Agronegócio
Feiras de primavera das raças Hereford e Braford atraem expositores e criadores

Foto: Arquivo ABHB/Divulgação
As exposições oficiais de Primavera da Associação Brasileira de Hereford e Braford (ABHB) já movimentam o calendário nos meses de setembro e outubro. O processo começou no dia 13 de setembro com a Feira de Lavras do Sul, na região da Campanha gaúcha. É a primeira vez que o Núcleo da cidade realiza uma feira de negócios das raças Hereford e Braford.
O gerente executivo da ABHB, Felipe Azambuja, destaca o ineditismo. “Já tivemos a primeira exposição oficial em Lavras do Sul, onde é um passo importante dado, porque o Núcleo foi fundado neste ano e já realiza a primeira exposição, trabalho de fomento importante do Núcleo para atrair cada vez mais expositores e criadores para o meio das raças Hereford e Braford”, ressalta.
Azambuja informa que a atividade das feiras reflete os resultados do trabalho de um ano inteiro, onde se tem a vitrine necessária para as raças Hereford e Braford através das exposições oficiais que demonstram o trabalho na busca de resultados e a consequente comercialização dos animais na primavera. O dirigente aponta as demais feiras que ocorrerão na sequência. “Teremos algumas exposições tradicionais no calendário, como as de Bagé, Dom Pedrito, Pelotas, Santa Vitória do Palmar, Vacaria, que fará sua primeira exposição, e Lages, (SC) que fará a segunda”, detalha.
O dirigente projeta uma expectativa muito boa nestas exposições e aposta em mais um período de sucesso de vendas principalmente em pista de exposição, que vem culminar com a venda, liquidez e valores interessantes para a genética Hereford e Braford. “Portanto, a expectativa é que passem diversos animais por pista, aqueles cujos criadores se dedicam a fazer genética e levam seus melhores exemplares, buscando um palco, buscando divulgação e comparando seus animais entre as diversas propriedades. Então, a ABHB, através de suas exposições oficiais, proporciona esse palco para que os criadores explorem da melhor maneira possível e, obviamente, é um trabalho muito importante de fomento, sempre visando atrair mais criadores”, conclui.
Confira o calendário das feiras de Primavera da ABHB
28 de setembro – 112ª Expofeira de Bagé
10 de outubro – 98° Expofeira de Pelotas
11 de outubro – ExpoLages 2024
12 de outubro – 59ª Exposição de Vacaria – EXPOVAC
15 de outubro – 91° Exposição agropecuária de Dom Pedrito – Farm Show
17 de outubro – 93ª Exposição de Santa Vitória do Palmar / 16ª Exposição do Núcleo Fronteira Sul
Texto: Artur Chagas/AgroEffective
Colaborou: Astrogildo Nunes – [email protected]
Agronegócio
Safra brasileira de girassol avança e revela curiosidades sobre a planta

Foto: Freepik
O girassol, além de encantar pelo visual marcante, vem ganhando cada vez mais relevância no campo e na economia global. De acordo com o 11º levantamento da Conab (2024/25), a safra brasileira de girassol alcançou 99,3 mil toneladas de grãos, cultivadas em uma área de 61,9 mil hectares, com produtividade média de 1.602 kg/ha.
Goiás e Mato Grosso concentram grande parte do cultivo, aproveitando a janela da safrinha após a soja. No cenário global, a produção estimada para 2025/26 é de 55,1 milhões de toneladas, com destaque para Rússia (18,0 mi t), Ucrânia (13,5 mi t) e União Europeia (9,5 mi t).
Além do peso econômico, o engenheiro agrônomo Luís Schiavo relata que o girassol também reúne uma série de curiosidades e aplicações que o tornam ainda mais interessante. Confira algumas:
De acordo com o 11º levantamento da Conab (2024/25), a safra brasileira de girassol alcançou 99,3 mil toneladas de grãos. Foto: Freepik
Botânica surpreendente – O girassol não é formado por uma flor única, mas por centenas de flósculos no centro, que podem virar sementes, e lígulas nas extremidades, que imitam pétalas.
