Mato Grosso
Sesc Pantanal cria estande reciclável para a FIT Pantanal com madeira e papelão
Foto: Assessoria
Madeira e papelão compõem o estande reciclável do Polo Socioambiental Sesc Pantanal e do Sistema CNC-Sesc-Senac na Feira Internacional de Turismo do Pantanal (FIT Pantanal), que começou nesta quinta-feira (30/05) e traz as belezas e elementos naturais dos biomas brasileiros, como terra e aguapé. Com conceito socioambiental, o material poderá ser reutilizado ao término da feira, no domingo (02/06), realizada no Centro de Eventos do Pantanal, em Cuiabá (MT).
De acordo com a gerente-geral do Sesc Pantanal, Cristina Cuiabália, a escolha da madeira e do papelão se deve ao baixo impacto ambiental e às possibilidades de reuso. “A construção do estande reflete o compromisso do Sesc Pantanal com a conservação da natureza. Evitar a utilização de resíduo plástico e de uso único é a mínima contribuição que podemos fazer para o planeta, a natureza e o ser humano, já que materiais como o plástico, por exemplo, muitas vezes são totalmente dispensáveis. Temos muitas possibilidades de baixo impacto negativo, alta eficiência e com uma estética mais interessante. Além de prolongar o ciclo de vida dos materiais, a reciclagem desses materiais ainda beneficiará famílias que tiram sua renda das cooperativas”, destaca.
O estande reciclável ainda é um convite para o público admirar as belezas das diferentes regiões do Brasil e conhecer as unidades hoteleiras do Sesc em cada canto. No principal espaço aberto foi construído um teto pergolado que remete a uma árvore, feito com madeira de reflorestamento. Os visitantes terão experiências no corredor sensorial com cores, sons, aromas e texturas dos biomas para explorar os sentidos. Ao final, podem participar de um sorteio interativo com premiação.
Mudas nativas do Pantanal, que são produzidas pela comunidade pantaneira Capão de Angico (Poconé-MT), fazem parte da composição do estande e, além de admirar a flora do bioma, os visitantes também poderão levar uma árvore para casa. Ao todo, serão distribuídas 3 mil mudas.
FIT Pantanal
A FIT Pantanal é a maior feira de turismo da América Latina e tem como tema neste ano “Turismo, Eventos, Agro e Negócios”. A expectativa para este ano é atrair 75 mil pessoas para as diversas atrações abertas ao público.
A programação cultural conta com apresentações de grupos tradicionais como o Grupo de Congo, Grupo Chorado e Grupo Chiquitanos, todos de Vila Bela da Santíssima Trindade, e da Associação Cultural Flor Ribeirinha. Ao longo do evento, outros grupos culturais de diversas regiões do Mato Grosso se apresentarão, incluindo grupos indígenas e associações culturais locais.
Paralelamente, o Festival Gastronômico da Abrasel-MT será realizado com 10 estabelecimentos de Cuiabá, oferecendo uma variedade de pratos e bebidas que representam a rica gastronomia da região. O festival ocorre nos dias 30 e 31 de maio, das 14h às 22h, e nos dias 1º e 2 de junho, das 17h às 22h.
A feira conta com apoio institucional da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) e Prefeitura de Cuiabá, além da parceria com as entidades Sebrae-MT, Seaf-MT, Empaer-MT e trade turístico. O evento é realizado pelo Sistema Comércio de Mato Grosso (Fecomércio, Sesc, Senac e IPF-MT) e Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sedec-MT). A programação completa da FIT Pantanal 2024 pode ser conferida no site www.fit2024.com.br.
Redação/AguaBoaNews
Colaborou: Astrogildo Nunes – [email protected]
Mato Grosso
Cássio Moura assume Secretaria de Esporte de Porto Velho e fala do compromisso com o esporte da Capital
Assessoria
Cássio Moura, homem de confiança do deputado federal Coronel Chrisóstomo (PL), foi nomeado como secretário da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (Semes) de Porto Velho. Cássio Moura agradeceu ao prefeito Léo Moraes (Podemos) pela confiança e destacou seu compromisso em trabalhar para fortalecer o esporte na capital.
“Sou grato ao prefeito Léo Moraes por me confiar essa importante missão. Juntos, vamos trabalhar pelo esporte de Porto Velho, promovendo inclusão social, e oportunidades para toda a população. Este é um grande desafio, mas também uma oportunidade de fazer a diferença para milhares de pessoas”, declarou Moura.
O novo secretário destacou que sua gestão será focada na ampliação de políticas públicas que democratizam o acesso ao esporte, especialmente em áreas periféricas e comunidades carentes. Moura enfatizou que o esporte tem o poder de transformar vidas e que sua meta é garantir que todos os cidadãos de Porto Velho tenham acesso a essa ferramenta.
Com bastante acesso ao deputado Federal Coronel Chrisóstomo, Cássio Moura destacou a importância da parceria e o alinhamento com o prefeito Léo Moraes para viabilizar recursos e projetos. “O apoio político será essencial para atrair investimentos e transformar o esporte de Porto Velho. Essa união entre governo municipal e federal é um grande trunfo para nossa cidade”, afirmou.
Moura falou ainda da importância de uma boa comunicação com os vereadores de Porto Velho, Deputados Estaduais, Deputados Federais e Senadores. Com uma gestão voltada ao diálogo e à eficiência, com o desafio de transformar o esporte em Porto Velho. Entre as metas inclui-se revitalizar a infraestrutura esportiva, apoiar atletas locais e fomentar eventos que movimentam a economia da capital, pontuou o novo secretário.
