Mato Grosso
Com incentivo do Governo de MT, o produtor de Aripuanã colhe primeira safra de café

Produtor Maurílio em sua propriedade, sítio Paraíso – Aripuanã – Foto por: Assessoria Seaf
Os investimentos realizados pelo Governo de Mato Grosso estão criando novas oportunidades na agricultura familiar. A história do produtor, Maurílio Márcio Lima, de Aripuanã, é um exemplo disso. Aos 60 anos, ao lado da esposa, ele trocou a criação de gado pelo cultivo do café e já colhe os primeiros resultados. Com incentivo da Secretaria de Estado de Agricultura Familiar (Seaf) e assistência técnica da Empresa de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Empaer), o casal cuida sozinho de 4.600 pés de café em 1,5 hectare. A experiência, que começou com incentivo público, já virou paixão e alternativa de renda para a família.
“A gente mexia com o gado, aí resolvemos mexer com o café. Vamos tentar plantar mais um pouco, porque estou achando muito boa essa produção. Esse é o primeiro ano da colheita, e é só eu e minha esposa que cuidamos”, contou seo Maurílio.
Habituado à lida no campo, ele destaca que a transição para a cultura do café não foi difícil, especialmente com o apoio técnico constante. “A gente já é acostumado a lidar aqui no sítio, então não temos muita dificuldade. Em cada passo temos o apoio da Seaf, do técnico da Empaer e da Secretaria de Agricultura. Eles olham, fazem análise da terra, é um apoio muito bom”, afirmou.
A conexão com a cultura do café veio justamente por meio da Seaf em parceria com o município. Para Maurílio, cultivar a terra é mais do que um trabalho, é uma forma de vida.
“Se eu tivesse condições de plantar mais café, eu plantaria. Na minha rotina, o que mais gosto de fazer é lidar com o café. Hoje, com esse Governo, está bem melhor. Temos mais força e incentivo para trabalhar. A gente tem o apoio da prefeitura também. Agora estou até animado a iniciar a produção de mel, com apoio da Seaf e assistência da Empaer vamos ter condições de aprender também a produzir mel”, compartilhou.
O Dia Internacional do Café é lembrado no dia 1º de outubro por 75 países membros da Organização Internacional do Café (OIC), e o principal produtor mundial é o Brasil. No ranking nacional Mato Grosso ocupa a nona posição, e a maior parte da produção está na agricultura de pequena escala.
Impacto direto das políticas públicas
A prefeita de Aripuanã, Seluir Peixer, ressalta a importância do investimento que vem sendo entregue aos pequenos produtores e o impacto disso no município. “Aqui na propriedade do seo Maurílio a gente vê a importância de quando há incentivo, de quando tem o olhar do Governo para o produtor iniciar uma produção e para ele querer ficar em sua terra e ter como sobreviver dela. A gente vê o pedacinho de terra do seo Maurílio, quase 5 mil mudas de café e agora, em pouco tempo, ele vai colher sua primeira safra”, destacou.
Segundo ela, o investimento em infraestrutura e equipamentos vem mudando a realidade no campo. “Nos últimos anos, o nosso Governo tem investido muito em infraestrutura para o produtor de pequena escala. O município recebeu patrulha mecanizada, irrigação; e isso está fazendo a diferença para eles quererem ficar na terra, mas ficarem felizes, produzindo e colhendo com qualidade”, reforçou
A prefeita também destacou a parceria com os órgãos estaduais: “A gente é grato ao nosso Governo, juntamente com a Seaf e a Empaer com assistência técnica. Às vezes o produtor está ali preocupado em plantar e fazer o essencial que é a água para molhar, mas existe todo o conhecimento técnico, o tempo certo de clima, e aí entra o governo. A agricultura de pequena escala é a nossa força, o nosso orgulho”, destacou a prefeita.
Tecnologia e conhecimento transformando realidades
Walison Mendonça de Souza, técnico agropecuário da Empaer, é o responsável pelo acompanhamento da propriedade de seo Maurílio e explica os benefícios da escolha pela cultura do café clonal, que tem alta produtividade e exige menos mão de obra.
“A receptividade do produtor para atuar com a cultura do café aqui em Aripuanã é muito boa, porque ela ocupa pouco espaço e tem alta rentabilidade. Um exemplo: na propriedade do seo Maurílio temos 1,5 hectare do lado da casa dele. Ele está o tempo todo presente e consegue acompanhar tudo. Ele e a esposa, mesmo com idade mais avançada, mantêm uma roça muito bem cuidada”, explicou.
O técnico agropecuário ainda esclareceu que o uso de tecnologias simples está ao alcance do produtor e facilita o manejo. “A irrigação é automatizada, basta abrir o registro e monitorar. Quando surge alguma dúvida ou necessidade, eles nos procuram e damos o suporte. Isso torna o processo produtivo mais leve e eficiente”, completou.
Expansão regional da cultura do café

