Conecte-se Conosco

Agricultura

Biotrop e Sakata realizam Hortinov, inédito dia de campo com inovações em hortaliças e uso de tecnologias biológicas

Publicado

em

Dia de campo agregará soluções em tecnologias biológicas e hortaliças, oferecendo aos agricultores inovações para uma produção mais rentável e sustentável – Reprodução

 

Produtores rurais, agrônomos, técnicos, distribuidores e demais participantes da cadeia produtiva de hortaliças participam da Hortinov, primeiro dia de campo que apresentará, em um só lugar, soluções em tecnologias biológicas e genética de hortaliças voltadas à horticultura. O evento, programado para 18 a 21 de junho, é iniciativa conjunta da Biotrop, empresa líder nacional em insumos biológicos e naturais para agricultura, e a Sakata, multinacional japonesa de sementes.

O evento acontecerá paralelamente à 29ª Hortitec, tradicional feira de cultivo protegido e culturas intensivas, realizada anualmente na cidade de Holambra (SP). A apenas 15 minutos de distância da feira, a Hortinov possibilitará uma visitação a campo, para que os participantes possam conferir as novidades em soluções biológicas da Biotrop, além dos destaques e lançamentos da Sakata, que juntas conferem produção de alta qualidade, mais segura e sustentável.

De acordo com Rogério Rangel, Diretor de Marke

Publicidade

ting da Biotrop, o evento é uma oportunidade única para demonstrar aos agricultores como aliar eficiência e rentabilidade ao aderir um manejo mais sustentável. “Com as tecnologias certas, o agricultor otimiza a sua produtividade e maximiza os seus ganhos ao mesmo tempo em que atende o mercado consumidor, que busca cada vez mais alimentos saudáveis e livres de resíduos”, destaca.

De acordo com Paulo Koch, Diretor de Marketing da Sakata, a companhia está investindo fortemente na realização e participação em eventos do setor, com o objetivo de levar cada vez mais tecnologia aos produtores de todo o país. “Nossa estratégia é aproveitar a grande vitrine que é a Hortitec para lançar alguns produtos e consolidar a parceria com os nossos clientes. Paralelamente a isso, idealizamos a Hortinov, uma iniciativa inédita, fruto da parceria entre a Sakata e a Biotrop, que terá como objetivo apresentar à toda a cadeia de produção, hortaliças desenvolvidas e produzidas sob práticas agrícolas sustentáveis, beneficiando tanto o meio ambiente quanto a sociedade. Com isso, neste ano, os participantes da Hortitec 2024 terão uma parada imperdível para tornar a participação ainda mais completa, que será a Hortinov, uma experiência inovadora no campo”, revela.

Para o Diretor de Marketing da Biotrop, o evento é uma oportunidade única para demonstrar aos agricultores como aliar eficiência e rentabilidade ao aderir um manejo mais sustentável. “Com as tecnologias certas, o agricultor otimiza a sua produtividade e maximiza os seus ganhos ao mesmo tempo em que atende o mercado consumidor, que busca cada vez mais alimentos saudáveis e livres de resíduos”.

SOLUÇÕES BIOLÓGICAS INOVADORAS

A Biotrop apresentará uma gama de soluções inovadoras voltadas para a horticultura durante o evento. Os visitantes terão a oportunidade de conhecer produtos biológicos aplicados a diversas variedades de hortaliças expostas no campo, bem como conferir em primeira mão os pré-lançamentos da companhia. Conheça algumas das tecnologias:

Publicidade

– Simetria: é um bioestimulante, regulador de crescimento em plantas, patenteado pela Biotrop. De rápida absorção pela planta, apresenta proteção UV na formulação e é compatível com produtos químicos e biológicos. O produto aumenta a longevidade dos cultivos, apresentando maior vigor e desenvolvimento vegetativo de plantas.

– Bioasis Power: é um biofertilizante composto por microrganismos que suportam condições adversas, auxiliando na retenção de água e na rápida promoção do enraizamento, além de fácil manejo e armazenamento. É o único produto biológico registrado no país como ativador microbiológico de plantas. Previne e combate estresses hídricos e climáticos, desempenhando papel fundamental no estabelecimento do potencial produtivo das culturas em condições de estresse. Um grande diferencial deste produto é que ele atende a todas as culturas.

– Biomagno: possui potente ação bionematicida e biofungicida em um único produto. Possui múltiplos modos de ação e amplo espectro de controle. Devido à sua pluralidade de atuação, a solução pode ser usada para vários cultivos. O produto apresenta 24 meses de tempo de prateleira em uma formulação líquida, facilitando sua aplicação pelo produtor.

