Economia
Moratória: produtores rurais propõe boicote aos produtos Danone no Brasil

A multinacional francesa Danone anunciou a suspensão da compra de soja brasileira, alegando preocupações com o cumprimento da legislação antidesmatamento da União Europeia (UE). A medida gerou repercussões no Brasil, levando os produtores a criticar a decisão como um ato discriminatório e uma violação da soberania nacional.
Imagem: reprodução
Em suas redes sociais, o presidente do Instituto do Agronegócio (IA), Isan Rezende, apoio uma proposta de campanha contra os produtores Danone no Brasil. “Campanha contra os produtos Danone: a fracesa Danone divulgou que não há uma única fazenda sustentável no Brasil, por isso não compra mais soja brasileira. A empresa escreveu: “…só levamos ingredientes sustentáveis conosco, a Danone não está mais exposta ao desmatamento como estão as suas concorrentes”.
“Tal afirmação denigre a imagem do agronegócio brasileiro. O Congresso Nacional tem que avançar com os projetos de leis para bloquear as empresas que impõe a moratória da soja e da carne. Mato Grosso já saiu na frente. Entrei na campanha (contra os produtos Danone”, declarou Isan.
Para a Associação Brasileira dos Produtores de Soja (Aprosoja Brasil) essa ação da Danone reflete um desconhecimento sobre a produção agrícola no Brasil e está fundamentada em uma legislação que ainda não entrou em vigor. A associação argumenta que as medidas punitivas e coercitivas da UE, que preveem multas em caso de descumprimento da nova norma, são injustificadas, uma vez que a lei ainda depende de aprovação no Parlamento Europeu e pode ser prorrogada por um ano.
A entidade destacou que o Brasil já alcançou desmatamento líquido zero e tem implementado políticas de preservação ambiental, conforme estabelecido pelo Código Florestal. Os produtores brasileiros, de acordo com a associação, são os únicos no mundo que mantêm áreas de Reserva Legal e de Preservação Permanente em suas propriedades, investindo recursos próprios na preservação do meio ambiente.
A associação também aponta que o boicote da Danone já causa prejuízos aos produtores brasileiros e à economia nacional, mesmo antes da nova legislação da UE entrar em vigor. Em sua análise, a Aprosoja Brasil defende que é fundamental que o governo brasileiro tome medidas de compensação, incluindo a notificação à UE sobre os danos financeiros causados por essa legislação discriminatória, e que busque reparações junto à Organização Mundial do Comércio (OMC), caso a situação não seja resolvida.
Fonte: Pensar Agro
Colaborou: Astrogildo Nunes – astrogildonunes56@gmail.com
Economia
VLI atinge recorde histórico de movimentação de açúcar na Ferrovia Centro-Atlântica

Divulgação
A VLI, companhia de soluções logísticas que opera ferrovias, portos e terminais, atingiu seu recorde histórico de movimentação de açúcar na safra de 2024/2025 – iniciada em abril do ano passado e concluída no último mês de março – na Ferrovia Centro-Atlântica (FCA). A marca de 6,2 milhões de toneladas transportadas foi atingida mesmo com a produção de açúcar na região Centro-Sul do Brasil sendo 5,3% inferior ao volume registrado na safra anterior. Nos portos, a empresa manteve o mesmo desempenho do exercício anterior, embarcando 5,0 milhões de toneladas no Terminal Integrador Portuário Luiz Antônio de Mesquita (Tiplam).
A safra 2024/2025 foi marcada por desafios climáticos, que impactaram no volume da produção da commodity no Centro-Sul brasileiro. Tais efeitos ocasionaram uma maior compactação do açúcar, o que representa um grande desafio logístico, por dificultar o desembarque do produto. Para solucionar a questão, a VLI investiu na cocriação de soluções inovadoras com seus clientes, como a adoção do uso de socadores pneumáticos para auxiliar na descarga dos vagões, a adoção de um tempo de descanso mínimo nos Terminais Integradores de Guará (TIGU) e Uberaba (TIUB), aspersão nos armazéns (aplicação de partículas de água no produto para equilíbrio de temperatura), entre outros.
