Mato Grosso
Confira edital do concurso da Seduc com 1.500 vagas para professores

Assessoria
A Secretaria de Estado de Educação (Seduc-MT) publicou, em edição extra do Diário Oficial desta quarta-feira (02.4), edital do concurso público para provimento de 1.500 vagas no quadro de professores da educação básica do Estado. O salário varia de R$ 3.671,84 a R$ 17.078,40.
A jornada de trabalho será de 20h ou 40h semanais, conforme o cargo e a habilitação exigidos e previsões de normativos em vigência.
As inscrições ficarão abertas no período de 10 de abril a 08 de maio de 2025. O valor da taxa de inscrição será de R$ 150,00 (cento e cinquenta reais) para todos os cargos.
O prazo para pedido de isenção da taxa vai de 10 a 14 de abril. Para isso, o candidato deverá preencher o formulário eletrônico indicado no edital, além de, obrigatoriamente, cumprir todos os requisitos.
O prazo de validade do concurso é de seis meses, prorrogável por igual período e o certame será executado Pela Fundação Getúlio Vargas (FGV).
Das vagas ofertadas e das que vierem a ser criadas durante o prazo de validade do concurso, 20% (vinte por cento) serão reservadas aos candidatos que se autodeclararam negros (pretos ou pardos) e 10% ficam reservadas aos candidatos com deficiência.
O Concurso será realizado de acordo com as seguintes etapas: Prova Objetiva, de caráter eliminatório e classificatório; Prova Discursiva, de caráter eliminatório e classificatório; Prova Prática, de caráter eliminatório e classificatório; Avaliação de Títulos, de caráter classificatório; Perícia Médica; e Heteroidentificação.
A publicação do resultado final do concurso público será no dia 16 de dezembro de 2025.
Confira o edital em anexo

Assessoria
Pais ou responsáveis de estudantes das 628 escolas estaduais devem atualizar, a partir desta quinta-feira (9.4), os dados no cadastro escolar informados no momento da matrícula. A atualização encerra em 23 de maio.
A atualização é um procedimento obrigatório realizado pela Secretaria de Estado de Educação (Seduc). Ao todo, a Rede Estadual de Mato Grosso tem 326.084 alunos matriculados.
De acordo com a Seduc, a atualização cadastral busca estabelecer uma comunicação eficiente entre a unidade e os responsáveis, além de viabilizar a organização, o planejamento e o suporte para programas e benefícios governamentais, como transporte escolar, atendimento educacional especializado e alimentação.
O superintendente de Gestão Escolar da Seduc, Ronair Batista Moreira da Silva, explica que, neste período, as secretarias de todas as escolas precisam revalidar as informações do estudante e dos pais entregues no ato da matrícula para o ano letivo.
“A verificação dos dados deve ser realizada diretamente na unidade onde o estudante está matriculado, podendo ser feita de forma presencial, ou por meio do telefone disponibilizado pela escola”, afirma Ronair.
A medida também possibilita maior segurança dos estudantes e o acesso do responsável aos dados do estudante no MT Cidadão, como transferência, matrícula, rematrícula e emissão de outros documentos.
Segundo ele, entre as informações que necessitam de confirmação estão endereço de e-mail, Cadastro de Pessoas Físicas (CPF) e telefone do responsável e entre outras documentações requeridas na legislação.
Rayane Alves | Seduc
Colaborou: Astrogildo Nunes – [email protected]
Mato Grosso
Prefeitura decreta Situação de Emergência pela cheia no Madeira

Reprodução/Rondoniagora
A Prefeitura de Porto Velho publicou nesta quinta-feira (10), no Diário Oficial dos Municípios de Rondônia, o Decreto nº 20.894 que institui a Situação de Emergência por conta da cheia do rio Madeira, que se intensificou desde o início deste mês de abril. A previsão é de que o rio atinja a sua cota de inundação, que é de 17 metros.
A Situação de Emergência apenas é declarada pelo Poder Público diante de condição anormal provocada por desastre, com potencial para causar danos insuperáveis às comunidades afetadas, expondo-as à vulnerabilidade social.
Conforme o Decreto, todos os órgãos e entidades da administração pública municipal deverão atuar sob a coordenação da Coordenadoria Municipal de Defesa Civil nas ações de resposta ao desastre, ajuda humanitária, reabilitação do cenário e reconstrução.
Segundo o prefeito Léo Moraes, a natureza imprevisível e incontrolável da cheia do rio Madeira, decorrente de caso fortuito ou força maior, alheio à intervenção humana, motivou a necessidade da publicação desse Decreto, que tem validade de 180 dias.
“Até a presente data, temos em torno de 14.652 pessoas atingidas na zona rural e urbana do Município. Existe a previsão de continuidade das intensas chuvas nos próximos dias, agravando a situação das famílias em áreas de risco”, justificou o prefeito Léo Moraes.
Com a edição do Decreto, poderá ser dispensada licitação para aquisição de bens e insumos necessários às atividades de resposta ao estado de emergência, bem como para serviços e obras necessárias ao atendimento da situação emergencial, que possam ser concluídas no prazo máximo de 1 (um) ano, contado da data de ocorrência da emergência.
Rondoniagora
Colaborou: Astrogildo Nunes – [email protected]
Mato Grosso
Seduc inova com lançamento de ferramenta para transferência online dos estudantes

A Secretaria de Estado de Educação (Seduc) lança, nesta quinta-feira (10.4), o serviço de transferência online em parceria com a Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag), por meio do MT Cidadão.
De acordo com a Seduc, essa iniciativa visa transformar a experiência de transferência escolar, tornando-a mais ágil e acessível aos alunos, pais ou responsáveis e, oferecer maior segurança na transmissão de dados e facilitar o acesso a informações essenciais.
Com a nova ferramenta, eles poderão solicitar a transferência de estudantes entre as escolas da rede estadual de forma simples e rápida, utilizando o aplicativo ou o site do MT Cidadão.
Para utilizar o serviço, é fundamental que o CPF do responsável esteja vinculado ao cadastro do aluno. O processo é descomplicado: basta selecionar a opção “solicitar transferência de estudante entre escolas da rede estadual” e enviar documentos, como uma foto do RG ou CNH para identificação, um autorretrato, além da certidão de nascimento ou RG do aluno, CPF e um comprovante de residência, como uma conta de energia.
Para a Secretaria de Educação, essa inovação não apenas moderniza a gestão escolar, mas também promove a sustentabilidade ao reduzir o uso de papel e facilitar a movimentação de alunos, garantindo que todos possam ter acesso à educação de qualidade com mais comodidade.
Rayane Alves | Seduc
Colaborou: Astrogildo Nunes – [email protected]
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