Mato Grosso
Mauro diz confiar em Botelho e vai atuar para convencer eleitorado de que ele é o melhor para Cuiabá

O governador Mauro Mendes (União) defende o nome do presidente da Assembleia Legislativa, deputado Eduardo Botelho (União) como o melhor para resgatar Cuiabá da crise instalada na administração municipal. O chefe do Executivo destaca a capacidade de gestão do parlamentar e defende que o colega de partido é o melhor candidato no atual cenário.
“Nós vamos mostrar o porquê eu fiz essa escolha pelo Eduardo Botelho como nosso candidato, e como eu acredito que ele pode resgatar Cuiabá neste momento e será o melhor candidato”, afirmou Mendes ao garantir que irá trabalhar junto ao eleitorado cuiabano para convencê-lo de que Botelho tem capacidade para administrar a capital.
O chefe do Executivo ainda destacou que a capital vive um período obscuro e a população tem vergonha de Cuiabá. “É uma cidade cheia de buracos, suja, aparecendo em noticiários com escândalos de corrupção. Então temos que passar a limpo isso e o Botelho tem condições de fazer bem esse papel”, declarou.
Mauro destacou ainda que Botelho é experiente, tem boa habilidade política, tendo demonstrado isso como presidente da Assembleia, além de ser também um bom administrador, uma vez que vem da iniciativa privada e sabe a importância de uma boa gestão do dinheiro.
Além disso, o governador também falou sobre a importância de Botelho poder contar com o governo do Estado, acreditando que isto seja fundamental para transformar Cuiabá em uma cidade que dê orgulho e corresponda com um estado que está em crescimento, com destaque na economia, além de trabalhar em conjunto na busca por alternativas e soluções para os problemas da cidade.
“Você convence o eleitorado com diálogo e boas propostas, mostrando o que pretende fazer para tirar Cuiabá do buraco que se encontra. E eu vou atuar para ajudar o Botelho para convencer todos os cidadãos cuiabanos. Este é um momento de debater os problemas de Cuiabá e claro, quais serão as medidas necessárias para fazer com que nossa cidade volte a ser pujante. Então vamos focar nossa energia em debater nossa capital, seus problemas e as alternativas”, afirmou.
Mato Grosso
Programa SER Família Capacita forma mais nove turmas em cursos profissionalizantes gratuitos

Mais 124 alunos celebraram a conclusão de cursos profissionalizantes ofertados pelo Programa SER Família Capacita, realizado pelo Governo de Mato Grosso.
A cerimônia de formatura, realizada nesta sexta-feira (18.7), marcou a conquista de novos caminhos para os formandos, que agora estão prontos para ingressar ou se reposicionar no mercado de trabalho.
Idealizado pela primeira-dama Virginia Mendes, o programa é gerenciado pela Secretaria de Estado de Assistência Social e Cidadania (Setasc), em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai-MT).
Foram formadas turmas nos cursos de Assistente Administrativo, Assistente de Recursos Humanos, Assistente Contábil Financeiro, Eletricista de Instalações Prediais, Operador de Computador e Mecânico de Refrigeração e Climatização Residencial.
Durante a cerimônia, o secretário adjunto de Cidadania da Setasc, Emerson Toledo, destacou a importância da iniciativa para a transformação social e econômica dos participantes.
“Hoje é um momento de alegria, pois celebramos a formatura de nove turmas certificadas pelo Senai, nosso parceiro técnico. Esse é um sonho idealizado pela primeira-dama Virginia Mendes, com apoio do governador Mauro Mendes e sob liderança do nosso secretário Klebson Gomes. Já alcançamos 138 municípios e formamos mais de 1.300 turmas. Estamos prestes a atingir 50 mil vagas ofertadas. Isso é o Governo de Mato Grosso enfrentando a vulnerabilidade social com qualificação e oportunidade”, afirmou Emerson.
Um dos formandos, Edinelson Romero, concluiu o curso de Mecânico de Refrigeração e Climatização Residencial e afirmou que, no início, a sua motivação foi a necessidade da família.
“A manutenção de equipamentos de refrigeração tem um custo elevado, então decidi aprender para fazer os serviços preventivos em casa. Foram dois meses muito proveitosos, com um professor dedicado, que compartilhou toda sua experiência. Tivemos aulas práticas, visitas ao CRAS, tudo isso agregou muito”, destacou.
O formando também revelou seus planos para o futuro e celebrou a importância da qualificação.
“Agora, a ideia é fazer uma parceria com colegas do curso. Um já tem o local, eu tenho algumas ferramentas, vamos adquirir o restante e começar a trabalhar. O mercado é amplo e o calor está chegando, então a oportunidade está aí. Sou muito grato ao Programa SER Família Capacita. Eu até procurei um curso pago no Senai, mas fui contemplado pelo programa, que veio na hora certa para mim e para tantos outros”, concluiu Edinelson.
A formanda Thaline Alves, que concluiu o curso de Assistente Administrativo, já está empregada na área e afirma que a capacitação foi fundamental para sua recolocação profissional.