– Biobrev Full: inseticida microbiológico com tecnologia inovadora, de amplo espectro e alta velocidade de ação, eficiente no controle das principais espécies de lagartas. Combate a Traça do tomateiro (Tuta absoluta).

HORTALIÇAS EXPOSTAS A CAMPO

Publicidade

No evento, os visitantes terão acesso a 30 variedades de hortaliças da Sakata, entre lançamentos e cultivares já consagradas da empresa nas culturas de alface, brócolis, pimentão, tomate e outras. Confira, abaixo, os principais produtos que estarão expostos no campo.

Lançamentos:

·Alface Ivy (Crespa) – de formato tipo “bolinha”, possui alta crespicidade, ciclo precoce e alto rendimento (com grande número de folhas), além de excelente uniformidade de colheita, pós-colheita e boa resistência às raças de Míldio que acometem a cultura da alface no Brasil.

·Alface Peony (Crespa) – possui plantas grandes e cheias, folhas largas, coloração verde clara brilhante e alta crespicidade. Proporciona segurança de plantio pela alta adaptação às condições tropicais de cultivo.

· Alface Dandara (Americana de Inverno) – possui plantas rústicas de alta adaptabilidade produtiva, além de elevada tolerância à queima causada pela deficiência de cálcio e ao talo oco (deficiência de Boro). Apresenta cabeças grandes e volumosas.

Publicidade

·Tomate Leblon (Salada Indeterminado) – com um pacote de resistências completo, apresenta alta tolerância a doenças bacterianas, bem como a manchas e rachaduras nos frutos em períodos chuvosos.

·Cenoura Alanna – nova cultivar adaptada para semeadura na saída do verão (época de “transição”), com raízes cilíndricas e ótimo fechamento de ponta, formato preferido pelo consumidor. Com coloração intensa, pele lisa e alto teor de betacaroteno, destaca-se pela alta produtividade e rendimento no lavador.

Destaques:

·Brócolis Avenger (Cabeça-única) – variedade líder de mercado, possui cabeças grandes, pesadas e compactas, de coloração verde-azulada, excelente pós-colheita e retenção de cor. É adaptável para o mercado fresco e processado.

·Tomate Da Vinci (Italiano Indeterminado) – vêm se destacando por sua resistência ao Geminivírus, uma das principais viroses que afetam a cultura do tomate. Sua adaptabilidade às condições climáticas tropicais e seu excelente desempenho, em campo aberto, fazem dele uma escolha muito assertiva entre os produtores.

Publicidade

·Pimentão Dahra R (Lamuyo) – líder de mercado, apresenta o maior potencial produtivo do segmento, com frutos de excelente qualidade e tamanho (290g), padrão desejado pelo consumidor.

·Porta-Enxerto para Pimentão AF8253 – variedade líder, possui o pacote de resistências mais forte do mercado, pois proporciona segurança no cultivo em áreas infestadas com Nematoide, Canela-Preta e Ralstonia, além de incremento de produtividade de até 25%.

·Porta-Enxerto para Tomate Contrattack – possui alto nível de resistência à Ralstonia, uma das doenças mais agressivas que afetam a tomaticultura, possibilitando o plantio em áreas afetadas.

·Porta-Enxerto para Tomate Robusto – proporciona vigor vegetativo muito alto e maior força à planta, entregando maior produtividade e frutos de excelente calibre. Apresenta ótima combinação com os híbridos do mercado.

·Beterraba Comaneci – possui formato arredondado, pele lisa e coloração intensa. Apresenta adaptação a todas as regiões produtoras e épocas de plantio, com longa durabilidade pós-colheita, podendo ser armazenada em câmaras frias por até seis meses.

Publicidade

·Cebolinha Katana – excelente qualidade de maço, devido a alta tolerância a queima das pontas e espessura de folhas preferida pelo mercado. Pode ser cultivada em campo aberto e em hidroponia.

· Repolhos Anzu, Suzaku e Hoopoe (Verde) – ambos apresentam alta tolerância ao cracking (rachamento) e proporcionam segurança de plantio pela maior adaptabilidade às condições tropicais.

