Transporte
Em seis meses, operação Lei Seca removeu 929 motocicletas e flagrou 340 condutores sem CNH

Reprodução
A Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp-MT) iniciou, em fevereiro deste ano, um plano de operações da Lei Seca voltado para a fiscalização de motocicletas. Nas 16 edições já realizadas, 929 motocicletas foram removidas e 342 condutores flagrados conduzindo veículo sem possuir a Carteira Nacional de Habilitação (CNH).
Até o momento foram realizadas nove operações em Cuiabá e sete em Várzea Grande.
As ações realizadas até aqui também já totalizaram 1.571 infrações de trânsito, e 15 prisões por embriaguez, de acordo com o artigo 306 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), que prevê prisão de seis meses a três anos, multa e suspensão/proibição de dirigir veículo automotor.
A tenente-coronel PM, Monalisa Furlan, coordenadora do Gabinete de Gestão Integrada, responsável pelas operações em Mato Grosso, destaca a importância de fazer as ações voltadas a fiscalização de motocicletas.
“Durante os estudos realizados pela Câmara Temática de Trânsito da Sesp, foi constatado grande quantidade de acidentes envolvendo motociclistas nos últimos anos, especialmente com resultado em morte. Além disso, identificamos que grande parte destes condutores não possuem carteira de habilitação, somado ainda a conduta do excesso de velocidade. Sendo assim, direcionamos esforços para operações específicas para motocicletas em 2024 com objetivo de educar e fiscalizar, prevenindo acidentes e salvando vidas”, afirma.
De janeiro a agosto deste ano, foram registrados 2.291 acidentes envolvendo motocicletas em Cuiabá e sete em Várzea Grande. Em 2023, foram registrados 3.409 acidentes envolvendo motocicletas em ambas as cidades.
Assessoria | Sesp-MT
Colaborou: Astrogildo Nunes – [email protected]
Transporte
Batalhão Ambiental apreende máquinas utilizadas na extração de madeira e garimpo ilegal

PMMT
Equipes do Batalhão de Polícia Militar de Proteção Ambiental, em duas ações distintas, apreenderam maquinários utilizados para práticas de crimes ambientais em Mato Grosso. Um homem foi detido em flagrante em uma zona rural do município de Marcelândia (638 km de Cuiabá).
Na última segunda-feira (07.4), as equipes receberam informações dos agentes da Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema), durante deflagração da Operação Amazônia – combate ao desmatamento ilegal, sobre uma área na região rural do município de Marcelândia, em que ocorria o desmate ilegal.
Ao se deslocarem para o local, os militares se depararam com o condutor de um trator de esteira com garfo de enleiramento que estava na área apontada na denúncia. Ao ser abordado, as equipes identificaram que ele não possuía documentação dos órgãos competentes para o desmate na área.
As equipes encontraram barracas improvisadas e diversas toras de madeiras extraídas de maneira irregular. O suspeito foi encaminhado à delegacia para registro do boletim de ocorrência.
Já no município de Colniza, os policiais militares do Batalhão Ambiental, com apoio da Força Tática do 2º Comando Regional e agentes da Sema, receberam denúncia sobre funcionamento de um suposto garimpo ilegal na região.
Em buscas no local, as equipes encontraram um barraco que servia de apoio aos invasores da área. Os militares encontraram três motores, sendo dois de bomba e um estacionário. Os equipamentos são utilizados na extração de minérios.
As equipes mantém buscas na região no intuito de localizar os suspeitos responsáveis pelo desmatamento. Os equipamentos apreendidos foram conduzidos à delegacia para registro do boletim de ocorrência.
Disque-denúncia
A sociedade pode contribuir com as ações da Polícia Militar de qualquer cidade do Estado, sem precisar se identificar, por meio do 190, ou disque-denúncia 0800.065.3939.
Transporte
Corpo de Bombeiros extingue incêndio em residência após explosão de botijão de gás

