Agricultura
Biotrop e Sakata realizam Hortinov, inédito dia de campo com inovações em hortaliças e uso de tecnologias biológicas

Dia de campo agregará soluções em tecnologias biológicas e hortaliças, oferecendo aos agricultores inovações para uma produção mais rentável e sustentável – Reprodução
Produtores rurais, agrônomos, técnicos, distribuidores e demais participantes da cadeia produtiva de hortaliças participam da Hortinov, primeiro dia de campo que apresentará, em um só lugar, soluções em tecnologias biológicas e genética de hortaliças voltadas à horticultura. O evento, programado para 18 a 21 de junho, é iniciativa conjunta da Biotrop, empresa líder nacional em insumos biológicos e naturais para agricultura, e a Sakata, multinacional japonesa de sementes.
O evento acontecerá paralelamente à 29ª Hortitec, tradicional feira de cultivo protegido e culturas intensivas, realizada anualmente na cidade de Holambra (SP). A apenas 15 minutos de distância da feira, a Hortinov possibilitará uma visitação a campo, para que os participantes possam conferir as novidades em soluções biológicas da Biotrop, além dos destaques e lançamentos da Sakata, que juntas conferem produção de alta qualidade, mais segura e sustentável.
De acordo com Rogério Rangel, Diretor de Marke
ting da Biotrop, o evento é uma oportunidade única para demonstrar aos agricultores como aliar eficiência e rentabilidade ao aderir um manejo mais sustentável. “Com as tecnologias certas, o agricultor otimiza a sua produtividade e maximiza os seus ganhos ao mesmo tempo em que atende o mercado consumidor, que busca cada vez mais alimentos saudáveis e livres de resíduos”, destaca.
De acordo com Paulo Koch, Diretor de Marketing da Sakata, a companhia está investindo fortemente na realização e participação em eventos do setor, com o objetivo de levar cada vez mais tecnologia aos produtores de todo o país. “Nossa estratégia é aproveitar a grande vitrine que é a Hortitec para lançar alguns produtos e consolidar a parceria com os nossos clientes. Paralelamente a isso, idealizamos a Hortinov, uma iniciativa inédita, fruto da parceria entre a Sakata e a Biotrop, que terá como objetivo apresentar à toda a cadeia de produção, hortaliças desenvolvidas e produzidas sob práticas agrícolas sustentáveis, beneficiando tanto o meio ambiente quanto a sociedade. Com isso, neste ano, os participantes da Hortitec 2024 terão uma parada imperdível para tornar a participação ainda mais completa, que será a Hortinov, uma experiência inovadora no campo”, revela.
Para o Diretor de Marketing da Biotrop, o evento é uma oportunidade única para demonstrar aos agricultores como aliar eficiência e rentabilidade ao aderir um manejo mais sustentável. “Com as tecnologias certas, o agricultor otimiza a sua produtividade e maximiza os seus ganhos ao mesmo tempo em que atende o mercado consumidor, que busca cada vez mais alimentos saudáveis e livres de resíduos”.
SOLUÇÕES BIOLÓGICAS INOVADORAS
A Biotrop apresentará uma gama de soluções inovadoras voltadas para a horticultura durante o evento. Os visitantes terão a oportunidade de conhecer produtos biológicos aplicados a diversas variedades de hortaliças expostas no campo, bem como conferir em primeira mão os pré-lançamentos da companhia. Conheça algumas das tecnologias:
– Simetria: é um bioestimulante, regulador de crescimento em plantas, patenteado pela Biotrop. De rápida absorção pela planta, apresenta proteção UV na formulação e é compatível com produtos químicos e biológicos. O produto aumenta a longevidade dos cultivos, apresentando maior vigor e desenvolvimento vegetativo de plantas.
– Bioasis Power: é um biofertilizante composto por microrganismos que suportam condições adversas, auxiliando na retenção de água e na rápida promoção do enraizamento, além de fácil manejo e armazenamento. É o único produto biológico registrado no país como ativador microbiológico de plantas. Previne e combate estresses hídricos e climáticos, desempenhando papel fundamental no estabelecimento do potencial produtivo das culturas em condições de estresse. Um grande diferencial deste produto é que ele atende a todas as culturas.
– Biomagno: possui potente ação bionematicida e biofungicida em um único produto. Possui múltiplos modos de ação e amplo espectro de controle. Devido à sua pluralidade de atuação, a solução pode ser usada para vários cultivos. O produto apresenta 24 meses de tempo de prateleira em uma formulação líquida, facilitando sua aplicação pelo produtor.
