Agricultura
Setor sucroenergético – ‘Conexão Cana’ foca no cenário tecnológico da cultura

Divulgação
São Paulo (SP) – Especialistas na cultura da cana-de-açúcar e na produção de açúcar, etanol e energia se reúnem na paulista São Pedro, no próximo dia 21, no evento técnico Conexão Cana 2025. O encontro da consultoria AgroCiência terá entre os destaques a companhia Sipcam Nichino, que distribui no país um amplo portfólio para controle de pragas, doenças, plantas invasoras e também para a bioestimulação dos canaviais.
Durante o Conexão Cana, a Sipcam Nichino estará presente com objetivo de esclarecer a relação entre técnicas de bioestimulação, aumento de produtividade e longevidade de canaviais. A companhia foi pioneira no país no lançamento de uma plataforma de bioestimulantes, formada pelas soluções Abyss®, Blackjak®, Nutex® Premium e Stilo® Verde.
Segundo o engenheiro agrônomo da companhia, Ian Lucas Rocha, especialista de desenvolvimento de mercado, atualmente de 30% a 40% da cana plantada no país já recebem aplicações desses insumos, formulados à base de ácidos húmicos e fúlvicos. “Bioestimulantes podem aumentar a produtividade em torno de dez a vinte toneladas de cana por hectare, se utilizados corretamente”, ele diz.
Conforme Rocha, produtos como Abyss® e Blackjak® transferem benefícios à chamada ‘rizosfera’, o ambiente próximo ao sistema radicular da cana-de-açúcar. “Potencializam a absorção de nutrientes, a sinergia com microrganismos benéficos de solo e têm efeito direto no vigor do enraizamento. Com mais raiz, a cana se desenvolve com qualidade superior”, continua Rocha.
De acordo com o agrônomo, as soluções Abyss®, Blackjak®, Nutex® Premium e Stilo® Verde combatem estresse hídrico, fomentam melhor desenvolvimento vegetativo da cana-de-açúcar e potencializam a longevidade de canaviais.
“A cana compreende uma cultura sujeita a impactos desfavoráveis vindos do trânsito intenso de maquinário, da compactação do solo e de ataques de pragas como nematoides, cigarrinha, cupins e ‘Sphenophorus’”, aponta Rocha. “Em contrapartida, responde bem aos bioestimulantes em todos os ambientes de produção”, ele complementa.
Herbicidas e qualidade de formulações
Na área de controle de plantas daninhas, a companhia destaca no Conexão Cana sua solução Leale®. De acordo com Ian Rocha, trata-se de um herbicida seletivo cuja formulação foi testada e aprovada pelos principais institutos de pesquisas e consultoria do Brasil. “Viabiliza o controle satisfatório de invasoras em pré ou pós-emergência, sendo seletivo à cana-de-açúcar”, reforça o agrônomo.
“Mais do que nunca, precisamos falar sobre a qualidade da formulação de herbicidas como um fator decisivo para diferenciar esses produtos no mercado”, prossegue Ian Rocha. A formulação de Leale®, ele explica, desenvolvida no Brasil e comercializada há mais de dez anos, agrega eficácia no controle de invasoras e otimiza o preparo da aplicação. “Não causa ‘injúrias’ na cultura ou problemas na mistura de tanque”, ele conclui.
Criada em 1979, a Sipcam Nichino resulta da união entre a italiana Sipcam, fundada em 1946, especialista em agroquímicos pós-patentes e a japonesa Nihon Nohyaku (Nichino). A Nichino tornou-se a primeira companhia de agroquímicos do Japão, em 1928, e desde sua chegada ao mercado atua centrada na inovação e no desenvolvimento de novas moléculas para proteção de cultivos.
Fernanda Campos
Colaborou: Astrogildo Nunes – [email protected]
Agricultura
AgriZone define o apoio do agro na luta contra as mudanças climáticas, diz ex ministro

