Transporte
Bombeiros orientam motoristas sobre como agir em incêndios veiculares

Com o aumento significativo no número de incêndios em veículos nos últimos meses, o Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso (CBMMT) tem intensificado as orientações à população sobre como agir diante desse tipo de ocorrência. O principal objetivo é garantir a segurança de motoristas e passageiros.
De janeiro até a primeira quinzena de abril de 2025, a corporação atendeu a 137 ocorrências de incêndios em veículos de passeio e de carga, tanto em vias urbanas quanto nas rodovias do Estado. Isso significa que, em média, os bombeiros atendem pelo menos uma ocorrência de incêndio em veículo por dia.
As principais causas estão relacionadas à falta de manutenção preventiva, falhas nos sistemas elétricos e superaquecimento do motor. No caso de veículos de carga, o material transportado pode atuar como fator agravante, contribuindo para o início ou a propagação das chamas.
O major BM Rivaldo Miranda de Andrade, da Diretoria Operacional (DOP) do CBMMT, reforça que a primeira atitude ao perceber o início de um incêndio é sair imediatamente do veículo e se afastar para uma distância segura. Em seguida, deve-se acionar o Corpo de Bombeiros Militar pelo telefone 193.
“Temos registrado um número expressivo de incêndios em veículos, tanto na área urbana quanto nas rodovias. Em 2024, foram aproximadamente 560 casos. E, apenas nos primeiros meses de 2025, já ultrapassamos a marca de 100 ocorrências. Recomendamos que, ao se deparar com uma situação dessas, seja no próprio veículo ou em algum nas proximidades, a população acione imediatamente os bombeiros”, afirmou o major.
Ele também alerta que o uso de extintores deve ser restrito ao início de um incêndio, ou seja, enquanto o fogo ainda está controlável. Tentar combater um incêndio sem a experiência adequada pode ser extremamente perigoso, pois há o risco de o fogo se espalhar rapidamente, o que pode colocar em risco a segurança das pessoas no local.
“Desde 2015, o Código de Trânsito Brasileiro deixou de exigir o extintor de incêndio como item obrigatório em veículos. No entanto, seguimos recomendando seu uso. O extintor é um recurso importante para prevenção e resposta inicial, desde que utilizado corretamente, apenas em casos de princípio de incêndio, quando ainda é possível controlar as chamas com segurança”, explicou.
Se o incêndio já estiver em estágio avançado, especialmente em veículos de passeio, a orientação é não abrir o capô durante o incêndio, pois a entrada de oxigênio pode intensificar as chamas. Além disso, em veículos elétricos ou híbridos, nunca se deve utilizar água para combater o fogo, pois isso pode causar curtos-circuitos e agravar os riscos.
Em casos de incêndio em veículos de carga, quando as chamas estão concentradas no material transportado, recomenda-se que o condutor só tente desacoplar o cavalo mecânico do semirreboque caso esteja a uma distância segura, tenha treinamento adequado e consiga avaliar que a manobra não colocará sua vida em risco.
Se essas condições não forem atendidas, a orientação é estacionar o veículo a uma distância segura de outros automóveis, afastar-se imediatamente do local e acionar o Corpo de Bombeiros Militar o mais rápido possível.
Por fim, o major ressalta que a prevenção continua sendo a melhor forma de garantir a segurança de todos. “O Corpo de Bombeiros Militar reforça a importância da manutenção preventiva dos veículos e de manter a calma para agir corretamente em situações de emergência para evitar tragédias”, concluiu o major Rivaldo.
Transporte
Polícia Civil prende suspeitos e esclarece furto de canetas emagrecedoras em farmácia de Várzea Grande

PJC
Um furto qualificado de canetas emagrecedoras, dinheiro e outros itens, em uma farmácia, no bairro Cristo Rei, Várzea Grande, foi rapidamente esclarecido pela Polícia Civil, com a prisão em flagrante de dois envolvidos no crime. A ação foi realizada pelos policiais da Delegacia Especializada de Roubos e Furtos do município (Derf-VG).
Os suspeitos foram autuados em flagrante pelo crime de furto qualificado pelo rompimento de obstáculo e majorado pelo concurso de pessoas e repouso noturno. A ação resultou ainda na recuperação de diversos objetos e mais de R$ 24 mil em dinheiro subtraído no crime.
O furto ocorreu durante a madrugada de segunda-feira (22.6), quando os criminosos arrombaram o portão lateral e retiraram a janela do vestiário para acessar o interior do estabelecimento. Além de danificarem o cofre da farmácia, os suspeitos subtraíram equipamentos de informática, canetas emagrecedoras e outros medicamentos armazenados em refrigeradores, produtos dermocosméticos, fraldas, leite, aparelhos celulares e alto valor em dinheiro.
As diligências iniciaram assim que os policiais da Derf-VG tomaram conhecimento dos fatos, para identificar os autores. A partir da análise de imagens de câmeras de segurança de estabelecimentos vizinhos, os investigadores identificaram um veículo Hyundai HB20 cinza que circulava nas proximidades da farmácia no horário do crime.
As investigações levaram os policiais até um imóvel localizado na região do bairro Porto, em Cuiabá, onde foram encontrados diversos produtos e objetos relacionados ao furto, além de dinheiro em espécie, ferramentas utilizadas na ação criminosa e outros materiais de procedência ilícita.
Entre os itens apreendidos estavam medicamentos tipo canetas emagrecedoras, produtos dermocosméticos, notebooks, aparelhos eletrônicos, equipamentos, além de R$ 23 mil em espécie e outros valores em dinheiro.
Os objetos recuperados foram reconhecidos pelos donos da farmácia e devidamente restituídos. Diante dos fatos, os dois suspeitos foram conduzidos à Derf-VG, onde foram autuados em flagrante pelo delegado Sérgio Luís Henrique de Almeida, sendo posteriormente colocados à disposição da Justiça.
As investigações prosseguem para identificar outros possíveis envolvidos e promover a restituição dos bens recuperados à vítima.
Assessoria | Polícia Civil-MT
Colaborou: Astrogildo Nunes – [email protected]
Transporte
Polícia Civil deflagra operação contra facção por lavagem de dinheiro e tráfico de drogas em Lucas do Rio Verde

