Conecte-se Conosco

Mato Grosso

Primeira-dama de MT destaca investimentos do Governo em ações sociais em Cuiabá

Publicado

em

Crédito – Jana Pessôa/Unaf

A primeira-dama Virginia Mendes destacou, nesta terça-feira (08.4), que, entre 2019 e 2025, o Governo do Estado investiu R$ 124 milhões nas ações sociais em Cuiabá.

Para Virginia Mendes, o aniversário de 306 anos da capital mato-grossense é mais do que uma comemoração: é um momento de reconhecer a força do povo cuiabano, que, com alegria, fé e perseverança, constrói diariamente uma cidade mais humana e acolhedora. Voluntária nas ações do Governo do Estado, a primeira-dama ressalta que trabalhar pela população cuiabana é uma motivação constante.

Em Cuiabá, são executados os programas SER Família Criança, SER Família Idoso, SER Família Inclusivo, SER Família Mulher (voltado a mulheres em situação de violência doméstica), SER Família Habitação, SER Família Capacita, SER Família Indígena, SER Família Aconchego, SER Família Solidário e SER Família CNH Social. Todos os programas foram idealizados pela primeira-dama.

“Temos mais de R$ 124 milhões somente no Social de Cuiabá, mas o Governo atua em todas as áreas. Na Educação, com a entrega de escolas de qualidade; na Saúde, com dois novos hospitais novinhos que em breve serão entregues à população; na Infraestrutura, com investimentos em pontes e estradas; milhares de Títulos Definitivos entregues, entre tantas outras ações e obras. Se a gente olhar para cada uma dessas obras, todas atendem à população, e isso reflete no social”, destacou ela.

“Ninguém faz nada sozinho. Graças a Deus, os sonhos e projetos que idealizo contam com pessoas que também têm o mesmo desejo que eu. Tenho uma equipe que me apoia, meu esposo, que trabalha com muita dedicação e sempre recebe com atenção as ações que apresento. Há uma frase de Madre Teresa de Calcutá que gosto muito. Ela diz: ‘O que eu faço é uma gota no meio de um oceano. Mas sem ela, o oceano seria menor’. E é exatamente isso: se queremos ver as coisas acontecerem, precisamos nos doar de alguma forma”, completou a primeira-dama.

Publicidade

Virginia Mendes sempre teve forte atuação social, inicialmente como primeira-dama de Cuiabá, entre 2013 e 2016. Nesse período, atuou como voluntária em diversas frentes, com destaque para a ampliação do programa Siminina. Inicialmente, o projeto atendia 149 meninas e, ao final de sua gestão, esse número saltou para 1.500 beneficiadas.

“Esse programa ainda é a menina dos meus olhos. É maravilhoso encontrar as ex-alunas e sentir o carinho e a gratidão que elas têm por terem tido acesso ao Siminina. Confesso que sinto saudades. Recentemente, estive reunida com a primeira-dama de Cuiabá, Samantha Iris, e vamos ter a oportunidade de atuar juntas nesse projeto lindo”, disse Virginia Mendes.

Natural de Cuiabá, ela tem um carinho especial pela cidade onde cresceu, concluiu os estudos, casou-se e teve seus três filhos. Apaixonada pela cultura cuiabana, Virginia Mendes é madrinha do grupo Flor Ribeirinha, um dos mais tradicionais do folclore mato-grossense, e destaca a grandiosidade das manifestações culturais da capital.

“Nossa cultura é diversificada, vibrante e cheia de história. O cuiabano carrega no coração o amor por sua terra e por suas tradições. Nos últimos anos, a capital passou por desafios e por um período de abandono administrativo. No entanto, novas perspectivas começam a surgir, trazendo esperança de um futuro mais próspero para a cidade e sua população”, ressaltou.

Segundo Virginia Mendes, o comprometimento da população é fundamental para novas conquistas.

Publicidade

Pessoas comprometidas com o desenvolvimento e a qualidade de vida do seu povo que farão esta cidade, calorosa tanto no clima quanto no acolhimento se desenvolver cada vez mais. Afinal, Cuiabá é feita de histórias, cultura e, acima de tudo, de pessoas que a amam e trabalham por seu crescimento”, completou.

“Parabéns, Cuiabá! Cidade que amo, pelos seus 306 anos. Deus abençoe a todos!”, desejou a primeira-dama do Estado.

Vânia Neves | Unaf

Colaborou:  Astrogildo Nunes – [email protected]

Continue Lendo
Publicidade
Clique Para Comentar

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mato Grosso

“É a primeira vez que vejo um espetáculo dessa grandeza aqui em Cuiabá”, afirma espectadora do Auto da Paixão de Cristo

Publicado

em

A aposentada Rozecrei Rosa, moradora do bairro Porto, ficou encantada com o espetáculo proporcionado pela Governo de Mato Grosso – Foto por: Darlene Marques

 

Em uma noite marcada pela emoção, espiritualidade e conexão entre gerações, o Auto da Paixão de Cristo, promovido pela Secretaria de Estado de Assistência Social e Cidadania (Setasc), por meio do Programa SER Família Fé e Vida, idealizado pela primeira-dama Virginia Mendes, encantou centenas de pessoas com um espetáculo a céu aberto nesta quinta-feira (17.4), retratando os últimos momentos da vida de Jesus. A ação vem se consolidando como um dos mais importantes eventos de fé e cultura do calendário mato-grossense.

