Transporte
Polícia Civil deflagra operação contra acusados de comandar o tráfico de drogas em Ponte Branca

PJC
A Polícia Civil, por meio da Delegacia de Alto Araguaia (420 km de Cuiabá), deflagrou, na manhã desta segunda-feira (28.4), em Ponte Branca (500 km da Capital), a Operação Circe IV, visando o combate ao tráfico de drogas local.
Foram empregados 15 policiais civis e quatro viaturas, com o objetivo de cumprir seis ordens judiciais, expedidas pela 1ª Vara da Comarca da cidade, entre busca e apreensão e quebra de sigilo de dados.
Essa é a quarta operação realizada em Ponte Branca em um período de pouco mais de um ano. A primeira tinha como alvo principal a chefe do tráfico de drogas na cidade. Na ocasião, a suspeita foi presa em flagrante, juntamente com o seu marido, também apontado como integrante de facção criminosa e envolvimento com o tráfico de entorpecentes. Ambos foram indiciados pelos crimes de tráfico e associação para o tráfico. Atualmente se encontram presos, condenados a mais de 10 anos cada.
Logo em seguida, membros da família do casal de traficantes assumiram o tráfico na cidade, o que culminou em outras fases da operação Circe. Novamente os suspeitos foram investigados, identificados, indiciados e, com base em uma investigação qualificada, foram condenados e se encontram presos.
A operação deflagrada nesta segunda-feira (28) focou em outros três suspeitos de terem assumido o comércio de entorpecentes na cidade. Aparelhos celulares foram apreendidos e uma porção de maconha foi encontrada em um dos alvos.
“As investigações continuam e serão realizadas outras operações, tantas quantas forem necessárias, até que todos aqueles que insistem no caminho da criminalidade, de integrarem facções criminosas, sejam presos”, afirmou o delegado Alto Araguaia, Marcos Paulo, que coordena as investigações.
Nome da operação
O nome da operação, Circe, faz alusão à divindade grega, que tinha como habilidade transformar qualquer objeto em outro. Durante os tempos antigos ela transformou homens em porcos por meio do uso de drogas. Na era moderna, ela decidiu transformar suas vítimas em cobaias através do uso de uma poção mágica.
Os alvos da operação de hoje, são investigados por terem assumido o comando do tráfico de drogas na cidade, após a prisão daquela que era considerada chefe e sua cunhada, que também foi presa. Ambas cumprem pena no presídio feminino de Rondonópolis.
Transporte
Forças de segurança deflagram operação para reprimir o comércio de eletrônicos clandestinos

PF/MT
A Polícia Civil, em conjunto com a Polícia Federal e a Receita Federal, deflagrou nesta terça-feira (29.4), em Cuiabá e Várzea Grande, a operação Falsus Deviatis, com objetivo de reprimir o comércio de eletrônicos falsificados e importados de forma clandestina, realizado por rede comercial presente nos shopping centers de Cuiabá e região.
Cerca de 65 policiais federais, 72 policiais civis, 56 auditores-fiscais e analistas tributários da Receita Federal cumprem 21 mandados de busca e apreensão e o sequestro de bens móveis e imóveis. As ordens judiciais partiram da 5ª Vara Federal Criminal de Mato Grosso.
As investigações tiveram início a partir de representações da Receita Federal, com base em fiscalizações realizadas em diversas unidades da empresa especializada em comércio de eletrônicos e acessórios. A ação acarretou na apreensão de diversas mercadorias estrangeiras sem comprovação fiscal de origem lícita e de produtos com indícios de falsificação.
No decorrer do inquérito policial, foi apurado que o grupo investigado é composto por três redes de lojas de eletrônicos com forte atuação nas cidades de Cuiabá e Várzea Grande. Além disso, a Polícia Federal identificou a utilização de “laranjas” para ocultação da propriedade das empresas e o patrimônio obtido em razão da atividade comercial.

