Mato Grosso
Portaria define novas regras para trânsito de veículos na MT-251

Veja na imagem abaixo uma explicação sobre o transporte.

Não está permitida a passagem de veículos com reboque ou semirreboque.
Veículos com mais de 3,5 toneladas de PBT ou que estiverem transportando cargas fora da especificação definida, não poderão passar pelo trecho do Portão do Inferno.
Também está na portaria que o trânsito de veículos de transporte coletivo com PBT de até 3,5 toneladas podem trafegar entre Cuiabá e o Complexo Turístico da Salgadeira, ou entre Chapada dos Guimarães e a Região do Buriti, no km 52 da rodovia, sem necessidade de emissão de Autorização Especial de Trânsito (AET).
Da mesma forma, veículos de carga com até 14 metros de comprimento, quatro eixos e 29 toneladas de PBT podem trafegar pelo mesmo trecho, também sem necessidade de AET. Esses veículos, no entanto, não podem passar pela região do Portão do Inferno.
Permanece proibido o trânsito de veículos de carga com mais de 14 metros de comprimento, quatro eixos ou 29 toneladas de PBT entre a rotatória do Lago de Manso e a região do Buriti.
Situação de emergência
No dia 17 de junho, o Governo de Mato Grosso prorrogou por 180 dias a situação de emergência no trecho do Portão do Inferno. O decreto leva em consideração o relatório técnico de avaliação das encostas à margem da MT-251, que trata do risco de desprendimento de blocos e escorregamento de material do paredão rochoso do Portão do Inferno, bem como a indicação da Defesa Civil do Estado de risco de desastre.
Desde dezembro do ano passado, o Governo de Mato Grosso tem adotado uma série de medidas emergenciais para garantir a segurança de quem trafega pela MT-251, no trecho do Portão do Inferno.
Após diversas análises técnicas, o Governo propôs, em março deste ano, o retaludamento do morro do Portão do Inferno, que consiste na retirada do maciço rochoso da curva no Portão do Inferno, e a criação de taludes – uma série de cortes que funcionam como degraus para impedir os deslizamentos de terra.
Com a ação proposta, a estrada da MT-251 será recuada em dez metros, evitando também a passagem de veículos sobre o viaduto que existe hoje no local.
Diante da situação, a Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística (Sinfra-MT) realizou uma licitação emergencial para execução da obra, orçada em R$ 29,5 milhões. O contrato já foi assinado, assim como a ordem de serviço, que prevê o início dos trabalhos em até cinco dias após o Governo receber autorização do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e Ibama.]
Mato Grosso
Governo de MT autoriza mais investimentos em 11 municípios do Médio-Norte e Sudoeste

