Mato Grosso
O dia de campo que virou referência: Aprosoja MT leva crianças para conhecerem a realidade do agro

Assessoria
Comemorando seus 20 anos de história, a Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja MT) tem se consolidado como uma das principais defensoras do agronegócio no estado. E, no meio de tantas iniciativas, um dos projetos que tem ganhado cada vez mais destaque é o Futuro em Campo.
Desde a sua criação, a iniciativa tem levado estudantes para dentro das fazendas, onde eles aprendem na prática como a produção agrícola ocorre, além de entender a importância do setor para a economia local, nacional e mundial. Com mais de 2.200 crianças beneficiadas em 2024, o projeto tem se expandido a cada edição, gerando impactos positivos e mudando a visão das novas gerações sobre o campo.
Inspirado por uma experiência simples, mas cheia de significado vivida pela produtora Daila Delai com seu filho Hiago, o Dia de Campo ganhou forma como um projeto que busca transmitir essa conexão e aprendizado de maneira ampliada.
“O Futuro em Campo começou quando o Hiago, meu filho mais velho, ainda estudava na escola rural e pediu para levar os coleguinhas para a fazenda para conhecer como que era a nossa rotina, conhecer o que é a soja e o Thiago, meu esposo, falou em levar toda a escola e o que ampliou para a ideia de levar as crianças de Santiago do Norte. O Hiago queria que as crianças conhecessem como era a rotina, porque ele falava o que ele fazia na Fazenda, que ele já plantava, colhia, ajudava no dia a dia e aí os coleguinhas mostravam muito interesse nisso”, lembra Daila.
O projeto começou de forma pequena, mas foi abraçado pela Aprosoja MT, que enxergou seu grande potencial. “A Aprosoja acreditou no projeto e expandiu para todos os núcleos, onde os delegados também acreditaram, e hoje o projeto está ganhando extensão em todo o Estado,”, explica Daila.
O Futuro em Campo não se limita apenas à visitação às fazendas, mas também inclui palestras, atividades e visitas às propriedades rurais e visitas a escolas. Anne Sophie, estudante do 6º ano da Escola Municipal Rui Barbosa, em Sorriso, foi uma das participantes em 2024. “A gente descobriu que a soja e o milho ajudam a manter nossa economia. Também aprendemos sobre o manejo sustentável e também sobre a tecnologia no agronegócio. Sobre o milho, a gente pode usar ele de diferentes maneiras no dia a dia. A gente viu que não é usado o milho somente na pipoca, com o milho a gente pode fazer ração para animais e também pode ser feito etanol”, contou a estudante.
O produtor Gilson Ferrucio Pinesso, de Marcelândia, que já recebeu os estudantes em sua fazenda, ficou impressionado com o interesse das crianças. “Cresci no sítio, pé no barro, hoje é tudo muito diferente, as crianças muitas delas não conhecem nada da atividade rural. E poder recebê-los e dar a oportunidade de transmitir todo nosso amor pelo que fazemos, foi muito gratificante”, afirmou Gilson.
Ele destacou ainda que o projeto ajuda a desmistificar a imagem que muitos têm do agronegócio e da vida rural. “Precisamos realmente transmitir o respeito que o agricultor tem pelo campo, pela natureza e pelo meio ambiente. Acredito que o projeto é uma maneira de mostrar a verdade sobre o agro para as crianças”, completou.
A diretora da Escola Municipal Castorina Sabo Mendes de Diamantino, Renata Cemin Ruchitinica, contou que a participação dos alunos no Futuro em Campo, também gerou grandes resultados para o aprendizado.
“Depois de chegarem do projeto Futuro no Campo, os estudantes ficaram muito deslumbrados com tudo que viram lá. Os professores aproveitaram esse momento para fazer várias perguntas, trabalharam um pouquinho também a produção de textos, sobre tudo que eles viram lá e foi muito produtivo, porque tivemos vários textos bem elaborados, conseguindo mostrar qual foi a visão das crianças e fez muita diferença para eles”, disse Renata.
