Conecte-se Conosco

Transporte

PF combate grilagem de terras na Terra Indígena Igarapé Lage em Rondônia

Publicado

em

PF

 

A Polícia Federal deflagrou na manhã desta quinta-feira (3/4) a Operação Igarapé Lage para investigar um grupo criminoso que grilava terras na Terra Indígena Igarapé Lage, localizada em Rondônia.
Foram cumpridos 5 mandados de busca nas cidades de Porto Velho, Guajará-Mirim e Nova Mamoré.
O grupo é suspeito de dividir uma área de 20 km em 100 lotes para venda ilegal, uma vez que as terras indígenas são área de propriedade da União e de uso exclusivo dos povos indígenas.
Dois dos envolvidos se apresentavam como “engenheiro” e “advogado”, incentivando pessoas a invadir e ocupar a área ilegalmente.
A TI Igarapé Lage foi demarcada em 1981 e abriga cerca de mil habitantes em 6 aldeias. Desde o final de 2022, mais de 800 hectares foram desmatados, e houve queimadas ilegais, além de um ataque a uma família indígena em que a casa foi incendiada.
Policiais federais, com o apoio de agentes da FUNAI e do IBAMA realizaram a desintrusão na área com a expulsão de invasores e destruição de construções clandestinas, como pontes, algumas com mais de 200 metros de extensão.
Em 2024, ocorreram mais de 8 operações da Polícia Federal de desintrusão na TI Igarapé Lage envolvendo centenas de policiais federais e órgãos parceiros, como o Exército Brasileiro, FUNAI, IBAMA, Polícia Militar e Força Nacional.

FONTE: NEWS RONDONIA

Colaborou: Astrogildo Nunes – [email protected]

Continue Lendo
Publicidade
Clique Para Comentar

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Transporte

Investigação policial culmina na prisão de traficante e apreensão de 18 tabletes de maconha

Publicado

em

PJC

 

A Polícia Civil de Tangará da Serra apreendeu 18 tabletes de substância análoga à maconha, nesta quarta-feira (09.4), numa região de mata do município. Dois homens acabaram presos, em flagrante. A ação é resultado de investigação realizada pela Divisão Especializada de Repressão a Narcóticos (Denarc) da regional.

Os trabalhos investigativos tiveram início em março deste ano para apurar o envolvimento de um suspeito com o tráfico de drogas. Após diligências, o  homem foi identificado e preso em 27 de março por outra equipe policial, mas foi posto em liberdade pouco tempo depois.

Mesmo após sua soltura, a Denarc seguiu com as investigações e, nesta quarta-feira (09.4),  os policiais observaram que o investigado, acompanhado de outro homem, deslocou-se até uma área de mata na zona rural de Tangará da Serra, deixando o local alguns minutos depois.

Publicidade

Após a saída da dupla, a equipe policial entrou na mata e iniciou buscas. Durante as diligências, os suspeitos retornaram ao local e foram abordados. Com eles, os policiais localizaram uma mochila contendo diversos apetrechos utilizados para o preparo de entorpecentes.

Na sequência, foi localizado um tambor enterrado, contendo os tabletes de drogas. Segundo os suspeitos, a intenção era cortar e embalar a substância para distribuição. Também foram apreendidos uma cavadeira, utilizada para enterrar o tambor, uma motocicleta usada pelos suspeitos e o aparelho celular de um deles.

A dupla foi detida e encaminhada à delegacia para os procedimentos cabíveis.

A ação contou com apoio da Delegacia Regional e do Núcleo de Inteligência de Tangará da Serra.

Dana Campos | Polícia Civil-MT

Publicidade

Colaborou: Astrogildo Nunes – [email protected]

Continue Lendo

Transporte

Polícia Civil prende condenado por estupro e aborto com consentimento da gestante

Publicado

em

PC-MT

 

Um homem condenado a mais de 10 anos de reclusão pelos crimes de estupro e aborto com consentimento da gestante, e procurado pela Justiça, foi preso pela Polícia Civil, na segunda-feira (07.4), em Rondonópolis (212 km ao sul de Cuiabá).

Com mandado de prisão expedido pela 1ª Vara Criminal da comarca local, o foragido, de 45 anos, foi preso pela Delegacia Especializada em Defesa da Mulher de Rondonópolis, em ação inserida na operação nacional Caminhos Seguros 2025.

Conforme apurado pela Polícia Civil, os crimes ocorreram no ano de 2010, quando o homem, na época com 30 anos, e a vítima, de 13 anos, mantiveram um relacionamento amoroso.

Publicidade

A menor trabalhava no comércio da família do suspeito, e ao saber que a adolescente havia engravidado comprou um medicamento e convenceu ela a interromper a gestação.

Na ocasião, o pai da vítima descobriu o aborto e registrou a ocorrência. Os crimes foram apurados e o suspeito indiciado por estupro e aborto com consentimento da gestante. No decorrer do processo criminal o réu foi condenado a 10 anos e 4 meses de reclusão.

Em cumprimento ao mandado de prisão, o preso foi conduzido para 1ª Delegacia de Polícia de Rondonópolis para as providências cabíveis e posteriormente colocado â disposição do Poder Judiciário.