CBMMT
O Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso (CBMMT) atendeu, na terça-feira (08.4), por volta das 18h30, uma ocorrência de incêndio em residência, localizada na Rua das Pupunhas, no bairro Novo Horizonte em Guarantã do Norte (a 709 km de Cuiabá). Segundo testemunhas o fogo iniciou após uma explosão no botijão de gás da cozinha.
Ao chegarem ao local, os bombeiros do 4º Núcleo do Corpo de Bombeiros Militar (4º NBM) localizaram o fogo concentrado na cozinha da casa, atingindo também um botijão de gás que apresentava vazamento.
A equipe realizou o combate às chamas por meio de resfriamento, evitando que o fogo se espalhasse para outros cômodos da residência. Em seguida, o botijão foi retirado com segurança para uma área externa, eliminando o risco de novas explosões.
Após o controle do incêndio, foi realizado o rescaldo no ambiente, com o objetivo de eliminar possíveis focos remanescentes e garantir a segurança do local. Não houve registro de vítimas.
Assessoria | CBMMT
Colaborou: Astrogildo Nunes – [email protected]
Transporte
Corpo de Bombeiros atende a 40 ocorrências após temporal em Cuiabá

CBMMT
O Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso (CBMMT) atendeu a 40 ocorrências em Cuiabá em razão das fortes chuvas que atingiram a cidade na terça-feira (08.4). Entre as principais situações registradas, destacaram-se quedas de árvores em vias públicas e inundações em diversos bairros da capital.
O levantamento de ocorrências abrangeu os atendimentos realizados entre as 16h de ontem e as 9h desta quarta-feira (09.4). As áreas mais afetadas foram os bairros Dom Aquino, Boa Esperança e Pedregal, entre outros.
De acordo com as equipes de resgate, os chamados se concentraram principalmente em áreas próximas a córregos, que sofreram um aumento no volume de água, ultrapassando a capacidade de vazão e ocasionando alagamentos que invadiram ruas e avenidas. Foram atendidas 16 ocorrências de inundação.
Nesses pontos, os bombeiros realizaram o resgate de pessoas que ficaram ilhadas em veículos e residências devido à força das águas. Para a remoção segura das vítimas, foi necessário o uso de barcos.
Em outros pontos, houve a queda de árvores sobre muro de residências, veículos e via pública, obstruindo o tráfego em várias ruas e avenidas. Foram 24 ocorrências de queda de árvore atendidas. As equipes de bombeiros atuaram na remoção das árvores e na liberação das vias. Apesar de todos os registros de ocorrência, ninguém ficou ferido.
O CBMMT reforça a importância de redobrar os cuidados durante o período chuvoso. A população deve evitar transitar por áreas alagadas, não tentar atravessar enxurradas e manter distância de árvores e estruturas metálicas durante fortes chuvas. Em situações de emergência, o CBMMT orienta que o telefone 193 seja acionado imediatamente.
Veja o atendimento dos bombeiros
Assessoria | CBMMT
Colaborou: Astrogildo Nunes – [email protected]
-
Meio Ambiente7 dias atrás
Condicionamento de solo: cientistas desenvolvem solução nanotecnológica capaz de otimizar a absorção de água e a liberação de fertilizantes
-
Notícias6 dias atrás
Remate do Mancha Crioula atinge média superior a R$ 25 mil
-
Meio Ambiente7 dias atrás
Consequências do plantio tardio, falta de chuva e ataque de lagartas preocupam produtividade do milho
-
Meio Ambiente7 dias atrás
Termina etapa municipal para Conferência Nacional do Meio Ambiente
-
Pecuária7 dias atrás
Cotação do boi gordo e vaca em Mato Grosso sobe 1,7%
-
Pecuária6 dias atrás
Fazenda Santa Tereza recebe última etapa da Gira Técnica do Mundial Braford
-
Pecuária5 dias atrás
Tratamento Vip: Conheça vacas que não ficam no pasto e tomam banho todos os dias
-
Pecuária5 dias atrás
Estiagem prolongada e calor intenso ameaçam produção de leite