Para muitos, a apresentação não foi apenas uma encenação teatral, mas uma oportunidade de reflexão profunda e vivência espiritual coletiva.

Residente em Mato Grosso há 36 anos, a aposentada Rozecrei Rosa, que mora em Cuiabá há seis anos, afirmou que foi a primeira vez que assistiu um espetáculo grandioso como este, ficando encantada com a experiência.

Publicidade

Foto: Junior Silgueiro | Setasc-MT

“Eu estou aqui com a minha família e é a primeira vez que temos a oportunidade de ver um espetáculo como este. Minha mãe e irmão vieram do Paraná e estão aqui comigo. Está sendo mais surpreendente do que eu pensava. Não tinha noção de como seria, mas estou adorando. Nunca vi algo tão grandioso como esse espetáculo aqui em Cuiabá. Que o Governo de Mato Grosso continue pensando na cultura como um todo, porque precisamos muito disso. Para a minha mãe, que tem 76 anos, e meu irmão, que é especial, encontramos uma estrutura com boa acessibilidade, cadeiras confortáveis, tudo de muito bom acesso. Estamos aproveitando bastante”, destacou Rozecrei.

Outro espectador que se emocionou com a apresentação foi Joaquim Ribeiro Rocha, de 66 anos, morador do bairro Cidade Verde. Evangélico, ele ressaltou a importância de momentos como este para o fortalecimento da fé.

Foto: Darlene Marques | Setasc-MT

“A gente precisa refletir sobre o que aconteceu com Jesus, sobre a vida e a morte d’Ele. Não vivemos só para esta terra. Jesus está prometendo uma vida eterna e precisamos ter essa visão espiritual. Está tudo muito bonito. Convido todo mundo que ainda não veio: venham assistir, é um momento nobre e muito especial”, convidou.

O evento faz parte do Programa SER Família Fé e Vida, uma iniciativa do Governo de Mato Grosso voltada ao fortalecimento dos valores familiares, espirituais e culturais, com atenção especial à inclusão de idosos, pessoas com deficiência e famílias em situação de vulnerabilidade.

A secretária da Setasc, coronel PM Grasi Paes, destacou a importância da ação como um espaço de união e fortalecimento da espiritualidade:

“A fé move as pessoas, e o SER Família Fé e Vida vem justamente com essa proposta: promover momentos de encontro, acolhimento e espiritualidade. O Auto da Paixão de Cristo é uma manifestação cultural que toca a alma, resgata valores e fortalece os laços familiares. Estamos felizes em proporcionar essa experiência a tantas famílias mato-grossenses”, afirmou a secretária.

Foto: Junior Silgueiro | Setasc-MT

O espetáculo segue em exibição até domingo (20) e a entrada é gratuita. A organização reforça que o evento é totalmente acessível, com estrutura adaptada para pessoas com mobilidade reduzida e espaço amplo para acolher o público com conforto e segurança.

Mutirão da Cidadania integra programação do Auto da Paixão de Cristo

Publicidade

Além do espetáculo que emociona o público, o evento também conta com o Mutirão da Cidadania, que segue até domingo (20), das 14h às 18h, oferecendo atendimentos gratuitos à população. Entre os serviços disponíveis estão a emissão de segunda via de documentos, fotos 3×4, orientações jurídicas e sociais, atendimento psicológico e ações voltadas à promoção de direitos, fortalecimento dos vínculos familiares e informações sobre os benefícios do Programa SER Família.

A união entre cultura, fé e cidadania reforça o compromisso do Governo de Mato Grosso com o cuidado integral às famílias, promovendo não só o acesso à arte, mas também a serviços essenciais que impactam diretamente na qualidade de vida da população.

Programação do Auto da Paixão de Cristo 2025 

Local: Arena Pantanal (Setor Oeste)

  • Sexta-feira (18/04) – 18h30 e 21h
  • Sábado (19/04) – 19h
  • Domingo (20/04) – 19h
  • Layse Ávila | Setasc-MT

    Colaborou: Astrogildo Nunes – [email protected]

Continue Lendo

Mato Grosso

Documentário selecionado em edital da Secel resgata memórias e valoriza mestre da cultura em Poxoréu

Publicado

em

Secel-MT

 

O município de Poxoréu se transformou em cenário de memória e emoção com a produção do documentário “O Menino e a Sanfona”, que foi viabilizado pelo edital de Fomento Audiovisual – edição Lei Paulo Gustavo, da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel-MT).

Atualmente em fase de montagem e edição, o filme conta a trajetória de um mestre da cultura em Poxoréu, o baiano Natalino Alves de Sousa, sua relação com a música e garimpos de diamantes em Mato Grosso. As gravações ocorreram entre os dias 5 e 8 de abril.