FONTE: ARIQUEMES190.COM.BR
Colaborou: Astrogildo Nunes – [email protected]
Mato Grosso
Iniciativa de sustentabilidade da Aprosoja MT é reconhecida pelo MAPA e beneficia produtores rurais
Imagem Ilustrativa
Produtores rurais de Mato Grosso que já participam do programa Soja Legal da Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja MT), já podem acessar a plataforma Agro Brasil + Sustentável, do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA).
A plataforma é uma iniciativa do MAPA, em parceria com o Serpro, e tem como principal objetivo reunir e centralizar informações socioambientais relacionadas as propriedades rurais do Brasil. Se tornando assim uma ferramenta estratégica para monitorar e qualificar práticas agrícolas, promovendo a sustentabilidade e a responsabilidade socioambiental no setor agropecuário.
Entre as práticas escolhidas pelo Programa Agro Brasil + Sustentável, está o programa Soja Legal, uma referência em boas práticas agrícolas. E com isso, a Aprosoja MT vai poder cadastrar os participantes, garantindo que as propriedades inscritas tenham a oportunidade de se qualificar socioambientalmente e obter benefícios exclusivos, como a redução de 0,5% na taxa de juros para o custeio no Plano Safra, disponível por meio do Plano Agricultura Responsável, promovido pelo MAPA. Um marco histórico para os produtores, como afirma o vice-presidente da Aprosoja MT, Luiz Pedro Bier.
“Isso é um marco importante porque pela primeira vez o produtor vai ter algum benefício real, um benefício financeiro, participando do programa soja legal, onde ele tem redução de alíquota na taxa de juros das suas operações de créditos no custeio agrícola”, ressaltou Luiz Pedro Bier.
O vice-presidente da Aprosoja MT Luiz Pedro Bier enfatizou ainda que além do desconto na taxa de juros, os produtores que acessarem a plataforma e se qualificarem, vão poder usufruir ainda de outros benefícios.
Os produtores que realizam a qualificação no programa, terão acesso a vantagens exclusivas como, reconhecimento como uma propriedade sustentável, alinhado as melhores práticas socioambientais, fortalecimento da imagem e da competitividade no mercado”, finalizou Bier.
O time de sustentabilidade da Aprosoja MT está entrando em contato com os produtores para explicar como acessar a plataforma e garantir a qualificação. Quem tiver alguma dúvida, pode entrar em contato pelo Canal do Produtor (65) 3027-8100.
Israel Prates janeiro, 20 de 2025
Assessoria de Comunicação
Colaborou: Astrogildo Nunes – [email protected]
Mato Grosso
CHRISÓSTOMO: Deputado compõe comitiva de parlamentares durante posse de Trump
Assessoria
O deputado federal Coronel Chrisóstomo (PL/RO) está nos Estados Unidos desde a última sexta-feira (17), para acompanhar a posse do presidente eleito Donald Trump, marcada para esta segunda-feira (20), em Washington, D.C. Coronel Chrisóstomo é a único parlamentar indígena a fazer parte de uma comitiva de cerca de 30 políticos brasileiros que receberam os convites para prestigiar o evento. O parlamentar garantiu em vídeo que todos os custos da viagem são de recursos próprios.
Nas redes sociais, o deputado publicou um vídeo mostrando o frio intenso e, principalmente, a quantidade de neve na capital americana para seus conterrâneos rondonienses. “Aqui é Coronel Chrisóstomo e vim representar Rondônia com essa tropa forte da direita. Vocês estão vendo a quantidade de gelo, aqui está menos 2 graus e amanhã está previsto 14 graus negativos”, disse o deputado, jogando neve para o alto, mostrando para os rondonienses onde se vive um calor fora do normal devido à mata amazônica.
Chrisóstomo também lamentou a ausência do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), que não pôde viajar por estar sob investigação da Polícia Federal, onde seu passaporte foi retido mesmo sem nenhum processo criminal, mas a pedido do Ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes com apoio da Procuradoria Geral da União (PGR).
Durante as agendas da comitiva de parlamentares brasileiros, em Washington D.C., o Coronel Chrisóstomo realizou uma chamada de vídeo para Bolsonaro, em um momento de oração conjunto entre a comitiva e um dos conselheiros do presidente dos EUA Donald Trump.
A presença dos deputados em Washington reforça cada vez mais a relação entre políticos conservadores brasileiros e a liderança de Donald Trump nos Estados Unidos, que vem sendo construída desde o mandato do presidente Bolsonaro em 2018.
Assessoria
Colaborou: Astrogildo Nunes – [email protected]
-
Notícias7 dias atrás
Lançada primeira cachaça do mundo criada por inteligência artificial
-
Pecuária7 dias atrás
Reino Unido proíbe importação de animais da Alemanha por surto de febre aftosa
-
Pecuária7 dias atrás
Cotação do boi gordo em Mato Grosso começa janeiro em alta
-
Pecuária6 dias atrás
Pecuária será um dos destaques do Show Rural 2025
-
Transporte7 dias atrás
Homem é preso por posse irregular de arma de fogo em Aripuanã
-
Agronegócio6 dias atrás
Puxada pela soja, produção de grãos em MT deve aumentar 4,4% na safra 2024/2025, estima Conab
-
Agronegócio6 dias atrás
Indústrias de MT tiveram o segundo maior crescimento do país em novembro de 2024, segundo IBGE
-
Transporte7 dias atrás
Polícia Militar e Semam realizam fiscalização para coibir pesca predatória durante a piracema em Aripuanã