Seguidor do sol, mas só quando jovem – As plantas novas realizam o famoso movimento de acompanhar o sol do leste ao oeste, realinhando-se durante a noite. Quando amadurecem, elas permanecem voltadas para o leste, garantindo flores mais aquecidas pela manhã e maior atração de polinizadores.
Cálculo na natureza – As sementes do girassol crescem em espirais que geralmente seguem os números de Fibonacci, um padrão que otimiza o espaço. “Esse fenômeno surpreendente, que une botânica e matemática, é tema recorrente em pesquisas científicas.
Aliado da sustentabilidade – Sua cultura também desempenha papel estratégico na agricultura sustentável. Além de atrair polinizadores e diversificar o sistema produtivo, o girassol é estudado como fitorremediador, com a capacidade de absorver metais pesados em solos contaminados.
Outras curiosidades
Além de encantar pelo visual marcante, o girassol vem ganhando cada vez mais relevância no campo e na economia global. Foto: Freepik
Além de sua beleza e de sua contribuição para o desenvolvimento da biodiversidade, no dia a dia, o girassol também rende dicas práticas para diferentes contextos. Na cozinha, por exemplo, o óleo alto-oleico é ideal para preparos em altas temperaturas, enquanto os demais são ótimos para temperos e molhos frios.
“Já no jardim, a planta é fácil de cultivar, atrai abelhas e encanta pelo visual. No campo, o planta tem papel estratégico na rotação de culturas, ajudando a quebrar ciclos de pragas e ainda fornecendo matéria-prima para o biodiesel”, acrescenta Schiavo.
Para o especialista, compreender a versatilidade desta flor é essencial para valorizar todo o potencial de sua cultura. “Estamos falando de uma planta que une beleza, nutrição, ciência e sustentabilidade, aliando saúde, agricultura e meio ambiente”, conclui o agrônomo.
Fonte: Naval Fertilizantes
Colaborou: Astrogildo Nunes – [email protected]
Agronegócio
Brasil antecipa plantio de soja e amplia área na safra 2025/26

Foto: Marcos Carolino de Sá
O relatório de agosto do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA) trouxe ajustes relevantes para o mercado global de soja. Apesar de revisar a produtividade americana de 3,5 para 3,6 toneladas por hectare, o órgão reduziu a estimativa de área colhida para 32,4 milhões de hectares — queda de 2,9% em relação ao mês anterior. Com isso, a produção total foi recalculada para 116,8 milhões de toneladas, ante 118 milhões em julho.
As exportações também sofreram corte, passando para 46,4 milhões de toneladas. Ainda assim, os estoques finais recuaram de 8,4 para 7,9 milhões de toneladas, indicando um balanço mais apertado para a soja americana. Paralelamente, o Pro Farmer — consultoria que realiza um crop tour independente — estimou produtividade inferior à do USDA, em 3,55 t/ha. Caso confirmada, a produção ficaria em 115,6 milhões de toneladas, abaixo da atual projeção oficial.
Plantio no Brasil avança após vazio sanitário
Foto: Marcos Carolino de Sá
No Brasil, o fim do vazio sanitário já permite a retomada do plantio. No Paraná, regiões do Norte, Noroeste, Centro-Oeste e Oeste estão liberadas desde 31 de agosto, enquanto Sul, Leste, Campos Gerais, Litoral e Sudoeste terão a restrição encerrada entre 11 e 20 de setembro. De acordo com o Departamento de Economia Rural (Deral), a área de soja no estado deve atingir 5,8 milhões de hectares em 2025/26, alta de 0,6% em relação à safra anterior.
Em Mato Grosso, a liberação ocorreu em 6 de setembro. Dados do Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (IMEA) apontam que o estado deve ampliar a área plantada em 1,7%, alcançando 13,1 milhões de hectares. O clima tende a favorecer o avanço: após um início de setembro mais seco, as previsões indicam chuvas mais consistentes na segunda quinzena, condição que pode antecipar a semeadura em comparação a 2024.