A diretora também contou que após a participação no Futuro em Campo, a escola desenvolveu um projeto de horta, inspirado nos aprendizados do projeto. “Depois do projeto no campo, a Escola teve prazer de realizar o projeto “Cheiros e Sabores”, onde nós fizemos uma pequena hortinha, onde as crianças de todas as turmas puderam também ter um espacinho para plantar hortaliças e outras plantinhas de jardim. Isso foi um incentivo do projeto Futuro no Campo, porque eles já entendiam do que eles estavam fazendo ali, que eles estavam contribuindo para a natureza e preservando ela e através seus altos”, disse Renata, lembrando que a horta da escola também foi uma extensão do que eles aprenderam no campo.
Em Querência, Eliane Costa, diretora da Escola Municipal Parque Imperial, também teve uma experiência transformadora com o projeto. “Os alunos voltaram para a escola contando com grande empolgação sobre o que mais os impressionou, como a máquina de colher e o tamanho dos armazéns. Muitos deles ficaram surpresos com tudo o que aprenderam”, relatou.
Para Eliane, o impacto do Futuro em Campo vai além do conhecimento agrícola, mas colabora também com a formação das crianças. “Como diretora e profissional da educação, eu quero dizer que essa iniciativa da Aprosoja Mato Grosso de levar as crianças In loco para conhecer a vida no campo é maravilhosa, pois além de oferecer a oportunidade das crianças da cidade conhecerem um pouco de como funciona as atividades do campo, ela também colabora para a formação educacional e profissional das crianças. Também está de parabéns pela forma organizada e comprometida, com o cuidado com os alunos desde a saída da escola até a volta para a escola”, enfatizou.
O projeto Futuro em Campo é um dos maiores legados da Aprosoja MT para as novas gerações, criando uma conexão real entre a educação e o setor agrícola, e ajudando a formar futuros profissionais que farão a diferença. O impacto dessa ação tem sido visível nas escolas e nas mentes dos estudantes, que agora entendem melhor o papel do agronegócio no dia a dia não só do campo, mas da cidade.
CONFIRA ALGUMAS DAS EDIÇÕES DO FUTURO EM CAMPO:
Bruna Lima Brito Damasceno
Assessoria de Comunicação
Colaborou: Astrogildo Nunes – [email protected]
Mato Grosso
Auto da Paixão de Cristo reúne público recorde em seis dias de espetáculo

João Milano
O Auto da Paixão de Cristo 2025, realizado pelo Governo do Estado por meio da Secretaria de Estado de Assistência Social e Cidadania (Setasc) com o programa SER Família Fé e Vida, idealizado pela primeira-dama Virginia Mendes, superou todas as expectativas. Em seis dias de apresentações, mais de 80 mil espectadores prestigiaram o espetáculo, que proporcionou momentos de fé, reflexão e encontro comunitário.
A primeira-dama Virginia Mendes se emocionou com a presença massiva do público.
“A presença de mais de 80 mil pessoas no evento, mesmo nos dias de chuva, demonstra a fé inabalável do povo mato-grossense. Estou feliz em participar deste momento e, através do Governo do Estado, poder proporcionar um momento de luz e reflexão para tantas famílias”, destacou.
Rosenil Sales, espectador presente em uma das noites, destacou a importância de investimentos em eventos culturais como este.
“É fundamental investir em ações como o Auto da Paixão. Faz parte da nossa cultura brasileira, e eventos desse porte são importantes para fortalecer nossa fé e divulgar nossas tradições. Parabéns ao Governo do Estado por essa iniciativa”, disse.

Rosenil e sua filha.
Fernanda da Silva Chores, outra espectadora, elogiou a qualidade do espetáculo.
“Achei a apresentação muito bonita, importante e interessante, bem estruturada. A mensagem foi passada de forma clara e emocionante. Foi uma experiência inesquecível”, afirmou.
Patrícia Saucedo, que assistiu ao espetáculo três vezes – na sexta, no sábado e no domingo – levou os sobrinhos para a última apresentação.
“Já tinha vindo duas vezes e amei! Trouxe meus sobrinhos hoje para que eles também pudessem vivenciar essa experiência tão marcante. É um espetáculo lindo, emocionante e que fica marcado na memória”, declarou.
