Mato Grosso
IPVA de veículos com placas finais 5, 6 e 7 deve ser pago até 30 de abril

Assessoria SEFAZ-MT
O prazo para pagamento do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) 2025 começa neste mês de abril para os proprietários de veículos com placas terminadas em 5, 6 e 7.
Os contribuintes podem optar pelo pagamento à vista, com descontos progressivos de 5% ou 3%, ou parcelar o imposto em até oito vezes consecutivas.
O calendário de vencimentos deste ano foi organizado de acordo com o final da placa, dividido entre os meses de março, abril e maio.
Para placas terminadas em 5, 6 e 7, o desconto de 5% será concedido para pagamentos realizados até 10 de abril. Já o desconto de 3% estará disponível até 22 de abril. O prazo final para pagamento integral, sem desconto, ou da primeira parcela é 30 de abril de 2025.
Veículos com placas de finais 8, 9 e 0 terão desconto de 5% até 12 de maio e de 3% até 20 de maio. O pagamento sem desconto ou da primeira parcela poderá ser feito até 30 de maio de 2025.
No caso de parcelamento, cada parcela deve ter valor mínimo equivalente a 25% da Unidade Padrão Fiscal de Mato Grosso (UPF-MT) vigente no mês do parcelamento. Todas as parcelas devem ser quitadas até dezembro de 2025, sem possibilidade de prorrogação.
As guias para pagamento estão disponíveis no site oficial da Sefaz-MT. O contribuinte pode emitir o documento com o número do Renavam ou do chassi do veículo.
Para quem perdeu o prazo
Proprietários de veículos com placas terminadas em 1, 2, 3 e 4 que não pagaram o IPVA em março perderam o direito ao desconto. Os valores agora estão sujeitos à cobrança de juros e multa por atraso, mas ainda podem ser parcelados em até seis vezes.
Desconto do Nota MT
Participantes do programa Nota MT também podem obter abatimento adicional no IPVA. Os pontos acumulados podem ser utilizados para desconto de até R$ 700, valor que pode ser somado aos descontos previstos no calendário.
Para isso, é necessário acessar o site ou aplicativo do Nota MT e resgatar os pontos antes de emitir a guia de pagamento. Após a confirmação da aplicação do desconto, o contribuinte pode escolher a forma de pagamento e gerar o boleto no site da Sefaz. O resgate dos pontos deve ser feito com pelo menos dois dias de antecedência ao vencimento do imposto, conforme o final da placa.
Noelisa Andreola | Sefaz-MT
Colaborou: Astrogildo Nunes – [email protected]
Mato Grosso
Veja como será o funcionamento dos órgãos públicos estaduais no aniversário de Cuiabá

Crédito – Christiano Antonucci/Secom-MT
O município de Cuiabá completa 306 anos nesta terça-feira, 08 de abril, e os órgãos estaduais localizados na Capital mato-grossense estarão fechados neste dia. O expediente retorna normalmente no dia 09 de abril. Durante o feriado municipal, os serviços essenciais, como de segurança pública e saúde, serão mantidos.
Veja abaixo o que abre e o que fecha no serviço público:
Ganha Tempo
As unidades do Ganha Tempo do CPA I e da Praça Ipiranga, ambas localizadas em Cuiabá, estarão fechadas no dia 08 de abril. As demais unidades funcionam normalmente.
Saúde
De acordo com a Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT), as unidades administrativas, o Centro de Reabilitação Integral Dom Aquino Correa (Cridac), o Centro Estadual de Odontologia para Pacientes Especiais (Ceope), o Centro Estadual de Referência em Média e Alta Complexidades (Cermac), o MT Hemocentro e a Farmácia Especializada de Alto Custo, estarão fechados no dia 08 de abril.
O Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen) estará funcionando em regime de plantão.
A rede hospitalar do Estado, o Serviço de Atendimento de Urgência (Samu) e a Central Estadual de Transplante trabalham normalmente no feriado municipal.