Thaline à direita com sua colega de turma, Nathalia Amorim. Foto: João Reis | Setasc-MT
“O curso me ajudou muito a rever conteúdos e me atualizar. Hoje já estou trabalhando na área e, sem dúvidas, isso fez a diferença no meu processo de contratação. O mercado está cada vez mais exigente e a gente precisa se capacitar constantemente. Para quem está indeciso, eu diria: não perca tempo. Aprender nunca é demais”, incentivou.
Ela também destacou o impacto social da iniciativa.
“O Programa SER Família Capacita é de grande reconhecimento porque atende justamente quem mais precisa. A gente aprende muito em poucos meses, e sem precisar pagar por isso. Um curso desses custaria caro em instituições privadas. O programa ajuda quem quer crescer”, completou Thaline.
O diretor regional do Senai-MT, Carlos Braguini, ressaltou a importância da parceria com o Governo do Estado e o impacto do programa em Mato Grosso.
“Hoje celebramos a formatura de 120 alunos pelo Programa SER Família Capacita, que reflete uma parceria sólida entre o Governo do Estado e o Senai. Já qualificamos quase 30 mil pessoas em 139 municípios e estamos próximos de alcançar 50 mil. Essa união fortalece as estratégias para oferecer oportunidades reais de emprego, empreendedorismo e desenvolvimento para a população mato-grossense. Parabenizo o Governo do Estado por essa iniciativa que tem transformado vidas em todo o estado”, concluiu.
O Programa SER Família Capacita faz parte das ações sociais do Governo de Mato Grosso e tem como objetivo oferecer qualificação gratuita e de qualidade para pessoas em situação de vulnerabilidade social. Por meio da parceria com o Senai, o programa garante formação profissional em diversas áreas, ampliando as chances de empregabilidade e inclusão produtiva dos beneficiários.
Colaborou: Astrogildo Nunes – [email protected]
Mato Grosso
Secretaria de Saúde intensifica treinamento para controle de escorpiões e aranhas

O treinamento fi feito com o objetivo de fortalecer as ações de vigilância e o controle desses animais – Crédito – SES-MT
A Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT) realizou, de segunda a sexta-feira (14 a 18.7), em Peixoto de Azevedo, uma capacitação sobre epidemiologia, taxonomia, morfofisiologia, identificação e controle de escorpiões e aranhas para os profissionais da Vigilância em Saúde de 11 municípios atendidos pelos Escritórios Regionais de Saúde (ERS) de Peixoto de Azevedo e Colíder.
Participaram técnicos dos municípios de Peixoto de Azevedo, Guarantã do Norte, Matupá, Novo Mundo, Terra Nova do Norte, Colíder, Itaúba, Marcelândia, Nova Canaã do Norte, Nova Guarita e Nova Santa Helena.
Segundo a coordenadora de Vigilância em Saúde Ambiental da SES, Marlene Barros, o treinamento tem 40 horas de duração, com o objetivo de fortalecer as ações de vigilância e o controle desses animais, além de ampliar o conhecimento técnico das equipes, contribuindo diretamente para a prevenção de acidentes e o monitoramento ambiental.
“A ação integra um esforço contínuo da coordenadoria para qualificar os técnicos da área. Assim conseguimos promover uma atuação mais eficaz na proteção da saúde pública em relação aos riscos causados por animais peçonhentos em Mato Grosso”, destacou.
Os biólogos Márcia Alves Brito e João Sansão Maciel, da Coordenadoria de Vigilância em Saúde Ambiental da SES, foram os servidores que ministraram a capacitação.
“O treinamento teve ainda atividade prática, em que os profissionais identificam os locais desses animais e também como os coletar de maneira correta”, explicou a coordenadora.
Os profissionais dos municípios de Sinop, Cláudia, Feliz Natal, Ipiranga do Norte, Itanhangá, Lucas do Rio Verde, Nova Mutum, Nova Ubiratã, Santa Carmem, Sorriso, Tapurah, União do Sul e Vera já receberam o mesmo treinamento ao longo do ano.
“Nos próximos meses, as regiões de Tangará da Serra e de Diamantino serão contempladas com a capacitação para também intensificarem a prevenção de acidentes envolvendo animais peçonhentos.”
A coordenadora reforça a importância do planejamento antecipado por parte dos municípios para a intensificação das ações de prevenção e controle de acidentes com animais peçonhentos, especialmente escorpiões, nos períodos de maior risco.
“Durante o período de queimadas, que se intensifica nos meses mais secos do ano, a destruição do habitat natural dos animais peçonhentos, como escorpiões, serpentes e aranhas, favorece o deslocamento deles para áreas urbanas em busca de abrigo e alimento, aumentando o risco de acidentes, especialmente em áreas periféricas e com acúmulo de entulho ou vegetação”, afirmou Marlene.
Já no período chuvoso, ocorre o alagamento de tocas e ninhos, forçando a migração desses animais para ambientes secos, como residências e edificações públicas, além de favorecer o aumento da população de insetos, que são presas naturais de escorpiões.
Por isso, a SES-MT recomenda que as Secretarias Municipais de Saúde realizem campanhas de orientação à população sobre medidas preventivas – como a vedação de ralos, frestas e vãos em residências –, intensifiquem as vistorias, promovam mutirões de limpeza, atualizem os estoques de soro antiveneno e façam a notificação imediata de acidentes.
O planejamento integrado entre as equipes de Vigilância Ambiental, Atenção Básica e Serviços de Urgência e Emergência é essencial para reduzir a ocorrência e a gravidade dos acidentes.
Colaborou: Astrogildo Nunes – [email protected]
Mato Grosso
Festança de Vila Bela terá danças do Congo e Chorado no domingo (20) e na segunda (21)