O secretário Adjunto de Cidadania e Inclusão Socioprodutiva, Emerson Toledo, celebrou o sucesso do evento.
“Quero parabenizar o público, que compareceu em massa, e todos que trabalharam incansavelmente para que o Auto da Paixão de Cristo fosse um sucesso. Em especial, quero agradecer a primeira-dama Virginia Mendes, que idealizou este projeto e teve a sensibilidade de entender a importância de levar fé e cultura para o nosso povo”, ressaltou ele.
Mutirão da Cidadania atendeu mais de 1200 pessoas
Além do espetáculo, o evento integrou o Mutirão da Cidadania, que registrou mais de 1200 atendimentos entre os dias 15 e 20 de abril. Foram oferecidos serviços gratuitos como emissão de segunda via de documentos, orientações diversas e atendimento psicológico voltado à promoção de direitos, preservação e fortalecimento de vínculos familiares, além de informações sobre o programa SER Família.

Foto: Junior Silgueiro
A combinação da arte com o acesso a serviços essenciais reforça o compromisso do Governo de Mato Grosso com o bem-estar social, promovendo não apenas a fé, mas também a cidadania plena para todos os mato-grossenses.
Mailson Prado | Setasc-MT
Colaborou: Astrogildo Nunes – [email protected]
Mato Grosso
Mais de 80 mil pessoas assistem ao Auto da Paixão de Cristo e primeira-dama de MT agradece o público

Crédito – Jana Pessoa
Durante seis dias de apresentações, o espetáculo Auto da Paixão de Cristo 2025 reuniu mais de 80 mil pessoas na Arena Pantanal, em Cuiabá. Mesmo com dias de chuva, o público compareceu em massa ao evento motivado pela primeira-dama do Estado Virginia Mendes, por meio do programa SER Família Fé e Vida, com apoio do Governo de Mato Grosso.
O encerramento aconteceu neste domingo (20.4), e muitas pessoas chegaram a participar mais de uma vez, tocadas pela mensagem de fé e amor transmitida pela encenação.
Para a primeira-dama Virginia Mendes, ver a emoção do público e saber que o evento contribuiu para fortalecer a fé e os laços familiares é a maior recompensa.
“Vi que houve pessoas que foram mais de uma vez, levaram amigos e familiares. E o principal: foram tocadas pelo amor de Jesus por nós na cruz. Um amor incondicional, que não existe igual em todo este mundo”, afirmou Virginia.
Ela agradeceu à população e a todos os envolvidos na realização do espetáculo. “Agradeço a cada pessoa que esteve na Arena. Que Deus possa abençoá-las. Também quero agradecer ao Governo do Estado por apoiar mais uma ação do programa SER Família Fé e Vida; aos secretários-adjuntos da Setasc, Klebson e Emerson, e a todos os servidores que se dedicaram ao evento, desde o Mutirão da Cidadania até a equipe que manteve a organização do espaço. Minha equipe da Unaf, nosso querido parceiro de primeira hora, secretário David Moura da Secel, e a imprensa que fez a cobertura do evento. Deus abençoe a todos”, completou.
Emocionado, o ator Kayky Brito falou da oportunidade de viver uma semana de apresentação em Cuiabá.
“Quero agradecer a primeira-dama Virginia Mendes pela oportunidade de encenar Jesus Cristo, também todo o elenco, atores e figurantes que se dedicaram de corpo e alma. Foi lindo, foi especial. Gratidão a cada pessoa que esteve conosco”, expressou o ator.
“Estive aqui na abertura e hoje não resisti, retornei e me emocionei tanto quanto no primeiro dia. Gratidão, dona Virginia, por todo o carinho e por ser essa mulher de fé”, disse.
