Conecte-se Conosco

Transporte

Forças de segurança aumentam em 104% as apreensões de drogas e geram prejuízo de R$ 209 milhões às facções em quatro meses

Publicado

em

Gefron – Sesp

 

Em quatro meses do programa Tolerância Zero Contra as Facções Criminosas, entre dezembro de 2024 e março deste ano (2025), as forças de segurança aumentaram em 104% o volume de drogas apreendidas e provocaram uma descapitalização de R$ 209 milhões aos criminosos com a retirada de entorpecentes de circulação, bloqueio de contas apreensões de bens móveis e imóveis.

As apreensões de drogas saltaram de 7,6 para 15,6 toneladas, um aumento de 104% na comparação com o mesmo período de 2023/2024, conforme os dados consolidados pelo Observatório de Segurança Pública (OBS), órgão de dados estatísticos e análise criminal da Secretaria de Segurança Pública (Sesp).

As drogas apreendidas nesses quatro meses representam o produto que mais prejuízos geraram ao crime, R$ 191 milhões.  Vale destacar que esse montante é 53% superior a estimativa de prejuízo gerado às facções entre dezembro de 2023 e março de 2024, que foi de R$ 125 milhões.

Publicidade

Os bloqueios de contas e apreensões de bens móveis e imóveis decorrentes de operações especiais exclusivas do Tolerância Zero representam um prejuízo de R$ 5,8 milhões, conforme levantamento da Polícia Judiciária Civil.

Há ainda, a descapitalização de R$ 12,2 milhões gerada pelo Grupo Especial de Fronteira (Gefron), com a apreensão de 65 veículos, grande parte deles caminhonetes, roubadas que seriam levadas para fora do país. O prejuízo gerado pelas 6,7 toneladas apreendidas pelo Gefron entre dezembro de 2024 e março de 2025 constam da soma geral do Estado.

“O Tolerância Zero, programa que tem à frente o governador Mauro Mendes, é amplo, trouxe mudanças nos procedimentos operacionais dentro das unidades prisionais, aumento de efetivo, intensificação das atividades de polícia, campanhas educativas, participação da sociedade civil, enfim, uma integração coletiva no enfrentamento às facções”, analisa o secretário de Segurança Pública, coronel PM César Roveri.

“Estamos atuando em diferentes frentes nesse trabalho na repressão à violência e tentativa de controle territorial por grupos criminosos. Sabemos que a descapitalização, com apreensão de droga, bloqueios bancários e apreensão de bens é uma das estratégias mais importantes ao enfraquecimento das atividades criminosas. Então, esses resultados mostram que estamos no caminho certo”, avalia o secretário.

“Com o Disque Extorsão, o telefone 181, criado dentro do Tolerância Zero, agora temos a participação da sociedade nas investigações criminais. O cidadão de bem, sem se expor, denunciando sob sigilo absoluto do nome e o número do telefone do qual está ligando, já está nos ajudando a investigar e produzir provas contra crimes e situações de riscos que viu ou vive em seu bairro, rua ou cidade”, assinala César Roveri.

Publicidade

De acordo com o secretário, o Disque Extorsão 181, que começou a funcionar em 11 de março, já recebeu 400 denúncias. Algumas já subsidiaram operações policiais e as estão sendo investigadas.

Alecy Alves e Willian Silva | Sesp-MT

Colaborou: Astrogildo Nunes – [email protected]

Mídia Rural, sua fonte confiável de informações sobre agricultura, pecuária e vida no campo. Aqui, você encontrará notícias, dicas e inovações para otimizar sua produção e preservar o meio ambiente. Conecte-se com o mundo rural e fortaleça sua

Continue Lendo
Publicidade
Clique Para Comentar

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Transporte

Polícia Civil prende suspeitos e esclarece furto de canetas emagrecedoras em farmácia de Várzea Grande

Publicado

em

PJC

 

Um furto qualificado de canetas emagrecedoras, dinheiro e outros itens, em uma farmácia, no bairro Cristo Rei, Várzea Grande, foi rapidamente esclarecido pela Polícia Civil, com a prisão em flagrante de dois envolvidos no crime. A ação foi realizada pelos policiais da Delegacia Especializada de Roubos e Furtos do município (Derf-VG).

Os suspeitos foram autuados em flagrante pelo crime de furto qualificado pelo rompimento de obstáculo e majorado pelo concurso de pessoas e repouso noturno. A ação resultou ainda na recuperação de diversos objetos e mais de R$ 24 mil em dinheiro subtraído no crime.

O furto ocorreu durante a madrugada de segunda-feira (22.6), quando os criminosos arrombaram o portão lateral e retiraram a janela do vestiário para acessar o interior do estabelecimento. Além de danificarem o cofre da farmácia, os suspeitos subtraíram equipamentos de informática, canetas emagrecedoras e outros medicamentos armazenados em refrigeradores, produtos dermocosméticos, fraldas, leite, aparelhos celulares e alto valor em dinheiro.

