Transporte
Polícia Civil alerta sobre golpes da falsa central telefônica e abordagens de pessoas desconhecidas

No Brasil, 208 golpes de estelionato são registrados por hora, conforme dados do Anuário Brasileiro de Segurança Pública de 2023, e a cada dia os criminosos se reinventam nas abordagens para tentar realizar golpes e fraudes eletrônicas.
Conforme o levantamento, a maior parte das fraudes acontece por meio do aparelho celular ou outro dispositivo eletrônico da vítima, seja pela internet, aplicativos e mensagens de celulares, redes sociais ou até mesmo ligações telefônicas.
O delegado Adil Pinheiro, da Delegacia Especializada de Roubos e Furtos de Tangará da Serra, pontua que umas das principais medidas de segurança para evitar cair em golpes é estar sempre em alerta e desconfiar do que, aparentemente, parece ser vantajoso e fácil e de informações que não fazem parte da rotina.
O delegado também chama a atenção para um novo golpe que tem sido registrado em Mato Grosso, que envolve a “falsa central telefônica”. Segundo ele, nessa modalidade o criminoso aborda uma vítima, muitas vezes comerciante, dizendo, por exemplo, que sabe que a vítima ajudou a polícia e que, em virtude da suposta denúncia, uma pessoa aleatória foi presa. Em seguida, o golpista exige o pagamento de determinado valor e ameaça a vítima, com roubo ou até morte.
“É importante que a vítima tenha calma e reflita um pouco, pois se ela não tem envolvimento com o delito, não faz sentido ser ameaçada de represálias por alguém que ela sequer conhece. Esse tipo de atitude não passa de golpe e as ligações, na maioria das vezes, vêm de dentro de presídios”, observa o delegado, que investiga as ocorrências de estelionato tentado e consumado no município de Tangará da Serra.
Canais de orientações
A Polícia Civil de Mato Grosso criou um canal exclusivo para orientar a população em como proceder em casos de fraudes por meio eletrônico e evitar possíveis situações de estelionato. O objetivo de auxiliar de maneira rápida e objetiva as vítimas de golpes.
O projeto reúne a atuação das unidades especializadas no combate a estelionatos e fraudes eletrônicas – Delegacia Especializada de Estelionato de Cuiabá, Delegacia Especializada de Estelionato de Várzea Grande e Delegacia Especializada de Repressão a Crimes Informáticos, e tem como ideia central divulgar as informações de maneira fácil para que as vítimas tenham acesso rápido e saibam como proceder.
Com as informações disponíveis, a vítima já pode adiantar os procedimentos, conseguindo, por exemplo, recuperar contas em redes sociais, denunciar perfis falsos criados em seu nome e evitar que valores transferidos sejam difundidos para outras contas bancárias.
Os QR Codes auxiliarão com o acesso fácil e rápido às informações: https://www.pjc.mt.gov.br/orientacoes-sobre-golpes
Prevenção
Uma pesquisa realizada em 2023 pela fintech especializada em segurança digital e proteção de dados Silverguard apontou que quatro, entre cada 10 brasileiros, já sofreram tentativa de golpes financeiros com uso do Pix, sendo que, destes, 22% caíram nos golpes.
A pesquisa destacou ainda que os golpistas buscam canais de fácil acesso para encontrar vítimas. De cada 10 golpes, sete foram iniciados pelas redes sociais do Whatsapp, Facebook e Instagram.
Colaborou: Astrogildo Nunes – [email protected]
Transporte
Desafio Nacional de Salvamento Veicular e Trauma simulará ocorrências reais atendidas por equipes de resgate

CBM-MT
Os acidentes de trânsito seguem entre as ocorrências que mais mobilizam as equipes do Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso (CBMMT). Em 2025, foram registrados 15.304 atendimentos relacionados a esse tipo de ocorrência no Estado. Somente nos cinco primeiros meses deste ano, já foram contabilizadas 7.633 ocorrências, número 23,4% superior ao registrado no mesmo período de 2025, quando foram atendidos 6.186 casos.
Os números evidenciam não apenas a frequência com que os bombeiros militares são acionados para esse tipo de atendimento, mas também a complexidade de muitas dessas ocorrências, que exigem atuação rápida das equipes de resgate, atendimento pré-hospitalar e, em alguns casos, técnicas especializadas para retirada de vítimas presas às ferragens.
Com foco no aperfeiçoamento das respostas a ocorrências de trânsito, o Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso (CBMMT) promoverá, durante o 2º Congresso Nacional de Emergência e Segurança Viária (Conesv), o Desafio Nacional de Salvamento Veicular e Trauma. O evento será realizado entre os dias 24 e 26 de junho, em Cuiabá.
O desafio busca aproximar os participantes de situações semelhantes às enfrentadas diariamente por profissionais que atuam em emergências viárias. Em um ambiente controlado, os competidores serão desafiados a avaliar cenários complexos, tomar decisões rápidas e aplicar técnicas de resgate e atendimento ao trauma em ocorrências que simulam acidentes reais.
O coordenador técnico do Conesv, major BM Rivaldo Miranda de Andrade, afirma que o aumento dos atendimentos relacionados a acidentes de trânsito reforça a necessidade de investir continuamente na capacitação dos profissionais que atuam na resposta às emergências.
“Os acidentes de trânsito fazem parte da rotina das equipes de emergência e exigem preparo constante dos profissionais envolvidos no atendimento. Quando observamos o aumento desses registros, percebemos ainda mais a importância da capacitação, da atualização técnica e do aperfeiçoamento das práticas empregadas nas ocorrências. O Conesv foi idealizado justamente para proporcionar esse ambiente de aprendizado e troca de experiências, contribuindo para respostas cada vez mais eficientes à população”, destacou.
O Desafio Nacional de Salvamento Veicular e Trauma reunirá 46 equipes de 16 estados brasileiros, sendo 23 na modalidade de salvamento veicular e 23 na modalidade de trauma. As provas ocorrerão ao longo dos três dias do congresso e avaliarão habilidades relacionadas ao gerenciamento da cena, atendimento pré-hospitalar, desencarceramento de vítimas e aplicação de protocolos operacionais utilizados em ocorrências reais.
Além do desafio, a programação do Conesv contará com palestras, painéis, cursos e treinamentos práticos voltados à segurança viária, ao atendimento pré-hospitalar, ao salvamento veicular e à gestão de ocorrências de trânsito. O congresso reunirá especialistas, profissionais de emergência e representantes de instituições de diferentes regiões do país para discutir soluções e compartilhar experiências voltadas à preservação da vida.
Para mais informações sobre o Conesv, acesse: https://conesv.ligabom.com.br.
Hannah Marques | CBM-MT
Colaborou: Astrogildo Nunes – [email protected]
Transporte
Polícia Militar apreende arma de fogo e conduz três suspeitos em Cáceres