Assessoria | Polícia Civil-MT

Colaborou: Astrogildo Nunes – [email protected]

Publicidade
Continue Lendo

Transporte

Polícia Civil cumpre mandados contra associação criminosa atuante na extração ilegal de madeira

Publicado

em

PC-MT

 

A Polícia Civil de Mato Grosso deflagrou, nesta quinta-feira (10.4), a Operação Orcs para cumprimento de 13 mandados judiciais contra uma associação criminosa que atua na extração ilegal de madeira, em Feliz Natal (536 km ao norte de Cuiabá). A ação foi realizada pela Delegacia Especializada do Meio Ambiente (Dema).

Foram cumpridos um mandado de prisão e 12 mandados de busca e apreensão domiciliar em endereços alvos, como residências e empresas dos investigados, em Feliz Natal, Sorriso e Sinop.

O trabalho coordenado pela Dema contou com apoio dos policiais civis das Delegacias de Sinop e Sorriso, da Coordenadoria de Operações e Recursos Especiais (Core), e parceria da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema), Ministério Público, Poder Judiciário da Comarca de Feliz Natal.

Publicidade

A Polícia Civil contou com a colaboração da Secretaria de Estado de Meio Ambiente, que disponibilizou o levantamento de informações administrativas, uma vez que não tem participação nos fatos investigados.

As ordens judicias, expedidas pelo Juízo da Comarca de Feliz Natal, decorreram da investigação da Dema iniciada a partir de requisição ministerial do Ministério Público de Feliz Natal para apurar crime ambiental envolvendo a extração, transporte e comercialização ilegal de madeira, na Região Norte de Mato Grosso.

São apurados crimes de extração ilegal de recursos naturais, crimes contra a administração pública ambiental, associação criminosa, corrupção ativa, corrupção passiva e lavagem de dinheiro.

A Operação Orcs resultou na apreensão de diversos documentos, aparelhos eletrônicos e outros materiais que serão analisados para o aprofundamento das investigações. Um homem, de 40 anos, apontado como responsável pela logística do corte e retirada da matéria-prima de dentro da reserva ecológica,  teve o mandado de prisão cumprido.

Além disso, três madeireiras foram embargadas pela Sema, e uma pessoa foi presa em flagrante por porte ilegal de arma de fogo por ser encontrada duas pistolas calibre 22 durante o cumprimento do mandado de busca e apreensão.

Publicidade

Conforme indícios, as madeiras oriundas principalmente da Estação Ecológica Rio Ronuro, importante unidade de conservação de área verde entre a floresta amazônica e o cerrado, eram extraídas ilegalmente, e depois de apreendidas pelos órgãos fiscalizadores ambientais, eram doadas por meio de licitações.

Em razão da legislação que permite a doação de madeiras licitamente pelos órgãos ambientais, a Dema apurou que as madeiras eram doadas ao grêmio desportivo, e este, por meio de licitação na forma de leilão fraudulento, retornava com as madeiras para os madeireiros do grupo criminoso.

A Polícia Civil apurou ainda que a Secretaria de Estado de Meio Ambiente não tinha conhecimento ou participação nos fatos investigados.

Entre as irregularidades identificadas nas doações ao grêmio desportivo, estão a inexistência de formalização das circunstâncias das apreensões, ausência de termo de depósito indicando o responsável pela guarda dos materiais, falta de avaliação prévia das toras de madeira e de autorização judicial para venda das madeiras, e a não regularização da madeira junto à Secretaria de Estado do Meio Ambiente.

Também identificou-se que algumas madeireiras investigadas mantinham intensa atividade comercial no sistema de Comercialização e Transporte de Produtos Florestais, tramitando diversos guias florestais com suspeita de fraude, indicando assim fluxo constante de madeira de origem ilegal.

Publicidade

As investigações apontam o possível envolvimento de agentes públicos, proprietários de madeireiras, engenheiros florestais com histórico de prática de crimes ambientais, transportadores e intermediários que facilitavam o escoamento da madeira extraída ilegalmente.

Estação Ecológica Rio Ronuro

A Estação Ecológica Rio Ronuro é uma área de preservação integral que abriga espécies importantes da fauna e flora do cerrado e da Amazônia mato-grossense, sendo considerada uma das áreas prioritárias para conservação da biodiversidade no Estado.

Origem do nome da operação

Os Elfos retratados na literatura de Tolkien da Saga Senhor dos Anéis eram conhecidos por sua profunda conexão com a natureza e seu compromisso em preservar o meio ambiente da terra-média. Eles demonstravam isso de várias maneiras, uma delas era a conservação das florestas, construindo suas moradas de forma a não prejudicar as árvores e o ecossistema, mantendo por meio do uso sustentável dos recursos que praticavam o que hoje chamamos de sustentabilidade.

Publicidade

Porém, um dos seus principais inimigos eram os Orcs, que se tornaram inimigos da natureza. Eles não suportavam a luz do sol e estavam associados à destruição e à poluição do ambiente natural. Situação análoga aos dias atuais, quando temos a flora nativa em área de preservação estadual sendo destruída e ceifada pelo homem, objetivando o lucro ausente de responsabilidade ambiental, social, econômica e sustentável.

Assessoria | Polícia Civil – MT

Colaborou: Astrogildo Nunes – [email protected]

Continue Lendo

Tendência