O ex-ministro da Agricultura Roberto Rodrigues definiu a Agrizone, espaço temático coordenado pela Embrapa na COP30, como a iniciativa do evento que melhor define a contribuição do agro no enfrentamento das mudanças climáticas.
Entre os destaques do local estão as vitrines demonstrativas a campo em que os visitantes podem conhecer, de perto, sobre intensificação sustentável e diversificação de sistemas produtivos, além de entender as iniciativas da Embrapa para desenvolvimento dos protocolos de agropecuária de baixo carbono e ainda as vitrines tecnológicas para agricultura familiar.
A AgriZone fica localizada na Embrapa Amazônia Oriental, na Travessa Dr. Enéas Pinheiro, no bairro Marco, em Belém, a aproximadamente 1,8 km da Blue Zone. O espaço estará aberto ao público de 10 a 21 de novembro, das 10h às 18h. A entrada é gratuita, com inscrição prévia ou realizada no local.
Com uma programação dinâmica, composta por exposições imersivas, painéis interativos, pavilhões com vitrines vivas, cinco auditórios para 400 atividades (palestras, workshops e painéis), espaços para alimentação, apresentações culturais, experiências gastronômicas, lançamentos de tecnologias e publicações, a AgriZone convida o público da COP30 a conhecer de perto as soluções desenvolvidas pela Embrapa em parceria com governos, empresas e produtores.
- Veja em primeira mão tudo sobre agricultura, pecuária, economia e previsão do tempo: siga o Canal Rural no Google News!
A programação foi montada a partir de uma chamada pública feita pela Embrapa em que organizações relacionadas, direta ou indiretamente, à agricultura, à segurança alimentar e à mudança do clima, submeteram propostas para a organização de eventos e iniciativas dentro da AgriZone.
As 450 propostas recebidas passaram por análise de grupo de trabalho específico composto por pesquisadores e técnicos de diferentes áreas, resultando em uma programação plural e inclusiva, abrigando diversos setores, desde organizações não governamentais e entidades da agricultura familiar até instituições financeiras, ministérios, representações do agronegócio e organismos internacionais.
O post AgriZone define o apoio do agro na luta contra as mudanças climáticas, diz ex ministro apareceu primeiro em Canal Rural.
Agricultura
Governo anuncia publicação de 10 portarias de demarcação indígena

A ministra dos Povos Indígenas Sônia Guajajara, anunciou nesta segunda-feira (17) a assinatura de dez novas portarias declaratórias de demarcação de terras indígenas pelo Ministério da Justiça nos próximos dias.
Os documentos envolvem os seguintes territórios:
- TI Vista Alegre (AM – Mura)
- TI Tupinambá de Olivença (BA – Tupinambá)
- TI Comexatibá (BA – Pataxó)
- TI Ypoí Triunfo (MS – Guarani)
- TI Sawré Ba’pim (PA – Munduruku)
- TI Pankará da Serra do Arapuá (PE – Pankara)
- TI Sambaqui (PR – Guarani)
- TI Ka’aguy Hovy (SP – Guarani)
- TI Pakurity (SP – Guarani)
- TI Ka’aguy Mirim (SP – Guarani)
“Como parte do nosso compromisso, o Brasil anuncia a regularização e proteção de 63 milhões de hectares de terras indígenas e quilombolas até 2030”, declarou a ministra durante anúncio de iniciativa global dedicada a garantir os direitos territoriais de povos indígenas, afrodescendentes e comunidades tradicionais, com a meta coletiva de proteger 160 milhões de hectares. Ao todo, 15 países apoiaram a iniciativa.
Segundo a ministra, desse total, 4 milhões de hectares são em territórios quilombolas e os outros 59 milhões são territórios distribuídos em dez territórios indígenas com processos na câmaras de destinação de áreas pública que serão incorporados pelo Plano Integrado de Implementação da Política Nacional de Gestão Territorial e Ambiental de Terras Indígenas (PNGATI).
O post Governo anuncia publicação de 10 portarias de demarcação indígena apareceu primeiro em Canal Rural.
Agricultura
Brasil conquista 50 medalhas em concurso mundial de queijos