– Biobrev Full: inseticida microbiológico com tecnologia inovadora, de amplo espectro e alta velocidade de ação, eficiente no controle das principais espécies de lagartas. Combate a Traça do tomateiro (Tuta absoluta).
HORTALIÇAS EXPOSTAS A CAMPO
No evento, os visitantes terão acesso a 30 variedades de hortaliças da Sakata, entre lançamentos e cultivares já consagradas da empresa nas culturas de alface, brócolis, pimentão, tomate e outras. Confira, abaixo, os principais produtos que estarão expostos no campo.
Lançamentos:
·Alface Ivy (Crespa) – de formato tipo “bolinha”, possui alta crespicidade, ciclo precoce e alto rendimento (com grande número de folhas), além de excelente uniformidade de colheita, pós-colheita e boa resistência às raças de Míldio que acometem a cultura da alface no Brasil.
·Alface Peony (Crespa) – possui plantas grandes e cheias, folhas largas, coloração verde clara brilhante e alta crespicidade. Proporciona segurança de plantio pela alta adaptação às condições tropicais de cultivo.
· Alface Dandara (Americana de Inverno) – possui plantas rústicas de alta adaptabilidade produtiva, além de elevada tolerância à queima causada pela deficiência de cálcio e ao talo oco (deficiência de Boro). Apresenta cabeças grandes e volumosas.
·Tomate Leblon (Salada Indeterminado) – com um pacote de resistências completo, apresenta alta tolerância a doenças bacterianas, bem como a manchas e rachaduras nos frutos em períodos chuvosos.
·Cenoura Alanna – nova cultivar adaptada para semeadura na saída do verão (época de “transição”), com raízes cilíndricas e ótimo fechamento de ponta, formato preferido pelo consumidor. Com coloração intensa, pele lisa e alto teor de betacaroteno, destaca-se pela alta produtividade e rendimento no lavador.
Destaques:
·Brócolis Avenger (Cabeça-única) – variedade líder de mercado, possui cabeças grandes, pesadas e compactas, de coloração verde-azulada, excelente pós-colheita e retenção de cor. É adaptável para o mercado fresco e processado.
·Tomate Da Vinci (Italiano Indeterminado) – vêm se destacando por sua resistência ao Geminivírus, uma das principais viroses que afetam a cultura do tomate. Sua adaptabilidade às condições climáticas tropicais e seu excelente desempenho, em campo aberto, fazem dele uma escolha muito assertiva entre os produtores.
·Pimentão Dahra R (Lamuyo) – líder de mercado, apresenta o maior potencial produtivo do segmento, com frutos de excelente qualidade e tamanho (290g), padrão desejado pelo consumidor.
·Porta-Enxerto para Pimentão AF8253 – variedade líder, possui o pacote de resistências mais forte do mercado, pois proporciona segurança no cultivo em áreas infestadas com Nematoide, Canela-Preta e Ralstonia, além de incremento de produtividade de até 25%.
·Porta-Enxerto para Tomate Contrattack – possui alto nível de resistência à Ralstonia, uma das doenças mais agressivas que afetam a tomaticultura, possibilitando o plantio em áreas afetadas.
·Porta-Enxerto para Tomate Robusto – proporciona vigor vegetativo muito alto e maior força à planta, entregando maior produtividade e frutos de excelente calibre. Apresenta ótima combinação com os híbridos do mercado.
·Beterraba Comaneci – possui formato arredondado, pele lisa e coloração intensa. Apresenta adaptação a todas as regiões produtoras e épocas de plantio, com longa durabilidade pós-colheita, podendo ser armazenada em câmaras frias por até seis meses.
·Cebolinha Katana – excelente qualidade de maço, devido a alta tolerância a queima das pontas e espessura de folhas preferida pelo mercado. Pode ser cultivada em campo aberto e em hidroponia.
· Repolhos Anzu, Suzaku e Hoopoe (Verde) – ambos apresentam alta tolerância ao cracking (rachamento) e proporcionam segurança de plantio pela maior adaptabilidade às condições tropicais.
COMO PARTICIPAR DA HORTINOV
Os interessados em participar da Hortinov devem realizar a pré-inscrição no site do evento (credenciamento.hortinov.com.br). No dia da visita, os inscritos poderão se deslocar até o campo utilizando vans gratuitas, disponíveis no estacionamento da Hortitec, ou com veículo próprio. No local, será realizado um tour guiado pelo campo, conduzido por especialistas das duas empresas, a fim de proporcionar aos visitantes uma excelente oportunidade de interação e troca de conhecimentos.
Isadora Fabris – Texto Comunicação Corporativa
Colaborou: Astrogildo Nunes – [email protected]
Agricultura
AgriZone define o apoio do agro na luta contra as mudanças climáticas, diz ex ministro