COMO PARTICIPAR DA HORTINOV

Os interessados em participar da Hortinov devem realizar a pré-inscrição no site do evento (credenciamento.hortinov.com.br). No dia da visita, os inscritos poderão se deslocar até o campo utilizando vans gratuitas, disponíveis no estacionamento da Hortitec, ou com veículo próprio. No local, será realizado um tour guiado pelo campo, conduzido por especialistas das duas empresas, a fim de proporcionar aos visitantes uma excelente oportunidade de interação e troca de conhecimentos.

Isadora Fabris – Texto Comunicação Corporativa

Publicidade

Colaborou:  Astrogildo Nunes – [email protected]

 

 

 

 

Publicidade
Continue Lendo
Publicidade
Clique Para Comentar

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Agricultura

Mercado do boi: oferta restrita impulsiona preços e aumenta competição

Publicado

em

mercado-do-boi:-oferta-restrita-impulsiona-precos-e-aumenta-competicao
Foto: Giro do Boi

O mercado pecuário brasileiro vive um momento de valorização, impulsionado por uma oferta restrita de animais para abate e uma forte demanda internacional que impacta diretamente a disponibilidade doméstica. Pesquisadores do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea) da Esalq/USP apontam que essa combinação de fatores é a principal responsável pela alta nos preços do boi gordo no campo e da carne bovina em diversos elos da cadeia, tanto no atacado nacional quanto no mercado externo.

A escassez de animais para abate, intensificada pela pujante demanda de países importadores, tem resultado em um volume de carne bovina ofertado ao consumidor brasileiro aquém do esperado. Esse cenário, conforme o Cepea, desencadeou uma sequência de aumentos nos preços da carne com osso e dos cortes comercializados no atacado da Grande São Paulo desde a última semana de março.

Competição aumenta no mercado interno

O movimento de alta nos preços da carne de boi tem gerado um efeito colateral: a perda de competitividade frente a outras proteínas animais. Levantamentos do Cepea indicam que a carne suína, o frango e até mesmo a tilápia se tornam alternativas mais atrativas para o consumidor diante do encarecimento da carne bovina. Essa dinâmica acirra a disputa por espaço no prato do brasileiro e exige atenção dos pecuaristas e frigoríficos para estratégias de mercado.

Exportações em ritmo acelerado

No cenário internacional, o Brasil demonstra um desempenho robusto nas exportações de carne bovina in natura. Dados da Secretaria de Comércio Exterior (Secex), analisados pelo Cepea, revelam que o país embarcou, até a segunda semana de abril, uma média diária de 10,9 mil toneladas do produto. Esse volume representa um expressivo aumento de 15,6% em comparação com a média diária registrada em abril de 2024, evidenciando a forte demanda externa pela carne bovina brasileira.

Desafios para o mercado do boi

O atual cenário do mercado pecuário brasileiro, marcado pela valorização e pela intensa movimentação no comércio internacional, exige um acompanhamento atento por parte dos agentes do setor. A restrição da oferta interna, combinada com a pressão da demanda externa, impõe desafios para a manutenção da competitividade da carne bovina no mercado doméstico. A capacidade do setor em equilibrar essas forças e em buscar alternativas para otimizar a produção e a oferta será crucial para definir os rumos do mercado nos próximos meses.

O post Mercado do boi: oferta restrita impulsiona preços e aumenta competição apareceu primeiro em Canal Rural.

Publicidade
Continue Lendo

Agricultura

Feijão – Tratamentos baseados em fungicida protetor com multissítio controlam doenças relevantes e elevam a produtividade

Publicado

em

Divulgação

 

Com um amplo portfólio de tecnologias para a proteção do feijoeiro, a equipe técnica da Sipcam Nichino Brasil, em parceria com a Planeje Consultoria, realizou, recentemente, ensaios técnicos com objetivo de avaliar o controle das doenças antracnose (Colletotrichum lindemuthianum) e mancha-angular (Phaeoisariopsis griseola). A incidência de ambas pode levar ao feijão perdas de 70% a 100% de uma lavoura, conforme esclarece o engenheiro agrônomo Wellington Braz Alvarenga, da área de desenvolvimento de mercado.

A pesquisa, que comparou tratamentos à base do fungicida Fezan® Gold, da Sipcam Nichino, ao chamado tratamento padrão do produtor, ocorreu em uma área de feijão da cidade mineira de Guarda-Mor, situada em uma região referenciada na produção da cultura e com altos índices de produtividade.

Conforme Wellington Alvarenga, mesmo diante de quadros de alta severidade das doenças observados nos testes, o fungicida Fezan® Gold, associado a outros produtos do gênero da companhia, entre estes Vitene®, entregou média de produtividade 54,4 sacas por hectare, contra o máximo de 51,9 sacas por hectare do tratamento padrão.