Crédito – Mayke Toscano/Secom-MT
A Comitiva do Governo de Mato Grosso cumpre, entre quinta-feira (12.2) e sábado (14.4), uma extensa agenda em 11 municípios do Médio Norte e Sudoeste do Estado, com inaugurações, entregas, assinaturas de convênios e autorizações de mais investimentos.
Ao longo dos três dias, a comitiva percorre as cidades de Nova Olímpia, Santo Afonso, Nova Marilândia, Nortelândia, Arenápolis, Denise, Barra do Bugres, Lambari d’Oeste, Rio Branco, Salto do Céu e Tangará da Serra, com ações sociais do programa SER Família, infraestrutura, habitação, educação e apoio à agricultura familiar.
Nos últimos sete anos, os 11 municípios já receberam cerca de R$ 3 bilhões em obras e ações do Governo de Mato Grosso.
Confira abaixo a agenda completa para a região:
Quinta-feira (12.2)
7h30 – Chegada em Nova Olímpia
7h45 – Evento de assinaturas e entregas. Local: Auditório Municipal
– Entrega de ações do Programa SER Família
– Autorização para asfaltamento de ruas
– Assinatura de convênio para asfaltamento de ruas e avenidas
– Autorização para concessão de subsídios pelo SER Família Habitação para 96 casas dos Residenciais Ouro Verde 2 e Jardim Itamarati 2
10h15 – Chegada em Santo Afonso
Evento de entregas e assinaturas. Local: Centro de Eventos Silvio Souto Felisbino
– Entrega de ações do Programa SER Família
– Repasse de dois caminhões basculantes para agricultura familiar
– Assinatura de convênio para asfaltamento de 10,4 km da Estrada Boa Esperança
– Lançamento das obras de asfaltamento de 10 km da estrada municipal NM-100, entre Nova Marilândia e Santo Afonso
12h10 – Chegada em Nova Marilândia
Evento de entregas e assinaturas. Local: Centro de Eventos Hilário Dalfior
– Entrega de ações do Programa SER Família
– Entrega de escavadeira hidráulica e caminhão basculante e repasse de veículo para agricultura familiar
– Autorização para licitação da construção das pontes sobre Ribeirão São Francisco de Paula (15m) e Córrego Sucuri (15m), na MT-160
– Autorização para construção da Praça Primavera no Bairro Jardim Planalto II
– Autorização para asfaltamento, drenagem e sinalização de ruas do Bairro Flor de Liz
– Autorização para reforma do Centro de Convivência para Crianças e Adolescentes
– Autorização para construção de creche municipal
– Autorização para concessão de subsídios pelo SER Família Habitação para 404 casas do Residencial Vida
– Lançamento das obras de asfaltamento de 10 km da estrada municipal NM-100, entre Nova Marilândia e Santo Afonso
– Autorização para construção de 100 unidades habitacionais pelo SER Família Habitação
15h – Chegada em Nortelândia
Evento de entregas e assinaturas. Local: Casa do Idoso
– Entrega de ações do Programa SER Família
– Autorização para compra de material para asfaltamento de ruas e avenidas
– Autorização para obras de canalização e drenagem da Grota Santa Luzia e Santana
16h – Chegada em Arenápolis
Evento de entregas e assinaturas. Local: Salão Vale do Lago
– Entrega de ações do Programa SER Família
– Entrega de caminhão pipa e repasse de caminhão basculante para agricultura familiar
– Autorização para obras de asfaltamento e drenagem de ruas do Bairro Jardim Canaã
– Autorização para licitação para obras de duplicação e recuperação em 9,1 km da MT-240 e alargamento da ponte sobre o Rio Santana (101m), entre Arenápolis e Nortelândia
– Autorização para concessão de subsídios pelo SER Família Habitação para 75 casas do Residencial Jardim das Figueiras
– Autorização para construção de ponte sobre o Rio Sucuri (52m)
– Autorização para obras de asfaltamento nos bairros Novo Horizonte, Campina e Bela Vista
18h – Chegada em Denise
Inauguração da nova Escola Estadual Dr. Joaquim Augusto da Costa Marques e evento de entregas e assinaturas
– Entrega de ações do Programa SER Família
– Entrega de retroescavadeira e repasse de veículo para agricultura familiar
– Autorização para asfaltamento e drenagem de ruas e avenidas
– Autorização para concessão de subsídios pelo SER Família Habitação para 103 casas do Residencial Jardim Alvorecer
– Entrega de 342 escrituras definitivas de casas
20h15 – Chegada em Barra do Bugres
Sexta-feira (13.2)
7h – Entrevista para Rádio Ativa
8h – Evento de entregas e assinaturas. Local: Colégio Júlio Muller
– Entrega de ações do Programa SER Família
– Autorização para obras de asfaltamento e drenagem da Estrada 4 marcos”, entre a MT-246 e a Avenida Senador Filinto Müller
