Conecte-se Conosco

Agronegócio

Produtor rural com animais de qualquer espécie tem prazo para atualizar rebanho

Publicado

em

Imagem: Faep

 

A partir de 1º de maio, produtores rurais que tenham animais de qualquer espécie (de abelhas a bovinos) precisam fazer o procedimento de atualização do cadastro do rebanho na Agência de Defesa Agropecuária do Paraná (Adapar). O cadastramento é obrigatório e pode ser feito de forma online ou presencial (veja opções abaixo) até 30 de junho. Quem não cumprir com o trâmite fica impedido de obter a Guia de Trânsito Animal (GTA).

Os pecuaristas devem informar à Adapar todos os animais de criação que mantêm em suas propriedades: bois, búfalos, cabras, ovelhas, suínos, cavalos, jumentos, mulas, abelhas, galinhas e peixes. Segundo o Diagnóstico Agropecuário Paranaense, publicado no ano passado pela Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento (Seab), o Paraná tem 8,3 milhões de cabeças de bovinos, 396 milhões de cabeças de frangos de corte, 7 milhões de cabeças de suínos e 1,5 bilhão de pescados de água doce, entre outras espécies.

Mercado de carbono: Oportunidade de renda

Publicidade

Para fazer a atualização do rebanho pela internet, o produtor precisa realizar um cadastro no sistema da Adapar. Para isso, basta informar o CPF, criar login e senha. Em seguida, é preciso selecionar a propriedade que estiver com pendência de comprovação de rebanho, escolher a espécie e preencher os dados pedidos. O processo precisa ser feito para cada espécie que o produtor tiver em sua propriedade.

Também é possível atualizar o cadastro pelo celular, por meio do aplicativo Paraná Agro, disponível para Android e iPhone. O passo a passo do procedimento é semelhante ao que deve ser feito pela atualização via internet.

Os produtores rurais que preferirem também podem fornecer os dados de forma presencial, em uma das unidades da Adapar, nos sindicatos rurais ou em escritórios de atendimento municipais – em prefeituras que disponham desse serviço. Basta retirar os formulários e devolvê-los preenchidos e assinados.

Substituição à vacina da aftosa

O cadastramento passou a ser obrigatório desde que o Paraná foi reconhecido internacionalmente como área livre de febre aftosa sem vacinação pela Organização Mundial de Saúde Animal (OIE). A atualização do rebanho é um compromisso do Estado e uma exigência sanitária para o controle da produção pecuária, após a conquista do selo internacional.

Publicidade

“A conquista desse status sanitário foi o resultado de um esforço conjunto de mais de três décadas, que envolveu a iniciativa privada e o poder público. Esse reconhecimento atesta a robustez do nosso sistema sanitário e abre as portas de mercados internacionais mais sofisticados para nossa produção pecuária. Por isso, precisamos fazer a atualização do rebanho, mantendo nossa vigilância”, ressalta o presidente interino do Sistema FAEP, Ágide Eduardo Meneguette. “É um procedimento fácil de ser feito. Se os produtores tiverem qualquer dificuldade, podem procurar os nossos sindicatos rurais, que estão preparados para prestar orientação”, acrescenta.

Serviço:

Para fazer a atualização do rebanho, use uma das formas abaixo:

– Aplicativo Paraná Agro:

Android

Publicidade

iPhone

– Atualização de rebanho online:

Sistema da Adapar

– Presencialmente:

Unidades da Adapar

Publicidade

Sindicatos rurais

(Com FAEP)

Fernanda Toigo

Colaborou: Astrogildo Nunes – [email protected]

Publicidade

Mídia Rural, sua fonte confiável de informações sobre agricultura, pecuária e vida no campo. Aqui, você encontrará notícias, dicas e inovações para otimizar sua produção e preservar o meio ambiente. Conecte-se com o mundo rural e fortaleça sua

Continue Lendo
Publicidade
Clique Para Comentar

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Agronegócio

Preço do feijão carioca sobe em meio à troca de safra

Publicado

em

Gerada por IA

 

A transição entre a primeira e a segunda safra tem pressionado o mercado de feijão carioca, que registrou forte valorização na última semana, impulsionada pela combinação de oferta restrita e demanda aquecida. O cenário, segundo o Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea), revela um descompasso no curto prazo, especialmente para grãos de melhor qualidade, mais disputados pelos compradores.