Mailson Prado | Setasc-MT
Colaborou: Astrogildo Nunes – [email protected]
Mato Grosso
Saúde Digital realizou 438 mil telediagnósticos até março de 2025

Os dados da SES apontam que foram realizados 279 laudos de teleretinografia até março de 2025 – Crédito – Secom/Várzea Grande
O programa Saúde Digital Mato Grosso, da Secretaria de Estado de Saúde (SES), teve 438.270 telediagnósticos entre fevereiro de 2018 e março de 2025 em Mato Grosso. Os dados da SES apontam que foram realizados 430.235 laudos de tele-eletrocardiografia (Tele-ECG), 3.688 de tele-espirometria, 2.149 de teledermatologia, 469 de tele-estomatologia, 279 de teleretinografia e 1.450 de teleraio-X.
De dezembro de 2023 a dezembro de 2024, também foram realizadas 1.298 teleconsultorias, em que os profissionais da Atenção Primária podem sanar dúvidas com médicos especialistas via mensagem de texto, e 6.862 teleinterconsultas, modalidade de consulta triangulada por vídeo em que o paciente é atendido virtualmente pelo médico especialista, tendo um profissional da Unidade Básica de Saúde como mediador.
Apesar de existir desde 2013 como Telessaúde, o programa evoluiu ao agregar, a partir de 2023, novas tecnologias e ampliar a gama de serviços de saúde, sendo integralmente disponibilizado pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Além dos bons resultados, somente em 2023 e 2024, os atendimentos digitais já possibilitaram a economia de aproximadamente R$ 23 milhões aos cofres públicos, notada sobretudo com o transporte de pacientes.
O secretário de Estado de Saúde, Gilberto Figueiredo, destacou os benefícios do programa, principalmente devido ao acesso facilitado do cidadão às avaliações de médicos especialistas.
“O Saúde Digital traz comodidade e conforto ao paciente, que não precisa se deslocar centenas de quilômetros para realizar um exame cardiológico, por exemplo, mas também gera uma economicidade para a gestão pública, que pode investir o valor economizado em outros serviços de saúde”, avalia.
Nova plataforma
A SES lançou uma nova Plataforma Web Funcional (telessaudemt.com.br) na última reunião da Comissão Intergestores Bipartite (CIB), em 10 de abril. A ferramenta teve um investimento de R$ 2,5 milhões.
Segundo a gestora da Saúde Digital, Vânia Berti, esse novo sistema foi disponibilizado para os 1.066 estabelecimentos de saúde da Atenção Primária com o objetivo de melhorar os atendimentos na saúde pública estadual através dos serviços de telessaúde.
“Foi desenvolvido com um layout de fácil utilização, possibilitando uma gestão otimizada para cada município, com possibilidade de faturamento no formato BPA [Boletim de Produção Ambulatorial] e interoperabilidade com os sistemas estaduais, federais e privados, nos casos de contratualização dos municípios com empresas privadas”, explicou.
Com 35 especialidades cobertas por 38 médicos especialistas e 1.500 profissionais da Atenção Primária cadastrados e aptos a utilizar a plataforma, o programa não se limita apenas aos seis telediagnósticos e às teleconsultas ofertadas aos 142 municípios do Estado, mas também oferece webaulas para aprimorar a capacitação dos profissionais de saúde.
O Saúde Digital ainda tem os projetos Ambulatório Digital de Saúde Mental, o MT sem AVC, o Saúde no Cárcere e o Proadi-SUS.
Luiza Goulart | SES-MT
Colaborou: Astrogildo Nunes – [email protected]
-
Meio Ambiente6 dias atrás
Cinco cidades ultrapassam a média de chuva de abril em menos de 15 dias
-
Agronegócio6 dias atrás
Casal troca cidade pelo campo e encontra oportunidade nos queijos
-
Meio Ambiente5 dias atrás
O Clima para a segunda metade de abril
-
Agronegócio5 dias atrás
Ritmo de queda de preços do arroz desacelera
-
Pecuária5 dias atrás
Búfalos afogam carrapatos e dispensam controle químico de pragas nos rebanhos
-
Transporte7 dias atrás
Policiais civis agem rápido e salvam criança que engasgou em delegacia
-
Agronegócio5 dias atrás
Volume das exportações de ovos aos EUA dobra a cada ano
-
Agronegócio6 dias atrás
Estado terá safra de arroz com produtividade recorde