Na ponta a direita, o gestor regional da Empaer, José Aparecido
O gestor territorial da Empaer no Vale do Arinos e Juruena, José Aparecido dos Santos, explica que o cultivo de café tem se expandido em diversos municípios da região, graças ao apoio do Estado.
“A cultura do café é nova em Aripuanã, mas vem se desenvolvendo, especialmente no distrito de Conselvan. Isso é reflexo direto do apoio do Governo, que distribui mudas, calcário, kits de irrigação e oferece assistência técnica constante. Sempre que o produtor entra em contato, tentamos atender o mais rápido possível. A comunicação digital também tem ajudado muito nesse processo”, afirmou.
José Aparecido cita o avanço em outras cidades da região: “Já temos ações em Brasnorte, Juara, Juína, que hoje é a segunda maior produtora de café do estado, além de Castanheira, Juruena e Cotriguaçu. Mas o destaque vai para Colniza, nosso polo, com mais de 5 mil produtores familiares e mais de 11 mil hectares de café plantado”.
A comercialização também já está no radar da equipe técnica. “Nosso foco agora é garantir que esses produtores tenham não só produtividade, mas também qualidade. Estamos incentivando o beneficiamento do café para que agreguem valor ao produto. Juína, por exemplo, já foi contemplada com uma recolhedora de café, que reduz o custo com mão de obra. O Estado, por meio da Seaf, está trabalhando para viabilizar novas máquinas para outras regiões. Estamos muito animados com o futuro da cafeicultura familiar no estado”, salientou.
Vânia Neves | Seaf/Empaer
Colaborou: Astrogildo Nunes – [email protected]
Mato Grosso
Mato Grosso pratica menor alíquota de ICMS do país; preço dos combustíveis é resultado de fatores de mercado

Secom-MT
Mato Grosso pratica a menor alíquota do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) do país sobre o etanol hidratado. No estado, a alíquota é de 10,5%, enquanto nos demais estados a carga tributária varia entre 12% e 22%.
O preço dos combustíveis pago pelo cidadão é influenciado por diversos fatores da cadeia produtiva, que vão desde o valor do petróleo no mercado internacional até os custos de distribuição, revenda e a incidência de tributos federais e estaduais, que variam conforme o produto.
Entre os benefícios concedidos na cadeia de combustíveis, destaca-se o setor de aviação, que conta com redução da base de cálculo do ICMS sobre o querosene de aviação (QAV), resultando em carga tributária entre 2,72% e 7%, com finalidade de fomentar a aviação regional, conforme critérios previstos na legislação.
Também recebem incentivos o gás natural (GNV), com carga reduzida de 2%, e o etanol anidro produzido no estado, que conta com abatimento de R$ 0,23 por litro no valor do ICMS devido.
Apesar de compor o preço final, o tributo estadual é apenas um dos elementos do valor pago pelo consumidor. Entre os principais fatores que influenciam o preço estão o custo de produção ou importação do combustível, a política de preços das refinarias, além das despesas com transporte, armazenamento e a margem de lucro de distribuidores e postos revendedores.
Além disso, também há incidência de tributos federais, como PIS/Cofins, que integram a composição do preço.
A forma de tributação também influencia essa composição. Para combustíveis como gasolina, etanol anidro, diesel, biodiesel e gás liquefeito de petróleo (GLP), o ICMS segue o modelo ad rem, definido pelo Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz), com valor fixo em reais por litro. Nesses casos, o imposto é recolhido uma única vez na cadeia, geralmente na etapa de produção ou importação.
Já para o querosene de aviação (QAV), o etanol hidratado e o gás natural (GNV e GNL), a tributação é sobre o valor do produto. Nesses casos, o cálculo do ICMS utiliza o Preço Médio Ponderado ao Consumidor Final (PMPF), apurado pela Secretaria de Fazenda (Sefaz), que reflete os preços efetivamente praticados no mercado.
Assim, quando há redução nos preços ao consumidor, o PMPF também diminui, resultando em menor base de cálculo do ICMS e, consequentemente, em menor valor de imposto a ser recolhido. Da mesma forma, aumentos nos preços praticados levam à elevação do indicador.
Lorrana Carvalho | Sefaz-MT
Colaborou: Astrogildo Nunes – [email protected]
Mato Grosso
Seminário na ALMT debate estratégias para combater avanço da violência nas escolas de Mato Grosso