“O resultado expressivo que obtivemos na safra 2024/2025, mesmo com um volume produzido de açúcar menor no Centro-Sul brasileiro, é fruto de nossa capacidade para desenvolver soluções operacionais e estratégicas inovadoras, sempre com o olhar atento às necessidades de negócio de nossos clientes. Ao trabalharmos lado a lado, superamos os desafios e alcançamos uma nova marca histórica na Ferrovia Centro-Atlântica, uma ferrovia de características singulares, na qual a VLI possui expertise para extrair o máximo em eficiência, contribuindo com os fluxos dos nossos clientes e a economia do Brasil”, afirma Marcelo Cardoso, diretor de operações do Corredor Sudeste da VLI.
As soluções logístico-estratégicas propostas pela VLI viabilizaram impactos positivos no negócio dos clientes que utilizam o Tiplam para a exportação de açúcar. A Czarnikow, por exemplo, aumentou seus carregamentos no terminal em 32% em relação ao volume movimentado na safra 2023/2024.
Corredor Sudeste da FCA
O corredor Sudeste da Ferrovia Centro-Atlântica é um sistema logístico de alta eficiência, que atende fluxos de importação e de exportação por meio do Terminal Integrador Portuário Luiz Antonio Mesquita, o Tiplam. Sua área de cobertura abrange estados como São Paulo, Minas Gerais, Goiás e o Distrito Federal, movimentando açúcar, grãos e fertilizantes, majoritariamente.
A estrutura do corredor também inclui dois terminais integradores, em Uberaba (MG) e Guará (SP), onde é feito o transbordo da carga para o sistema ferroviário. Além da alta eficiência ofertada aos clientes, o Tiplam também gera impactos positivos na região da Baixada Santista, uma vez que todos os seus fluxos de exportação são feitos por ferrovia, contribuindo para o trânsito e o ambiente da região, uma vez que o modal ferroviário é até nove vezes menos intensivo que o rodoviário na emissão de CO² na atmosfera.
Sobre a VLI
A VLI tem o compromisso de apoiar a transformação da logística no país, por meio da integração de serviços em portos, ferrovias e terminais. A empresa engloba as ferrovias Norte Sul (FNS) e Centro-Atlântica (FCA), além de terminais intermodais, que unem o carregamento e o descarregamento de produtos ao transporte ferroviário, e terminais portuários situados em eixos estratégicos da costa brasileira, tais como em Santos (SP), São Luís (MA) e Vitória (ES). Por quatro anos consecutivos entre as três companhias mais inovadoras do setor de Transporte e Logística no ranking do Valor Inovação, a VLI transporta as riquezas do Brasil por rotas que passam pelas regiões Norte, Nordeste, Sudeste e Centro-Oeste.
Pedro Araújo
Colaborou: Astrogildo Nunes – astrogildonunes56@gmail.com
Economia
Educação financeira em pauta – Sicredi lança curso gamificado para crianças e jovens, vídeocast e nova temporada do Explica Aí Sicredi durante Semana ENEF

Fotos: Assessoria
Sicredi participa da 12ª Semana Nacional de Educação Financeira (Semana ENEF), realizada a partir desta segunda-feira (12/05) até sexta-feira (18/05). O tema central deste ano é “Educação Financeira para Crianças e Jovens: Preparando a Sociedade para Escolhas Conscientes”. Na ocasião, a instituição financeira cooperativa lançará um curso interativo na plataforma Sicredi na Comunidade, criado especialmente para crianças e jovens, com o objetivo de incentivar escolhas financeiras mais saudáveis e conscientes.
Para o Sicredi, quanto mais cedo as pessoas tiverem consciência e responsabilidade com as finanças, maiores são as chances de se ter uma vida financeira sustentável no futuro.
A Semana ENEF é uma iniciativa do Fórum Brasileiro de Educação Financeira (FBEF) e reúne instituições públicas, privadas e a comunidade escolar de todo o país, sendo o Sicredi uma das instituições com maior número de ações no evento, do qual faz parte desde 2016. Isso porque, a cooperativa financeira tem como propósito promover o desenvolvimento local e a melhoria da qualidade de vida das pessoas, sendo a educação financeira uma ferramenta para isso.