Natural de Cabrália de Piatã, na Bahia, Natalino chegou em Poxoréu em 1955, a bordo de um pau de arara, e na bagagem trouxe sua inseparável sanfona “pé de bode”, que ganhou na adolescência e guarda há setenta anos. Desde que saiu de sua terra natal, nunca mais voltou à Bahia, e por isso a sanfona se tornou seu mais precioso elo com as origens — um símbolo de identidade, pertencimento e resistência.

Publicidade

O documentário recria com sensibilidade diversos momentos marcantes de sua trajetória: desde a chegada a Poxoréu e o primeiro contato com o instrumento, até a relação com os garimpos de cristais na Bahia e garimpos de diamantes em Mato Grosso.

As gravações registraram o impacto cultural e emocional que a música tem em sua vida, com direito a cenas tocantes no centro histórico da cidade, onde Natalino emocionou moradores ao tocar pelas ruas acompanhado de sua fiel cachorrinha, “Foca”.

Com direção de Éden Costa e co-direção de Wanderson Lana, a produção envolveu mais de 12 profissionais na equipe técnica, contou com mais de 30 figurantes e utilizou locações autênticas dentro do próprio município.

Além de “O menino e a Sanfona”, a produção audiovisual em Poxoréu está a pleno vapor, com outros projetos viabilizados também em editais do Governo de Mato Grosso, por meio da Secel. Entre as iniciativas estão o longa-metragem “Ensaio sobre a Verdade”, que está sendo gravado na cidade, e o curta-metragem “Passos por trás do Olhar”.

O edital MT Criativo da Secel, promovido em 2021, ainda possibilitou a implantação da Film Commission Rio dos Bororos. A iniciativa tem como objetivo atrair e incentivar produções audiovisuais na região. Entre algumas de suas atividades está o apoio na operação e na logística das gravações.

Publicidade

(Sob supervisão de Cida Rodrigues)

Tuani Nunes* | Secel-MT

Colaborou: Astrogildo Nunes – [email protected]

Continue Lendo

Mato Grosso

Auto da Paixão de Cristo terá duas sessões nesta sexta-feira (18) na Arena Pantanal

Publicado

em

Junior Silgueiro

 

O público cuiabano terá duas oportunidades de vivenciar a emoção do Auto da Paixão de Cristo 2025 nesta Sexta-feira Santa (18.4). Realizado pela Secretaria de Estado de Assistência Social e Cidadania (Setasc), por meio do programa SER Família Fé e Vida, idealizado pela primeira-dama Virginia Mendes, o espetáculo terá duas sessões, às 18h30 e às 21h.

A encenação, que prossegue até o domingo de Páscoa (20), tem proporcionado uma experiência inesquecível, marcada por lágrimas, reflexões e profunda comoção.

Maria Aparecida Souza, moradora do bairro Coophamil, em Cuiabá, já assistiu ao espetáculo e pretende retornar.

“Foi lindo demais! A encenação, os atores, tudo muito emocionante. Hoje vou levar minha filha e minha neta. Recomendo a todos que ainda não assistiram. Vale muito a pena”, afirma.

Publicidade

Foto: João Milano

Elizeu Figueiredo, morador do bairro Mapim, em Várzea Grande, também convida a população que ainda não assistiu para se emocionar.

“Eu ouvi falar muito bem e vim conferir. Impressionante a dedicação dos atores, o cenário, a mensagem… é algo realmente único! Quem ainda não teve oportunidade, corre, porque é uma experiência que fica marcada para sempre na memória e no coração. Não vão se arrepender”, diz Elizeu.

A secretária de Estado de Assistência Social e Cidadania, coronel Grasi Paes, destaca a importância das duas sessões.

“A procura da população pelo Auto da Paixão de Cristo demonstra a força da fé e o sucesso do programa SER Família Fé e Vida. Oferecer duas sessões nesta sexta-feira amplia a oportunidade para quem ainda não assistiu, garantindo a todos a chance de vivenciar a emoção e a beleza deste espetáculo. É uma demonstração do nosso compromisso com a cultura e a espiritualidade do povo mato-grossense”, finaliza Grasi.

Mutirão da Cidadania

Além do espetáculo, o evento integrou o Mutirão da Cidadania, que também segue até domingo (20), das 14h às 18h, oferecendo serviços gratuitos à população, como emissão de segunda via de documentos, orientações diversas e atendimento psicológico voltado à promoção de direitos, preservação e fortalecimento de vínculos familiares, além de informações sobre o programa SER Família. A combinação da arte com o acesso a serviços essenciais reforça o compromisso do Governo de Mato Grosso com o bem-estar social.

Publicidade

Programação do Auto da Paixão de Cristo 2025

Sexta-feira (18.4): 18h30 e 21h

Sábado (19.4): 19h

Domingo (20.4): 19h

Mailson Prado | Setasc-MT

Publicidade

Colaborou: Astrogildo Nunes – [email protected]

Continue Lendo

Tendência