Mato Grosso
“Todos desempenharam suas funções com compromisso, ética e amor pela profissão”, afirma filha de paciente sobre atendimento
Dona Lourdes Fátima Malagutti esteve internada em tratamento por nove dias – Crédito – Cedida pela família
“Todos os profissionais desempenharam suas funções com compromisso, ética e, acima de tudo, amor pela profissão”, afirma Debora Malagutti, 46 anos, filha da paciente Lourdes Fátima Malagutti, 64 anos, que chegou em estado crítico ao Hospital Regional de Sinop, unidade administrada pela Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT).
Após uma avaliação inicial, sua mãe foi diagnosticada com insuficiência renal, doença pulmonar obstrutiva crônica e um quadro grave de desidratação. “Fomos prontamente atendidos por uma equipe médica extremamente atenciosa. Agradeço pelo atendimento de excelência que recebemos durante todo o processo”, complementa Debora.
Ela destaca ainda as instalações do hospital. “Camas modernas e confortáveis, alimentação balanceada e uma limpeza exemplar, mas o que mais me tocou mesmo foi a dedicação da equipe multidisciplinar de nefrologistas, cardiologistas, enfermeiros e técnicos de enfermagem”, ressalta, depois de acompanhar nove dias de internação da mãe.
Uma recente pesquisa de satisfação revelou que 97% dos pacientes e acompanhantes recomendam o Hospital Regional de Sinop. O resultado positivo se mantém em comparação com o ano anterior, quando foi registrado 99% do índice de aprovação e recomendação.
A pesquisa mais recente contou com a participação de 145 pessoas e leva em conta a modernização da infraestrutura, a qualidade dos serviços prestados e a organização do atendimento como principais fatores de aprovação. Vale ressaltar que o hospital atende 100% pelo Sistema Único de Saúde (SUS).
Realizada entre junho e agosto, a pesquisa utilizou questionários com múltiplas escolhas e espaço para comentários, permitindo uma avaliação detalhada da experiência dos usuários. Os questionários foram aplicados de forma aleatória em diversos setores, incluindo clínica, ambulatório, urgência e emergência e na Unidade de Terapia Intensiva (UTI).
O secretário de Estado de Saúde, Juliano Melo, destaca o empenho da atual gestão em tornar os serviços cada vez mais eficientes para a população. “A SES trabalha para modernizar as estruturas físicas de todos os hospitais existentes, além de também ampliar a rede com a construção de seis novos hospitais no estado. O objetivo destas ações é garantir a eficiência dos serviços prestados. Essa pesquisa de satisfação feita pelo Hospital Regional de Sinop demonstra o padrão de qualidade que queremos ofertar”, acrescentou.
Já o diretor do Hospital Regional de Sinop, Jean Carlos Alencar, enfatiza a importância do reconhecimento dos usuários. “Esse retorno nos ajuda a aperfeiçoar os serviços prestados, além de incentivar nossa equipe a continuar trabalhando com dedicação e impactando positivamente a vida dos nossos pacientes e familiares. Desde 2019, estamos modernizando nossa unidade, que já avançou em mais de 95% da estrutura”, afirmou.
Referência na Região Norte
No primeiro semestre de 2024, o hospital realizou 2.607 procedimentos cirúrgicos, o que representa uma média de 434 procedimentos mensais. A unidade conta com quatro salas cirúrgicas e 50 leitos cirúrgicos, abrangendo diversas especialidades como ortopedia, cirurgia geral, neurocirurgia e oftalmologia. Neste mesmo período, foram ofertadas 8.056 consultas especializadas e 3.526 atendimentos via porta de urgência e emergência.
Uma das grandes conquistas deste ano foi a estruturação do serviço de oftalmologia, que agora conta com infraestrutura para avaliações, consultas e procedimentos cirúrgicos. O hospital também se destacou na captação de órgãos, sendo referência em todo o Estado com três das seis captações realizadas no primeiro semestre de 2024 em Mato Grosso.
O secretário adjunto de Gestão Hospitalar da SES, Oberdan Lira, enfatiza a importância do trabalho realizado pelo hospital. “O Hospital Regional de Sinop é um exemplo de como a gestão pública pode oferecer atendimento público em saúde de qualidade. Estamos comprometidos em continuar investindo na infraestrutura e capacitação profissional, para garantir que nossos pacientes recebam o melhor cuidado”, finalizou.
Amanda Monteiro | SES-MT
Colaborou: Astrogildo Nunes – [email protected]
Mato Grosso
Carrefour pede desculpas, mas episódio está longe de ser encerrado
Alexandre Bompard
O pedido de desculpas do CEO global do Carrefour, Alexandre Bompard, enviado ao ministro da Agricultura, Carlos Fávaro, nesta terça-feira (26.11), não foi suficiente para conter a indignação do setor agropecuário brasileiro.
A crise foi deflagrada após Bompard afirmar, no dia 20.11, que a carne do Mercosul não seria mais comercializada nas lojas francesas da rede, alegando que o produto não atendia aos padrões de qualidade exigidos pelo mercado europeu.