O ex-ministro da Agricultura Roberto Rodrigues definiu a Agrizone, espaço temático coordenado pela Embrapa na COP30, como a iniciativa do evento que melhor define a contribuição do agro no enfrentamento das mudanças climáticas.
Entre os destaques do local estão as vitrines demonstrativas a campo em que os visitantes podem conhecer, de perto, sobre intensificação sustentável e diversificação de sistemas produtivos, além de entender as iniciativas da Embrapa para desenvolvimento dos protocolos de agropecuária de baixo carbono e ainda as vitrines tecnológicas para agricultura familiar.
A AgriZone fica localizada na Embrapa Amazônia Oriental, na Travessa Dr. Enéas Pinheiro, no bairro Marco, em Belém, a aproximadamente 1,8 km da Blue Zone. O espaço estará aberto ao público de 10 a 21 de novembro, das 10h às 18h. A entrada é gratuita, com inscrição prévia ou realizada no local.
Com uma programação dinâmica, composta por exposições imersivas, painéis interativos, pavilhões com vitrines vivas, cinco auditórios para 400 atividades (palestras, workshops e painéis), espaços para alimentação, apresentações culturais, experiências gastronômicas, lançamentos de tecnologias e publicações, a AgriZone convida o público da COP30 a conhecer de perto as soluções desenvolvidas pela Embrapa em parceria com governos, empresas e produtores.
- Veja em primeira mão tudo sobre agricultura, pecuária, economia e previsão do tempo: siga o Canal Rural no Google News!
A programação foi montada a partir de uma chamada pública feita pela Embrapa em que organizações relacionadas, direta ou indiretamente, à agricultura, à segurança alimentar e à mudança do clima, submeteram propostas para a organização de eventos e iniciativas dentro da AgriZone.
As 450 propostas recebidas passaram por análise de grupo de trabalho específico composto por pesquisadores e técnicos de diferentes áreas, resultando em uma programação plural e inclusiva, abrigando diversos setores, desde organizações não governamentais e entidades da agricultura familiar até instituições financeiras, ministérios, representações do agronegócio e organismos internacionais.
O post AgriZone define o apoio do agro na luta contra as mudanças climáticas, diz ex ministro apareceu primeiro em Canal Rural.
Agricultura
Governo anuncia publicação de 10 portarias de demarcação indígena

A ministra dos Povos Indígenas Sônia Guajajara, anunciou nesta segunda-feira (17) a assinatura de dez novas portarias declaratórias de demarcação de terras indígenas pelo Ministério da Justiça nos próximos dias.
Os documentos envolvem os seguintes territórios:
- TI Vista Alegre (AM – Mura)
- TI Tupinambá de Olivença (BA – Tupinambá)
- TI Comexatibá (BA – Pataxó)
- TI Ypoí Triunfo (MS – Guarani)
- TI Sawré Ba’pim (PA – Munduruku)
- TI Pankará da Serra do Arapuá (PE – Pankara)
- TI Sambaqui (PR – Guarani)
- TI Ka’aguy Hovy (SP – Guarani)
- TI Pakurity (SP – Guarani)
- TI Ka’aguy Mirim (SP – Guarani)
“Como parte do nosso compromisso, o Brasil anuncia a regularização e proteção de 63 milhões de hectares de terras indígenas e quilombolas até 2030”, declarou a ministra durante anúncio de iniciativa global dedicada a garantir os direitos territoriais de povos indígenas, afrodescendentes e comunidades tradicionais, com a meta coletiva de proteger 160 milhões de hectares. Ao todo, 15 países apoiaram a iniciativa.
Segundo a ministra, desse total, 4 milhões de hectares são em territórios quilombolas e os outros 59 milhões são territórios distribuídos em dez territórios indígenas com processos na câmaras de destinação de áreas pública que serão incorporados pelo Plano Integrado de Implementação da Política Nacional de Gestão Territorial e Ambiental de Terras Indígenas (PNGATI).
O post Governo anuncia publicação de 10 portarias de demarcação indígena apareceu primeiro em Canal Rural.
Agricultura
Brasil conquista 50 medalhas em concurso mundial de queijos

