Conecte-se Conosco

Transporte

Polícia Civil de MT cumpre mandados em operação do RS contra grupo de traficantes que atuava em quatro estados do país

Publicado

em

PJC

 

A Polícia Civil de Mato Grosso, por meio da Delegacia Especializada de Narcóticos (Denarc), cumpriu na manhã desta terça-feira (18.3), mandados de prisão preventiva e de busca e apreensão contra uma mulher, alvo da Operação Porta Fechada, deflagrada pela Polícia Civil do Rio Grande do Sul para desarticular uma organização criminosa envolvida com tráfico de drogas e crimes correlatos.

Entre os alvos da operação estão investigados pelos crimes de tráfico de drogas, associação para o tráfico, organização criminosa, agiotagem, adulteração de sinal identificador de veículo automotor, entre outros crimes.

A ação da Denarc em apoio ao Rio Grande do Sul integra o planejamento operacional da Polícia Civil de Mato Grosso, por meio da Operação Inter Partes, que integra o Programa Tolerância Zero do Governo do Estado para combate à atuação de facções criminosas.

Publicidade

As investigações foram conduzidas pela Segunda Delegacia de Investigações do Narcotráfico (2ª DIN/Denarc), da Polícia Civil de RS, sendo expedidos 88 ordens judiciais, que são cumpridas em 21 municípios de quatro estados da federação: Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná e Mato Grosso.

As medidas cautelares em andamento incluem prisões preventivas temporárias, buscas e apreensões domiciliares e veiculares. O objetivo é desmantelar uma rede de tráfico de entorpecentes, assim como neutralizar outras atividades criminosas associadas ao grupo criminoso.

Em Mato Grosso, foi cumprido um mandado de prisão preventiva e um de busca apreensão no bairro Primeiro de Março, em Cuiabá, com alvo em uma mulher apontada como responsável pela movimentação financeira correspondente a mais de cinco toneladas de entorpecentes.

Após o cumprimento das ordens judiciais, a investigada foi conduzida para a Denarc para as providências cabíveis, sendo posteriormente colocada à disposição da Justiça.

Investigações

Publicidade

As investigações da Polícia Civil – RS tiveram início em julho de 2024, como um desdobramento da apreensão de mais de 400 kg de maconha na cidade de Sapucaia do Sul, no interior do Rio Grande do Sul. A droga foi encontrada em um veículo que estava prestes a entrar em um pavilhão destinado a ser um depósito de entorpecentes.

A partir dessas diligências iniciais, e após a autorização judicial para a medida cautelar representada pela autoridade policial, as investigações revelaram uma organização criminosa altamente estruturada e especializada em diversos crimes, como tráfico de entorpecentes, associação para o tráfico, agiotagem, organização criminosa, adulteração de sinal identificador de veículos e outros delitos relacionados.

A organização atuava não só no Rio Grande do Sul, mas também em outros estados brasileiros, totalizando sua presença em ao menos 21 municípios espalhados por quatro estados da federação.

A Operação Porta Fechada foi planejada para desarticular a estrutura financeira e operacional da organização criminosa, visando desmantelar suas atividades ilícitas em diversos municípios do Rio Grande do Sul, além de atingir outras regiões do Brasil, onde o grupo também atuava. A investigação demonstrou que a organização realizava transportes robustos de entorpecentes, movimentando grandes quantidades de drogas.

Assessoria | Polícia Civil-MT
Colaborou:  Astrogildo Nunes – [email protected]
Publicidade
Continue Lendo
Publicidade
Clique Para Comentar

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Transporte

PRF apreende 330 quilos de drogas em carretas carregadas em Mato Grosso

Publicado

em

foto: assessoria

A Polícia Rodoviária Federal apreendeu 330 kg de pasta base de cocaína durante uma ação de fiscalização na BR-364, em Jataí (GO). A droga havia sido carregada em Sapezal (510 km de Cuiabá). A ocorrência iniciou após análise de risco, que identificou duas carretas suspeitas de transportarem ilícitos. As equipes realizaram abordagens em pontos distintos da rodovia, nos quilômetros 179 e 191.