A declaração gerou reações imediatas no Brasil, com frigoríficos suspendendo o fornecimento de carne ao Carrefour no país e organizações do agronegócio se mobilizando contra o que classificaram como um ataque à reputação da pecuária brasileira. O impacto foi sentido rapidamente nas operações do Carrefour no Brasil, que representam 23% da receita global do grupo, cerca de R$ 116 bilhões anuais.
REAÇÕES – Apesar do ministro Carlos Fávaro ter considerado suficiente o pedido de desculpas e dado o caso por encerrado, a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) anunciou que adotará medidas jurídicas na União Europeia contra o Carrefour e outras empresas francesas.
Segundo o presidente da CNA, João Martins, as acusações são infundadas. “Fomos surpreendidos pela atitude do Carrefour e outras empresas, que procuraram mostrar uma imagem de que a carne que estamos colocando na Europa não é de qualidade e não atende os padrões europeus. Isso não condiz com a verdade, tanto que o Brasil é o maior exportador de carne do mundo, atendendo mercados exigentes como Estados Unidos, Europa, Oriente Médio e Ásia”, declarou Martins em nota.
A entidade já acionou escritórios em Bruxelas para formalizar uma queixa junto às autoridades da União Europeia, alegando que as declarações podem configurar uma violação das regras de concorrência do bloco. Para Martins, a postura das empresas francesas é alinhada ao governo da França, evidenciada em recentes declarações da ministra da Agricultura daquele país.
Isan Rezende, presidente do Instituto do Agronegócio (IA), também criticou o pedido de desculpas do Carrefour, publicando em seu Instagram: “Depois de 5 dias… Após afirmar que a carne do Mercosul invade o mercado francês com produtos de baixa qualidade e que não atendem aos padrões do mercado francês. Após denegrir a imagem e reputação da pecuária brasileira. Após não ter mais fornecimento de carne nos supermercados do Carrefour e Atacadão no Brasil. Após sentir o prejuízo com o boicote do consumidor brasileiro. Após analisar o risco no mercado brasileiro, o maior mercado fora da França, com receitas de R$ 116 bilhões/ano, equivalente a 23% das vendas globais do grupo… Desculpa!?”
A senadora Tereza Cristina, ex-ministra da Agricultura, foi incisiva ao afirmar que o pedido de desculpas de Bompard não compensa os danos à imagem da carne brasileira. Em publicação na rede social X, ela declarou: “O pedido de desculpas não alivia em nada os prejuízos causados à imagem da carne brasileira e também não significa mudança do ponto de vista comercial”.
A Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA) também reagiu, com um convite ao embaixador da França no Brasil, Emmanuel Lenain, para prestar esclarecimentos no Senado sobre o boicote francês e as barreiras ao acordo comercial Mercosul-União Europeia.
Embora o pedido de desculpas tenha sido recebido de forma positiva pela Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), que considerou a retratação compatível com o perfil da maior varejista atuante no Brasil, o setor agropecuário segue dividido. “Em contraposição ao equívoco de sua primeira manifestação, a nova carta de Bompard faz jus à maior organização varejista atuante no Brasil”, afirmou a ABPA em nota.
A crise expõe tensões comerciais entre o Mercosul e a União Europeia, em um momento em que a ratificação do acordo de livre comércio entre os blocos já enfrenta dificuldades. Para o agronegócio brasileiro, a defesa da imagem da carne nacional vai além do episódio com o Carrefour, representando uma luta por mercados estratégicos e pela valorização do produto nacional no cenário internacional.
Fonte: Pensar Agro
Colaborou: Astrogildo Nunes – [email protected]
Mato Grosso
Câmara aprovou o marco regulatório para a produção e o uso de bioinsumos
Mato Grosso
Governo de MT paga salário dos servidores estaduais nesta sexta-feira (29)
Flávio Costa/Assessoria SEFAZ-MT
O Governo do Estado de Mato Grosso, por meio da Secretaria de Estado de Fazenda (Sefaz), efetuará, nesta sexta-feira (29.11), o pagamento dos salários referentes ao mês de novembro para os servidores públicos estaduais. A folha de pagamento líquida soma R$ 717.663.525 milhões e abrange os servidores da administração direta e indireta do Poder Executivo.
Conforme informações da Secretaria Adjunta do Tesouro Estadual, deste montante, R$ 497.801.915 milhões serão destinados ao pagamento dos servidores ativos, enquanto R$ 219.861.610 contemplarão os servidores inativos e pensionistas.
As ordens de pagamento já foram enviadas ao Banco do Brasil, e os valores estarão disponíveis para os servidores ao longo do dia 29 de novembro, conforme o calendário oficial estabelecido no início do ano.
O pagamento será liberado a todos os servidores, inclusive àqueles que optaram pela portabilidade para outros bancos.
Assessoria | Sefaz-MT
Colaborou: Astrogildo Nunes – [email protected]
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