Transporte
PRF apreende mais de 100 quilos de drogas durante abordagem no MT

foto: assessoria
A Polícia Rodoviária Federal interceptou 105 quilos de skunk (supermaconha), após abordagem a um caminhão e um automóvel, ontem, na BR-070, em Primavera do Leste (243 quilômetros de Cuiabá). Segundo o registro policial, o caminhão foi parado imediatamente, mas o automóvel tentou fugir, sendo abordado logo em seguida.
Durante a fiscalização, a PRF encontrou 105 tabletes totalizando 105kg, escondidos no caminhão. Os envolvidos foram encaminhados à Polícia Civil, por suspeita de tráfico de drogas e associação ao tráfico.
Não foi informado pela PRF qual seria o destino dos veículos. As investigações continuam agora identificar os demais responsáveis pelo envio e destino final da droga.
Redação Só Notícias
Colaborou: Astrogildo Nunes – [email protected]
Transporte
Homem é preso por tráfico na Praça do Porto após monitoramento do Vigia Mais MT

PMMT
Um homem de 28 anos foi detido por tráfico de drogas na Praça Luís de Albuquerque de Melo Pereira e Cáceres, mais conhecida como Praça do Porto, em Cuiabá, após ser flagrado por câmeras de videomonitoramento do Programa Vigia Mais MT, na noite dessa segunda-feira (17.11). Durante o monitoramento, operadores identificaram o indivíduo exibindo um maço de cédulas enquanto era abordado por usuários e realizava trocas rápidas, conduta típica de comercialização de entorpecentes.
A situação foi visualizada no Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciosp), que acionou a equipe GAP 01 do 1º Batalhão da Polícia Militar.
Ao chegar ao local, os militares avistaram o suspeito, que tentou fugir ao perceber a presença da guarnição. Ele foi alcançado e contido após breve perseguição a pé.
Na busca pessoal, os policiais encontraram R$ 260 com o suspeito. Em seguida, realizaram varredura no local onde o homem havia dispensado um objeto antes de correr, encontrando um invólucro contendo uma pedra de substância análoga à pasta-base de cocaína.
O homem foi detido, algemado conforme a legislação vigente e encaminhado à Delegacia da Polícia Judiciária Civil para as providências legais. Durante a entrega, ele ainda afirmou aos policiais, em tom de ameaça: “Amanhã eu estou na rua.”
O Programa Vigia Mais MT já conta com mais de 15 mil e 900 câmeras integradas ao sistema de videomonitoramento do Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciosp). A iniciativa está presente em 129 municípios mato-grossenses, fortalecendo a atuação integrada entre as forças de segurança do Estado.
Com o uso de tecnologias avançadas, como o reconhecimento facial e a leitura automática de placas (OCR), o programa tem contribuído de forma decisiva para a prevenção e elucidação de crimes, além de garantir respostas mais rápidas às ocorrências.
*Sob supervisão de Alecy Alves
Maria Klara Duque* | Sesp-MT
Colaborou: Astrogildo Nunes – [email protected]
Transporte
Polícia Civil prende três investigados por sequestrar irmãos, torturar e matar um deles em Rondonópolis

PJC
A Polícia Civil deflagrou, na manhã desta terça-feira (18.11), a Operação Maná, para cumprimento de seis ordens judiciais, em Rondonópolis, contra membros de uma facção criminosa investigados por sequestrar dois irmãos, torturá-los e assassinar um deles, Guilherme Eduardo Kruger, 22 anos.
As equipes da Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) de Rondonópolis estão cumprindo três mandados de prisão preventiva e três mandados de busca e apreensão domiciliar.
O nome da operação, Maná, faz referência ao “alimento que sustenta”, devido à motivação do crime. As investigações apontaram que, na época em que foi morto, Guilherme convivia com a antiga companheira de um dos alvos da operação, de 20 anos.
Este investigado não estava pagando pensão para o filho que possui com a companheira de Guilherme e, ao ser cobrado para quitar a pensão, acionou membros da facção criminosa para matar a vítima.
Assim, a motivação dos crimes foi o fato de Guilherme ter cobrado o investigado para pagar pensão ao filho menor de idade.
O crime
No início da noite de 23 de setembro deste ano, Guilherme Eduardo Kruger, de 22 anos, estava em casa com o irmão, de 17, quando um grupo de homens armados chegou ao local e obrigou os dois a entrar em um veículo.
As vítimas foram levadas para um barraco de lona em uma região de mata, onde passaram a ser torturadas psicologicamente e fisicamente.
Após horas no cativeiro, Guilherme foi levado para outro local e morto. Seu corpo foi localizado no dia 24 de setembro, nas proximidades do Anel Viário de Rondonópolis.
A vítima foi morta de forma extremamente cruel e apresentava várias lesões causadas por faca e projétil de arma de fogo. O irmão adolescente ficou em cárcere privado por aproximadamente sete horas, mas acabou libertado.
Investigações
Assim que acionada, a equipe da DHPP de Rondonópolis deu início às investigações do caso. Três suspeitos foram identificados como envolvidos no crime: um de 20 anos, um de 31 anos e um de 23 anos.
O de 20 anos é apontado como o responsável por acionar os membros da facção criminosa para torturar e executar as vítimas. O de 23 anos é acusado de participar ativamente dos crimes.
E o de 31 anos também é suspeito de participar ativamente do sequestro, tortura e execução. Ele já faz uso de tornozeleira eletrônica pela prática de crimes de tentativa de homicídio, disparo de arma de fogo e tráfico de drogas
Diante disso, a Polícia Civil representou, junto à Primeira Vara Criminal de Rondonópolis, pelas prisões preventivas e mandados de busca e apreensão em desfavor dos investigados identificados, pedidos que foram deferidos após parecer favorável do Ministério Público.
Até o momento, dois mandados de prisão preventiva e três mandados de busca e apreensão foram cumpridos. Um dos alvos com mandado de prisão ainda está sendo procurado.
Karina Cabral | Polícia Civil – MT
Colaborou: Astrogildo Nunes – [email protected]
Transporte
Alunos soldados da PM conhecem programas da Sesp e se preparam para reforçar segurança em MT