– Autorização para licitação para obras de asfaltamento de 43,9 km da MT-246 e de construção da ponte sobre o Rio Branco (56m)
– Autorização para asfaltamento de 35,6 km da MT-160, no entroncamento das MTs- 246 e 409
– Autorização para construção de quadras poliesportivas nas Escolas Estaduais João de Campos Borges e Jula Paré
– Autorização para retomada das obras de construção de 50 unidades habitacionais
9h15 – Vistoria às obras de reforma total do Parque da Barra, na Vila Miranda
10h45 – Chegada em Lambari D’Oeste
Evento de entregas e assinaturas. Local: Quadra da Escola Municipal Luiz Carlos
– Entrega de ações do Programa SER Família
– Autorização de reforma do Estádio Municipal Luiz Vitorazzi
– Autorização para obras de construção de pista de caminhada e academia ao ar livre
– Autorização para licitação de asfaltamento de 42,6 km da MT-339/248, entre São José dos Quatro Marcos e Lambari D´Oeste
– Autorização para reforma e ampliação da Escola Municipal Luiz Carlos Alves da Cruz
– Autorização para recuperação da Avenida Principal (MT-170)
12h30 – Chegada em Rio Branco
Evento de entregas e assinaturas. Local: Quadra da Igreja Católica
– Entrega de ações do Programa SER Família
– Autorização para recuperação de ruas e avenidas
– Autorização para asfaltamento de ruas e avenidas
– Autorização para licitação de asfaltamento de 8,7 km da MT-247, no entroncamento da MT-405 e a Vila Roncador
– Autorização para reforma do Estádio Municipal Odair Lopes Pinheiro, no Bairro Vila Maria
– Autorização para construção da creche Maria Tereza de Calcutá
– Autorização para construção de 30 casas pelo programa SER Família Habitação
15h15 – Chegada em Salto do Céu
Inauguração da reforma e ampliação da Escola Municipal Simão Bororó
Inauguração da reforma e ampliação da Escola Estadual Dep. Francisco Villanova e evento de entregas e assinaturas
– Entrega de ações do Programa SER Família
– Entrega de pá carregadeira e repasse de veículo para agricultura familiar
– Inauguração da ponte sobre o Rio Branco (60m), na MT-246
– Autorização para construção de 6 pontes sobre o Rio Branco
– Autorização para recuperação de ruas e avenidas
– Autorização para construção de 30 casas pelo programa SER Família Habitação
– Vistoria no asfaltamento de ruas do Bairro Boa Esperança
19h30 – Chegada em Tangará da Serra
Sábado (14.2)
7h – Entrevista para Rádio Band
8h – Evento de entregas e assinaturas. Local: Centro de Eventos
– Entrega de ações do Programa SER Família
– Autorização para construção do Centro de Atendimento Socioeducativo (CASE)
– Entrega de escavadeira hidráulica, motoniveladora, caminhão e semirreboque e repasse de pá carregadeira para agricultura familiar
– Autorização para asfaltamento das estradas municipais TS-08 (Canta Galo) e TS-10 (Água Branca), no entroncamento das MTs-358 e 240, e de 7,4 km do Contorno Oeste do Distrito de São Joaquim do Boche
– Autorização para asfaltamento da estrada municipal TS-42
– Autorização para asfaltamento de ruas do Distrito de Progresso
– Autorização para asfaltamento da Avenida Devanir Barbato e da estrada municipal TS-24
– Autorização para recuperação de ruas do Setor E – Etapa 1 e de ruas e avenidas do Bairro Alto da Boa Vista
– Autorização para licitação para obras de duplicação da Ponte sobre o Rio Sepotuba (89,5m), na MT-426
– Autorização para recuperação da pista de pouso e construção da pista de taxiway e pátio de aeronaves do aeroporto municipal
– Autorização para construção da nova sede do Centro Municipal de Educação Cecília Maria de Barcellos
– Autorização para construção dos Colégios Estaduais Integrados (CEI) Escola Estadual Militar Tiradentes 1° Ten. PM Salomão Fernandes Ferreira e Escola Estadual Jada Torres
– Autorização para concessão de subsídios pelo SER Família Habitação para 2.304 apartamentos dos Residenciais Morada da Conquista, Viver, Morada da Primavera e Recanto das Colinas
9h30 – Vistoria às obras de construção do Hospital Regional
10h – Vistoria às obras de construção de 384 apartamentos do Residencial Solaris I e II pelo programa SER Família Habitação
10h45 – Chegada na Fazenda Itamaraty Norte
11h – Inauguração do asfaltamento de 54,3 km da MT-358, ligando o entroncamento das MTs-358/170 com a BR-364
11h30 – Evento de inauguração. Local: Fazenda Querência
14h – Retorno para Cuiabá
Allan Pereira | Secom-MT
Colaborou: Astrogildo Nunes – [email protected]
Mato Grosso
Hospital Central faz primeira cirurgia robótica pelo SUS em Mato Grosso