Publicidade

Para o agrônomo, esse resultado veio atrelado a alguns fatores centrais, como a composição do fungicida Fezan® Gold, uma solução protetora com multissítio. “Fezan® Gold tornou-se o primeiro do mercado a conter na mesma formulação as propriedades sistêmica e protetora com ação multissítio”, reforça Alvarenga. Ele acrescenta ainda que o produto permanece um dos poucos do mercado disponíveis com essas características. “Por isso cresce entre as opções estratégicas do produtor de feijão no controle de doenças fúngicas.”

Segundo o agrônomo, o fungicida Vitene®, por sua composição, contribui decisivamente ao bom controle da antracnose e da mancha-angular do feijoeiro. “É sistêmico, seletivo à cultura e de longo efeito residual. Rapidamente absorvido pela planta do feijão, resiste a chuvas e possibilita aplicações preventivas ou nos primeiros sintomas das doenças.”

“Vitene® ‘encaixou bem’ na estratégia de controle da antracnose e da mancha-angular do feijoeiro ao ter sua aplicação alternada aos outros fungicidas, como Fezan® Gold, com ingredientes ativos diferentes, continua Alvarenga. “O manejo de resistência dos fungos aos fungicidas constitui uma estratégia de sucesso do produtor frente a essas doenças do feijoeiro.”

A Sipcam Nichino descreve Vitene® como um fungicida multicultura, sistêmico, do grupo das estrobilurinas e dos triazois. “Aplicado corretamente, a solução penetra e é redistribuída nas folhas do feijoeiro”, ressalta Wellington. “Tem ainda entre os benefícios a seletividade associada aos ingredientes ativos azoxistrobina e difenoconazol”, ele conclui.

Criada em 1979, a Sipcam Nichino resulta da união entre a italiana Sipcam, fundada em 1946, especialista em agroquímicos pós-patentes e a japonesa Nihon Nohyaku (Nichino). A Nichino tornou-se a primeira companhia de agroquímicos do Japão, em 1928, e desde sua chegada ao mercado atua centrada na inovação e no desenvolvimento de novas moléculas para proteção de cultivos.

Publicidade

Fernanda Campos

Colaborou: Astrogildo Nunes – [email protected]

Continue Lendo

Agricultura

Cultivo de batata-doce e grão-de-bico no espaço?

Publicado

em

Foto: Blue Origin – Divulgação

 

O voo suborbital da Blue Origin, realizado em 14 de abril, contou com uma tripulação exclusivamente feminina e levou plantas de batata-doce das cultivares Beauregard e Covington, além de sementes do grão-de-bico BRS Aleppo, desenvolvido pela Embrapa.

Essas espécies são estudadas pela Rede Space Farming Brazil, uma parceria entre a Embrapa e a Agência Espacial Brasileira (AEB), para investigar a produção de alimentos em ambientes espaciais.

A inclusão de material brasileiro foi viabilizada pelo professor Rafael Loureiro, da Winston-Salem State University. Os experimentos serão conduzidos pela astronauta Aisha Bowe, ex-cientista da Nasa, em colaboração com a Odyssey. As espécies foram escolhidas por sua adaptabilidade, resiliência e benefícios nutricionais.

Publicidade

A batata-doce se destaca como fonte de carboidratos e antioxidantes, enquanto o grão-de-bico é reconhecido pelo alto teor de proteínas e capacidade de adaptação.

Os pesquisadores esperam desenvolver plantas mais produtivas e adaptáveis às condições do espaço, utilizando técnicas como radiação gama para gerar variabilidade genética. Esses estudos também devem acelerar o melhoramento genético para agricultura na Terra, especialmente diante das mudanças climáticas.

A Rede Space Farming Brazil, formada por 56 pesquisadores de 22 instituições, busca soluções inovadoras para produção de alimentos em condições extremas.

O experimento com as sementes e mudas expostas à microgravidade durante o voo da Blue Origin visa contribuir tanto para a agricultura espacial quanto para avanços tecnológicos aplicáveis na agricultura terrestre. Além disso, espera-se que os chamados “spin-offs” gerem tecnologias modernas, como cultivares tolerantes à seca e sistemas de irrigação inteligente.

(Com Embrapa)

Publicidade

Fernanda Toigo

Colaborou: Astrogildo Nunes – [email protected]

Continue Lendo

Tendência