Polícia Civil deflagra operação contra facção ligada ao Comando Vermelho por lavagem de dinheiro e tráfico de drogas – Reprodução/ CenárioMT
A Polícia Civil de Mato Grosso deflagrou, nesta terça-feira, uma ampla operação para desarticular um esquema de lavagem de dinheiro, tráfico de drogas e atuação de organização criminosa ligada a uma organização criminosa, em Lucas do Rio Verde. A ofensiva tem como principal objetivo interromper o fluxo financeiro da facção, promover sua descapitalização e enfraquecer a estrutura econômica que sustenta as atividades ilícitas.
Ao todo, estão sendo cumpridas 23 ordens de prisão preventiva, 18 mandados de busca e apreensão, além de 31 medidas judiciais de bloqueio de contas bancárias e sequestro de bens.
As ordens judiciais têm como alvo integrantes da facção apontados pelas investigações como responsáveis pela movimentação de recursos ilícitos oriundos do tráfico de drogas e de outras práticas criminosas.
Conforme apurado pela Polícia Civil, os investigados atuavam de forma estruturada para ocultar a origem ilegal do dinheiro, utilizando contas bancárias, patrimônio e até terceiros para dar aparência de legalidade aos valores obtidos por meio do crime.
A operação busca atingir não apenas os executores diretos das ações criminosas, mas também toda a engrenagem patrimonial e financeira que garante a manutenção da organização.
Os mandados foram cumpridos em áreas urbanas dos municípios de Lucas do Rio Verde, Cuiabá, Várzea Grande, Sinop e Rio de Janeiro.
As investigações continuam e novas diligências não estão descartadas. A expectativa é que a operação gere um duro golpe na capacidade financeira da facção, comprometendo sua atuação dentro e fora de Mato Grosso.
Fonte: CenárioMT
Colaborou: Astrogildo Nunes – [email protected]
Transporte
Motorista morre após explosão de carreta-tanque em acidente na BR-070 em MT

Um grave acidente envolvendo três veículos de carga foi registrado na manhã desta segunda-feira (22) no km 511 da BR-070, em Várzea Grande (MT). A ocorrência mobilizou equipes da concessionária Nova Rota do Oeste e do Corpo de Bombeiros após uma das carretas, um veículo-tanque, explodir em decorrência da colisão.
Segundo informações da concessionária, o chamado foi recebido às 10h08. Em razão do incêndio de grandes proporções, a pista precisou ser totalmente interditada para o trabalho das equipes de emergência e para garantir a segurança dos usuários da rodovia.
No local, os socorristas confirmaram a morte do motorista de uma das carretas envolvidas. Até o momento, não foram divulgadas informações sobre a existência de outros ocupantes no mesmo veículo.
Os condutores das outras duas carretas não sofreram ferimentos. Eles receberam
no local, mas optaram por não ser encaminhados a uma unidade de saúde, assinando termo de recusa de atendimento médico.
O Corpo de Bombeiros atua no combate às chamas com apoio das equipes operacionais da Nova Rota do Oeste e de caminhões-pipa. O trabalho de resfriamento e contenção do incêndio segue em andamento.
De acordo com as informações preliminares, os veículos envolvidos são uma carreta Scania vermelha, com placas de Primavera do Leste (MT), uma Scania branca com placa do padrão Mercosul e uma Scania 450 bege, também registrada no padrão Mercosul.
As causas do acidente ainda serão apuradas pelas autoridades competentes.
Fonte: CenárioMT
Colaborou: Astrogildo Nunes – [email protected]
-

Pecuária7 dias atrásPecuaristas mato-grossenses ampliam volume de gado vendido para abate
-

Mato Grosso7 dias atrásLucas do Rio Verde abre inscrições para programa de inovação voltado a startups; R$ 150 mil
-

Mato Grosso6 dias atrásMinistra visita casa centenária restaurada em Mato Grosso e defende política de preservação
-

Pecuária5 dias atrásRecorde no abate de bovinos testa capacidade do Brasil de manter mercados
-

Meio Ambiente5 dias atrásFrio e chuvas favorecem lavouras de inverno na Região Sul
-

Meio Ambiente6 dias atrásSuper El Niño pode aparecer já no inverno
-

Mato Grosso5 dias atrásComissão Famato Mulher destaca a força da liderança feminina durante o 1° dia do encontro ‘Elas no Campo’ 2026
-

Mato Grosso6 dias atrásCom investimento de R$ 2 bilhões, Querência recebe nova fábrica de grande porte da FS






































