Conecte-se Conosco

Mato Grosso

Botelho reúne mais de 300 profissionais da saúde para discutir plano de governo

Publicado

em

Fotos: Vanderson Ferraz

 

O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Eduardo Botelho (União), se reuniu com mais de 300 profissionais da saúde para debater as propostas para melhorar as condições da área em Cuiabá, que é um dos gargalos para a próxima gestão da capital. Participaram servidores de Cuiabá e do Estado, médicos, enfermeiros, psicólogos, fisioterapeutas, além de técnicos e empresários do setor. O encontro ocorreu na noite dessa segunda-feira (15), na sede do União Brasil.

Botelho deixou claro que não irá admitir falta de médicos e de remédios, e este será um dos pilares da sua gestão, assim como zerar as filas de cirurgias, no entanto, reforçou a importância de debater com quem conhece a realidade e pode ajudar a encontrar soluções para a área.

“A gente sabe que a saúde hoje tem uma dívida milionária, mas temos consciência também de que quem tem dor não pode esperar. Então poder debater com quem entende nos faz criar um plano de governo mais efetivo, com soluções práticas, exequíveis, para garantir que possamos atender a todos, desde as crianças até o idoso”, declarou Botelho.

Publicidade

O secretário de Estado de Saúde, Gilberto Figueiredo, fez questão de deixar claro que o plano ainda não é um documento acabado, mas um ponto de partida para o debate. Ele ainda destacou a importância do Botelho em ouvir as sugestões dos profissionais da saúde. “Primeiro, quero destacar a importância do Botelho querer ouvir os interlocutores da área da saúde e buscar o melhor plano. Ele é o nome que pode garantir uma convergência com o governo para melhorar de forma substancial a assistência do SUS aqui na baixada cuiabana. Para isso, desenhamos a nossa apresentação, um plano construído a várias mãos, um plano que é do nosso partido, e hoje reunimos aqui profissionais das mais diversas categorias, que com certeza poderão trazer grande contribuição que pode melhorar de forma superlativa o que estamos propondo aqui”, afirmou Gilberto.

O secretário-chefe da Casa Civil, Fabio Garcia, destacou que a reunião tratou da área mais sensível do município. “É a área que trata da vida das pessoas e é a área que mais tem sofrido na administração de Cuiabá e parabenizar por não entregar um plano feito, mas ouvir as pessoas para juntos construir um plano de governo que possa solucionar a saúde de Cuiabá”, afirmou, destacando a importância da opinião dos profissionais da saúde.

Fabio ainda ressaltou que Botelho é o pré-candidato que mais preparado para assumir a Prefeitura de Cuiabá e reúne as melhores condições para consertar a cidade de Cuiabá. “Seja pela sua capacidade de unir as pessoas, pela experiência que você tem, seja na experiência de vida como empresário, como professor, como matemático, mas pela sua capacidade de articular política e de unir aqui deputados estaduais, federais e o governo com um único objetivo que é fazer uma Cuiabá melhor para todos”, afirmou.

Debate do plano

A saúde é uma área complexa e que precisa ser olhada para o todo. E uma das propostas dentro do plano de governo do pré-candidato Botelho é a criação do complexo de saúde para assistência da mulher e da criança em Cuiabá, com um pronto atendimento obstétrico, infantil, além de atender mulheres em situações especiais. Cuiabá precisa também de um ambulatório de atenção especializada materno-infantil e claro do hospital materno-infantil.

Publicidade

Ainda voltado ao atendimento da criança e adolescentes, a ideia é ter um Centro de Atendimento Psicossocial Infantil especializado em autismo e outras doenças de distúrbio do neurodesenvolvimento. Outro ponto é um Centro de Reabilitação voltado ao público infanto-juvenil, com especialidades física, intelectual, visual e auditiva.