Estoques baixos mantêm preços firmes
Segundo análise do Itaú BBA Agro, a combinação de estoques mais enxutos nos Estados Unidos e a perspectiva de aumento da área no Brasil tende a sustentar preços firmes no curto prazo. A instituição destaca que, mesmo com a ampliação da produção brasileira, o mercado deve seguir sensível às condições climáticas da safra sul-americana, principalmente nos próximos meses.
Fonte: O Presente Rural com informações Itaú BBA Agro
Colaborou: Astrogildo Nunes – [email protected]
Agronegócio
Cotações Agropecuárias: Volume de café exportado inicia safra limitado; receita é recorde

FOTO: MARCELLO CASAL JR/AGÊNCIA BRASIL
As exportações brasileiras de café iniciam a safra 2025/26 em volume bastante limitado, conforme apontam dados do Cecafé (Conselho dos Exportadores de Café do Brasil) analisados pelo Cepea.
Foram 5,89 milhões de sacas embarcadas de julho a agosto de 2025, queda de 22,3% frente ao mesmo intervalo da temporada anterior, ou 1,695 milhão de sacas a menos. Trata-se, também, da menor quantidade exportada desde 2022/23.
Aprovada proposta que destrava investimentos em ferrovias
Segundo pesquisadores, o fraco desempenho está atrelado sobretudo à redução do volume colhido na atual safra nacional e, em partes, aos efeitos da sobretaxa imposta pelos Estados Unidos – em agosto, o país perdeu o posto de principal destino do café brasileiro para a Alemanha.
Por outro lado, diante dos preços médios em dólar mais elevados, a receita obtida com as vendas externas do BR nestes dois primeiros meses da temporada 2025/26 é recorde para o período, de US$ 2,14 bilhões.
ARROZ: Rentabilidade é a menor em três anos
A safra de arroz 2025/26 no Rio Grande do Sul começa com a menor rentabilidade desde meados de 2022, apontam estimativas do Cepea.
De acordo com cálculos do Centro de Pesquisas, diante dos baixos preços atuais, uma produtividade de 175,40 sacas de 50 kg por hectare seria suficiente apenas para cobrir os custos operacionais em Uruguaiana, mas ainda resultaria em margem negativa de 29% sobre os custos totais.
Apenas produtividades acima de 245 sacas/ha ou cotações médias superiores a R$ 95,00/sc de 50 kg cobririam todos os custos. Assim, a expectativa é de redução de 5,2% na área cultivada, frente à temporada 2024/25, para pouco mais de 920 mil hectares, segundo o Irga (Instituto Rio Grandense do Arroz).
(Com Cepea)
Fernanda Toigo
Colaborou: Astrogildo Nunes – [email protected]
-
Notícias7 dias atrás
EPI agrícolas – Aumento nas reprovações de qualidade de vestimentas protetivas mobiliza núcleo de pesquisas do ‘IAC-Quepia’
-
Pecuária6 dias atrás
Abate de bovinos cresce 3,9% no 2° Tri, e número de fêmeas supera o de machos
-
Transporte7 dias atrás
Acidente no Espaço Alternativo deixa militar morto e casal ferido em estado grave
-
Mato Grosso7 dias atrás
Michelle Bolsonaro e Sandra Melo promovem encontro do PL Mulher em Ji-Paraná
-
Mato Grosso6 dias atrás
ANTT apresenta projetos ferroviários em debate sobre logística e competitividade do agronegócio
-
Transporte7 dias atrás
Filha denuncia e homem é preso pela PRF em Porto Velho por agressão e estupros
-
Agricultura6 dias atrás
Sistema FAEP lança cartilha sobre uso de drone de pulverização
-
Transporte7 dias atrás
Investigado é preso em flagrante por tráfico de drogas pela Delegacia de Furtos e Roubos de Veículos