Transporte
Unidades do Sistema Socioeducativo recebem câmeras do Vigia Mais MT

Sejus-MT
Unidades do Sistema Socioeducativo, da Secretaria de Estado de Justiça, passam a ter câmeras do sistema do Vigia Mais MT, programa de videomonitoramento da Secretaria de Estado de Segurança Pública.
Agentes do Sistema Socioeducativo concluíram, nesta quarta-feira (19.3), uma capacitação para operar o sistema de videomonitoramento das unidades de internação e de projetos externos.
O curso de noções básicas de rede e CFTV do Socioeducativo contou com a participação de 20 agentes que fizeram a instalação de 14 câmeras fixas e duas do modelo câmeras speed dome, além da estruturação do local e a implantação e troca do equipamento de controle e armazenamento do sistema. Dois servidores do Socioeducativo com certificação em videomonitoramento instruíram a capacitação.
A secretária adjunta do Sistema Socioeducativo e Política sobre Drogas, Lenice Silva explicou que, em Cuiabá, as câmeras do programa estão instaladas nos centros de atendimento masculino e feminino, no antigo Complexo Pomeri, e no projeto Equoterapia na Medida, no bairro Carumbé. Além disso, todas as unidades socioeducativas tem vigilância eletrônica operada pela Secretaria.
No interior do estado, as câmeras do Vigia Mais MT atendem o Centro de Socioeducativo de Barra do Garças e a próxima unidade a receber os equipamentos será a de Sinop.
As imagens do videomonitoramento são acompanhadas pela equipe do Sistema Socioeducativo e enviadas à central do programa Vigia Mais, que é coordenado pelo Ciosp, da Secretaria de Segurança Pública.
O programa foi lançado em março de 2023 e foram adquiridas 15 mil câmeras, incluindo modelos OCR, Speed Dome e fixas. O Vigia Mais MT tem como objetivo a redução de até 40% nos índices de criminalidade nos municípios participantes.
Raquel Teixeira | Sejus-MT
Colaborou: Astrogildo Nunes – [email protected]
Transporte
Polícia Civil prende suspeitos e esclarece furto de canetas emagrecedoras em farmácia de Várzea Grande

PJC
Um furto qualificado de canetas emagrecedoras, dinheiro e outros itens, em uma farmácia, no bairro Cristo Rei, Várzea Grande, foi rapidamente esclarecido pela Polícia Civil, com a prisão em flagrante de dois envolvidos no crime. A ação foi realizada pelos policiais da Delegacia Especializada de Roubos e Furtos do município (Derf-VG).
Os suspeitos foram autuados em flagrante pelo crime de furto qualificado pelo rompimento de obstáculo e majorado pelo concurso de pessoas e repouso noturno. A ação resultou ainda na recuperação de diversos objetos e mais de R$ 24 mil em dinheiro subtraído no crime.
O furto ocorreu durante a madrugada de segunda-feira (22.6), quando os criminosos arrombaram o portão lateral e retiraram a janela do vestiário para acessar o interior do estabelecimento. Além de danificarem o cofre da farmácia, os suspeitos subtraíram equipamentos de informática, canetas emagrecedoras e outros medicamentos armazenados em refrigeradores, produtos dermocosméticos, fraldas, leite, aparelhos celulares e alto valor em dinheiro.
As diligências iniciaram assim que os policiais da Derf-VG tomaram conhecimento dos fatos, para identificar os autores. A partir da análise de imagens de câmeras de segurança de estabelecimentos vizinhos, os investigadores identificaram um veículo Hyundai HB20 cinza que circulava nas proximidades da farmácia no horário do crime.
As investigações levaram os policiais até um imóvel localizado na região do bairro Porto, em Cuiabá, onde foram encontrados diversos produtos e objetos relacionados ao furto, além de dinheiro em espécie, ferramentas utilizadas na ação criminosa e outros materiais de procedência ilícita.
Entre os itens apreendidos estavam medicamentos tipo canetas emagrecedoras, produtos dermocosméticos, notebooks, aparelhos eletrônicos, equipamentos, além de R$ 23 mil em espécie e outros valores em dinheiro.
Os objetos recuperados foram reconhecidos pelos donos da farmácia e devidamente restituídos. Diante dos fatos, os dois suspeitos foram conduzidos à Derf-VG, onde foram autuados em flagrante pelo delegado Sérgio Luís Henrique de Almeida, sendo posteriormente colocados à disposição da Justiça.
As investigações prosseguem para identificar outros possíveis envolvidos e promover a restituição dos bens recuperados à vítima.
Assessoria | Polícia Civil-MT
Colaborou: Astrogildo Nunes – [email protected]
Transporte
Polícia Civil deflagra operação contra facção por lavagem de dinheiro e tráfico de drogas em Lucas do Rio Verde