Ambos os caminhões apresentavam as mesmas características e pertencem à mesma empresa. No primeiro caminhão, o condutor demonstrou nervosismo excessivo e apresentou informações contraditórias durante a entrevista. Na vistoria, os policiais encontraram malas com tabletes de cocaína escondidos na cabine e em compartimentos laterais. Já no segundo veículo, o motorista assumiu de imediato que transportava entorpecentes e indicou que levava cinco malas com o mesmo tipo de droga.

Questionados, os motoristas informaram que pegaram a carga em Sapezal e a levariam para Uberlândia (MG). Os dois homens, de 35 e 36 anos, foram encaminhados, junto com a droga e os veículos, para a Delegacia de Polícia Civil em Jataí. Eles responderão por tráfico de drogas e associação para o tráfico.

Redação Só Notícias

Publicidade

Colaborou: Astrogildo Nunes – [email protected]

Continue Lendo

Transporte

Morador é preso suspeito de amputar patas de cachorro em Mato Grosso

Publicado

em

foto: assessoria/arquivo

 

Um idoso de 73 anos foi preso, hoje, em Cuiabá, suspeito de ter amputado as patas do cachorro do qual era tutor e manter um espaço de reciclagem irregular, no bairro Altos da Serra. O homem foi conduzido para a Delegacia de Meio Ambiente (Dema), onde permanece à disposição da justiça.

A ocorrência iniciou após uma denúncia recebida pelo Juizado Especial Volante Ambiental (Juvam). O denunciante relatava a possibilidade de maus-tratos a um cachorro. Em resposta, uma equipe do Juizado deslocou-se até o endereço indicado, onde encontrou o idoso, que se apresentou como o tutor do animal.

Durante a investigação, a equipe apurou que uma vizinha já havia resgatado o animal. A mulher pediu apoio a uma ONG, que encaminhou o cachorro para uma clínica veterinária. Ao chegar na clínica veterinária, a equipe foi surpreendida com a situação do animal, que teve as duas patas traseiras amputadas. O laudo feito pela veterinária mostra que o corte foi reto, o que dá indícios do uso de um facão, um machado ou outro objeto cortante que causou o ferimento.

Publicidade

Ao inspecionar o local onde o animal foi encontrado, a equipe deparou-se com a prática de crime de poluição ambiental, caracterizado pelo acúmulo de resíduos sólidos. Foi constatado que o idoso operava uma reciclagem na residência sem possuir o alvará e a licença ambiental de funcionamento necessários, e ainda estava acumulando resíduos em via pública (calçada). Essa conduta configura múltiplos crimes ambientais, incluindo “construir ou fazer funcionar estabelecimentos, obras ou serviços potencialmente poluidores sem licença” e “causar poluição que resulte ou possa resultar danos à saúde humana ou mortandade de animais ou destruição significativa da flora”, ambos previstos na Lei de Crimes Ambientais.

Redação Só Notícias

Colaborou: Astrogildo Nunes – [email protected]

Continue Lendo

Transporte

Veículo roubado é localizado abandonado em Água Boa; proprietária é de Barra do Garças

Publicado

em

Foto: PMMT/Reprodução

Na tarde do último sábado (13), a Polícia Militar de Água Boa localizou um cavalo mecânico Scania/R 440 A6X4, cor branca, que havia sido registrada como roubado. O veículo foi encontrado abandonado em frente à Cargill, na MT-240, ao lado de uma borracharia.

Após checagem no sistema, os militares confirmaram que a unidade possuía registro de roubo/furto.

O caminhão trator estava sem bateria e sem as chaves, o que impossibilitou a remoção imediata. A proprietária foi localizada e informou que viria de Barra do Garças para realizar a retirada do veículo.

O caso foi registrado em boletim de ocorrência pela Polícia Militar e encaminhado à Polícia Judiciária Civil, que dará sequência às investigações.

Publicidade

AguaBoaNews

Colaborou: Astrogildo Nunes – [email protected]

Continue Lendo

Tendência