Outra área que deve receber uma atenção especial é a saúde mental, com a construção de um Centro de Atendimento Psicossocial III, que tenha leitos para atendimento de pessoas em surto, uma vez que Cuiabá não possui leitos de retaguarda para pessoas com transtorno mental. Além disso, há ainda o planejamento de construção de mais quatro novas unidades de CAPS II, pois só existe uma, atualmente. O projeto prevê ainda a construção de mais duas residências terapêuticas, dentre outras ações que buscam fortalecer a equipe de atenção básica no atendimento à saúde mental.

Inclusive, durante o debate com os profissionais, um dos pontos sugeridos é um olhar atento também à saúde mental dos profissionais da saúde. E Botelho destacou a importância de valorizar os servidores e que essa será essencial para garantir a melhora efetiva da saúde, uma vez que são os profissionais que estão na linha frente com o cidadão.

Os prfissionais também apresentaram a demanda da ampliação dos horários nas unidades de saúde, inclusive, aos finais de semana. Uma das propostas do parlamentar para Cuiabá é, justamente, estender o horário em pelo menos 10 unidades da capital. Outra sugestão é a uma clínica voltada para o atendimento dos pacientes paliativos, para garantir uma humanização e dignidade às pessoas.

Assessoria

Publicidade

Colaborou:  Astrogildo Nunes – [email protected]

Mídia Rural, sua fonte confiável de informações sobre agricultura, pecuária e vida no campo. Aqui, você encontrará notícias, dicas e inovações para otimizar sua produção e preservar o meio ambiente. Conecte-se com o mundo rural e fortaleça sua

Continue Lendo
Publicidade
Clique Para Comentar

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mato Grosso

Grupo do agro em Cáceres pede recuperação de R$ 90 milhões

Publicado

em

Crise teria sido gerado pelas queimadas

 

Uma dívida que ultrapassa os R$ 90 milhões colocou um tradicional grupo ligado à pecuária de Mato Grosso no centro de um processo de recuperação judicial. A decisão da 1ª Vara Cível de Cuiabá trouxe um alívio imediato aos proprietários, suspendendo cobranças e bloqueando medidas como penhoras e apreensões de bens.

O caso envolve o Grupo Tubino, de Cáceres, no oeste de Mato Grosso. O grupo é formado pelo casal de advogados Cleiton Tubino Silva e Darlise Hasper Muniz Tubino Silva, que mantêm a tradição na atividade pecuária desde a década de 1990 na região.

A medida liminar, publicada em 29 de maio de 2026, autoriza o início do processo para um passivo estimado em exatos R$ 90,2 milhões. O pedido busca preservar a viabilidade da operação rural, que é fundamental para a economia local de Cáceres.

Publicidade

O que muda para os credores com a decisão da Justiça?

A autorização concedida antecipa efeitos protetivos essenciais. Na prática, ficam suspensas todas as cobranças relacionadas a dívidas declaradas pelo grupo, além da interrupção temporária de ações de sequestro de bens e penhoras judiciais.

Antes do avanço definitivo, uma constatação prévia será realizada para verificar se a operação possui condições reais de continuidade. Esta análise técnica é decisiva para comprovar a viabilidade econômica e operacional da atividade desenvolvida pelo casal em Mato Grosso.

Queimadas e custos de produção elevaram o passivo financeiro

Nos documentos apresentados à Justiça, os produtores detalham que o endividamento se agravou devido a uma combinação de fatores externos. O aumento nos custos de insumos, a alta dos combustíveis e os reflexos econômicos da pandemia foram citados como estopins para a crise.

Publicidade

Além disso, o grupo aponta que eventos climáticos extremos foram determinantes para o desequilíbrio das contas. Períodos de estiagem severa e incêndios de grandes proporções em Cáceres forçaram a contratação de novos créditos para manter a sobrevivência do rebanho.

Dados do Inpe confirmam alerta de incêndios no estado

A justificativa sobre o impacto das queimadas encontra respaldo em dados oficiais. Segundo o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), Mato Grosso registrou 1.675 focos de calor entre janeiro e junho de 2026, ocupando a segunda posição no ranking nacional de queimadas.

