Conecte-se Conosco

Transporte

Sistema de reconhecimento facial da Sesp prende foragidos da Justiça em Cuiabá

Publicado

em

Christiano Antonucci/Secom-MT

Tecnologia de reconhecimento facial do programa Vigia Mais MT, da Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp-MT), identificou quatro pessoas foragidas da Justiça em Cuiabá. Essas prisões ocorreram durante jogos esportivos na Arena Pantanal, onde 14 câmeras de segurança monitoram as áreas internas e externas do estádio.

Esse sistema de reconhecimento facial está conectado ao Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciosp), que emite um alerta quando um foragido da Justiça passa pelas câmeras de videomonitoramento. A Central de Monitoramento, então, faz uma série de conferências manuais verificando os bancos de dados da Polícia Judiciária Civil e do Banco Nacional de Mandados de Prisão para evitar “falsos positivos”.

Somente após todas verificações, o Ciosp aciona o 10º Batalhão da Polícia Militar, anexo à Arena Pantanal, que faz a abordagem ao foragido da Justiça e o conduz para a Delegacia de Polícia Civil para as providências necessárias.

O superintendente do Ciosp, delegado Cláudio Alvarez Sant’Ana explica que a tecnologia está em fase de testes há cerca de três meses, apresentando resultados positivos.

“Iniciamos as tratativas com a Coordenadoria de Tecnologia da Polícia Civil e a empresa FacePass, através de um investimento do Cuiabá Esporte Clube, em novembro de 2023, e há cerca de três meses,

Publicidade

começamos oficialmente a fazer os testes. A Arena Pantanal é um local com grande movimentação de pessoas e já foram quatro foragidos da Justiça presos através desta tecnologia”, conta.

A prisão mais recente resultado do reconhecimento facial, ocorreu na partida de futebol entre o Cuiabá e Vitória, no dia 5 deste mês. Uma jovem de 23 anos, com mandado de prisão decretado pela Comarca de Ponta Porã (MS) por tráfico de drogas, foi identificada pela tecnologia. Após a confirmação do mandado feita pela Central de Monitoramento do Ciosp, policiais militares foram até a arquibancada e efetuaram a prisão da mulher.

O secretário de Segurança Pública, coronel PM César Roveri destaca que o objetivo é expandir o sistema de reconhecimento facial por meio das câmeras do Vigia Mais MT para todo Mato Grosso, seguindo a determinação do governador Mauro Mendes.

“O Governo do Estado investe pesado no combate à criminalidade e o programa Vigia Mais MT é um exemplo disso. Serão instaladas 15 mil câmeras, o software e o armazenamento das imagens que somam um investimento de R$ 30 milhões, para criar uma verdadeira muralha digital. A tecnologia é uma grande aliada da força humana e unimos essas duas ferramentas em prol da segurança da população mato-grossense”.

Vigia Mais MT 

Publicidade

O Governo do Estado está equipando os 142 municípios de Mato Grosso com 15 mil câmeras de videomonitoramento com objetivo de fortalecer as ações de segurança e reduzir os índices criminais. Sem nenhum custo, a Sesp concede câmeras de três modelos e cabe ao parceiro (prefeitura ou ente privado) arcar com custos da instalação, internet e manutenção.

A partir da integração com a Segurança Pública, as imagens captadas são compartilhadas, em tempo real, nas telas do Ciosp e em celulares funcionais dos policiais locais e outras pessoas autorizadas.

Continue Lendo
Publicidade
Clique Para Comentar

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Transporte

Ação conjunta das forças de segurança resulta na apreensão de quase 36 kg de skunk em Pedra Preta

Publicado

em

Polícia Civil-MT

 

Ação conjunta entre a Polícia Civil, Polícia Rodoviária Federal (PRF) e Polícia Militar, resultou na apreensão de quase 36 kg de skunk, nessa quarta-feira (9/7), em Pedra Preta.

A ação teve início por volta das 9h20, quando a PRF tentou abordar um veículo Citroën Picasso com licenciamento vencido. O condutor desobedeceu à ordem de parada e iniciou fuga em alta velocidade, realizando manobras perigosas que colocaram em risco a vida de outros motoristas. Após cerca de 10 km de acompanhamento, o veículo foi abandonado e o motorista fugiu a pé por uma área de mata.

Dentro do carro, os policiais encontraram 35 tabletes de substância análoga à skunk. O passageiro acabou detido no local, confessando que a droga estava sendo levada de Rio Branco (AC) até Goiânia (GO), e que receberia R$ 15 mil pelo transporte.

Publicidade

Após buscas terrestre e incursões em uma área de mata realizadas pela Polícia Militar e apoio da Polícia Civil com imagens aéreas captadas via drone, o motorista foi localizado, escondido próximo a um córrego. O suspeito apresentava escoriações e também confessou participação no transporte da droga.

Os dois homens foram encaminhados à Delegacia de Pedra Preta, junto com o entorpecente e dentre outros materiais apreendidos.

A ação reforça a eficácia do trabalho integrado entre a Polícia Civil, PRF e PM no combate ao tráfico de drogas e na proteção da população mato-grossense.

Assessoria | Polícia Civil-MT

Colaborou:  Astrogildo Nunes – [email protected]

Publicidade
Continue Lendo

Transporte

Polícia Civil prende homem condenado por tráfico de drogas em Alto Taquari

Publicado

em

Um homem condenado pela Justiça foi preso pela Polícia Civil, na tarde de quarta-feira (9.7), no município de Alto Taquari (479 km ao sul de Cuiabá), durante investigação para apurar crime de furto na cidade.

O condenado, de 30 anos, estava com o mandado de prisão definitivo pelo crime de tráfico de drogas, expedido pela juízo da 3ª Vara Criminal e Cível da Comarca de Juína.

A equipe da Delegacia de Alto Taquari realizava diligência para esclarecer o furto de um aparelho celular, quando obteve informações sobre o possível autor.

O suspeito foi localizado e na abordagem negou a autoria do crime. No entanto, após checagem foi constatada a ordem judicial em aberto, de condenação por tráfico de drogas.

O foragido foi conduzido até a Delegacia de Alto Taquari para as providências cabíveis e, posteriormente, encaminhado para Cadeia Pública de Alto Araguaia, ficando à disposição do Poder Judiciário.

Publicidade
Assessoria | Polícia Civil – MT
Colaborou:  Astrogildo Nunes – [email protected]
Continue Lendo

Transporte

Polícia Civil prende foragido por tentativa de homicídio em Rondonópolis

Publicado

em

PJC

 

A Polícia Civil, por meio da Delegacia Especializada de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), prendeu na tarde desta quarta-feira (9.7), um homem de 37 anos, em cumprimento a mandado de prisão preventiva expedido pela Primeira Vara Criminal de Rondonópolis.

O suspeito é investigado por uma tentativa de homicídio ocorrida em 15 de setembro de 2023, no bairro Jardim Primavera. Na ocasião, ele teria efetuado diversos disparos de arma de fogo contra Carlos de Souza Ramos, então com 35 anos. A vítima foi socorrida a tempo e encaminhada ao atendimento médico, conseguindo sobreviver à tentativa de homicídio.

Desde a data do crime, o investigado encontrava-se foragido. Após os procedimentos legais, ele foi encaminhado à Penitenciária Regional Major Eldo Sá Corrêa (Mata Grande), onde permanece à disposição da Justiça.

Publicidade
Assessoria | Polícia Civil-MT

Colaborou:  Astrogildo Nunes – [email protected]

Continue Lendo

Tendência