Arquivo – Fto por: Secom-MT
Um grupo de 27 alunos soldados da Polícia Militar conheceu a estrutura da segurança mato-grossense durante aula na sede Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp), em Cuiabá, nesta segunda-feira (17.11). Eles fazem parte dos 200 novos policiais convocados pelo Governo de Mato Grosso, dentro do programa Tolerância Zero Contra às Facções Criminosas, em dezembro do ano passado.
Dentre as atividades, os alunos tiveram acesso, pela primeira vez, ao funcionamento das forças de segurança por meio do Centro Integrados de Operações de Segurança (Ciosp), além de conhecer o programa Vigia Mais MT e o papel da Polícia Comunitária no fortalecimento do vínculo da polícia e comunidade.
Estas atividades fazem parte do cronograma de Curso de Formação de Soldado, da Escola Superior de Formação e Aperfeiçoamento de Praças (ESFAP), da Polícia Militar. Todos os alunos participarão da atividade antes da conclusão da formação.
Durante o curso, o secretário de Estado de Segurança, coronel César Roveri, lembrou do papel fundamental que os novos policiais terão de cumprir na sociedade diante do compromisso assumido de escolher a carreira de policial militar.
“Estes policiais estarão levando segurança pública para a sociedade, dedicando sua vida à função pública de proteger a sociedade e salvar vidas. Os senhores vão integrar um novo Estado moderno que está garantindo segurança pública aos mato-grossenses”, destacou.
Roveri reforçou que os 200 policiais convocados devem concluir o curso até a primeira quinzena de dezembro e estarão reforçando a segurança logo nas próximas operações de Natal e Ano Novo deste ano.
“Essa aula na Sesp aumenta o nível de conhecimento dos policiais para depois interagir dentro dos programas de defesa da sociedade que o governo do estado disponibiliza para todo cidadão mato-grossense. Um aprendizado importantíssimo porque logo estarão nas ruas patrulhando, trabalhando e defendendo o cidadão de bem”, ponderou.
Willian Silva | Sesp-MT
Colaborou: Astrogildo Nunes – [email protected]
-

Agronegócio7 dias atrásBrasil pode ampliar participação no mercado global de produtos sustentáveis da Amazônia, diz ApexBrasil
-

Mato Grosso6 dias atrásAdvogado e consultor Eduardo Mello lança atuação estratégica para reestruturação empresarial extrajudicial
-

Mato Grosso6 dias atrásJBS transforma resíduos de couro em fertilizantes na Itália e reforça economia circular
-

Agronegócio6 dias atrásÍndia deve liberar 30 milhões de toneladas de arroz no mercado global e acende alerta no setor brasileiro
-

Transporte6 dias atrásPolícia Civil prende homem por ameaçar e agredir companheira grávida com o objetivo de provocar aborto
-

Mato Grosso5 dias atrásMato Grosso confirma três casos de intoxicação por metanol
-

Mato Grosso5 dias atrásUboi, da JBS, ultrapassa 5 milhões de cabeças de gado transportadas no Brasil
-

Transporte6 dias atrásPolícia Civil cumpre buscas contra grupo envolvido em distribuição de drogas e armas em Várzea Grande








