O próximo passo do processo exige que o grupo indique quais bens são estritamente essenciais para manter a pecuária funcionando. O objetivo é garantir que o fluxo de caixa seja preservado enquanto o plano de pagamento aos credores é desenhado e apresentado à Justiça.

Fonte: CenárioMT

Publicidade

Colaborou: Astrogildo Nunes – [email protected]

Continue Lendo

Mato Grosso

Dia Mundial do Meio Ambiente destaca importância da logística reversa no agronegócio

Publicado

em

Dia Mundial do Meio Ambiente destaca importância da logística reversa no agronegócio. Foto: Assessoria

 

Celebrado em 5 de junho, o Dia Mundial do Meio Ambiente reforça a necessidade de ações concretas voltadas à preservação dos recursos naturais e à construção de um futuro mais sustentável. No agronegócio, uma dessas iniciativas é a logística reversa de embalagens vazias de defensivos agrícolas, que transforma resíduos em novos produtos e evita impactos ambientais.

Em Lucas do Rio Verde, esse trabalho é realizado pela Fundação Rio Verde, por meio da Central de Recebimento e Processamento de Embalagens Vazias de Agrotóxicos (Cearpa), integrante do Sistema Campo Limpo, considerado uma das maiores referências mundiais em logística reversa de embalagens pós-consumo.

O sistema, gerenciado pelo Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias (inpEV), garante que as embalagens utilizadas nas propriedades rurais retornem para uma destinação ambientalmente correta, prevenindo a contaminação do solo, da água e contribuindo diretamente para a conservação do meio ambiente.

Publicidade

Os resultados demonstram a eficiência do trabalho realizado. Em 2025, a Cearpa recebeu e destinou corretamente 2.124 toneladas de embalagens vazias de defensivos agrícolas. Para 2026, a previsão é manter os altos índices de recolhimento, com mais de 2 mil toneladas destinados adequadamente.

Segundo o Gestor Ambiental da Cearpa, Rangel Portela, o comprometimento dos produtores rurais é fundamental para o sucesso do programa.

“Nosso produtor rural é muito consciente da importância da destinação correta das embalagens. Hoje, praticamente tudo o que vai para o campo retorna para reciclagem ou para uma destinação ambientalmente adequada, fortalecendo a sustentabilidade da atividade agrícola”, destaca.

Atualmente, a Central conta com nove colaboradores e recebe diariamente embalagens de seis propriedades rurais, de acordo com agendamento. Além disso a entidade presta suporte ao posto de recebimento de Tapurah, que encaminha semanalmente mais de 19 toneladas de materiais para processamento.

Após o recebimento, as embalagens passam por uma rigorosa triagem. Aproximadamente 85% do material segue para reciclagem e os outros 15% são destinados ao coprocessamento, tecnologia que utiliza os resíduos como fonte de energia em processos industriais.

Publicidade

“A reciclagem é uma importante ferramenta de preservação ambiental. As embalagens retornam à cadeia produtiva como matéria-prima para novos produtos, enquanto o coprocessamento garante uma destinação segura para os materiais que não podem ser reciclados”, explica Portela.

O material reciclado dá origem a 38 produtos homologados, utilizados em diversos setores da economia. Na construção civil, transforma-se em tubos para esgoto e dutos corrugados. No setor de transportes, é utilizado na fabricação de caixas para baterias, dormentes ferroviários e postes de sinalização. Já a indústria moveleira utiliza o material na produção de componentes e estruturas de proteção.

Neste Dia Mundial do Meio Ambiente, a atuação da Cearpa e da Fundação Rio Verde comprova como o agronegócio pode aliar produtividade e responsabilidade ambiental. O trabalho desenvolvido impulsiona a preservação dos recursos naturais, reduz impactos ambientais e promove a conscientização sobre a importância da destinação correta dos resíduos gerados no campo.