Publicidade

As diligências iniciaram assim que os policiais da Derf-VG tomaram conhecimento dos fatos, para identificar os autores. A partir da análise de imagens de câmeras de segurança de estabelecimentos vizinhos, os investigadores identificaram um veículo Hyundai HB20 cinza que circulava nas proximidades da farmácia no horário do crime.

As investigações levaram os policiais até um imóvel localizado na região do bairro Porto, em Cuiabá, onde foram encontrados diversos produtos e objetos relacionados ao furto, além de dinheiro em espécie, ferramentas utilizadas na ação criminosa e outros materiais de procedência ilícita.

Entre os itens apreendidos estavam medicamentos tipo canetas emagrecedoras, produtos dermocosméticos, notebooks, aparelhos eletrônicos, equipamentos, além de R$ 23 mil em espécie e outros valores em dinheiro.

Os objetos recuperados foram reconhecidos pelos donos da farmácia e devidamente restituídos. Diante dos fatos, os dois suspeitos foram conduzidos à Derf-VG, onde foram autuados em flagrante pelo delegado Sérgio Luís Henrique de Almeida, sendo posteriormente colocados à disposição da Justiça.

As investigações prosseguem para identificar outros possíveis envolvidos e promover a restituição dos bens recuperados à vítima.

Assessoria | Polícia Civil-MT

Colaborou: Astrogildo Nunes – [email protected]

Publicidade
Continue Lendo

Transporte

Polícia Civil deflagra operação contra facção por lavagem de dinheiro e tráfico de drogas em Lucas do Rio Verde

Publicado

em

Polícia Civil deflagra operação contra facção ligada ao Comando Vermelho por lavagem de dinheiro e tráfico de drogas – Reprodução/ CenárioMT

 

 

A Polícia Civil de Mato Grosso deflagrou, nesta terça-feira, uma ampla operação para desarticular um esquema de lavagem de dinheiro, tráfico de drogas e atuação de organização criminosa ligada a uma organização criminosa, em Lucas do Rio Verde. A ofensiva tem como principal objetivo interromper o fluxo financeiro da facção, promover sua descapitalização e enfraquecer a estrutura econômica que sustenta as atividades ilícitas.

Ao todo, estão sendo cumpridas 23 ordens de prisão preventiva, 18 mandados de busca e apreensão, além de 31 medidas judiciais de bloqueio de contas bancárias e sequestro de bens.

Publicidade

As ordens judiciais têm como alvo integrantes da facção apontados pelas investigações como responsáveis pela movimentação de recursos ilícitos oriundos do tráfico de drogas e de outras práticas criminosas.

Conforme apurado pela Polícia Civil, os investigados atuavam de forma estruturada para ocultar a origem ilegal do dinheiro, utilizando contas bancárias, patrimônio e até terceiros para dar aparência de legalidade aos valores obtidos por meio do crime.

A operação busca atingir não apenas os executores diretos das ações criminosas, mas também toda a engrenagem patrimonial e financeira que garante a manutenção da organização.

Os mandados foram cumpridos em áreas urbanas dos municípios de Lucas do Rio Verde, Cuiabá, Várzea Grande, Sinop e Rio de Janeiro.

As investigações continuam e novas diligências não estão descartadas. A expectativa é que a operação gere um duro golpe na capacidade financeira da facção, comprometendo sua atuação dentro e fora de Mato Grosso.

Publicidade

Fonte: CenárioMT

Colaborou: Astrogildo Nunes – [email protected]

Continue Lendo

Transporte

Motorista morre após explosão de carreta-tanque em acidente na BR-070 em MT

Publicado

em

Reprodução

Um grave acidente envolvendo três veículos de carga foi registrado na manhã desta segunda-feira (22) no km 511 da BR-070, em Várzea Grande (MT). A ocorrência mobilizou equipes da concessionária Nova Rota do Oeste e do Corpo de Bombeiros após uma das carretas, um veículo-tanque, explodir em decorrência da colisão.

Segundo informações da concessionária, o chamado foi recebido às 10h08. Em razão do incêndio de grandes proporções, a pista precisou ser totalmente interditada para o trabalho das equipes de emergência e para garantir a segurança dos usuários da rodovia.

No local, os socorristas confirmaram a morte do motorista de uma das carretas envolvidas. Até o momento, não foram divulgadas informações sobre a existência de outros ocupantes no mesmo veículo.

Os condutores das outras duas carretas não sofreram ferimentos. Eles receberam

atendimento

no local, mas optaram por não ser encaminhados a uma unidade de saúde, assinando termo de recusa de atendimento médico.

Publicidade

O Corpo de Bombeiros atua no combate às chamas com apoio das equipes operacionais da Nova Rota do Oeste e de caminhões-pipa. O trabalho de resfriamento e contenção do incêndio segue em andamento.

De acordo com as informações preliminares, os veículos envolvidos são uma carreta Scania vermelha, com placas de Primavera do Leste (MT), uma Scania branca com placa do padrão Mercosul e uma Scania 450 bege, também registrada no padrão Mercosul.

As causas do acidente ainda serão apuradas pelas autoridades competentes.

Fonte: CenárioMT

Publicidade

Colaborou: Astrogildo Nunes – [email protected]

Continue Lendo

Tendência