O Brasil voltou a se destacar no World Cheese Awards 2025 (WCA), realizado na Suíça, trazendo para casa 50 medalhas em meio a mais de 5 mil queijos inscritos de mais de 50 países. Entre os premiados, três produtos desenvolvidos em Toledo, no Oeste do Paraná.
- Veja em primeira mão tudo sobre agricultura, pecuária, economia e previsão do tempo: siga o Canal Rural no Google News!
O World Cheese Awards é reconhecido como a maior competição dedicada exclusivamente aos queijos, reunindo desde grandes indústrias até pequenos produtores artesanais.
Nesta edição, 265 especialistas compuseram o júri, as avaliações foram realizadas às cegas, considerando critérios como sabor, aparência, aroma, corpo e textura. O evento reúne queijeiros, varejistas, compradores e alimentos de diversos países para julgar mais de 5 mil queijos provenientes de mais de 40 nações.
Medalhas brasileiras
O Brasil marcou presença entre os premiados do World Cheese Awards, com cinco queijos classificados como ouro, 19 como prata e 26 como bronze. As distinções contemplam produtores de diferentes regiões, incluindo São Paulo, Santa Catarina, Paraná, Minas Gerais, Goiás, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul.
Paraná
Entre os queijos do Paraná, os destaques foram Abaporu, Saint Marcellin e Garoa Tropical. O Abaporu, de massa mole e casca lavada, recebeu medalha de prata ao impressionar os jurados com notas de baunilha, amêndoas e especiarias como canela e cravo. O queijo já havia conquistado ouro no Mondial du Fromage, na França.
O Saint Marcellin, também prata, é um produto comercial da queijaria Flor da Terra e já acumula diversos reconhecimentos, entre eles, estar entre os dez melhores queijos do Brasil em 2023 e garantir prata no Mondial du Fromage 2025.
Fechando a lista, o Garoa Tropical recebeu bronze. Inspirado nas antigas técnicas que utilizavam frutas cítricas para coagulação do leite, o queijo se destaca pelo sabor diferenciado e pela textura singular resultante de enzimas naturais dessas frutas.
Vencedor
O grande vencedor do World Cheese Awards 2025 foi o Gruyère AOP Vorderfultigen Spezial, produzido pela queijaria suíça Bergkäserei Vorderfultigen. Reconhecido pelo equilíbrio entre textura, maturação e um sabor marcante típico dos queijos alpinos, o rótulo superou mais de 5 mil concorrentes de mais de 40 países.
O post Brasil conquista 50 medalhas em concurso mundial de queijos apareceu primeiro em Canal Rural.
-

Agronegócio6 dias atrásBrasil pode ampliar participação no mercado global de produtos sustentáveis da Amazônia, diz ApexBrasil
-

Mato Grosso6 dias atrásAdvogado e consultor Eduardo Mello lança atuação estratégica para reestruturação empresarial extrajudicial
-

Mato Grosso5 dias atrásJBS transforma resíduos de couro em fertilizantes na Itália e reforça economia circular
-

Transporte5 dias atrásPolícia Civil cumpre buscas contra grupo envolvido em distribuição de drogas e armas em Várzea Grande
-

Transporte6 dias atrásPolícia Civil prende homem por ameaçar e agredir companheira grávida com o objetivo de provocar aborto
-

Mato Grosso5 dias atrásUboi, da JBS, ultrapassa 5 milhões de cabeças de gado transportadas no Brasil
-

Mato Grosso5 dias atrásMato Grosso confirma três casos de intoxicação por metanol
-

Agronegócio5 dias atrásÍndia deve liberar 30 milhões de toneladas de arroz no mercado global e acende alerta no setor brasileiro







