A deflagração conta com o apoio da Polícia Judiciária Civil de Mato Grosso que, por meio da Delegacia Especializada de Defesa do Consumidor (Decon), atuará na condução das investigações dos crimes contra a propriedade imaterial e relações de consumo.
Os investigados poderão responder pelos crimes de descaminho, contrabando, associação criminosa, lavagem de capitais, contra propriedade de marca e concorrência desleal contra as relações de consumo – produto impróprio para o consumo.
Assessoria | PJC
Colaborou: Astrogildo Nunes – [email protected]
Transporte
Buscas por jovem desaparecido durante torneio de pesca continuam

Foto: Correio do Lago
Na manhã desta segunda-feira (28), as equipes do Corpo de Bombeiros e da Defesa Civil de Santa Helena retomaram as buscas por Matheus Berta, de 21 anos, que desapareceu neste domingo (27) durante um torneio de pesca realizado no Balneário Terra das Águas.
As buscas foram reiniciadas às 7h, com o reforço de equipes especializadas do Corpo de Bombeiros de Foz do Iguaçu, que se deslocam até Santa Helena para auxiliar nos trabalhos de localização.
O desaparecimento mobilizou a comunidade local de pescadores e as autoridades, que seguem empenhadas nas operações para encontrar o jovem.
O sargento Kuechenny, do Corpo de Bombeiros, que esteve no local desde as primeiras horas da manhã, informou que as buscas foram intensas, mas, apesar dos esforços da equipe, ainda não há notícias sobre o jovem Matheus Berta, de 21 anos, natural de Medianeira.
As operações de busca continuam, e o Corpo de Bombeiros reforça o compromisso de seguir empenhado até que o caso tenha um desfecho.
(Com Correio do Lago)
Fernanda Toigo
Colaborou: Astrogildo Nunes – [email protected]
Transporte
Polícia Penal apreende diversos materiais ilícitos com visitantes em unidade prisionais do Estado

Sejus-MT
Policiais penais evitaram que diversos produtos ilícitos, como entorpecentes e aparelhos eletrônicos, chegassem, durante o período de visitas nas unidades prisionais, às mãos de pessoas presas. As ações ocorreram neste fim de semana.
Em uma das ocorrências registradas no domingo (27.4), a equipe de plantão da Penitenciária Central do Estado, em Cuiabá, flagrou um visitante de 19 anos tentando levar dois relógios smart para seu irmão que está custodiado na unidade prisional. O rapaz passou pela revista eletrônica, obrigatória a todos os visitantes, quando o escâner corporal apontou objetos não identificados no par de chinelos.
Os policiais penais cortaram o chinelo e encontraram dois smartwatch, e dois carregadores escondidos, todos de uso proibido dentro do ambiente prisional. Foi registrado um boletim de ocorrência e encaminhado à Polícia Civil para apuração.
Ainda no domingo, outras três visitantes foram flagradas tentando entrar com drogas e fumo. Uma delas foi flagrada pelo escâner que identificou nas imagens a mulher portando um invólucro na área íntima. Ela retirou o material, que foi identificado como 300 gramas de maconha.
Outros dois visitantes foram flagrados no sábado tentando entrar com pacotes de fumo, cigarros e chocolates. Todos terão o direito de visitas suspenso pelo período de 90 dias.
Em outras unidades
Na cadeia pública de Comodoro, os policiais penais realizaram revista aos reeducandos, após o período de visitas no domingo, e encontraram pacotes de fumo. A pessoa que levou o produto de uso proibido já foi identificada e sofrerá as sanções previstas.
Na Penitenciária Dr. Osvaldo Florentino, em Sinop, um dos reeducandos que trabalha em atividade extramuro foi flagrado também com fumo. Ele passou por revista ao retornar do trabalho, quando um dos cães policiais da unidade flagrou o material ilícito. Colaborou: Astrogildo Nunes – [email protected]
-
Pecuária7 dias atrás
Mercado do boi deve reabrir com boas expectativas
-
Economia7 dias atrás
Agrishow 2025 deve movimentar R$ 65 bilhões
-
Agronegócio7 dias atrás
Com pressão pela compra, preço do milho volta a cair
-
Agronegócio5 dias atrás
Exportações da piscicultura brasileira batem novos recordes
-
Agronegócio7 dias atrás
Umidade favorece feijão, mas exige manejo de pragas
-
Pecuária5 dias atrás
Preços do boi gordo e da carne seguem firmes em abril, impulsionados por exportações e demanda interna
-
Transporte5 dias atrás
Jaru: Polícia Civil age rápido e prende casal por furto em motel e golpe em motorista de aplicativo
-
Notícias6 dias atrás
Cafeicultora do Sul de Minas transforma legado familiar e leva cafés especiais ao mercado internacional