O Brasil voltou a se destacar no World Cheese Awards 2025 (WCA), realizado na Suíça, trazendo para casa 50 medalhas em meio a mais de 5 mil queijos inscritos de mais de 50 países. Entre os premiados, três produtos desenvolvidos em Toledo, no Oeste do Paraná.
- Veja em primeira mão tudo sobre agricultura, pecuária, economia e previsão do tempo: siga o Canal Rural no Google News!
O World Cheese Awards é reconhecido como a maior competição dedicada exclusivamente aos queijos, reunindo desde grandes indústrias até pequenos produtores artesanais.
Nesta edição, 265 especialistas compuseram o júri, as avaliações foram realizadas às cegas, considerando critérios como sabor, aparência, aroma, corpo e textura. O evento reúne queijeiros, varejistas, compradores e alimentos de diversos países para julgar mais de 5 mil queijos provenientes de mais de 40 nações.
Medalhas brasileiras
O Brasil marcou presença entre os premiados do World Cheese Awards, com cinco queijos classificados como ouro, 19 como prata e 26 como bronze. As distinções contemplam produtores de diferentes regiões, incluindo São Paulo, Santa Catarina, Paraná, Minas Gerais, Goiás, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul.
Paraná
Entre os queijos do Paraná, os destaques foram Abaporu, Saint Marcellin e Garoa Tropical. O Abaporu, de massa mole e casca lavada, recebeu medalha de prata ao impressionar os jurados com notas de baunilha, amêndoas e especiarias como canela e cravo. O queijo já havia conquistado ouro no Mondial du Fromage, na França.
O Saint Marcellin, também prata, é um produto comercial da queijaria Flor da Terra e já acumula diversos reconhecimentos, entre eles, estar entre os dez melhores queijos do Brasil em 2023 e garantir prata no Mondial du Fromage 2025.
Fechando a lista, o Garoa Tropical recebeu bronze. Inspirado nas antigas técnicas que utilizavam frutas cítricas para coagulação do leite, o queijo se destaca pelo sabor diferenciado e pela textura singular resultante de enzimas naturais dessas frutas.
Vencedor
O grande vencedor do World Cheese Awards 2025 foi o Gruyère AOP Vorderfultigen Spezial, produzido pela queijaria suíça Bergkäserei Vorderfultigen. Reconhecido pelo equilíbrio entre textura, maturação e um sabor marcante típico dos queijos alpinos, o rótulo superou mais de 5 mil concorrentes de mais de 40 países.
O post Brasil conquista 50 medalhas em concurso mundial de queijos apareceu primeiro em Canal Rural.
-

Agronegócio6 dias atrásBrasil pode ampliar participação no mercado global de produtos sustentáveis da Amazônia, diz ApexBrasil
-

Mato Grosso6 dias atrásAdvogado e consultor Eduardo Mello lança atuação estratégica para reestruturação empresarial extrajudicial
-

Mato Grosso5 dias atrásJBS transforma resíduos de couro em fertilizantes na Itália e reforça economia circular
-

Transporte5 dias atrásPolícia Civil cumpre buscas contra grupo envolvido em distribuição de drogas e armas em Várzea Grande
-

Transporte6 dias atrásPolícia Civil prende homem por ameaçar e agredir companheira grávida com o objetivo de provocar aborto
-

Mato Grosso5 dias atrásMato Grosso confirma três casos de intoxicação por metanol
-

Mato Grosso5 dias atrásUboi, da JBS, ultrapassa 5 milhões de cabeças de gado transportadas no Brasil
-

Agronegócio5 dias atrásÍndia deve liberar 30 milhões de toneladas de arroz no mercado global e acende alerta no setor brasileiro







