Outra novidade do Sicredi que marcará a Semana ENEF é o lançamento do videocast “Escolhas Conscientes para um Futuro Sustentável”, apresentado pelos planejadores financeiros Eduardo Amauri e Vivian Magalhães. Em três episódios, eles abordam as escolhas que fazemos no presente e no futuro que impactam na vida financeira.
Haverá ainda a 6ª temporada do “Explica aí, Sicredi”, disponível desde 12 de maio no youtube do Sicredi, com cinco episódios que vão trazer orientações, de forma simples e didática, de como os adultos podem abordar o tema com as crianças e adolescentes. E a parceria nacional entre a Mauricio de Souza Produções e a Fundação Sicredi, iniciada em 2018 para promover a educação financeira para o público infantil, tem novidades – um novo gibi e um novo vídeo em que a Turma da Mônica aprende ainda mais sobre investimentos, exemplificando temas como liquidez e inflação.
“Estamos comprometidos em criar hábitos financeiros saudáveis em relação às finanças e ao consumo desde o público infantil, passando pelos adolescentes e adultos. Trabalhamos o ano inteiro em uma série de ações voltadas à educação financeira, que são reforçadas ainda mais durante a Semana ENEF, da qual participamos intensamente. Acreditamos que esse também é um caminho fundamental para gerar prosperidade e desenvolvimento para as pessoas e comunidades”, destaca Cristiane Amaral, gerente de Educação Financeira da Fundação Sicredi.
Além dessas iniciativas, as mais de 100 cooperativas do Sicredi em todo o Brasil realizarão ações locais de educação financeira em diferentes formatos, alinhadas com o contexto de cada região. Para se ter uma ideia, em 2024, foram realizadas mais de 4,5 mil ações durante a Semana ENEF, realizada excepcionalmente no mês de setembro.
Parceiro importante
Dados divulgados no último relatório da FBEF aponta que nas edições 2022 e 2023 da Semana ENEF foram realizadas mais de 8,6 mil iniciativas de educação financeira que alcançaram aproximadamente 100 milhões de pessoas em todo o País. O Sicredi participa do evento há 10 anos e as ações não ficam restritas à Semana ENEF. São realizadas iniciativas ao longo de todo o ano, pelas mais de 100 cooperativas presentes no Brasil. Ainda confirme o relatório da FBEF, em 2022 e 2023, o Sicredi se destacou como a instituição que mais realizou iniciativas de educação financeira no Brasil. Nessas edições, 65% das atividades promovidas durante a Semana foram promovidas pela instituição.
Para a gerente de Sustentabilidade e Cooperativismo do Sicredi, Daniela Lepinsk Romio, a Semana ENEF é mais uma oportunidade de colocar em prática os valores do Sicredi como uma cooperativa crédito. “A educação financeira, por exemplo, faz parte da essência do Sicredi, e ao longo dos anos esse comprometimento se fortalece cada vez mais. Em mais uma edição, as cooperativas levam atividades educativas e acessíveis para diversos públicos, sejam crianças, jovens ou adultos. As ações visam promover hábitos financeiros saudáveis, e vão desde a palestras e seminários, até workshops, oficinas e feiras. Todas as atividades são importantes para a transformação da realidade das pessoas e para o fortalecimento do cooperativismo de crédito” destaca.
Ações locais
Na edição deste ano, as cooperativas do Sicredi em Mato Grosso realizarão mais de 300 ações. As atividades foram pensadas para conversar com pessoas de todas as idades, com conteúdo acessíveis e adaptados para cada tipo de público e perfil. Entre as diversas atividades programadas para o público infantil, estão rodas de leitura e contação de histórias nas escolas, oficinas para cofrinhos sustentáveis, peças teatrais que contam mais sobre o mundo das finanças, entre outras.
Para jovens e adultos estão previstas oficinas sobre crédito consciente, palestras sobre finanças comportamentais e de como se proteger de golpes, além de bate-papos sobre investimentos, e visitas guiadas às agências para entender, na prática, o cooperativismo de crédito.