Polícia Civil deflagra operação contra facção ligada ao Comando Vermelho por lavagem de dinheiro e tráfico de drogas – Reprodução/ CenárioMT
A Polícia Civil de Mato Grosso deflagrou, nesta terça-feira, uma ampla operação para desarticular um esquema de lavagem de dinheiro, tráfico de drogas e atuação de organização criminosa ligada a uma organização criminosa, em Lucas do Rio Verde. A ofensiva tem como principal objetivo interromper o fluxo financeiro da facção, promover sua descapitalização e enfraquecer a estrutura econômica que sustenta as atividades ilícitas.
Ao todo, estão sendo cumpridas 23 ordens de prisão preventiva, 18 mandados de busca e apreensão, além de 31 medidas judiciais de bloqueio de contas bancárias e sequestro de bens.
As ordens judiciais têm como alvo integrantes da facção apontados pelas investigações como responsáveis pela movimentação de recursos ilícitos oriundos do tráfico de drogas e de outras práticas criminosas.
Conforme apurado pela Polícia Civil, os investigados atuavam de forma estruturada para ocultar a origem ilegal do dinheiro, utilizando contas bancárias, patrimônio e até terceiros para dar aparência de legalidade aos valores obtidos por meio do crime.
A operação busca atingir não apenas os executores diretos das ações criminosas, mas também toda a engrenagem patrimonial e financeira que garante a manutenção da organização.
Os mandados foram cumpridos em áreas urbanas dos municípios de Lucas do Rio Verde, Cuiabá, Várzea Grande, Sinop e Rio de Janeiro.
As investigações continuam e novas diligências não estão descartadas. A expectativa é que a operação gere um duro golpe na capacidade financeira da facção, comprometendo sua atuação dentro e fora de Mato Grosso.
Fonte: CenárioMT
Colaborou: Astrogildo Nunes – [email protected]
Transporte
Motorista morre após explosão de carreta-tanque em acidente na BR-070 em MT

Um grave acidente envolvendo três veículos de carga foi registrado na manhã desta segunda-feira (22) no km 511 da BR-070, em Várzea Grande (MT). A ocorrência mobilizou equipes da concessionária Nova Rota do Oeste e do Corpo de Bombeiros após uma das carretas, um veículo-tanque, explodir em decorrência da colisão.
Segundo informações da concessionária, o chamado foi recebido às 10h08. Em razão do incêndio de grandes proporções, a pista precisou ser totalmente interditada para o trabalho das equipes de emergência e para garantir a segurança dos usuários da rodovia.
No local, os socorristas confirmaram a morte do motorista de uma das carretas envolvidas. Até o momento, não foram divulgadas informações sobre a existência de outros ocupantes no mesmo veículo.
Os condutores das outras duas carretas não sofreram ferimentos. Eles receberam
no local, mas optaram por não ser encaminhados a uma unidade de saúde, assinando termo de recusa de atendimento médico.
O Corpo de Bombeiros atua no combate às chamas com apoio das equipes operacionais da Nova Rota do Oeste e de caminhões-pipa. O trabalho de resfriamento e contenção do incêndio segue em andamento.
De acordo com as informações preliminares, os veículos envolvidos são uma carreta Scania vermelha, com placas de Primavera do Leste (MT), uma Scania branca com placa do padrão Mercosul e uma Scania 450 bege, também registrada no padrão Mercosul.
As causas do acidente ainda serão apuradas pelas autoridades competentes.
Fonte: CenárioMT
Colaborou: Astrogildo Nunes – [email protected]
-

Pecuária7 dias atrásPecuaristas mato-grossenses ampliam volume de gado vendido para abate
-

Mato Grosso7 dias atrásLucas do Rio Verde abre inscrições para programa de inovação voltado a startups; R$ 150 mil
-

Mato Grosso6 dias atrásMinistra visita casa centenária restaurada em Mato Grosso e defende política de preservação
-

Pecuária5 dias atrásRecorde no abate de bovinos testa capacidade do Brasil de manter mercados
-

Meio Ambiente5 dias atrásFrio e chuvas favorecem lavouras de inverno na Região Sul
-

Meio Ambiente6 dias atrásSuper El Niño pode aparecer já no inverno
-

Mato Grosso5 dias atrásComissão Famato Mulher destaca a força da liderança feminina durante o 1° dia do encontro ‘Elas no Campo’ 2026
-

Mato Grosso6 dias atrásCom investimento de R$ 2 bilhões, Querência recebe nova fábrica de grande porte da FS






