A cirurgia robótica será uma prostatectomia para remoção total da próstata, para tratamento de câncer – Crédito – Tonico Pinheiro | Secom-MT
O Hospital Central de Alta Complexidade do Estado, unidade do Governo de Mato Grosso administrada pelo Einstein, realiza nesta quarta-feira (11.2) a primeira cirurgia robótica do Sistema Único de Saúde (SUS) de Mato Grosso. Além dessa, serão realizados outros 13 procedimentos cirúrgicos nesta semana, em pacientes adultos e crianças.
O secretário de Estado de Saúde, Gilberto Figueiredo, destacou o ineditismo da ação. “Além de ser a primeira cirurgia robótica pelo SUS em Mato Grosso, é também uma das primeiras cirurgias deste emblemático hospital, projeto que ficou abandonado por 34 anos em Cuiabá, mas que foi retomado e entregue pela atual gestão do Governo do Estado. É emocionante e histórico ver o Hospital Central iniciar as cirurgias com um procedimento também inédito no SUS do nosso estado. Quem ganha é a população”, avalia.
A cirurgia robótica será uma prostatectomia para remoção total da próstata, para tratamento de câncer. De acordo com o urologista e cirurgião robótico Fernando Leão, do Einstein Hospital Israelita, organização gestora do Hospital Central, esse tipo de intervenção apresenta diversos benefícios para os pacientes, assim como para os médicos.
“Usando o robô, o cirurgião atua de forma mais precisa, o que minimiza os efeitos da cirurgia para o paciente. Além disso, o médico tem seu campo de visão ampliado em até dez vezes e ganha mais amplitude de movimentos devido à pinça robótica flexível”, explica Leão, que se tornou cirurgião robótico pelo Programa de Robótica do Einstein.
Além dele, pelo menos seis outros profissionais (anestesiologistas, instrumentadores, enfermeiros e técnicos de enfermagem) participam do primeiro procedimento cirúrgico a utilizar robótica no SUS de Mato Grosso.
O início das cirurgias é um importante marco na história do Hospital Central, que começou a atender em 19 de janeiro de 2026. O atendimento está sendo feito por fases, iniciando com pediatria, urologia, ortopedia e cardiologia. Gradativamente, a unidade está ampliando tanto a oferta de especialidades médicas quanto a de tipos de procedimentos.
“Agora, ampliamos o cuidado aos pacientes em todas as etapas: atendimento ambulatorial, diagnóstico e cirurgia”, explica a diretora hospitalar da unidade, Alessandra Bokor.
A previsão é de que, ainda no primeiro semestre, o hospital atinja a capacidade plena, abrangendo especialidades como cirurgia geral e do aparelho digestivo, ginecologia, mastologia, cardiologia, cirurgia vascular, neurocirurgia, onco-ortopedia e cirurgia cardiovascular.
“Estamos trazendo para Mato Grosso toda a expertise em cirurgia robótica do Einstein. Com a robótica, a prática médica ganha mais precisão nas cirurgias, porque o cirurgião tem uma visualização melhor de tecidos e mais controle dos movimentos. Com isso, diminui o risco de complicações e o paciente tem o período de recuperação reduzido”, conclui Alessandra Bokor.
Ascom | SES-MT e Assessoria do Einstein
Colaborou: Astrogildo Nunes – [email protected]
Mato Grosso
Programa Duas Safras Edição 2026 é apresentado em reunião de lideranças na FARSUL
Foto: Divulgação
Na segunda-feira, 09/02, aconteceu na sede da Federação da Agricultura do Estado do Rio Grande do Sul (FARSUL) em Porto Alegre, a apresentação inicial do Programa Duas Safras. Na ocasião, José Eduardo dos Santos, presidente executivo da Organização Avícola do RS (Asgav/Sipargs), participou representando a entidade avícola gaúcha e a Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA).
A reunião foi conduzida pelo presidente, Domingos Antonio Velho Lopes, que apresentou as diretrizes iniciais do Programa Duas Safras, juntamente com demais dirigentes da FARSUL. “Participamos desde a 1ª edição do Programa Duas Safras, percorrendo diversas cidades do Rio Grande do Sul, levando informações sobre a avicultura, e vimos que este programa trouxe discussões e alternativas efetivas para a situação e condições do plantio de grãos no Estado. Agora, temos um outro cenário com o surgimento de indústrias de energia alternativa tendo como base extrativa grãos, e precisamos juntos, buscar caminhos para suprir estas indústrias e os setores de proteína animal”, disse o presidente executivo da Organização Avícola do RS (Asgav/Sipargs), José Eduardo dos Santos, em sua manifestação.
A reunião contou com muitas lideranças do agronegócio gaúcho e representantes da Embrapa. O Programa Duas Safras trouxe mudanças no cenário de plantio e disponibilidade de grãos no Rio Grande do Sul, incluindo cereais de inverno, que podem complementar a ração animal. A interatividade dos setores consumidores de grãos com o Programa Duas Safras, é uma forma inteligente de melhorar a competitividade e de preparo frente às transformações que o Rio Grande do Sul, o Brasil e o mundo vêm sofrendo com a produção de energias alternativas tendo como fonte grãos, complementou José Eduardo dos Santos.
FARSUL
Colaborou: Astrogildo Nunes – [email protected]
-

Transporte6 dias atrásPolícia Civil cumpre mandados contra investigado por armazenamento de material de abuso sexual infantojuvenil em Nova Mutum
-

Transporte6 dias atrásPolícia Civil prende homem por descumprimento de medida protetiva, ameaça e violação de domicílio
-

Mato Grosso6 dias atrásMT Hemocentro promove ação de doação de sangue neste sábado (7)
-

Mato Grosso6 dias atrásGoverno de MT percorre oito municípios da Região Sul com entregas e anúncios de novos investimentos
-

Transporte6 dias atrásPolícia Civil desarticula grupo criminoso envolvido em golpe contra empresa agropecuária
-

Transporte6 dias atrásPolícia Civil mira traficantes e “laranjas” envolvidos em esquema de envio de drogas para Goiás
-

Agronegócio20 horas atrásExportações de café caem 30,8% em janeiro
-
Mato Grosso21 horas atrás
Programa Duas Safras Edição 2026 é apresentado em reunião de lideranças na FARSUL






