De acordo com o Cepea, as cotações do feijão carioca avançaram de forma generalizada, com boa aceitação no mercado para lotes superiores. A limitação na oferta desses grãos tem sustentado o movimento de alta, indicando um mercado firme e com tendência de manutenção dos preços enquanto persistir o desequilíbrio entre oferta e demanda.

Já no caso do feijão preto, o comportamento é diferente. Apesar de momentos pontuais de menor oferta, a demanda irregular tem impedido uma reação mais consistente nos preços. O resultado é um mercado com menor dinamismo, sem força suficiente para sustentar valorizações mais amplas.

Publicidade

VGN

Colaborou: Astrogildo Nunes – [email protected]

Continue Lendo

Agronegócio

Algodão atinge maior preço desde julho de 2025

Publicado

em

MaisSoja

Os preços do algodão em pluma seguem em alta no Brasil e já alcançam o maior patamar nominal desde o fim de julho de 2025, segundo levantamento divulgado nesta quarta-feira (29.04) pelo Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea).

O avanço é medido pelo Indicador CEPEA/ESALQ, com pagamento em oito dias, e reflete um cenário de valorização sustentado por cotações internacionais mais firmes e pela postura cautelosa dos vendedores brasileiros durante o período de entressafra.

Além do mercado externo, outros fatores têm pressionado os preços, como os valores elevados do petróleo e as condições climáticas no Brasil e nos Estados Unidos, que aumentam a atenção de produtores e compradores sobre a oferta da fibra.

No mercado spot, a comercialização ocorre de forma pontual, voltada principalmente ao atendimento de necessidades imediatas e à reposição de estoques. Segundo pesquisadores do Cepea, um volume maior de negócios ainda é limitado pelo desencontro entre as expectativas de compradores e vendedores.

Publicidade

Do lado da demanda, indústrias relatam dificuldade em repassar aos fios e demais manufaturados as recentes valorizações da matéria-prima e de outros insumos. Com as vendas no varejo enfraquecidas, as compras seguem cautelosas ao longo da cadeia produtiva.

Entre os fatores que restringem o consumo estão os juros elevados, o alto endividamento das famílias e a inflação, que reduzem o fôlego do varejo e pressionam a indústria têxtil.

VGN

Colaborou: Astrogildo Nunes – [email protected]

Publicidade
Continue Lendo

Agronegócio

Café tem ritmo lento, mas expectativa é de safra volumosa

Publicado

em

Gerada por IA

 

A colheita da safra 2026/27 de café arábica no Brasil ainda avança em ritmo lento na maior parte das regiões produtoras, mas o bom desenvolvimento das lavouras mantém a expectativa de uma temporada volumosa. Segundo levantamento do Cepea divulgado nesta quarta-feira (29.04), os trabalhos de campo começaram de forma mais efetiva apenas na Zona da Mata de Minas Gerais.

No Sul de Minas, uma das principais regiões produtoras do país, a maioria dos cafeicultores ainda não iniciou a colheita. A previsão é de que as atividades ganhem força somente a partir da segunda quinzena de maio.

No Cerrado mineiro, importante praça produtora de arábica, o início efetivo da colheita deve ocorrer apenas no fim de maio, comportamento considerado típico para a região, conforme pesquisadores do Cepea.

Publicidade

Em São Paulo, parte dos produtores da região de Garça já começou os trabalhos, mas o volume colhido ainda é pequeno. Na Mogiana paulista, a expectativa é de que a colheita tenha início em aproximadamente duas semanas, entre meados e o fim de maio.

No Noroeste do Paraná, as atividades também estão começando, mas podem sofrer atraso por causa das chuvas recentes. A tendência, segundo agentes consultados pelo Cepea, é de normalização assim que o tempo firmar.

Apesar do ritmo inicial mais lento, o cenário das lavouras é considerado positivo. Produtores e agentes do setor relatam bom desenvolvimento tanto do café arábica quanto do robusta, o que reforça a perspectiva de uma colheita expressiva. A Conab projeta safra recorde para o Brasil nesta temporada.

VGN

Colaborou: Astrogildo Nunes – [email protected]

Publicidade
Continue Lendo

Tendência