Violência escolar pauta seminário na Assembleia – Foto: ALMT
O crescimento dos casos de agressividade no ambiente de ensino mobilizou especialistas e autoridades na Assembleia Legislativa de Mato Grosso. Na última quinta-feira (23), a suplente de deputada estadual Sheila Klener promoveu o Primeiro Seminário Mato-Grossense de Combate à Violência nas Escolas, com o objetivo de tirar do papel ações práticas de prevenção.
O encontro reforça as diretrizes da Lei 13.172, de autoria da parlamentar, que instituiu o mês de abril como o período oficial de conscientização e enfrentamento da violência escolar em todo o estado.
Números do IBGE acendem o alerta
Durante o seminário, foram apresentados dados preocupantes que mostram uma mudança no comportamento juvenil. Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), os casos de agressão física entre estudantes praticamente dobraram nos últimos anos.
Especialistas e representantes das forças de segurança discutiram que a solução para a violência escolar vai muito além de “muros altos”. Entre as medidas propostas durante o evento, destacam-se:
* Monitoramento Ativo: Identificação precoce de conflitos entre grupos de alunos;
*Acolhimento Emocional: Fortalecimento da saúde mental dentro das unidades de ensino;
*Rede de Apoio: Integração real entre família, professores, gestores e conselhos tutelares;
*Educação Não-Violenta: Campanhas contínuas de conscientização sobre bullying e respeito mútuo.
Para Sheila Klener, o seminário é um marco para que o estado deixe de apenas reagir a tragédias e passe a prevenir situações de risco. “O ambiente escolar precisa voltar a ser um local de paz e aprendizado seguro”, ressaltou.
União de Esforços
O debate reforçou que o combate à violência exige uma atuação multidisciplinar, envolvendo o poder público e a comunidade escolar de forma ininterrupta. A expectativa é que as conclusões do seminário sirvam de base para novos protocolos de segurança nas escolas mato-grossenses.
A reportagem do CenárioMT apoia o debate por escolas mais seguras. Você acredita que a presença de policiais ou seguranças armados nas escolas resolveria o problema da violência? Deixe seu comentário abaixo.
Fonte: CenárioMT
Colaborou: Astrogildo Nunes – [email protected]
Mato Grosso
Mulheres no Agro: Liderança e inovação transformam a produção rural em Sorriso

Mulheres ampliam protagonismo no campo e estimulam a produção rural na região de Sorriso
A paisagem do campo em Sorriso, a capital nacional do agronegócio, está mudando. Mais do que braços no trabalho pesado, as mulheres assumiram de vez as rédeas da gestão, da tecnologia e da tomada de decisão nas propriedades rurais. Deixando para trás o papel de coadjuvantes, produtoras locais agora lideram desde assentamentos até grandes projetos de inovação sustentável.
O apoio de iniciativas como o CAT Sorriso (Clube Amigos da Terra) tem sido o combustível para essa transformação, oferecendo capacitação, suporte técnico e visibilidade para quem produz no coração de Mato Grosso.
Da Pitaya aos Orgânicos: Histórias de Sucesso
O protagonismo feminino se manifesta em diferentes frentes na região. Conheça as trajetórias de quem está mudando a cara da produção local:
“A mulher hoje cuida de tudo”
Luciana Estruzani, moradora do Assentamento Jonas Pinheiro, reflete a mudança de gerações. “Antigamente a mulher era para ficar na cozinha. Hoje não. Eu estou à frente de tudo na tomada de decisões”, afirma a produtora, que gerencia desde a colheita até as vendas e a administração da propriedade.
Já para Maricilda Ludwig, o despertar para o novo veio através do Fórum Regional de Mulheres promovido pelo CAT. O encontro foi o ponto de virada para que ela investisse em tecnologia e mudasse o foco da sua chácara para produtos orgânicos de alto valor agregado.
O Papel do CAT Sorriso e o Selo de Origem
A Associação Clube Amigos da Terra tem sido fundamental para chancelar essa qualidade. Atualmente, 18 agricultores familiares da região possuem o Selo de Identificação de Origem da Agricultura Familiar, que garante rastreabilidade e valoriza o produto no mercado.
“As mulheres sempre estiveram presentes no agro, mas hoje assumem cada vez mais papéis de liderança na gestão, na adoção de tecnologia e na sustentabilidade”, ressalta Márcia Becker Paiva, presidente do CAT Sorriso.
💡 Impacto Social
O fortalecimento da presença feminina no campo não apenas inova a produção, mas também fortalece as famílias rurais e garante o futuro da agricultura responsável em Mato Grosso.
Fonte: CenárioMT
Colaborou: Astrogildo Nunes – [email protected]
-

Mato Grosso6 dias atrásPrefeitura confirma 3 casos suspeitos de meningite; menina morreu e aulas são suspensas em Sinop
-

Mato Grosso6 dias atrásSinop: estande da prefeitura na Norte Show apresenta oportunidades de investimento e atrativos turísticos
-

Agronegócio6 dias atrásCotações Agropecuárias: Demanda sustenta reação do feijão carioca; preto segue sob pressão
-

Meio Ambiente6 dias atrásRedução das chuvas em abril eleva risco de perda para culturas de segunda safra
-

Agronegócio7 dias atrásAlta dos hortifrúti eleva cesta básica ao maior preço já registrado
-

Pecuária6 dias atrásRaça Canchim recebe certificação para carne premium
-

Mato Grosso6 dias atrásGoverno de MT investiu ano passado R$ 300 milhões no SER Família Habitação
-

Agronegócio6 dias atrásFrango fica mais barato que carnes de boi e porco






