PMMT
Policiais militares do 6º Comando Regional e do Batalhão de Rondas Ostensivas Tático Móvel (Rotam) prenderam dois homens e apreenderam um adolescente, todos identificados como membros de facção, por porte ilegal de arma de fogo, na noite deste sábado (20.6), em Cáceres. Na ação, os militares apreenderam um revólver e duas motocicletas.
As equipes policiais foram acionadas para verificarem um ponto de venda de drogas, no bairro Jardim Padre Paulo. No local, os militares fizeram monitoramento e viram uma movimentação suspeita, onde um homem foi visto entregando um pacote não identificado para outra pessoa.
Ainda na vigilância, os policiais também viram mais duas pessoas chegando na residência em uma motocicleta e, em seguida, os suspeitos deixando o local com o homem que já estava dentro da casa.
Os suspeitos se deslocaram para outro imóvel, no mesmo bairro, e foram seguidos e abordados pelos policiais. Neste momento, um dos homens tentou fugir e foi detido, assim como os outros dois suspeitos.
Na revista pessoal, foram apreendidas algumas porções de drogas. Nas diligências dentro da casa, também foi localizado um revólver de calibre 38 carregado com seis munições, escondido no quintal.
Diante do flagrante, os três suspeitos receberam voz de prisão e foram conduzidos para a delegacia de Cáceres para registro da ocorrência e demais providências cabíveis.
Disque-denúncia
A sociedade pode contribuir com as ações da Polícia Militar de qualquer cidade do Estado, sem precisar se identificar, por meio do 190 ou 0800.065.3939.
Hallef Oliveira | PMMT
Colaborou: Astrogildo Nunes – [email protected]
Transporte
Polícia Militar prende homem com 14 caixas de produtos contrabandeados em Alto Araguaia

PMMT
Policiais militares do 15º Batalhão prenderam um homem pelo crime de contrabando, durante fiscalização na BR-364, na madrugada deste domingo (21.6), em Alto Araguaia. O suspeito foi preso em flagrante transportando 14 caixas com cerca de 600 frascos de perfume e produtos para celular dentro de um ônibus.
Durante execução da Operação Tolerância Zero, as equipes do 15º BPM receberam solicitações da Polícia Militar de Goiás para inspecionar um ônibus de transporte interestadual.
Na verificação do veículo, os policiais encontraram 14 caixas contendo diversas mercadorias suspeitas como perfumes, baterias e telas para celulares.
O motorista do ônibus indicou o passageiro que seria o responsável pelos produtos e o homem foi abordado pela PM. Ao ser questionado sobre a procedência dos materiais, o suspeito revelou que levaria os produtos para São Paulo e que não tinha documentação de nota fiscal sobre a origem legal da mercadoria.
Ao todo, foram contabilizados cerca de 600 frascos de perfumes, dezenas de telas para celulares e uma caixa contendo baterias de celular.
O suspeito recebeu voz de prisão e foi encaminhado para a delegacia da cidade para registro da ocorrência e demais providências cabíveis.
Hallef Oliveira | PMMT
Colaborou: Astrogildo Nunes – [email protected]
-

Pecuária5 dias atrásPecuaristas mato-grossenses ampliam volume de gado vendido para abate
-

Mato Grosso5 dias atrásLucas do Rio Verde abre inscrições para programa de inovação voltado a startups; R$ 150 mil
-

Mato Grosso6 dias atrásMotoristas podem obter até 40% de desconto em multas com adesão ao Sistema de Notificação Eletrônica
-

Mato Grosso4 dias atrásMinistra visita casa centenária restaurada em Mato Grosso e defende política de preservação
-

Mato Grosso4 dias atrásEstudo do TCE aponta que Sinop está entre as maiores em arrecadação tributária própria
-

Mato Grosso4 dias atrásCom investimento de R$ 2 bilhões, Querência recebe nova fábrica de grande porte da FS
-

Pecuária3 dias atrásRecorde no abate de bovinos testa capacidade do Brasil de manter mercados
-

Agronegócio6 dias atrásMenor oferta e retomada da demanda reduzem pressão sobre preços da mandioca







