Segurança
Apenas as unidades administrativas de Cuiabá param no feriado. As atividades retornam dia 9 de abril.
Os batalhões da Polícia Militar, Corpo de Bombeiros Militar, Instituto Médico Legal (IML) e Perícia Criminal não param os serviços durante o feriado.
A Central de Flagrantes do bairro Verdão (Avenida Professor Ranulfo Paes de Barros, esquina com Av. 8 de abril, bairro Verdão – próximo à Arena Pantanal), e a Central de Ocorrências de Cuiabá (Avenida Miguel Sutil, 2.839, bairro Areão), todas unidades da Polícia Civil, funcionam normalmente e centralizam os procedimentos de flagrantes e registros de boletins de ocorrências.
As delegacias especializadas de Homicídio (DHPP), de Trânsito (Deletran) e a de Repressão a Roubos e Furtos de Veículos (Derfva) estarão em regime de plantão para os atendimentos emergenciais.
A Polícia Civil reforça que para ocorrências envolvendo violência doméstica e sexual, tem um Plantão de Atendimento em Cuiabá, que funciona 24h e atende mulheres, crianças e adolescentes vítimas na capital. O Plantão está localizado na Avenida Dante Martins de Oliveira, s/n, no bairro Planalto.
Boletim de Ocorrência Online
O registro de ocorrências envolvendo extravio/furto, exercício ilegal da profissão, desaparecimento de pessoas, calúnia, difamação, injúria, ameaça, constrangimento ilegal, violação de domicílio, e também realizar o pré-registro de outros crimes pode ser feito de forma online. Por meio da Delegacia Digital clicando aqui.
*Com supervisão de Dayanne Santana
Ingrid Camolesi* | Seplag-MT
Colaborou: Astrogildo Nunes – [email protected]
Mato Grosso
CNA adere à Organização Mundial de Agricultores

FOTO: CNA
A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) oficializou sua entrada na Organização Mundial de Agricultores (WFO, sigla em inglês), em reunião realizada na sede da entidade, em Roma (Itália).
O encontro contou com a presença da diretora de Relações Internacionais da CNA, Sueme Mori, e do secretário-geral da WFO, Andrea Porro. A WFO é uma organização que reúne entidades representativas de produtores rurais de diversos países, com o objetivo de defender os interesses dos agricultores em nível global.
Segundo Sueme, a entrada da CNA na WFO fortalece a atuação internacional da Confederação. Com a adesão, os produtores rurais brasileiros passam a ter representação direta nos principais fóruns globais sobre agricultura.
“A CNA se junta a outras organizações representativas de agricultores e pecuaristas ao redor do mundo em uma só voz, defendendo os nossos interesses”, afirmou. Já o secretário-geral da WFO, Andrea Porro, destacou a importância da adesão brasileira.
Sueme Mori, diretora de Relações Internacionais, e Andrea Porro, secretário-geral da WFOSueme Mori, diretora de Relações Internacionais, e Andrea Porro, secretário-geral da WFO
“Ter a CNA conosco é fantástico. O Brasil tem um papel muito importante no mundo, é sede de muitos eventos importantes e tem desenhado políticas e decisões relevantes especialmente na agricultura”, disse o dirigente, lembrando do G20 e da COP30.
A partir de agora, a CNA poderá participar ativamente de grupos de trabalho, forças-tarefa e eventos promovidos pela WFO, além de colaborar em projetos internacionais e compartilhar boas práticas desenvolvidas no Brasil.
“Queremos trabalhar juntos nos desafios do setor para encontrar soluções conjuntas para os produtores rurais, usando os conhecimentos da CNA e dos nossos membros”, reforçou Porro.
A CNA deve trabalhar em conjunto com as entidades integrantes da WFO temas como desenvolvimento rural, segurança alimentar, biodiversidade e inovação tecnológica no campo, além de acompanhar as agendas globais que impactam diretamente os produtores rurais.