Secel-MT
A Festança de Vila Bela da Santíssima Trindade, um dos eventos culturais mais tradicionais do Estado, terá apresentações das Danças do Congo e do Chorado, a partir deste domingo (20.7). Unindo devoção religiosa às práticas culturais de origens africanas, a programação prossegue até 28 de julho com o patrocínio do Governo de Mato Grosso, por meio da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel-MT).
“A Festança de Vila Bela, uma festa bicentenária, representa muito para a cultura de Mato Grosso. O investimento público nesta importante ação é necessária e garante sua permanência, salvaguarda e fortalecimento. Temos muito orgulho de manter viva e pulsante as raízes de nosso povo”, destaca o secretário da Secel, David Moura.
A Dança do Congo começa no domingo, a partir das 18h30, durante cortejos pelas ruas da cidade.
Na segunda-feira (21), a partir das 5h, os congadeiros saem em nova procissão que será finalizada por volta das 10h, ao lado do Ginásio Melânio de Assunção. A apresentação oficial conta ao público a história da luta entre dois reinados africanos.
Também na manhã de segunda o público assiste à Dança do Chorado. Na atividade, mulheres dançam equilibrando garrafas de bebidas sobre suas cabeças para recordar o ritual que buscava livrar homens negros de punições durante o período escravocrata.
Fazem parte da programação, ainda, as rezas cantadas que são realizadas nas casas do rei, rainha, imperador, imperatriz e juízes, os festeiros do evento. A agenda de rezas cantadas ocorre em todas as quatro homenagens religiosas da Festança.
Tanto a Dança do Congo quanto a Dança do Chorado integram a celebração ao Glorioso São Benedito, o santo negro. Iniciada no dia 16 de julho com homenagens ao Senhor Divino do Espírito Santo, o evento cultural e religioso conta ainda com celebrações à Mãe de deus e às Três Pessoas da Santíssima Trindade.
Toda a programação pode ser conferida neste link.
A Festança de Vila Bela da Santíssima Trindade é uma realização da Associação das Tradicionais Irmandades de Vila Bela, com apoio da Prefeitura Municipal e da Assembleia Legislativa de Mato Grosso, e patrocínio do Governo do Estado.
-
Notícias6 dias atrás
Motociclista morre em acidente em avenida de Sinop; 3ª vítima em 3 dias
-
Pecuária6 dias atrás
Cotação do boi gordo tem leve aumento em MT
-
Mato Grosso4 dias atrás
MP mantém Atendimento Pré-Hospitalar pelo Corpo de Bombeiros na Baixada Cuiabana
-
Transporte4 dias atrás
Família busca socorro no quartel e bombeiros salvam recém-nascida engasgada
-
Pecuária4 dias atrás
Com arroba mais forte, Mato Grosso mostra recuperação expressiva na pecuária
-
Transporte4 dias atrás
Polícia Militar prende quatro faccionados por tráfico e apreende drogas e munições
-
Economia4 dias atrás
Produtores de MT são premiados pela JBS no SuperAgro 2025
-
Agronegócio6 dias atrás
Produção de morango é afetada pelo frio, mas segue em andamento