equipe do Corpo de Bombeiros foi acionada para socorrer a vítima, que foi encaminhada até o Hospital Regional de Água Boa, porém não resistiu aos ferimentos e veio à óbito, na unidade de saúde.

A mãe de Magno relatou que o então autor dos fatos é seu ex-namorado, que não aceitava o término da relação, que durou aproximadamente dois anos. Ela ressaltou que o suspeito sempre a tratava mal, enquanto estavam juntos. Desde a separação, o homem costumava ir a sua casa tentar reconciliação.

Nesta segunda, o suspeito passou ameaçá-la. Magno tentou intervir e iniciou uma discussão com o denunciado. Em certo momento, o indivíduo foi até a sua caminhonete, pegou uma arma de fogo e efetuou diversos disparos contra a vítima. Magno foi encontrado caído de frente ao imóvel.

Publicidade

A mãe da vítima tentou segurar o suspeito, mas foi agredida. Em seguida, o homem fugiu em alta velocidade, sentido ao município de Ribeirão Cascalheira. Diante dos fatos, os policiais militares reforçaram o policiamento em toda região e localizaram o condutor em um trecho da BR-158.

Na abordagem, policiais militares apreenderam um revólver calibre .22 com seis munições deflagradas. O suspeito confessou o crime aos agentes e, em seguida, foi encaminhado à delegacia para o registro do boletim de ocorrência.

Disque-denúncia

A sociedade pode contribuir com as ações da Polícia Militar de qualquer cidade do Estado, sem precisar se identificar, por meio do 190, ou disque-denúncia 0800.065.3939.

Wellyngton Souza | PMMT

Publicidade

Colaborou: Astrogildo Nunes – [email protected]

Continue Lendo

Tendência