“Com essa iniciativa, a CNA reforça seu compromisso com a promoção de uma agricultura brasileira cada vez mais competitiva, sustentável e conectada com o cenário internacional”, concluiu Sueme Mori.
(Com Assessoria de Comunicação CNA)
Fernanda Toigo
Colaborou: Astrogildo Nunes – [email protected]
Mato Grosso
Seletivas do Curto-Circuito de Batalhas de Hip Hop começam nesta segunda-feira (7) em Cuiabá

Divulgação
As seletivas do Curto-Circuito de Batalhas de Hip Hop começam nesta segunda-feira (7.4), às 19h30, com a Batalha do Voluntário, no bairro Pedra 90, em Cuiabá. Selecionado no edital Viver Cultura – edição Lei Paulo Gustavo, da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel-MT), o projeto visa fortalecer a cena Hip Hop em Mato Grosso.
Ao todo, serão promovidas três seletivas que vão selecionar os MCs para a final, que conta com premiação de R$ 1 mil e ocorrerá no dia 27 de abril na Batalha do Tijucal. Há duas vagas já garantidas para mulheres.
A segunda Batalha será realizada no próximo domingo (13), na Feira de Rua, em Rondonópolis. Na terça-feira (15) da próxima semana ocorre a terceira seletiva, no bairro CPA, em Cuiabá.
Realizado pelo Movimento Vambora, o Curto-Circuito de Batalhas tem o objetivo de profissionalizar as batalhas de rima, levando estrutura e dando visibilidade para que os MCs sejam reconhecidos enquanto artistas.
“As batalhas de rima são um espaço essencial de expressão e resistência, mas ainda enfrentam muitas barreiras para serem reconhecidas como cultura e arte. Com o Curto-Circuito de Batalhas, queremos não só fortalecer essa cena, mas também garantir que os MCs tenham estrutura, visibilidade e oportunidades para seguir crescendo”, explica a presidente do Movimento Vambora, Silvana Cordova.
Segundo Vitor VT, um dos organizadores do evento, as batalhas de rima são um espaço de fala essencial, onde artistas encontram voz e público.
“As batalhas são um movimento importante para proporcionar um espaço de expressão. Muitos MCs não têm esse espaço dentro de casa ou na escola. Ali, eles descarregam suas emoções, compartilham suas histórias e se conectam com a plateia”, destaca Vitor.
O projeto foi viabilizado com recursos da Lei Paulo Gustavo do Ministério da Cultura (MinC) por meio do edital Viver Cultura – Identidades promovido pela Secel-MT.
Serviço:
Curto-Circuito de Batalhas
Seletiva 1: 7 de abril, no bairro Pedra 90, em Cuiabá
Seletiva 2: 13 de abril, na Feira de Rua, em Rondonópolis
Seletiva 3: 15 de abril, no bairro CPA, em Cuiabá
Final: 27 de abril, no bairro Tijucal, em Cuiabá
Cida Rodrigues | Secel-MT
Colaborou: Astrogildo Nunes – [email protected]
-
Agronegócio6 dias atrás
Vilões da inflação estão longe do campo
-
Meio Ambiente6 dias atrás
Ventos de mais de 100 km/h causam susto e destruição
-
Meio Ambiente6 dias atrás
Ambulatório Trans da SES atende 137 pacientes em cerca de seis meses
-
Meio Ambiente5 dias atrás
Consequências do plantio tardio, falta de chuva e ataque de lagartas preocupam produtividade do milho
-
Notícias4 dias atrás
Remate do Mancha Crioula atinge média superior a R$ 25 mil
-
Meio Ambiente5 dias atrás
Condicionamento de solo: cientistas desenvolvem solução nanotecnológica capaz de otimizar a absorção de água e a liberação de fertilizantes
-
Meio Ambiente5 dias atrás
Termina etapa municipal para Conferência Nacional do Meio Ambiente
-
Pecuária5 dias atrás
Cotação do boi gordo e vaca em Mato Grosso sobe 1,7%