Para os colaboradores e a comunidade onde cada cooperativa atua serão disponibilizadas oficinas voltadas ao desenvolvimento profissional, conteúdos informativos na TV corporativa e ações digitais como podcasts, vídeos e publicações nas redes sociais institucionais, que incentivam a busca por mais conhecimento sobre a Educação financeira. Ferramentas como gibis e jogos da Turma da Mônica e materiais complementares como cartilhas e vídeos educativos, também serão utilizados para reforçar os conceitos de educação financeira de forma leve, didática e acessível.
A expectativa é impactar mais de 30 mil pessoas na área de atuação das cooperativas em Mato Grosso. Para viabilizar as ações, a instituição contará com o envolvimento e o apoio de mais de 1,7 mil colaboradores. Saiba mais sobre a programação do Sicredi dentro da Semana ENEF 2025 em sicredi.com.br/educacaofinanceira.
Sobre o Sicredi
O Sicredi é uma instituição financeira cooperativa comprometida com o crescimento de seus associados e com o desenvolvimento das regiões onde atua. Possui um modelo de gestão que valoriza a participação dos 9 milhões de associados, que exercem o papel de donos do negócio. Com mais de 2.800 agências, o Sicredi está presente fisicamente em todos os estados brasileiros e no Distrito Federal, disponibilizando uma gama completa de soluções financeiras e não financeiras.
Nos estados de Mato Grosso, Pará, Rondônia, Acre, Amazonas, Amapá, Roraima, e algumas cidades de Goiás, o Sicredi está presente em 253 municípios e possui 350 agências, para o atendimento a mais de 1,5 milhão de associados.
Site do Sicredi: www.sicredi.com.br
Redes Sociais: Facebook |Instagram | LinkedIn | YouTube
Economia
Ibraoliva vai a Espanha reforçar pedido de filiação em Conselho Mundial de Olivicultura

Foto: Ibraoliva/Divulgação
O Instituto Brasileiro de Olivicultura (Ibraoliva) foi convidado para participar da 64ª reunião do Conselho Consultivo do Comitê Oleícola Internacional (COI) na terça-feira, 13 de maio, em Úbeda, na Espanha. O encontro terá o aval do Ministério da Agricultura. O COI é uma organização intergovernamental que promove o azeite e as azeitonas de mesa, contribuindo para o desenvolvimento sustentável e responsável da olivicultura e do setor. O Comitê visa ainda promover o azeite de oliva e definir normas de qualidade, além de fiscalizar a autenticidade que envolve 95% da produção mundial.
O presidente do Ibraoliva, Renato Fernandes, informa que o objetivo da participação no evento será mostrar a intenção de o Brasil ocupar uma cadeira no órgão e poder assim contribuir para o desenvolvimento da olivicultura nacional. “Embora a nossa participação se dê apenas como ouvintes, nossa presença demonstra o compromisso do Ibraoliva com o setor e a importância de estar representado nas atividades oficiais da entidade”, explica.
Fernandes ressalta ainda que a viagem também será uma oportunidade para estreitar laços e fortalecer relações com outros países e instituições do setor. “Estamos confiantes de que essa participação contribuirá para o futuro da olivicultura brasileira e para o crescimento do Instituto Brasileiro de Olivicultura”, destaca.
O dirigente agradeceu a intermediação do Ministério da Agricultura e a disposição do órgão governamental em apoiar os produtores brasileiros. “A filiação do Brasil ao Conselho Oleícola Internacional é um passo importante para o avanço e crescimento da olivicultura no Brasil, uma cultura ainda em desenvolvimento no país. E a prova que o Ministério da Agricultura tem feito um importante trabalho no nosso setor, é o fato do Brasil ter sido convidado para participar do evento neste espaço privilegiado no X Salón Internacional del Aceite de Oliva (Síaove)”, conclui.
Texto: Artur Chagas/AgroEffective
Colaborou: Astrogildo Nunes – astrogildonunes56@gmail.com
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