Produtores interessados em realizar o agendamento para entrega das embalagens ou obter mais informações podem entrar em contato pelo WhatsApp (65) 99997-3597 ou acessar o sistema de agendamento do inpEV.

Fonte: CenárioMT

Publicidade

Colaborou: Astrogildo Nunes – [email protected]

Continue Lendo

Mato Grosso

Distribuição de medicamentos para parar de fumar cresce 138% no SUS em três anos

Publicado

em

Ilustração

O Sistema Único de Saúde (SUS) ampliou significativamente a oferta de medicamentos voltados ao tratamento da dependência de nicotina nos últimos anos. Entre 2022 e 2025, a distribuição desses insumos registrou crescimento de 138,51%, passando de 19,5 milhões para 46,6 milhões de unidades enviadas aos estados e municípios brasileiros.

Os dados foram divulgados pelo Ministério da Saúde e reforçam as ações desenvolvidas no âmbito do Dia Mundial Sem Tabaco, celebrado em 31 de maio. A disponibilização dos medicamentos integra o Programa Nacional de Controle do Tabagismo (PNCT), coordenado pela Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação em Saúde (SCTIE).

Segundo a secretária da SCTIE, Fernanda De Negri, o aumento na distribuição demonstra uma procura cada vez maior da população por apoio especializado para abandonar o cigarro.

De acordo com ela, os números refletem o interesse crescente dos brasileiros em buscar alternativas para melhorar a qualidade de vida e reforçam a importância das políticas públicas de prevenção e tratamento do tabagismo.

Publicidade

Cinco medicamentos integram tratamento oferecido pelo SUS
Atualmente, o SUS disponibiliza cinco itens essenciais para auxiliar pacientes que desejam deixar o hábito de fumar. Entre eles estão o cloridrato de bupropiona de 150 miligramas, a goma de mascar de nicotina de 2 miligramas e os adesivos transdérmicos de nicotina nas dosagens de 7, 14 e 21 miligramas.

Além do fornecimento dos medicamentos, a estratégia nacional inclui ações de educação em saúde e acompanhamento dos pacientes, ampliando as chances de sucesso no tratamento.

O Ministério da Saúde destaca que garantir o abastecimento regular desses produtos em todo o território nacional é uma das prioridades da pasta. Segundo Fernanda De Negri, o fortalecimento das estratégias de distribuição e do uso racional dos medicamentos é fundamental para assegurar que o tratamento chegue de forma contínua, segura e orientada às pessoas que desejam abandonar o tabagismo.

Crescimento ocorreu em todos os medicamentos

Os números mostram aumento expressivo na distribuição de todos os itens utilizados no tratamento.

Publicidade

O fornecimento de bupropiona 150 mg passou de 8,68 milhões de unidades em 2022 para 18,62 milhões em 2025. Os adesivos de nicotina de 7 mg cresceram de 3,13 milhões para 6,32 milhões de unidades no mesmo período.

Já os adesivos de 14 mg registraram aumento de 3,14 milhões para 8,13 milhões de unidades, enquanto os de 21 mg passaram de 3,58 milhões para 8,89 milhões.

O maior crescimento proporcional foi observado na distribuição da goma de nicotina de 2 mg, que saltou de pouco mais de 1 milhão para 4,64 milhões de unidades entre 2022 e 2025.

Tabagismo continua sendo desafio de saúde pública

Considerado uma das principais causas evitáveis de doenças e mortes no mundo, o tabagismo está associado a diversos problemas de saúde, incluindo doenças cardiovasculares, respiratórias e diferentes tipos de câncer.

Publicidade

Por meio do Programa Nacional de Controle do Tabagismo, o SUS oferece tratamento gratuito e acompanhamento especializado para pessoas que desejam abandonar o vício, contribuindo para a redução dos impactos do cigarro na saúde da população brasileira.

Fonte: CenárioMT

Colaborou: Astrogildo Nunes – [email protected]

Continue Lendo

Tendência